sexta-feira, 4 de junho de 2010

INTERNET - INFORMÁTICA

Rede Sociais - uma nova geografia da arte e dos afetos

Encontro de twitteiros culturais em Fortaleza discute entre outros temas, o papel do microblog nas ações sociais facilitando a gestão, trocas de informações e articulação


Ele tem mais de 8 mil seguidores no perfil do Twitter e não é exagero dizer que ele posta centenas de mensagens por dia, principalmente focadas nas áreas de educação, leitura e literatura (se é que podemos fazer essa divisão). No curriculum, é professor da Pós-graduação em História da Ciência na PUC-SP, curador do Prêmio Jabuti e coordenador de projetos de incentivo à leitura em 5 Estados, participa da coordenação e da implantação e difusão dos Encontros de Twitteiros Culturais. Lançou um desafio no twitter com a Campanha Doe um Livro no Natal e articulado à comunidade da rede social, arrecadaram 180 mil exemplares. Esta é a faceta cultural de José Luiz Goldfarb (@jlgoldfarb), um dos convidados para o 4º ETC_ Fortaleza, que acontece no próximo domingo, 4, às 16hs, na Editora e Centro Cultural Armazém da Cultura.

O Encontro terá como tema “Rede Socais - uma nova geografia da arte e dos afetos”, segue a temática nacional que é Twitter e Relacionamentos. O debate será mediado por Luiza Helena Amorim (@Luizahelena), jornalista, escritora, uma das organizadoras do evento e integrante do Conselho Administrativo do Fórum de Literatura e Leitura do Estado do Ceará (FLLEC). Apesar de ser um encontro bem informal, há uma mesa com profissionais especialistas em determinado assunto. Desta vez o bate-papo será puxado também pela socióloga e uma das organizadoras do ETC_Fortaleza, Glória Diógenes (@gloriadioge). O que não impede que as intervenções sejam feitas pelos outros participantes ou até mesmo através do Twitter. O encontro pode ser acompanhado através do twitter (@ETC_Fortaleza), sempre alguém fica responsável por divulgar o que está sendo discutido .

Com apenas 6 meses de existência o ETC está presente em 13 estados em 17 cidades do Brasil sendo 13 capitais. Mais de 1100 pessoas já participaram do ETC.

Serviço:

4º ETC_ Fortaleza, 4 de julho, às 16h

Endereço: Rua Jorge da Rocha, 154, Aldeota,

entre Torres Câmara e Santos Dumont

Telefone: (85)3224 9780

E-mail: armazemdacultura@armazemcultura.com.br

Twitter: @armazemcultura










MANTENHA SEUS FILHOS SEGUROS ON-LINE DURANTE AS FÉRIAS ESCOLARES

É um fato: quando as crianças estão de férias elas passam mais tempo na Internet. Os pais podem até tentar controlar o período e tempo de uso do PC para prevenir problemas. Mas somente limitar o acesso ao Facebook e YouTube e o resto do mundo on-line é uma estratégia limitada. A verdade é que estando em um desktop, laptop ou um smartphone, a maioria das crianças — ou pelo menos a maioria dos adolescentes — conseguem ficar on-line sempre que quiserem.

Devido a isso, a F-Secure sugere que os pais expliquem aos seus filhos os riscos do crime virtual e predadores on-line. E para que eles estejam preparados, a empresa reuniu cinco dicas fáceis para manter as crianças seguras até a volta às aulas.



1. Repita o mantra “Links não são seus amigos”

Os cibercriminosos estão cientes de que milhões de pessoas estão no Facebook para matar o tempo. Este é um dos motivos que explica porque eles estão espalhando golpes com links descritos como “The Sexiest Video EVER” (algo como “O vídeo mais sexy”) ou “You’ll never believe this LOL” (“Você nunca irá acreditar nisso”). Quando o usuário está entediado e um amigo posta um link como esse, é preciso muita força de vontade para resistir. Repita este mantra: Se algo parece muito bom para ser verdade, não arrisque. Claro que isto não funcionará sempre. Nesse caso, é recomendável usar o Browsing Protection da F-Secure para verificar se o link apresenta riscos.



2. Mantenha as atualizações

O usuário que não mantém o seu software de segurança atualizado convida os predadores a entrarem no PC. Atualizações mensais para o Windows, Adobe Reader, iTunes, e outros programas são essenciais para a segurança on-line, mas exigem tempo. Para facilitar o processo de atualizações e garantir que nenhuma brecha será explorada, a dica é executar o Health Check da F-Secure uma vez ao mês.



3. Diga aos seus filhos que você é o responsável pela instalação de softwares

Uma vez que você executou o Health Check, não há a necessidade de seus filhos instalarem qualquer outro software. Diga a eles que é isto é trabalho dos pais. Os pais devem verificar a reputação do produto que pretendem instalar e então decidir se vale a pena. Muitos golpes usam a oferta e instalação de programas antivírus falsos para infectar os usuários



4. Esclareça quais informações não devem ser compartilhadas

A maioria das crianças sabe mais a respeito do Facebook do que os pais gostariam. Elas sabem como adicionar ou apagar aplicativos ou como bloquear determinado usuário. Mas talvez não saibam o que não deve ser compartilhado na Internet. Os pais devem orientá-las a nunca publicar informação pessoal — endereço de e-mail, números de telefone, endereço residencial — em qualquer rede social. Também devem evitar postar informação a respeito da sua programação, especialmente durante as férias, ou detalhes sobre quando os seus pais estarão em casa ou não. Os filhos precisam saber que, qualquer conteúdo que postarem em uma rede social deve ser considerado público, como a capa de um jornal.



5. Deixe-os saber que você está prestando atenção

Os pais precisam saber em quais redes sociais os seus filhos estão. Se tiverem tempo e paciência, é uma boa idéia começar um perfil no site e se tornar amigo dos filhos ou segui-los, no caso do Twitter. É impossível olhar os filhos a cada minuto. Mas se eles estiverem cientes de que os pais estão observando, isto pode ajudá-los a pensar antes de clicar em links ou publicar algo que não deveriam.



Outra dica da empresa é adquirir o software F-Secure Internet Security 2010, que oferece gratuitamente o livro “A Internet Segura do Menino Maluquinho” - escrito e ilustrado pelo cartunista Ziraldo, que além de instruir as crianças, também estimula o acesso a sites educativos e ressalta a importância do controle de tempo e limitação do uso do computador.





Sobre a F-Secure;

A F-Secure, empresa com sede em Helsinki, na Finlândia, é uma das líderes de mercado em soluções de segurança para dispositivos móveis, operadoras e provedores de serviços (ISP). Foi fundada em 1988 e desde então desenvolve programas de antivírus e anti-spam para que os usuários percebam o quanto estão protegidos e seguros ao utilizar um computador ou um smartphone com as soluções F-Secure. Seus principais produtos corporativos estão disponíveis para estações de trabalho, gateways, servidores e dispositivos móveis e se destacam pela qualidade, facilidades de uso, eficiência na detecção de ameaças e rapidez na criação de vacinas. Seus laboratórios estão estrategicamente posicionados, oferecendo cobertura total e completa, 24 horas por dia, 7 dias da semana. Atualmente, as soluções da F-Secure beneficiam ininterruptamente mais de 200 operadoras ao redor do mundo e protegem milhões de lares e empresas. A F-Secure está na lista da NASDAQ OMX Helsinki Ltd. http://www.f-secure.com.br

Nenhum comentário: