sexta-feira, 4 de junho de 2010

INFANTIL

TJA CRIANÇA APRESENTA “OS SALTIMBANCOS” COM O GRUPO DE TEATRO AMOR AO PRÓXIMO

ELENCO: Miguel Soares, Maria Joselina, Raimundo Silva, Rafael Silva, Germana Rodrigues, Evanilda Lima, Edvânia Lima, Jéssica Sobrinho, Débora Nascimento, Farley Moura, Evânia Lima, Fabiana Souza, Kélvia Soares, Kelly Soares e Tamires Silva

Os músicos da cidade de Bremen, famoso conto dos irmãos Grimm, ficou mais conhecido no Brasil depois de adaptado para o teatro. Com músicas de Enrique Martinez, e letra de Chico Buarque, o texto alemão passou a ser definitivamente “nosso” sob o nome de “Os Saltimbancos”. Em resumo, quatro animais muito diferentes entre si buscam um só ideal para suas vidas: escapar da opressão de seus donos. O jumento, a galinha, o gato e o cão representam, poeticamente, cada qual com sua personalidade, o sonho comum a todo ser humano: derrotar toda a forma de tirania.

Na trama, o jumento – cansado de tanto trabalhar sem recompensa alguma – decide fugir para a cidade, almejando um emprego como músico. No caminho, encontra um cachorro, na verdade mais um animal desiludido com seu antigo dono, pois sempre estava atrelado às suas ordens e nunca tinha nenhum tipo de reconhecimento. O jumento, sensibilizado pela história do seu “quase igual”, convida o novo companheiro para segui-lo em direção à cidade. Pouco depois, no mesmo caminho, os dois encontram uma galinha, que também tinha fugido de um malvado dono. Rapidamente, ela se junta à dupla sonhadora. Adiante, encontram uma gata que não suportava mais viver presa, porque, segundo ela, os gatos já nascem livres. Por isso, também passou a acompanhar o trio.

Os quatro amigos, depois de muito caminhar, chegam à Pousada do Bom Barão, onde imaginavam poder descansar. Ledo engano. Uma placa sinalizava que a entrada de animais era proibida. Resolvem, então, olhar pela janela e, pasmos, vêem no interior do local... os seus patrões. A primeira reação do grupo foi fugir para o mato. Em seguida, os bichos mudaram de idéia. Decidiram, juntos, enfrentar seus ex-donos. Para surpresa de todos, os patrões é que fogem. Como diz a letra da canção: “O animal é tão bacana, mas também não é nenhum banana”.


TJA Criança - domingos dias 02, 18 e 25 de julho

Os Saltimbancos- GRUPO DE TEATRO AMOR AO PRÓXIMO

17h no Teatro Morro do Ouro (Anexo TJA)

R$ 5 e R$ 10 Livre 90 lugares







Editora Record lança nova edição de Asterix e Obelix

Eles já enfrentaram romanos, conheceram a rainha Cleópatra e, por Tutatis!, completaram meio século de vida e de confusões. E em todas as histórias dos nossos gauleses preferidos, vemos Obelix com sua insaciável vontade de comer um javali assado, seu prato preferido, e sua força singular.

Diferente de seus conterrâneos, Obelix não precisa da poção mágica do druida Panoramix para se fortalecer e enfrentar os romanos porque “mergulhou” no caldeirão de poção quando era, acreditem, bem pequeno. Mas como isso aconteceu? Agora chegou a hora de desvendarmos esse mistério!

Em COMO OBELIX CAIU NO CALDEIRÃO DO DRUIDA QUANDO ERA PEQUENO, escrito originalmente para a revista francesa Pilote e agora reeditado pela Editora Record, Goscinny e Urdezo mostram nossos heróis aos seis anos de idade, quando o mergulho, ops, acidente do Obelix aconteceu, transformando o fiel amigo gordinho, faminto e fraco do Asterix no mais forte, doce e temível dos gauleses. E tudo contado pelo próprio Asterix, que tem grande participação nessa confusão toda.

Só no Brasil, Asterix e sua turma contabilizam a impressionante marca de quase 3 milhões de exemplares vendidos. Em todo o mundo, os quadrinhos do gaulês chegam à espantosa marca de 325 milhões de exemplares vendidos, com traduções para 107 idiomas.

Albert Uderzo nasceu em 1927 na cidade de Fismes, no Marne. Aos cinco anos, já demonstrava uma incrível aptidão para desenhar. Totalmente autodidata, conheceu, em 1951, o parisiense René Goscinny (1926-1977), que viria a ser seu parceiro. Em 1959, no primeiro número da revista Pilote é publicada, na página 20, a primeira prancha com as aventuras de Asterix. Em 1961, publicaram primeiro álbum, Asterix, o gaulês. René Goscinny morreu em 1977, deixando incompleto o álbum Asterix e os belgas. Em 1980, Uderzo passou a escrever e desenhar os álbuns da série.

Nenhum comentário: