sexta-feira, 4 de junho de 2010

SHOWS

Orquestra Estrelas da Serra realiza 1ª turnê

Revelação da música instrumental cearense em 2009, a Orquestra Estrelas da Serra, do município de Croatá, realiza este ano sua primeira turnê Caminhos Musicais Guanabara 2010. O projeto prevê a realização de oito apresentações em espaços públicos e igrejas e promover o intercâmbio com outras expressões artísticas em cada município visitado. Todos os shows serão gratuitos.

Estão agendados shows nos municípios de Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito,

Tianguá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, e em dezembro um show no Teatro de Sobral. A turnê é patrocinada pela empresa Expresso Guanabara, que irá financiar toda a turnê e ainda promover o aperfeiçoamento dos jovens músicos a partir de outras apresentações e o aperfeiçoamento das técnicas musicais.

De acordo com o diretor executivo da Guanabara, Rodrigo Mont´alverne, a escolha pela orquestra para a empresa investir culturalmente veio, principalmente, pela seriedade do trabalho e dedicação com os adolescentes se entregam a música. “A Guanabara quer associar sua marca a projetos como este, porque valorizam ainda mais nossa história de qualidade em prestação de serviços. Queremos fazer parte da trajetória desse projeto”, enfatiza Rodrigo.



HISTÓRICO

A Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra é composta por alunos participantes do projeto Vamos Fazer Arte, do município de Croatá. No projeto, que se iniciou no ano de 2006, são desenvolvidas ações de inclusão sócio-cultural através da música, oferecendo cursos de teoria musical, violão clássico e popular, bateria e percussão, além dos cursos de prática instrumental em instrumentos de sopro, arranjo instrumental e editoração computadorizada de partituras.

Em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC), estamos implantando uma pequena Biblioteca e uma Sala de Informática. Esta nova parceria é uma conquista da Associação Arte em Pauta que vai oferecer um novo espaço que será utilizado para incentivar a leitura e a inclusão digital com o slogan “Música, leitura e cidadania”.

Na época da criação do projeto havia a intenção de formar grupos de flauta, e assim criamos o grupo Doce Melodia com flauta doce. No ano de 2008, com implantação do curso de violão e bateria, unificou-se a camerata de violões com o grupo de flauta doce melodia e com um estilo inovador, ganhou a simpatia do público e realizou várias apresentações em nível local.

Neste mesmo ano, elaborou-se um projeto para Ministério da Cultura no Edital do Programa Nacional de Bandas de Música, da Fundação Nacional de Arte (Funarte), e obtive-se êxito, tendo o projeto selecionado e premiado com recursos para aquisição de instrumentos de sopro. O projeto também recebeu instrumentos da Secretaria Estadual de Cultura e da Prefeitura de Croatá. Em março de 2009, iniciaram-se as aulas práticas nos instrumentos de sopro visando formar uma orquestra.

No dia 18 de outubro de 2009, com apenas sete meses de prática, a orquestra realizou sua primeira apresentação na II Conferência Municipal de Cultura, surpreendendo e encantando a todos. Através da divulgação de suas atividades no blog, o nome Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, surgiu a partir de uma enquete de votação realizada.

O trabalho é todo exercido por voluntários que, através do projeto Vamos Fazer Arte, dedicam parte do seu tempo livre ajudando na formação e na organização. Com a criação da Associação Arte em Pauta, hoje o projeto pode contar com amparo legal para as suas ações, sendo que a mesma já foi reconhecida pelo poder legislativo como Entidade de Utilidade Pública através de lei municipal. Através deste reconhecimento a associação poderá firmar convênios com outros órgãos a fim de adquirir recursos para valorizar significativamente as ações desenvolvidas.

A orquestra, que é composta exclusivamente de estudantes de nossa rede pública, tem como patrocinador a Expresso Guanabara S.A, que transporta a orquestra para todas as apresentações no Ceará e Nordeste, além de produzir uma turnê na Serra da Ibiapaba através de seu Projeto Caminhos Musicais Turnê 2010.

As mais importantes apresentações foram em Fortaleza, no Centro de Treinamento BNB, no Centro Cultural BNB e na IX Bienal Internacional do Livro do Ceará. Criamos um blog para divulgação do projeto e da orquestra no endereço virtual provarte.blogspot.com.

Também divulgamos em diversos jornais da região e no Jornal Diário do Nordeste, além da TV Diário e da TV Assembleia. Acessando o blog são encontrados links que direcionam para as matérias publicadas nos jornais, além de históricos, vídeos e fotos.

Com o reconhecimento do trabalho realizado e o sucesso com as apresentações, a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra segue seu em caminho em busca do crescimento e do desenvolvimento da cultura do município de Croatá, da região e do Estado do Ceará, valorizando e gerando oportunidades para que jovens possam aprender uma arte que lhes servirá para toda a vida. A busca da realização e do crescimento individual é incentivada e motivada diariamente pelos instrutores e coordenadores do projeto Vamos Fazer Arte.

As crianças e os jovens podem sonhar com um futuro melhor. Em Croatá isso agora é possível

Serviço:

Turnê Caminhos Musicais Guanabara 2010

Shows da Orquestra Estrelas de Serra de Croatá pela Ibiapaba

1o - 05 de junho - Viçosa do Ceará
2o - 03 de julho - Ubajara
3o - 07 de agosto - Ibiapina
4o - 28 de agosto - São Benedito
5o - 25 de setembro - Tianguá
6o - 30 de outubro - Carnaubal
7o - 27 de novembro - Guaraciaba do Norte
8o - 04 ou 18 de dezembro (única data em aberto) - Teatro de Sobral









Projeto “Piano, zabumba e triângulo” encerra apresentações no Palco Via Sul

Nesta quarta-feira, dia 30, acontece a última apresentação do Projeto “Piano, zabumba e triângulo”, idealizado pelo pianista Felipe Adjafre, dentro das comemorações de São João no Palco Via Sul.

O projeto – que faz a releitura de grandes sucessos da música clássica e regional, como ‘Asa Branca’, ‘La Mer’, ‘Sabiá’, ‘Feira do Mangaio’, ‘João e Maria’, ‘Assum Preto’ e ‘Pau de Arara’ – pode ser conferido das 19h às 21h, na Praça de Alimentação do shopping – 3º piso. Gratuito.

O Via Sul Shopping fica na Av. Washington Soares, 4335, Sapiranga. Mais informações: (85) 3404-4000 e www.shoppingviasul.com.br.










Blues Label Duo no Santuário Bar‏

Blues Label Duo, projeto coposto pelos líderes da Blues Label Leonardo Vascocelos e Roberto Lessa, abre as férias no Santuario Bar neste sábado, 3 de julho, às 20h e 30min.
No repertório, a dupla apresentará novas composições da Blues Label, clássicos do blues, além de músicas do CD/DVD Blacksploitation.

O Santuario Bar fica na Rua Joaquim Nabuco, 1263 (esquina com Desembargador Leite Albuquerque). O couvert é apenas R$3,00.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agradecemos pela divulgação em seu blog. Nós, coordenadores do projeto que originou a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra estamos felizes pelo sucesso alcançado, que é fruto de muito empenho de todos os envolvidos.

Obrigado,

Silvério Oliveira,
Hélio Júnor

Anônimo disse...

http://provarte.blogspot.com/

Blog da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra