segunda-feira, 1 de março de 2010

TELEVISÃO

Vencedores do 52º Troféu Imprensa

O Troféu Imprensa premiou os melhores de 2009 no último domingo, dia 28 de março, com a mediação do apresentador Silvio Santos. O Troféu Imprensa 2010 premiou os melhores de 2009 em 15 categorias. Os vencedores são:

Cantora: Ivete Sangalo

Programa Jornalístico: Profissão Repórter

Programa Humorístico: CQC e Pânico na TV empatados

Revelação: Mateus Solano

Novela: Caminho das Índias

Ator: Tony Ramos

Atriz: Lilia Cabral

Conjunto Musical: NXZero e Skank empatados

Programa Infantil: Bom Dia & Cia.

Música: Você Não Vale Nada (autor Dorgival Dantas) – Banda Calcinha Preta

Apresentador ou Animador de TV: Rodrigo Faro

Apresentadora ou Animadora de TV: Angélica

Jornal de TV: Jornal Nacional

Programa de Entrevista: Altas Horas e Marília Gabriela Entrevista empatados

Cantor: Roberto Carlos

Além do Troféu Imprensa, Silvio Santos anunciou os melhores de 2009 do Troféu Internet, cuja votação é diferente. Neste ano, cerca de 100 mil internautas votaram nas categorias pelo portal UOL e pelo site do SBT, no período 14 de dezembro de 2009 a 31 de janeiro de 2010. Confira a lista de vencedores:

Cantora: Wanessa Camargo

Programa jornalístico: Fantástico

Apresentadora ou animadora de TV: Eliana

Novela: Caminho das Índias

Revelação: Banda Cine

Jornal de TV: Fantástico

Atriz: Juliana Paes

Conjunto musical: Fresno

Programa de entrevista: Programa do Jô

Ator: Bruno Ferrari

Programa humorístico: Pânico na TV

Programa infantil: Bom Dia & Cia.

Música: Xonou Xonou (Banda Calipso)

Apresentador ou animador de TV: Luciano Huck

Cantor: Túlio Dek

O 52º ano do Troféu Imprensa teve a participação especial dos jurados Paulo Ricardo Moreira (Jornal do Brasil), Leão Lobo (CNT e Rádio Record), José Armando Vanucci (Jovem Pan e TV Gazeta), Claudia Boechat (Revista Caras), Décio Picinini (diretor das revistas semanais da Editora Escala), Paulo Cabral (Revista Contigo), Eli Corrêa (Rádio Capital), Márcia Piovesan (Revista TiTiTi), Paulo Barboza (Rádio Capital) e Cristina Padiglione (jornal O Estado de São Paulo).

O Troféu Imprensa de 2010 recebeu Seu Jorge, Claudia Leitte, a banda NXZero, Lucas Silveira (vocalista do Fresno), o cantor Daniel, Yuli e Priscila, apresentadores do Bom Dia & Cia., a apresentadora-mirim Maísa Silva, Paulo Henrique Amorim (Domingo Espetacular/TV Record), Marcelo Tas, Rafael Cortez e Felipe Andreolli (CQC/Band), Hebe, Eliana, Hubert (Casseta & Planeta Urgente/TV Globo), a atriz Cássia Kiss e o ator Cauã Reymond (TV Globo), que retiraram os Troféus conquistados em anos anteriores.

Histórico

O Troféu Imprensa foi criado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes (1934-2007), que na época se reunia com outros jornalistas dos principais veículos da cidade no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Eles apenas votavam e os ganhadores eram informados pelos jornais. Ainda não existia a estatueta.

Em 1970, Plácido Manaia Nunes cedeu os direitos ao apresentador Silvio Santos, que instituiu o Troféu em forma de Oscar e deu novo formato à premiação.

Critérios para a seleção

Quem escolhe e aponta os concorrentes é o público em geral. A pesquisa é feita em várias localidades das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, junto à população das classes A, B, C, D e também com a imprensa e universitários. No total são 2.100 questionários, a metade aplicada em São Paulo e os outros 1.050 no Rio de Janeiro.

Na votação realizada pelo público são apurados os resultados da seguinte forma: dos 10 mais votados em cada categoria, se destacam os três primeiros colocados de cada uma delas para concorrerem ao prêmio. Os nomes são apresentados em ordem alfabética e a decisão é uma tarefa dos jurados.







Cadu, Dourado e Fernanda são os finalistas do BBB10

Se em todos os paredões o público votou em quem queria eliminar do programa, agora a votação é em quem os telespectadores querem que seja o vencedor do ‘Big Brother Brasil 10’. Após a saída de Eliane do jogo, na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de reais estão Dourado, Fernanda e Kadu. A última eliminação do ‘BBB10’, que teve mais de 66 milhões de votos, foi concorrida: a diferença entre a dançarina e a dentista foi de apenas 2% de votos.

A despedida de Lia foi uma das mais longas da edição, com abraços demorados em seus companheiros. A paulista até tentou segurar o choro, mas depois de ver seu amigo Kadu chorando, irredutível, foi difícil conter as lágrimas. Do lado de fora, ao lado de Pedro Bial, Eliane falou quanto vale uma amizade: “Vale muito mais do que qualquer dinheiro do mundo. Dinheiro a gente ganha trabalhando.” E contou ao apresentador que sua vontade é que as pessoas vejam o programa como “a vida como é, como os seres humanos são, pessoas que erram e acertam.”

Como era de se esperar, depois de sair da casa, Lia declarou, em coletiva de imprensa, torcer por Kadu. Além da torcida por seu melhor amigo no confinamento, ela afirmou que tudo o que aconteceu na casa, ficou lá. “Não fiquei ressentida. Dentro da casa ficamos à flor da pele, só estando confinada para saber. E eu sinto com intensidade tudo o que ocorre, tanto as coisas boas quanto as ruins”, disse Lia.

A sua saída, segundo ela, foi algo esperado: “Eu tanto esperava sair que por isso estava muito nervosa”, contou. Sobre o jogo, Lia falou ter sido leal aos seus amigos e, portanto, são amizades para a vida inteira. “Com certeza absoluta fiz grandes amigos. Eu entrei para jogar, mas com o coração”, ressaltou. Apesar de seu temperamento forte ter sido uma das razões de sua saída, ela conta que não poderia fazer diferente: “Entrei no jogo para ser eu mesma”.








"Pânico" em Fortaleza

Humoristas estreiam o quadro "Procurando Antonio Nunes"



_________________________________________________






Brasilianas.org estreia na TV Brasil com debate sobre tecnologia militar e indústria bélica

Apresentado por Luís Nassif, programa discutirá políticas públicas na internet e na televisão


Discutir políticas que podem ajudar o desenvolvimento do país e a qualidade de vida do cidadão brasileiro é a proposta do Brasilianas.org, programa de debate, apresentado pelo jornalista Luís Nassif, que estreia no dia 8 de março na TV Brasil, às 22 horas. Toda segunda-feira e, com a participação do telespectador, uma política pública estará em discussão na emissora.

A idéia do Brasilianas.org é reunir informação e conteúdo sobre programas e políticas públicas diretamente ligadas à realidade brasileira e promover um ambiente híbrido em que televisão e internet se complementem. Caberá ao Portal ( www.brasilianasorg.com.br) provocar e trazer os problemas à tona. Já o Brasilianas.org terá como missão principal filtrar os pontos de maior interesse público e convidar representantes dos diversos setores da sociedade brasileira ao debate.

No programa de estreia, com duração de 45 minutos, o tema em discussão será indústria e tecnologia de defesa militar. Setores que, além de associados às questões de soberania e autonomia, são importantes para garantir o aprimoramento em pesquisa e desenvolvimento, como também a presença do Brasil no mercado internacional.

No centro da conversa, a Estratégia Nacional de Defesa, documento aprovado em dezembro de 2008 e que deve reger todas as ações sobre o setor; as transferências tecnológicas entre Brasil e outros países, o papel da indústria, das Forças Armadas e dos centros de pesquisa. O Brasilianas.org mostrará também o aparato tecnológico que permite vigiar a Amazônia do céu e a adaptação dessa tecnologia para o uso civil, como é o caso do GPS e do material teflon. O programa debaterá também as perguntas enviadas por internautas ao site www.brasilianasorg.com.br.

Participam do primeiro Brasilianas.org o Contra-almirante Arthur Campos, diretor do departamento de ciência e tecnologia do Ministério da Defesa; o General Minnicelli, chefe do Centro Tecnológico do Exército; e Cláudio Lucchesi, que é diretor da revista Asas. O programa tem também as presenças de André Martirani, especialista em estratégia militar para a gestão de negócios; Peterson Ferreira da Silva, mestrando em Relações Internacionais pelo programa San Tiago Dantas e pelo Pró-Defesa; Fábio Machado, pesquisador da área de indústria bélica e Mariana Ruivo, que tem estudos sobre segurança e defesa.


Esse debate com especialistas, jornalistas e estrategistas é intercalado com reportagens que oferecem ao telespectador mais informações sobre o processo tecnológico militar que, segundo palavras do próprio Luis Nassif, ainda é pouco conhecido. E para dar dinamismo ao programa, as entrevistas são ilustradas com imagens e também por depoimentos de pessoas que estão fora do estúdio. Elas falam sobre a transferência de conhecimento militar para a iniciativa privada, dentro do objetivo de desenvolver negócios; a formação de profissionais do setor, os investimentos e a relação da indústria com os centros de pesquisa.



Nenhum comentário: