segunda-feira, 1 de março de 2010

TEATRO

GRUPO DE TEATRO DA AEROLÂNDIA ENCENA PAIXÃO DE CRISTO

O Grupo de Teatro João Paulo II, do bairro Aerolândia, promoverá na próxima sexta-feira (2) a encenação da “Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo” a partir das 17h30. O espetáculo começa na Capela de Santo Antônio (Rua General Lima e Silva, 108), com os episódios da ITÁLICOÚltima Ceia e ITÁLICOCondenação de Cristo. O último ensaio geral do grupo acontece neste domingo (28), a partir das 15h, na Capela de Santo Antônio e é aberto ao público.

Seguindo pelas ruas do bairro até a Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração (Rua Capitão Uruguai, 300), a apresentação do dia 2 será encerrada com a ITÁLICOCrucificação de Jesus. A ressurreição acontecerá no domingo (4), a partir das cinco horas da manhã, durante a Missa da Ressurreição, que começa com uma procissão dos fiéis saindo da Capela Santo Antônio em direção à Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Em sua 10ª edição, o espatáculo foi contemplado pelo VI Edital Ceará da Paixão, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Consolidando-se como evento tradicional para os moradores da Aerolândia, o espetáculo é aberto ao público e realizado de forma inteiramente voluntária pelos participantes. O evento ainda conta com o apoio de comerciantes locais e da população. O grupo arrecada recursos através da venda de camisas do espetáculo.


O grupo

Composto por cerca de 80 pessoas - entre crianças, jovens, adultos e até idosos -, o grupo era formado, inicialmente, apenas por jovens da Igreja Católica. Com o tempo, o projeto cresceu e ultrapassou os limites religiosos entre católicos e evangélicos, contando com um participante da Igreja Metodista (um dos coordenadores do grupo), neste ano atuando no papel de Pilatos, mas também no papel principal em edições anteriores. Além da evangelização, o grupo tem por objetivo promover a inclusão social e cultural dos envolvidos, assim como da população do bairro, levando a arte cênica às ruas e possibilitando o contato dos moradores com o teatro.

Os ensaios

A coordenação do grupo começou a se reunir desde dezembro do ano passado. Em janeiro último, foram realizadas as primeiras inscrições de novos integrantes e os testes para os papéis principais. Após o carnaval, os ensaios começaram e vêm se intensificando até o dia da apresentação, na próxima sexta-feira (2).



SERVIÇO

ENSAIO GERAL:
- neste domingo (28), a partir das 15h, na Capela de Santo Antônio (Rua General Lima e Silva, 108, Aerolândia - próximo à BR-116).
APRESENTAÇÕES:
- Paixão e Morte de Jesus Cristo: na próxima sexta-feira (2), a partir das 17h30, na Capela de Santo Antônio.
- Ressurreição: no domingo (4), a partir das cinco da manhã, saindo da Capela de Santo Antônio em direção à Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração (Rua Capitão Uruguai, 300 - Aerolândia).









IV Festival BNB das Artes Cênicas reunirá 190 eventos e apresentará 75 espetáculos em 12 mostras

"Os Fabulosos" (RJ, foto acima) e "Sobre anjos e grilos" (RS) - espetáculos da Mostra Brasil

O Banco do Nordeste realiza o IV Festival BNB das Artes Cênicas, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), de hoje, dia 2, até 30 deste mês, para marcar o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Gratuita ao público, a programação do Festival abrange um total de 190 eventos durante esses 29 dias.

O IV Festival BNB das Artes Cênicas envolve um diversificado elenco de atividades orientadas para o exercício teatral. No Festival serão realizadas doze mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos), compreendendo 75 espetáculos de companhias de oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia).

No final da última sessão de cada espetáculo das mostras Brasil, Nordeste, Dança, Ceará, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato, o público poderá dialogar com os artistas sobre as peças apresentadas, o processo de criação e o fazer teatral.

Dois eventos ganham destaque, no CCBNB-Fortaleza, pela participação especial de duas personalidades das artes cênicas brasileiras. Ricardo Guilherme – ator, dramaturgo e diretor cearense, formulador da teoria e do método do Teatro Radical Brasileiro, com uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, completando quatro décadas de atividade este ano, numa trajetória nacional e internacional – concederá entrevista aberta, ao vivo, compartilhando com o público sua história de vida e trajetória artística, no programa Nomes do Nordeste. Também será lançado o segundo livro da coleção Diálogos Emergentes, fruto do Seminário Avançado de Arte com o tema geral “O Teatro em Diálogo com Outras Linguagens”, realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, durante a terceira edição do Festival, em 2009.

Na programação deste ano, a Mostra Brasil traz espetáculos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (um de cada um desses Estados). Prosseguem no roteiro do Festival as mostras Nordeste, Teatro de Rua, de Esquetes, de Contos, Infantil, Ceará, Cariri e Primeiro Ato – esta última destacando novos talentos, porém já com notável desenvoltura em termos de linguagem e encenação teatral.

A Mostra Nordeste abarca um total de 15 apresentações de oito peças teatrais de quatro estados da Região (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia). Por sua vez, a Mostra Teatro de Rua abrange 30 apresentações de 15 espetáculos cearenses, potiguares, paraibanos e paulista, que serão exibidos em praças, colégios, centros culturais e associações comunitárias de sete cidades do Ceará (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Abaiara, Barbalha, Caririaçu, Potengi e Milagres) e um município paraibano (Sousa). E a Mostra de Esquetes traz oito encenações rápidas no decorrer do mês.

Multimídia e educativa, a programação do Festival abrange ainda a realização de dois cursos de apreciação de arte, cinco oficinas de formação artística e três oficinas de arte infantis; exibição de três filmes, na série “Cinema com Shakespeare”; apresentações cênico-musicais de manifestações da tradição cultural, no sul do Ceará; passeios culturais de trenzinho, visitando o Theatro José de Alencar e o Centro Histórico de Fortaleza, entre outras atividades.

Promotor do Festival, o BNB cumpre seu papel como principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento da Região Nordeste, na medida em que estimula toda a cadeia produtiva das artes cênicas, gerando emprego e renda no setor, criando novas oportunidades e promovendo a formação profissional de todos os que se dedicam à atividade teatral, além de oferecer visibilidade para novos artistas e possibilidade de acesso a outros eventos de caráter nacional.

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - FORTALEZA
Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza - Ceará - CEP: 60025-130
Fone (85) 3464.3108 - Fax (85) 3464.3177

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - CARIRI
Rua São Pedro, 337 - Centro – Juazeiro do Norte - Ceará - CEP: 63010-010
Fone (88) 3512.2855 - Fax (88) 3511.4582

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - SOUSA
Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 - Centro - Sousa - Paraíba - CEP: 58800-050
Fone (83) 3522.2980 - Fax (83) 3522.2926



MARÇO 2010 - IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

CCBNB-FORTALEZA

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

Dia 03, quarta-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

Mostra: Cinema com Shakespeare

12h Hamlet. 130min.

15h Shakespeare Apaixonado. 124min.

17h30 Romeu e Julieta. 113min.

Dia 04, quinta-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

Mostra: Cinema com Shakespeare

12h Romeu e Julieta. 113min.

15h Hamlet. 130min.

17h30 Shakespeare Apaixonado. 124min.

Dia 05, sexta-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

Mostra: Cinema com Shakespeare

12h Shakespeare Apaixonado. 124min.

15h Romeu e Julieta. 113min.

17h30 Hamlet. 130min.

Dia 06, sábado

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: saída da Praça do Ferreira, chegada no CCBNB.

9h30 Afoxé Acabaca (CE), Coco do Iguape (CE) e Reisado de Couro (CE). 50min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

CCBNB-Térreo

12h As Prosopopéias de Cassimiro Coco (CE). 60min.

MOSTRA DE ESQUETES

15h30 Sou Fria Sofria Sofia (CE). 16min.

15h30 [Sem] Meio Termo (CE). 17min.

15h30 Mundo Cão – Tentativa de Canicídio (CE). 30min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: CCBNB-Térreo

17h Cavalos 1200 (CE). 40min.

MOSTRA NORDESTE

18h30 Bravíssimo (CE). 60min.

Dia 07, domingo

MOSTRA INFANTIL

10h30 Dadá Memé (CE). 55min.

CRIANÇA E ARTE

11h30 Oficina de Arte – Dança e Teatro Criativo (CE). 90min.

14h Construindo Histórias – Construindo Textos Teatrais (CE). 50min.

MOSTRA INFANTIL

15h Dadá Memé (CE). 55min.

CRIANÇA E ARTE

15h30 Trenzinho da História (Passeio Especial Mês do Teatro). 60min.

16h Contação de Histórias - As Novas Leis do Reino de Foncê (CE). 50min.

MOSTRA INFANTIL

17h Dadá Memé (CE). 55min.

Dia 09, terça-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

13h A Manipulação de Títeres Bunrakus Japoneses. 300min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça do Ferreira

16h A Farsa da Boa Preguiça (RN)/(PB). 60min.

TROCA DE IDÉIAS

18h O Teatro em Diálogo com Outras Artes. 90min.

Dia 10, quarta-feira

MOSTRA PRIMEIRO ATO

12h Jogueiros – Guerreiros Novos (CE). 60min.

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

13h A Manipulação de Títeres Bunrakus Japoneses. 300min.

MOSTRA PRIMEIRO ATO

16h Jogueiros – Guerreiros Novos (CE). 60min.

MOSTRA DE CONTOS

19h Mentira Não, Foi Inventado! (SP). 50min.

Dia 11, quinta-feira

MOSTRA PRIMEIRO ATO

12h Retalho Rebotalho (CE). 45min.

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

13h A Manipulação de Títeres Bunrakus Japoneses. 360min.

MOSTRA PRIMEIRO ATO

16h Retalho Rebotalho (CE). 45min.

MOSTRA DE CONTOS

19h A Via Crucis do Corpo (CE). 40min.

Dia 12, sexta-feira

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça do Ferreira

9h Torturas de um Coração (PB). 55min.

MOSTRA CEARÁ

12h As Três Irmãs de Anton Tchekhov. 120min.

MOSTRA CEARÁ

15h As Três Irmãs de Anton Tchekhov. 120min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça do BNB

16h Torturas de um Coração (PB). 55min.

MUSEU VIVO

17h Hugo Bianchi e a Dança no Ceará (CE). 90min.

Dia 13, sábado

MOSTRA INFANTIL

Local: Espaço Viva Gente – Jardim União – Fortaleza-CE

10h Lendário Mundo de Zico (CE). 40min.

MOSTRA DE DANÇA

17h Felipe Araújo (CE). 40min.

19h Magno_Pirol (CE). 40min.

MOSTRA DE CONTOS

19h O Ovo, o Ponto e os Sapatinhos (CE). 40min.

MOSTRA INFANTIL

Local: Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra – Centro – Guaiúba-CE

19h30 Lendário Mundo de Zico (CE). 40min.

Dia 14, domingo

MOSTRA INFANTIL

Local: CCBNB-Térreo

10h30 Lendário Mundo de Zico (CE). 40min.

CRIANÇA E ARTE

11h30 Oficina de Arte – Dança e Teatro Criativo (CE). 90min.

14h Construindo Histórias – Construindo Textos Teatrais (CE). 50min.

MOSTRA INFANTIL

15h Ah Cambaxirra, se eu Pudesse (RJ). 60min.

CRIANÇA E ARTE

15h30 Trenzinho da História (Passeio Especial Mês do Teatro). 60min.

16h Contação de Histórias - As Novas Leis do Reino de Foncê (CE). 50min.

MOSTRA INFANTIL

17h Ah Cambaxirra, se eu Pudesse (RJ). 60min.

Dia 16, terça-feira

MOSTRA PRIMEIRO ATO

12h Rosa Maria (CE). 60min.

18h30 Rosa Maria (CE). 60min.

Dia 17, quarta-feira

MOSTRA NORDESTE

12h O Vôo do Cavalo do Cão (RN). 60min.

18h30 O Vôo do Cavalo do Cão (RN). 60min.

Dia 18, quinta-feira

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça do Ferreira

9h Cordel em Retalhos (PB). 50min.

MOSTRA CEARÁ

15h Ikebana (CE). 50min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça do BNB

16h Cordel em Retalhos (PB). 50min.

MOSTRA INFANTIL

Local: EDISCA – Escola de Dança e Integração Social para a Criança e Adolescente – Água Fria - Fortaleza-CE

16h30 Lendário Mundo de Zico (CE). 40min.

MOSTRA CEARÁ

18h30 Ikebana (CE). 50min.

Dia 20, sábado

MOSTRA DE DANÇA

Local: CCBNB-Térreo

15h Caso do Vestido (PB). 45min.

MOSTRA CEARÁ

16h Capitu Conta Capitu (CE). 45min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: CCBNB-Térreo

17h Caso do Vestido (PB). 45min.

MOSTRA INFANTIL

Local: Projeto Cidadão de Futuro – Praia do Futuro – Fortaleza-CE

17h30 Lendário Mundo de Zico (CE). 40min.

MOSTRA CEARÁ

18h30 Capitu Conta Capitu (CE). 45min.

Dia 21, domingo

MOSTRA INFANTIL

10h30 Sorriso de Palhaço (CE). 45min.

CRIANÇA E ARTE

11h30 Oficina de Arte – Dança e Teatro Criativo (CE). 90min.

14h Construindo Histórias – Construindo Textos Teatrais (CE). 50min.

MOSTRA INFANTIL

15h Sorriso de Palhaço (CE). 45min.

CRIANÇA E ARTE

15h30 Trenzinho da História (Passeio Especial Mês do Teatro). 60min.

16h Contação de Histórias - As Novas Leis do Reino de Foncê (CE). 50min.

MOSTRA INFANTIL

17h Sorriso de Palhaço (CE). 45min.

Dia 23, terça-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

14h Introdução a Mímica – O Gesto e o Silêncio na Comunicação do Ator. 240min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça do BNB

16h Magika Merluza (SP). 50min.

NOMES DO NORDESTE

19h Ricardo Guilherme (CE). 120min.

Dia 24, quarta-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

14h Introdução a Mímica – O Gesto e o Silêncio na Comunicação do Ator. 240min.

MOSTRA BRASIL

15h Sobre Anjos e Grilos (RS). 60min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça do Ferreira

16h Magika Merluza (SP). 50min.

MOSTRA BRASIL

18h30 Sobre Anjos e Grilos (RS). 60min.

Dia 25, quinta-feira

MOSTRA DE DANÇA

Local: CCBNB-Térreo

14h BR 116 (CE). 45min.

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

14h Introdução a Mímica – O Gesto e o Silêncio na Comunicação do Ator. 240min.

MOSTRA NORDESTE

Local: CCBNB-Térreo

15h Nada, Nenhum e Ninguém (PB). 50min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: CCBNB-Térreo

16h BR 116 (CE). 45min.

Local: Praça José de Alencar

16h Respiro (CE). 60min.

MOSTRA NORDESTE

Local: CCBNB-Térreo

18h30 Nada, Nenhum e Ninguém (PB). 50min.

MOSTRA INFANTIL

Local: Núcleo de Informações Tecnológicas – Limoeiro do Norte-CE

19h30 Lendário Mundo de Zico (CE). 40min.


Dia 26, sexta-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

14h Introdução a Mímica – O Gesto e o Silêncio na Comunicação do Ator. 240min.

MOSTRA BRASIL

15h Os Fabulosos (RJ). 55min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: Praça do Ferreira

16h Respiro (CE). 60min.

MOSTRA BRASIL

18h30 Os Fabulosos (RJ). 55min.

Dia 27, sábado

MOSTRA TEATRO DE RUA

9h As Prosopopéias de Cassimiro Coco (CE). 60min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: CCBNB-Térreo

10h30 Cavalos 1200 (CE). 40min.

MOSTRA DE CONTOS

12h O Ovo, o Ponto e os Sapatinhos (CE). 40min.

MOSTRA DE ESQUETES

13h30 O Arquivo (CE). 13min.

13h30 A Ficção (CE). 20min.

13h30 Os Sobreviventes. 20min.

13h30 Que é Isso Maria? 18min.

MOSTRA NORDESTE

17h Bravíssimo (CE). 60min.

MOSTRA INFANTIL

Local: Centro Cultural Patativa do Assaré – Conjunto Ceará – Fortaleza-CE

17h30 Lendário Mundo de Zico (CE). 40min.

MOSTRA NORDESTE

18h30 As Bondosas (CE). 60min.

Dia 28, domingo

MOSTRA INFANTIL

10h30 Faz de Conta (PB). 45min.

CRIANÇA E ARTE

11h30 Oficina de Arte – Dança e Teatro Criativo (CE). 90min.

14h Construindo Histórias – Construindo Textos Teatrais (CE). 50min.

MOSTRA INFANTIL

15h Faz de Conta (PB). 45min.

CRIANÇA E ARTE

15h30 Trenzinho da História (Passeio Especial Mês do Teatro). 60min.

16h Contação de Histórias - As Novas Leis do Reino de Foncê (CE). 50min.

MOSTRA INFANTIL

17h Faz de Conta (PB). 45min.

Dia 30, terça-feira

MOSTRA PRIMEIRO ATO

12h + Vezes Comédia (CE). 75min.

18h30 + Vezes Comédia (CE). 75min.

CCBNB-CARIRI


Dia 02, terça-feira

Cinema – IMAGEM EM MOVIMENTO

Mostra William Shakespeare por Franco Zeffirelli

18h35 Hamlet.130min.

Dia 03, quarta-feira

Cinema – IMAGEM EM MOVIMENTO

Mostra William Shakespeare por Franco Zeffirelli

18h35 Shakespeare Apaixonado. 124min.

Dia 04, quinta-feira

Cinema – IMAGEM EM MOVIMENTO

Mostra William Shakespeare por Franco Zeffirelli

18h30 Romeu e Julieta. 113min.

Dia 06, sábado

ABERTURA IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

MOSTRA INFANTIL

15h Histórias para ouvidos pequenos (SP) 60min.

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

16h30 Oficina de Arte: Artelhaços. 90min.

MOSTRA DE RUA

Local: Praça Pe Cicero

18h Circo do Sopé (CE). 50min.

19h30 A Vingança do Finado Joaquim (CE). 50min.

Dia 07, domingo

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

MOSTRA INFANTIL

14h Os Três Porquinhos (CE) 60min.

TROCA DE IDÉIAS

17h Humor Cearense e a tradição cômica popular. 90min.

MOSTRA PRIMEIRO ATO

19h30 O Jogo das Velhas (CE) 60min.

Dia 08, segunda-feira

FECHADO

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

MOSTRA DE RUA

Local: Milages

10h A Vingança do Finado Joaquim. 50min.

Dia 10, quarta-feira

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA.

15h Multi-Possibilidades de um Corpo Contemporâneo. 240min.

MOSTRA DE ESQUETES

17h Amor Feinho (CE) 20min.

MOSTRA CEARÁ

19h30 Coquetel. 60min.

Dia 11, quinta-feira

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA.

15h Multi-Possibilidades de um Corpo Contemporâneo. 240min.

MOSTRA CEARÁ

19h30 O Pecado de Clara Menina (CE) 60min.

Dia 12, sexta-feira

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA.

15h Multi-Possibilidades de um Corpo Contemporâneo. 240min.

MOSTRA DE RUA

Local: Assaré - CE

17h As Prosopopéias de Casimiro Coco (CE). 60min.

MOSTRA CEARÁ

19h30 A Comédia da Maldição (CE). 60min.

Dia 13, sábado

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

MOSTRA INFANTIL

15h Ah, Cambaxirra se eu pudesse (SP). 60min.

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA.

15h Multi-Possibilidades de um Corpo Contemporâneo. 240min.

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

16h30 Oficina Infantil: Artelhaços. 90min.

MOSTRA DE RUA

Local: Praça Pe Cícero

18h Torturas de um coração (PB). 60min.

Dia 16, terça-feira

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE.

15h Teatro: Formas de se Contar Histórias. 180min.

MOSTRA CEARÁ

19h30 O Hóspede (CE). 50min.

Dia 17, quarta-feira

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE.

15h Teatro: Formas de se Contar Histórias.180min.

MOSTRA DE RUA

Local: Barbalha-CE

17h Cordel em Retalhos (PB). 60min.

MOSTRA DE DANÇA

19h30 BR 116 (CE). 60min.

Dia 18, quinta-feira

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE.

15h Teatro: Formas de se Contar Histórias. 180min.

MOSTRA DE RUA

17h A Farsa do Panelada (CE). 60min.

Local: Potengi-CE

MOSTRA NORDESTE

19h30 O Voo do Cavalo do Cão (RN). 60min.

Dia 19, sexta-feira

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE.

15h Teatro: Formas de Se Contar Histórias. 180min.

MOSTRA DE RUA

Local: Praça Pe. Cicero

17h A Farsa do Panelada (CE). 60min.

MOSTRA DE DANÇA

17h Essa é a minha retórica (PE). 60min.

19h30 Caso do Vestido (PB). 60min.

Dia 20, sábado

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

16h30 Oficina Infantil: Artelhaços. 90min.

MOSTRA DE RUA

Local: Abaiara

17h A Farsa do Panelada (CE). 60min.

MOSTRA CEARÁ

19h30 Majestic Bar (CE). 60min.

Dia 24, quarta-feira

Feriado Municipal

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

MOSTRA NORDESTE

Local: SESC-Crato

20h As Bondosas (CE). 60min.

Dia 25, quinta-feira

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

MOSTRA DE RUA

Local: Praça Padre Cícero

17h Magika Merluza (SP). 60min.

MOSTRA DE DANÇA

19h30 Umbandangandans (CE). 60 min.

Dia 26, sexta-feira

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

MOSTRA NORDESTE

19h30 Nada, Nenhum e Ninguém (PB). 60min.

Dia 27, sábado

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

ESPECIAL: Dia Mundial do Teatro e do Circo

MOSTRA INFANTIL

15h Faz de Conta (PB). 60min.

16h Clown Magic Show (CE). 50min.

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

16h30 Oficina Infantil: Artelhaços. 90min.

MOSTRA DE RUA

Local: Praça Pe Cícero

17h Circo do Sopé (CE). 60min.

TRADIÇÃO CULTURAL

18h Grupo Imburana (PB). 60min.

MOSTRA BRASIL

19h30 Os Fabulosos (RJ). 60min.

Dia 28, domingo

IV FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

14h Oficina Infantil. Artelhaços. 90min.

16h Passeio Cultural: Vamos ao Teatro. 90min.

MOSTRA BRASIL

19h30 Uma Toada para João e Maria (SP). 60min.

Dia 31, quarta-feira

Cinema – IMAGEM EM MOVIMENTO

18h35 Shakespeare Apaixonado. 124min.


CCBNB-SOUSA


Dia 02, terça-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

18h40 Hamlet. 130 min.

Dia 03, quarta-feira

ENSAIO ABERTO

19h Grupo Fransart. 90min.

Dia 05, sexta-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

18h40 Shakespeare Apaixonado. 124 min.

Dia 06, sábado

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

14h30 Sessão Curumim-Castelo Ra-tim-bum. 105 min.

CORTEJO DE ABERTURA

MOSTRA DE RUA

Local: Saída da Praça da Matriz com chegada no CCBNB.

18h Grupo Imburana. 60min.

18h Cia. Caisca. 60min.

18h Circo Cortejo. 60min.

MOSTRA DE DANÇA

20h30 Maya. 50min.

Dia 07, domingo

MOSTRA INFANTIL

15h Teatro Infantil – Histórias para Ouvidos Pequenos. 50min.

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

16h Passeio Cultural - Nos Caminhos do Teatro. 180min.

17h Contação de Histórias - Histórias com Poesias, Músicas & Cia. 60min.

MOSTRA DE DANÇA

19h30 Caso do Vestido. 60min.

Dia 10, quarta-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

19h Por Trás do Pano. 90 min.

Dia 11, quinta-feira

MOSTRA DE DANÇA

Local: Escola Estadual Arruda Câmara. Pombal-PB.

19h30 Raízes Nordestinas. 40min.

MOSTRA NORDESTE

20h Coquetel. 60min.

Dia 12, sexta-feira

MOSTRA INFANTIL

15h30 Ah, Cambaxirra, se eu Pudesse. 60min.

MOSTRA ALTO SERTÃO

20h Oh Terrinha Boa. 70min.

Dia 13, sábado

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

17h Contação de Histórias - Histórias com Poesias, Músicas & Cia. 60min.

MOSTRA DE RUA

Local: Escola Antonio Teodoro Neto. Sousa-PB.

19h30 As Prosopopéias de Casimiro Coco. 60min.

MOSTRA NORDESTE

20h30 ERê-Eterno Retorno. 60min.

Dia 16, terça-feira

TROCA DE IDEIAS

18h30 O Processo da Interpretação Teatral. 120min.

MOSTRA ALTO SERTÃO

Local: Teatro ICA. Cajazeiras-PB.

19h30 A Eleição. 60min.

Dia 17, quarta-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

17h Princípios Básicos Para o Ator. 240min.

MOSTRA DE TEATRO AMADOR

Local: Auditório do CRAS. Poço de José de Moura-PB.

19h30 O Casamento de Dona Baratinha. 60min.

MOSTRA PARAÍBA

20h Esparrela. 50min.

Dia 18, quinta-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

17h Princípios Básicos Para o Ator. 240min.

CURTA NO CALÇADÃO

Local: Calçadão Mundinho Teodoro. Sousa-PB.

18h30 Crias da Piollin. 22min

MOSTRA INFANTIL

19h30 O Planeta que Era Azul. 60min.

Dia 19, sexta-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

17h Princípios Básicos Para o Ator. 240min.

MOSTRA NORDESTE

20h Majestic. 60min.

Dia 20, sábado

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

17h Princípios Básicos Para o Ator. 240min.

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

17h Contação de Histórias - Histórias com Poesias, Músicas & Cia. 60min.

MOSTRA DE DANÇA

18h Essa é Minha Retórica. 70min.

21h BR 116. 60min.

Dia 23, terça-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Local: Casa da Família. Rua Projetada, s/n – Alto do Matadouro. Vieirópolis-PB.

17h Oficina – Palavra e Sonoridade no Texto. 240min

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

18h Ida ao Teatro: Outro Olhar para Cena. 180 min.

MOSTRA NORDESTE

19h30 As Bondosas. 60min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: Centro de Educação Edilton César Nitão. Nazarezinho-PB.

19h30 Quem disse Que Lampião Morreu. 40min.

Dia 24, quarta-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Local: Casa da Família. Rua Projetada, s/n – Alto do Matadouro. Vieirópolis-PB.

17h Oficina – Palavra e Sonoridade no Texto. 240min

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

18h Ida ao Teatro: Outro Olhar para Cena. 180 min.

MOSTRA DE DANÇA

19h30 Umbandangandãs.

MOSTRA DE TEATRO AMADOR

Local: Salão PAX. Catolé do Rocha-PB.

19h30 Ser Corno ou não Ser?. 50min.

Dia 25, quinta-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Local: Casa da Família. Rua Projetada, s/n – Alto do Matadouro. Vieirópolis-PB.

17h Oficina – Palavra e Sonoridade no Texto. 240min

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

18h Ida ao Teatro: Outro Olhar para Cena. 180 min.

MOSTRA NORDESTE

20h Caboré. 60min.

Dia 26, sexta-feira

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

16h30 Oficina Brincando com o teatro. 120min

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Local: Casa da Família. Rua Projetada, s/n – Alto do Matadouro. Vieirópolis-PB.

17h Oficina – Palavra e Sonoridade no Texto. 240min

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

18h Ida ao Teatro: Outro Olhar para Cena. 180 min.

MOSTRA INFANTIL

15h30 Faz de Conta. 60min.

MOSTRA DE RUA

Local: Calçadão Mundinho Teodoro. Sousa-PB.

19h30 Mágica Merluza. 50min.

Dia 27, sábado

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

14h30 Oficina Brincando com o teatro. 120min

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

16h Construindo Histórias – Construindo Histórias Através de Jogos Educativos. 60min.

MOSTRA PARAÍBA

18h Nada, Nenhum e Ninguém. 60min.

MOSTRA BRASIL

21h Uma Toada Para João e Maria. 60 min.

Dia 28, domingo

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

16h Construindo Histórias – Construindo Histórias Através de Jogos Educativos. 60min.

MOSTRA DE RUA

Local: Praça da Estação. Sousa-PB.

17h Torturas de Um Coração. 60min.

MOSTRA BRASIL

20h Os Fabulosos. 55min.



MOSTRA BRASIL

Sobre Anjos e Grilos (Porto Alegre-RS)

Companhia de Solos & Bem Acompanhados

Fortaleza: dia 24, qua, 15h e 18h30

Sobre Anjos & Grilos é um espetáculo híbrido – cômico / lírico / poético – no qual a atriz Deborah Finocchiaro, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, interpreta e canta textos, poemas e trechos de entrevista de Mário Quintana, falando sobre o amor, a morte, os acordos sociais, a guerra, o progresso, a destruição do meio ambiente, o consumo, a mídia, as religiões e, principalmente, a valorização da vida. Textos e poemas: Mário Quintana. Direção: Deborah Finocchiaro e Jessé Oliveira. Classificação Indicativa: Livre. 60min.


Os Fabulosos (Rio de Janeiro–RJ)

César Tavares, Marcos Camelo e Fernanda Monteiro

Fortaleza: 26, sex, 15h e 18h30

Cariri: 27, sáb, 19h30

Sousa: 28, dom, 20h

Dois charlatões e sua partner levam a vida de praça em praça dividindo com o povo suas fabulosas descobertas. Costurando isso, palhaçaria da boa, com refinada pesquisa e treinamento prático em dramaturgia de palhaços. Dessa mistura sai a garrafada fabulosa, que pode não curar muitas doenças, mas promete aliviar a alma com momentos de bom humor, risadas e diversão. Direção: César Tavares e Marcos Camelo. Classificação indicativa: livre. 55min.


Uma Toada para João e Maria - O Amor Segundo Chico Buarque (São Paulo-SP)

Sousa: dia 27, sáb, 20h30

Cariri: dia 28, dom, 19h30

Conta a história de um casal desde a primeira troca de olhares, passando pela paixão inicial, pelo ciúme e separação, saudade e recomeço, tendo como fio condutor as músicas de Chico Buarque e citações de grandes “especialistas” no assunto como Carlos Drummond de Andrade, Roland Barthes, Adélia Prado, Nelson Rodrigues, Oscar Wilde e Bernard Shaw. Classificação Indicativa: 12 anos. 60min.


MOSTRA NORDESTE


Bravíssimo (Fortaleza-CE)

Grupo Pesquisa/Teatro Radical

Fortaleza: dia 06, sáb, 18h30 e 27, sáb, 17h

O texto compila e reelabora crônicas de Nelson Rodrigues – publicadas entre 1950 e 1970 – nas quais o escritor analisa arquétipos de identidade do povo brasileiro. A concepção cênica configura o discurso em duas personagens emblemáticas que encarnam maneiras diametralmente opostas de encarar o Brasil: a grã-fina das narinas de cadáver e a vizinha gorda e cheia de varizes. A primeira representa aqueles que menosprezam o Brasil e a segunda, os que acreditam na transfiguração do País. Atuação, direção e dramaturgia: Ricardo Guilherme, a partir de crônicas de Nelson Rodrigues. Classificação Indicativa: 14 anos. 60min.


Coquetel (Crato-CE)

Cia. Wancilu’s Gat Produções

Sousa: Dia 11, qui, 20h

Trata-se do depoimento de um poeta às margens da morte, que narra alguns dos episódios de sua vida, tentando rebuscar em sua memória qual das inúmeras experiências de vida o contaminou. É aidético. A convite dos médicos da clínica na qual está hospitalizado, resolvem juntos fazer da vida de Victor Valença um exemplo a todos aqueles que possam perceber em sua história a razão precisa para se ter cuidado e tomar conhecimento da gravidade do assunto – alvo de profissionais que tentam a cada ação conscientizar a população e desmistificar os preconceitos oriundos desde o descobrimento da doença. Autor, ator e direção geral: Wanderley Tavares. Classificação indicativa: 14 anos. 60min.


ERê-Eterno Retorno (Salvador-BA)

Fábio Vidal

Sousa: dia 13, sáb, 20h30



É a história da Criação do Universo, da vida de um homem e seu processo de ciclos, da evolução. Utilizando teorias científico-filosóficas e fundamentado no Teatro Essencial, este trabalho se inicia antes do Big-Bang e se desenvolve até os dias atuais. É uma performance teatral narrativa sobre a criação e a evolução da vida, do homem e do espírito. Mostra um ERê que vivencia esse processo existencial marcado pelas contradições humanas que variam entre “a delícia e a desgraça, o monstruoso e o sublime, o trágico e o cômico, o infantil e o velho, o inédito e o padronizado, a morte e a vida”. Classificação indicativa: 14 anos. 60min.


O Vôo do Cavalo do Cão (Mossoró-RN)

Grupo Arruaça de Teatro

Fortaleza: dia 17, qua, 12h e 18h30

Cariri: dia 18, qui, 19h30

A ação se passa no interior de uma delegacia onde se encontra detido o valentão conhecido como Cavalo do Cão, capanga do seu Matias, prefeito da cidade; preso pelo soldado Cancão de Fogo, que sonha com os louros por ter prendido o cabra mais perigoso da região. Cavalo do Cão está confiante em sair da prisão pelas mãos do seu chefe, quando o inesperado acontece... Direção: Augusto Pinto. Classificação Indicativa: 14 anos. 60min.



Majestic Bar (Fortaleza-CE)

7ª Turma de Artes Cênicas do CEFET - CE

Sousa: Dia 19, sex, 20h

Apropriando-se do bar como ambiente de delírio e subjetividade, onde só os loucos, fracos e ousados enfrentam e pagam seus preços em nome de suas vidas, o grupo Majestic embebeda-se com o vigor da arte teatral e com a metamorfose dos frequentadores desse lugar, em um espetáculo que remete à embriaguês dionisíaca, onde o líquido embriagante é a poesia. Direção e adaptação: Sidney Souto. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.


As Bondosas (Fortaleza-CE)

Cia. de Teatro Lua

Sousa: dia 23, ter, 19h30

Cariri: dia 24, qua, 20h (SESC-Crato)

Fortaleza: dia 27, sáb, 18h30

Astúcia, Angústia e Prudência são três carpideiras (mulheres que acompanham funerais, pranteando os mortos) que estão saturadas do ofício. Encarregadas de velar o corpo da filha mais jovem de uma família aristocrática, surpreendem-se com o comportamento pouco ortodoxo dos membros da família, a começar pela própria falecida, morta em estranhas circunstâncias. Direção: Uéliton Rocon e Mirelle Freitas. Classificação Indicativa: 14 anos. 60min.


Caboré (Juazeiro do Norte-CE)

Cia. Desabafo de Teatro

Sousa: dia 25, qui, 20h

Uma tragicomédia nordestina, um dia e uma noite, num lugarejo rural uma casa surreal, no terreiro da casa uma saliência colossal, na hora da fuga uma estrada carroçal, o local do encontro num buritizal; o preto e o branco se revidando, para o jogo inicial. Uma família descomunal, um pai (Zé) incestuoso ama a sua filha. Ele é feio, extremamente feio; feia também é a sua mulher (Candinha) desconfiada e muito mais feia é (Maria) a ingênua filha vítima e solteirona. Depois de passar por 25 namorados, Maria não consegue casar por obstáculo do seu velho pai, que só alega interesses em suas terras, em cada pretendente. Direção: Mano Damasceno. Classificação Indicativa: 14 anos. 60min.


Nada, Nenhum e Ninguém (João Pessoa-PB)

Trupe Alerquin de Circo Teatro

Fortaleza: dia 25, qui, às 15h e 18h30 – CCBNB Térreo

Cariri: dia 26, sex, 19h30

Nada, Nenhum e Ninguém é um espetáculo que mostra as possibilidades de um teatro de celebração, onde se unem para uma viagem irreal o ator e o espectador, no memorial do fabuloso universo da nossa cultura. São personagens dessa estória quatro bufos cômicos de mambembes (Baobá, Tebas, Filó e Zuriel), que por mais de quatrocentos anos vivem situações de conflitos, colocando em evidências seus medos, sonhos, inseguranças e as memórias humanas. Direção: Marcos Pinto. Classificação indicativa: 14 anos. 50min.


MOSTRA TEATRO DE RUA


Afoxé Acabaca (Fortaleza-CE) - Cortejo

Fortaleza: 06, sáb, 09h30 – saída da Praça do Ferreira, chegada no CCBNB.

O grupo cearense se propõe a ser mais um componente na diversidade cultural do estado. A manifestação acontece como um cortejo afrodescendente jejê-nagô, tradicionalmente em desfile carnavalesco. Sua plasticidade ritmada por ágeis mãos negras entoam mantras afros com seus alabês, em três tipos de atabaques: o Rum, o Rumpi e o Lé. Os ritmos são acompanhados por xequerês e agogôs e também pela dança, em Ijexá de cadência marcante. Classificação indicativa: livre. 50min.


Coco do Iguape (Iguape-CE) - Cortejo

Fortaleza: 06, sáb, 09h30 – saída da Praça do Ferreira, chegada no CCBNB.

Grupo de cultura popular tradicional, natural da praia do Iguape, que difunde o “coco de praia” – manifestação rítmica que inclui música e dança. O tocador faz a marcação num caixote de madeira onde ele fica sentado, onde uns cantam e outros entram na roda para dançar uns após os outros. A vestimenta imita a roupa dos pescadores, com chapéus de palha e calça e blusa tingidos pela casca do cajueiro. O grupo existe há mais de um século. Classificação indicativa: livre. 50min.


Reisado de Couro (Barbalha-CE) - Cortejo

Fortaleza: 06, sáb, 09h30 – saída da Praça do Ferreira, chegada no CCBNB.

Oriundo do sítio Barro Vermelho, em Barbalha, formado por familiares e tendo à frente José Pedro, conhecido como Mestre Zé Gonçalo, que começou sua atividade há 50 anos. Hoje, aos 80 anos, é o mais antigo integrante do grupo, atualmente com quinze integrantes. A tradição vem da época em que a atividade de maior importância do sertão cearense era a pecuária. A matança do boi é o enredo de toda a história, feita em versos de improviso de caráter engraçado e acompanhado por dança e música. Classificação indicativa: livre. 50min.


As Prosopopéias de Cassimiro Coco (Maranguape – CE)

Cia. Camarim de Teatro

Fortaleza: 06, sáb, 12h e 27, sáb, 09h

Cariri: 12, sex, 17h

Sousa: 13, sáb, 20h30

Extraído a partir de contos da tradição oral, o espetáculo apresenta de forma lúdica e divertida as gaiatices e molecagens de Cassimiro Coco, um nordestino esperto que de porta em porta consegue engabelar cangaceira valente, delegado incompetente e moças no caritó, aprontando muito mais que João Grilo, Mateus e Pedro Malasarte. Direção e cenografia: Davidson Caldas. Classificação indicativa: Livre. 60min.


Cocos e Cirandas do Nordeste Brasileiro (João Pessoa-PB)

Grupo Imburana de Danças Populares

Sousa: dia 06, sáb, 18h – Saída da praça da Matriz, chegada ao CCBNB

O grupo Imburana, através da vivência direta dos integrantes com variados tipos de cocos de roda e cirandas do Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, propõe esta aula-espetáculo, onde o público interage diretamente com as danças apresentadas. Direção: Marcello Bulhões. Classificação Indicativa: Livre. 60min.


Circo Cortejo (Sousa-PB)

Sousa: dia 06, sáb, 18h – Saída da praça da Matriz, chegada ao CCBNB

O espetáculo traz palhaços, pirofagistas, pernas-de-pau e outros artistas executando performances durante o trajeto do cortejo e literalmente arrastando o povo para o encontro com a arte e cultura, esquentando o clima do festival. Nada melhor que o circo como linguagem universal, para abraçar todas as formas e expressões artísticas, anunciando a chegada de um festival tão rico em sua diversidade de linguagens e cores. Direção: Manoel Paulo. Classificação Indicativa: Livre. 60min.


Grupo CAISCA (Campina Grande-PB)

Dança Popular na Paraíba

Sousa: dia 06, sáb, 18h – Saída da praça da Matriz, chegada ao CCBNB

O CAISCA apresenta as influências na formação de nossa cultura, fator importante para o conhecimento do nosso povo e de seus costumes. Além de suas características européias, a dança na Paraíba traz traços indígenas marcantes, oriunda principalmente do litoral do Estado, onde legou sua influência para o enriquecimento na formação cultural do povo paraibano, dando lhes características próprias. Direção: Alexandre Felizardo. Classificação Indicativa: Livre. 60min.


Circo do Sopé (Crato-CE)

Circo-Escola Alegria, da Sociedade Cariri das Artes

Cariri: dia 06, sáb, 18h e 27, sáb, 17h – Local: Praça Padre Cícero

O Circo do Sopé é a expressão do mundo alegre e multicolorido do circo, representado num precioso espetáculo de variedades, onde se destacam elementos simbólicos tradicionais como as artimanhas de palhaços equilibristas, os números aéreos em lira e tecido, além da destreza performática com malabares de fogo. 60 min. Classificação indicativa: livre.


A Vingança do Finado Joaquim (Crato-CE)

Cia Anjos da Alegria

Cariri: dia 06, sáb, 19h30 - Local: Praça Padre Cícero

Milagres: dia 08, seg, 10h

O espetáculo narra a estória do Finado Joaquim, um velho fazendeiro muito rico e já falecido há muitos anos, que deixou uma botija cheia de ouro escondida para que ninguém pudesse pegá-la, pois se alguém mexesse em sua botija ele iria amaldiçoar. Foi o que aconteceu com a Rosinha, que com o intuito de ficar rica e famosa, conseguiu pôr as mãos nessa botija e foi amaldiçoada pelo Finado Joaquim, que lhe jogou uma praga de passar o resto da vida com disenteria. Rosinha, não aguentando mais a terrível dor de barriga, procura a Dona Maricota, uma curandeira que tenta desfazer o catimbó do finado. Direção: Flávio Rocha. Classificação indicativa: livre. 50min.


A Farsa da Boa Preguiça (Natal-RN / João Pessoa-PB)

Clowns de Shakespeare e Ser Tão de Teatro

Fortaleza: 09, ter, 16h – Praça do Ferreira

Comédia que revela parte da dimensão mítico-religiosa de nossa cultura, escrita com base em romances e histórias populares do Nordeste. O texto de Ariano Suassuna conta a história de Joaquim Simão, um tipo nordestino, cujas proezas são versos, preguiça e mulher. Através de reviravoltas e causos, orquestradas por um trio divino composto por um cristo, um arcanjo e um santo, a trama vai cruzando o destino das personagens para mostrar que o único verdadeiro objetivo do trabalho é a preguiça que ele proporciona depois. Direção: Christina Streva e Fernando Yamamoto. Classificação indicativa: livre. 60min.


Torturas de um Coração (Sousa – PB)

Grupo Teatro Oficina

Fortaleza: dia 12, sex; 09h – Praça do Ferreira e 16h – Praça do BNB

Cariri: dia 13, sáb, 18h – Local: Praça Pe. Cícero

Sousa: dia 28, sáb, 17h – Local: Praça da Igreja da Estação, Bairro da Estação

Torturas de um Coração é uma comédia popular com linguagem e elementos regionais do Nordeste do Brasil, que mantem preservada a cultura popular. O espetáculo de rua conta uma história de bravura, esperteza e sagacidade de Benedito pelo amor de Marieta. Figuras como um cabo de polícia, jagunços e um poeta permeiam essa epopéia de bravura. Os atores tocam, cantam e dançam músicas do universo nordestino. Direção: Luiz Cacau. Classificação indicativa: Livre. 55min.


Cordel em Retalhos (João Pessoa – PB)

GRUTA – Grupo Teatro Aberto

Caririaçu: 17, qua, 17h

Fortaleza: dia 18, qua; 09h – Praça do Ferreira e 16h – Praça do BNB

Espetáculo de rua que apresenta os contadores ambulantes percorrendo os caminhos do sertão nordestino, com suas cantigas e histórias, expressando a força e a luta do povo nordestino através da sua própria linguagem. A dramaturgia do espetáculo é uma colagem de três textos de Lourdes Ramalho, sendo eles: ‘Por que a noiva botou o noivo na justiça’; ‘Defesa de um cachorro’ e ‘Pau de arara’. Direção: GRUTA. Classificação indicativa: Livre. 50min.


A Farsa do Panelada (Tauá - CE)

Cia. Artes Cínicas de Teatro

Cariri: 18, qui, 17h – Local: Pça. Pe. Cícero

Potengi: 19, sex, 17h

Abaiara: 20, sáb, 17h

Um paneleiro conhecido popularmente como Panelada usa de má-fé e se aproveita da ingenuidade de sua freguesa para conseguir ascender ao poder. A Farsa começa de fato quando, para ajudar Dona Marica e Dona Maroca, Santa Edwirges, a Padroeira dos Endividados, alinha-se à estirpe de personagens como Ferrabrás e Panelada. É uma história que mostra a convivência atual entre as figuras do corrupto, fraudador de impostos e ludibriador e, de um outro lado, do inocente, esperançoso e alienado. Diferentemente de muitos enredos que explicitamente criticam a estrutura capitalista, A Farsa do Panelada mostra uma vitória dos oprimidos na derrubada do Paneleiro revestido de mau caratismo. Direção: Gilmar Costa. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.


Magika Merluza (São Paulo-SP)

The Pambazos Bros

Fortaleza: 23, qua, 16h – Praça do BNB e 24, qua, 16h – Praça do Ferreira

Cariri: 25, qui, 17h – Local: Praça PE. Cícero

Sousa: 26, sex, 19h30 – Local: Calçadão Mundinho Teodoro

Inspirando-se no circo tradicional, com suas técnicas de clowns e música ao vivo, o espetáculo prepara a cena para desvelar um humor escrachado e improvisado. Como um circo cigano, a família Kamerluza toma espaço. Nono e Kalaca executam ilusórios, assombrosos e arriscados números, utilizando malabarismo com cristais, mágica e truques para criar situações cômicas com interação da platéia. Direção: Diego Martinez e Jorge Zagarzazu. Classificação indicativa: livre. 50min.


Nada, Nenhum e Ninguém (João Pessoa-PB)

Trupe Alerquin de Circo Teatro

Sousa: dia 27, sáb, 19h – Local: Calçadão Mundinho Teodoro

Nada, Nenhum e Ninguém é um espetáculo que mostra as possibilidades de um teatro de celebração, onde se unem para uma viagem irreal o ator e o espectador, no memorial do fabuloso universo da nossa cultura. São personagens dessa estória quatro bufos cômicos de mambembes (Baobá, Tebas, Filó e Zuriel), que por mais de quatrocentos anos vivem situações de conflitos, colocando em evidências seus medos, sonhos, inseguranças e as memórias humanas. Direção: Marcos Pinto. Classificação indicativa: 14 anos. 50 min.


MOSTRA INFANTIL


Histórias para Ouvidos Pequenos (Votorantim-SP)

José Bocca

Sousa: dia 07, dom, 15h

Cariri: dia 06, sáb, 15h

Contos tradicionais brasileiros repletos de brincadeiras, trava-línguas e mistérios, colhidos carinhosamente por Zé Bocca em seu vasto mundo da contação de histórias, que, se utilizando de objetos em cena, faz com que a imaginação aconteça através desse encontro com o universo infantil. Direção: Zé Bocca. Classificação indicativa: livre. 50min.


Dadá Memé (Fortaleza - CE)

Grupo Cia. Boca Rica

Fortaleza: dia 07, dom, 10h30, 15h, 17h

Dadá Memé é um espetáculo poético, uma viagem terna e divertida dos gêmeos, no ventre da sua mãe. A Dadá e o Memé estão crescendo muito... e a barriga da Conceição também, e cada vez estão mais apertadinhos. Dadá quer sair logo, no entanto Memé tem medo. Já está chegando a hora de nascer e o papai Manu, corre de um lado para o outro cuidando de todos os preparativos. “Ufa, que calor!” ou “DADÁ MEMÉ” é um espetáculo cheio de ternura que toca o coração do espectador. Com uma linguagem poética, aborda o processo da gravidez e a íntima relação que vai criando laços afetivos entre os gêmeos e seus pais. Direção: Zilda Maria Torres Guerreiro. Classificação Indicativa: Livre. 55min.


Ah, Cambaxirra, se eu Pudesse (Rio de Janeiro–RJ)

Cia. Boto-Vermelho

Sousa: dia 12, sex, 15h30

Cariri: dia 13, sáb, 15h

Fortaleza: dia 14, dom, 15h e 17h

Espetáculo de animação de títeres que nos conta a história de uma cambaxirra que está construindo um ninho na mais bonita árvore da floresta de uma cidade da Europa do século XVIII e é surpreendida com a presença de um caçador que pretende derrubar a árvore. Para não deixar que isso aconteça, terá que lutar com muita persistência contra as forças do imperador. Direção: Ricardo Schöpke. Classificação Indicativa: Livre. 60min.


Lendário Mundo de Zico (Maracanaú - CE)

Grupo Garajal

Fortaleza: dia 13, sáb, 10h - Local: Espaço Viva Gente – Rua Menor Gerônimo s/n – Jardim União – Fortaleza-CE

Guaiúba: dia 13, sáb, 19h30 - Local: Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra – Rua Rodolfo Teófilo, nº 2 – Centro

Fortaleza: dia 14, dom, 10h30 – CCBNB Térreo

Fortaleza: dia 18, qui, 16h30 – Local: EDISCA – Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (acesso exclusivo para a comunidade da EDISCA) – Água Fria – Fortaleza-CE

Fortaleza: dia 20, sáb, 17h30 - Local: Projeto Social Cidadão de Futuro – Praia do Futuro – Fortaleza-CE (acesso exclusivo à comunidade do Projeto)

Limoeiro do Norte: dia 25, qui, 19h30 - Local: NIT – Núcleo de Informações Tecnológicas – Rua Cônego Bessa, 2381 – Centro – Fone: 88 3423.4333 – Limoeiro do Norte-CE
Fortaleza: dia 27, sáb, 17h30 - Local: Centro Cultural Patativa do Assaré – Av. B, nº 701 – Conjunto Ceará – Fortaleza-CE - Fone: 85 3259.5757


Zico, uma criança de 11 anos, sai com sua baladeira para caçar passarinhos e é surpreendido pela chegada de Caipora, que pede para ele não mais caçar passarinhos e nem destruir as florestas. Zico se recusa e continua caçando. Caipora resolve tirar a baladeira dele e o enfeitiçar, prendendo-o na floresta, mas Zico diz que só vai voltar para casa quando aprender a lição. Na sua andança para encontrar o caminho de casa, ele se depara com mais Lendas do Folclore Brasileiro. Nessa divertida aventura, Zico percebe que, assim como as lendas, ele também pode se tornar protetor da Floresta e dos Animais. Direção: Grupo Garajal. Classificação Indicativa: Livre. 40min.


O Planeta que Era Azul (Sousa-PB)

Grupo Teatro Oficina

Sousa: dia 18, qui, 19h30

Três crianças, três vontades e um só destino: “o Planeta que era azul”. Por que não é mais? O que fazer para restaurar a ordem das coisas? Só viajando com essas crianças para saber. Nesta viagem, a imaginação, o sonho e a fantasia nos conduzirão a um planeta sem cor. Direção: Chico Oliveira. Classificação Indicativa: Livre. 60min.


Sorriso de Palhaço (Maracanaú – CE)

Grupo de Teatro do Projeto Ilhas Maracanaú

Fortaleza: dia 21, dom, 10h30, 15h, 17h

Sorriso de Palhaço é uma divertida história que se passa no Planeta dos Palhaços, que um dia tem sua tranquilidade abalada pela visita indesejada de uma Bruxa atrapalhada que resolve pôr fim aos sorrisos dos palhaços, pois é alérgica a tudo que traga alegria. Assim, entre sustos, trapalhadas e muita diversão, a peça reserva muitas surpresas, revelando no final a certeza de que sorrir sempre valerá à pena! Direção: Aristides Junho. Classificação Indicativa: Livre. 45min.



Faz de Conta (João Pessoa - PB)

Grupo Graxa de Teatro

Sousa: dia 26, sex, 15h30

Cariri: dia 27, sáb, 15h
Fortaleza: dia 28, dom, 10h30, 15h, 17h

Faz de Conta nos narra um trecho na vida de dois atores: Bô (Ingrid Castro) e Neco (Joht Cavalcante), que seguem de praça em praça, de teatro em teatro, de escola em escola, brincando com os mais famosos contos clássicos infantis, transformando-os e desconstruindo-os a mercê de suas vontades. Viajando por fábulas como A Cigarra e a Formiga, Branca de Neve, João e Maria, Alice no País das Maravilhas e Chapeuzinho Vermelho, a peça trata com humor e carisma de questões como amizade e a possibilidade ilimitada que o futuro pode trazer. Direção: Ingrid Castro e Joht Cavalcante. Classificação Indicativa: Livre. 45min.


Os Três Porquinhos (Crato - CE)

Cia. Anjos da Alegria

Cariri: dia 07, dom, 14h

O espetáculo tem o intuito de levar as crianças a reviverem um dos melhores clássicos infantis. A peça traz a história da mamãe Porca que, cansada da desobediência dos porquinhos, decide que eles devem viver sós. Eles partem para construir suas casas do outro lado da floresta, e então conhecerão o lado sombrio e perigoso de sua nova morada: a presença do lobo mau, devorador de porquinhos. Entrando em cena, a heróica mamãe Porca salva seus filhos das garras do terrível lobo mau, dando-lhes uma lição de vida. Direção: Flávio Rocha. Classificação Indicativa: Livre. 50min.


Clown Magic Show (Juazeiro do Norte-CE)

Getúlio Dionísio - Tio “G”

Cariri: dia 27, sáb, 16h

Show de ilusionismo e humor onde o Clown Magic encanta a platéia com sua ingenuidade, técnica e muita graça, misturando trapalhadas e mágicas clássicas com criações próprias. Os recursos utilizados no espetáculo são: o "velho e bom" jogo de palhaço, aliado a habilidades manuais com modelagem de bexigas e mágicas clássicas (água, fogo, pombo, entre outras). O Palhaço Poupancinha mergulha no universo cômico em busca uma criação genuína, para interagir com a platéia num clima de alegria, diversão e arte. Direção: Getúlio Dionísio. Classificação indicativa: livre. 50 min.


MOSTRA DE DANÇA


Cavalos 1200 (Fortaleza-CE)

Andréia Pires, Daniel Pizamiglio e Leonardo Mouramateus

Fortaleza: 06, sáb, 17h e 27, sáb, 10h30 - Térreo

Uma ficção para aqueles que não conseguem ficar parados em um quarto, que adoram beijar com os lábios e são extremamente tristes e incrivelmente felizes. 1.200 pessoas em cena, 24 bailarinos por segundo, duas baixas, animais sacrificados por terem quebrado os membros. Se você quiser saber mais sobre a guerra ou sobre o amor, ligue para 85-8824.5869, ou para 85-8742.2334 ou ainda para 85-8756.5083. Faremos o possível para explicar. Concepção e atuação: Andréia Pires e Daniel Pizamiglio. Classificação indicativa: livre. 40min.


Maya (Campina Grande-PB)

Cia de Dança Terra Brasilis

Sousa: dia 06, sáb, 20h30

Maya é tudo que está sujeito a mudança e que, portanto, tem princípio e fim. É magia, fantasia, uma espécie de transe mental para impulsionar a humanidade a mudanças, levando a uma nova era, a era da mulher, da sensibilidade, profetizada pelos próprios maias, civilização indígena de várias regiões da América Latina. Maya pintor, que retrata um erotismo contagiante, formas sensualistas, a mulher ansiando pela chegada do amante “O eterno amor”. Como também Maya pintura de Goya, a “Maya desnuda” e a “Maya vestida”, figuras de uma mesma mulher, transpassando sua própria intimidade. Direção: Rodrigo Araújo. Classificação Indicativa: 12 anos. 50min.


Caso do Vestido (Campina Grande - PB)

Admilson Maia

Sousa: 07, dom, 19h30

Cariri: 19, sex, 19h30

Fortaleza: dias 20, sáb, 15h e 17h - Térreo

Espetáculo dramático de dança contemporânea que traz à tona questões e sentimentos relacionados ao universo da loucura. O bailarino Admilson Maia interpreta através de sua criação autoral e de sua pesquisa de movimentos, a vida de uma mulher que vai ao extremo da insanidade por perder um grande amor. A obra propõe uma reflexão sobre o amor incondicional e suas vicissitudes. Bailarino coreógrafo e direção: Admilson Maia. Classificação indicativa: livre. 45min.


Raízes Nordestinas (Poço de José de Moura-PB)

Grupo Pisada do Sertão

Pombal: dia 11, qui, 19h30 – Local: Escola Estadual Arruda Câmara.

O espetáculo Raízes Nordestinas é uma montagem do Grupo Pisada do Sertão com o objetivo de promover a divulgação, valorização e expansão das manifestações do folclore e cultura popular do Nordeste. Trata-se de um espetáculo coreográfico composto de danças tradicionais do Nordeste, com a preocupação de apresentar um trabalho profissional bem elaborado, buscando respeitar os princípios de autenticidade das manifestações do folclore e da cultura popular. Direção: Ana Neiry Moura. Classificação Indicativa: Livre. 40min.


Felipe Araújo (Fortaleza-CE)

Cia. Em 2 de Dança

Fortaleza: 13, sáb, 17h

Bailarino remanescente do Centro de Experimentação em Movimento (CEM) e do Curso Técnico em Dança, Felipe Araújo traz experimentações a partir da fusão de duas montagens: “Todas as cebolas da casa”, que trata da solidão, da ausência do que é inseparável e da saudade, inspirado na obra de Clarice Lispector, cuja atmosfera dá movimento ao corpo presente. E “É Carona”, onde dois jovens pedem carona em uma estrada. O que se faz nesse tempo de impossibilidade? Reflexões acerca do partir, da separação, da estrada, da saudade, do resgate... Coreografia, direção e figurino: Felipe Araújo. Classificação indicativa: 12 anos. 40min.


Magno_Pirol (Fortaleza-CE)

Cia. Argumento

Fortaleza: 13, sáb, 19h

O corpo na loucura, um ponto de vista no mínimo curioso. Como se comporta fisicamente um corpo diagnosticado insano? Relendo o bios natural do indivíduo e transformado em bios cênico, o ator, bailarino e coreógrafo Graco Alves transita entre as linguagens da dança e do teatro, para construir uma dialética corporal que procura uma verdade por meio de oposições e conciliações das desconexões físicas e mentais. Direção e coreografia: Graco Alves. Classificação indicativa: 12 anos. 40min.


BR-116 (Juazeiro do Norte-CE)

Alysson Amâncio Companhia de Dança

Cariri: 17, qua, 19h30

Sousa: 20, sáb, 21h

Fortaleza: 25, qui, 14h e 16h – CCBNB Térreo

O espetáculo de dança contemporânea exprime por gestos corporais, mais do que inúmeros fatos, lendas, sonhos e tragédias que aconteceram no percurso da maior rodovia do País. De forma metafórica, nos lança na estrada e em suas aventuras, remetendo a uma viagem interior de enfrentamento de medos, desejos e obstáculos, a fim de alcançarmos o entendimento do eu, do outro e do mundo. Direção, pesquisa musical e coreografia: Alysson Amâncio. Classificação indicativa: livre. 45min.

Essa É Minha Retórica (Recife-PE)

Cia. Vias da Dança

Cariri: dia 19, sex, 17h

Sousa: dia 20, sáb, 18h

Mostra, a partir do jazz, uma coleção de informações trazida pelo corpo ao longo do tempo de formação de um sujeito em dança. A proposta é o "movimento pelo movimento", porém, buscando abordar situações de tempo, precisão e movimento, na tentativa de uma retórica que traduz ritmo, dinamismo, ímpeto e impulsão. Direção: Heloisa Duque. Classificação Indicativa: Livre. 60min.


Quem disse que Lampião Morreu? (Santarém-PB)

Grupo de Xaxado Cangaceiros do Sertão

Nazarezinho: dia 23, ter, 19h30 – Local: Centro de Educação Edilton César Nitão.

O espetáculo resgata hábitos do cotidiano de Lampião, Maria Bonita e seu bando, destacando o comportamento de bravura do homem sertanejo, manifestado através do Xaxado – uma dança criada no Agreste e Sertão pernambucano por Lampião e seus cangaceiros, no início dos anos 1920 em Vila Bela, atual Serra Talhada (PE). Muito praticada por eles, em comemoração às suas vitórias, o Xaxado torna uma dança de guerra e entretenimento. Direção: Clodoaldo José. Classificação Indicação: Livre. 40min.


Respiro (Fortaleza-CE)

Grupo Fuzuê

Fortaleza: 25, qui, 16h – Praça José de Alencar

26, sex, 16h – Praça do Ferreira

Montagem cênica de natureza circense que se utiliza de aparelhos aéreos de movimentação como tecidos, trapézio e rapel, cuja idéia surgiu a partir da cultura da rede de dormir incutida no cotidiano do brasileiro. Questiona os valores culturais do mundo contemporâneo, explorando a rede em todos os seus sentidos, assim como a velocidade das informações disponíveis na atualidade e seus avanços e prejuízos à vida humana. Direção: Edmar Cândido e Emanuel Breno. Classificação indicativa: livre. 60min.


Umbandangandãs (Fortaleza – CE)

Paulo José

Cariri: dia 25, qui, 19h30

Sousa: dia 24, qua, 19h30

A partir do texto “Depois do fim”, de Ricardo Guilherme, refletem-se os desdobramentos de uma relação amorosa. Sob o signo da Lebara Maria Padilha, aqui o sentimento é abordado na rua, decidido numa configuração urbana, numa relação direta de teatro e dança, onde o dançarino e ator Paulo José lida com o corpo de uma maneira contemporânea, o corpo manifesto. Manifesto que se faz através do cuidado da partilha, unindo ator e público, que se permitem uma troca de afetos. Direção, interpretação e coreografia: Paulo José. Classificação Indicativa: 12 anos. 60min.










MOSTRA CEARÁ


Ikebana (Fortaleza-CE)

Grupo IFCE

Fortaleza: 18, qui, 15h e 18h30

IKEBANA traz à tona o homem contornado pela beleza numa situação trágica, levando-o a refletir sobre a possibilidade das diferenças conviverem harmoniosamente no mesmo território. A luz no caos e a morte implícita no amor. Uma montagem de conclusão de curso foi de onde resultou o espetáculo, uma multiplicidade de expressões numa abordagem inovadora explorando as linguagens do ritual e do jogo teatral. Inspirado nos textos “El Primo Miraculo” e “Una Donna Sola”, de Dario Fo, “Quem não Ama não Mata”, de Cláudio Simões, e “4,48 Psicose”, de Sara Kane. Direção: Danilo Pinho. Classificação indicativa: 12 anos. 50min.


Capitu Conta Capitu (Fortaleza-CE)

Núcleo de Expressões Humanas

Fortaleza: dia 20, sáb, 16h e 18h30

Em Capitu conta Capitu, a jornalista Adisia Sá oferece a versão da personagem que atravessou o século XX, na primeira pessoa, responsável e capaz de defender-se das acusações que a fizeram culpada por décadas. O espetáculo reúne três grandes ingredientes: Machado de Assis, Adísia Sá, que merece ser reverenciada, e a comemoração dos 25 anos de Ana Cristina Viana na ribalta. Direção: Ana Marlene. Classificação Indicativa: 14 anos. 45min.


Majestic Bar (Fortaleza – CE)

7ª Turma de Artes Cênicas do CEFET - CE

Cariri: dia 20, sáb, 19h30

Apropriando-se do bar como ambiente de delírio e subjetividade, onde só os loucos, fracos e ousados enfrentam e pagam seus preços em nome de suas vidas, o Grupo Majestic embebeda-se com o vigor da arte teatral e com a metamorfose dos frequentadores desse lugar, em um espetáculo que remete à embriaguês dionisíaca, onde o líquido embriagante é a poesia. Direção e Adaptação: Sidney Souto. 60 min. Classificação indicativa: 12 anos


“As Três Irmãs”, de Anton Tchékhov

Grupo de Estudos e Trabalhos em Stanislavsky

Fortaleza: dia 12, sex, 12h e 15h

“As Três Irmãs” é um drama em quatro atos protagonizado por Irina, Macha e Olga. As três mulheres e o seu irmão Andrei tentam sobreviver à monotonia do cotidiano numa cidade do interior da Rússia. Os quatro alimentam o sonho de voltar a Moscou, onde viveram suas infâncias felizes. No entanto Andrei casa com Natacha, uma moça da província, que se apodera da casa onde moram; Macha, casada com Kulíguin, apaixona-se por Verchínin que, por sua vez, é casado; dois oficiais, o barão Tusenbach e Solióni, rivalizam pelo amor da jovem Irina; Olga, a mais velha, mesmo a contragosto torna-se diretora do Liceu. Para Tchékhov, a vida precisa de um sentido, como diz Macha no seu famoso monólogo: “Viver sem saber por que voam as cegonhas, por que nascem as crianças, por que há estrelas no céu... Não! Ou sabemos por que se vive, ou tudo não passará de ninharias atiradas ao léu...”. 120min. Classificação indicativa: Livre.


MOSTRA PARAÍBA


Esparrela (João Pessoa-PB)

Grupo de Teatro Bigorna

Sousa: dia 17, qua, 20h

Esparrela conta a relação do urubu Arquimedes e seu adestrador Manuel, que para entrar na cidade da qual foi expulso, resolve ensinar a ave a dançar para impressionar as pessoas daquela cidade. Desta relação surge uma amizade que se encerra com a morte de Manuel e o ressurgimento de Arquimedes, que descobre que não precisa de Manuel para existir. Em síntese, o espetáculo traz a relação do homem consigo mesmo. A encenação tem como proposta a simplicidade, onde um ator conta para a platéia esta relação de forma muito íntima e visceral, fazendo lembrar os fabuladores e contadores de histórias tão presentes na tradição oral. Direção: Fernando Teixeira. Classificação Indicativa: Livre. 50min.


MOSTRA CARIRI

Coquetel (Crato-CE)

Cia Wancilu’s Gat Produções

Cariri: Dia 10, qua, 19h30

Trata-se do depoimento de um poeta às margens da morte, que narra alguns dos episódios de sua vida, tentando rebuscar em sua memória qual das inúmeras experiências de vida o contaminou. É aidético. A convite dos médicos da clínica na qual está hospitalizado, resolvem juntos fazer da vida de Victor Valença um exemplo a todos aqueles que possam perceber em sua história a razão precisa para se ter cuidado e tomar conhecimento da gravidade do assunto – alvo de profissionais que tentam a cada ação conscientizar a população e desmistificar os preconceitos oriundos desde o descobrimento da doença. Autor, ator e direção geral: Wanderley Tavares. Classificação indicativa: 14 anos. 60 min.


O Pecado de Clara Menina (Crato-CE)

Sociedade Cariri das Artes

Cariri: dia 11, qui, 19h30

A inocente princesa Clara, do distante Reino de Mont’Alverne, foi flagrada em namoro esculhambado com Dom Carlos. Seu pecado desencadeia uma onda de sedução, amor, traição, adultério, crueldade, ambição, prepotência e luxúria, envolvendo a família real, a nobreza e o clero. Texto e direção geral: Cacá Araújo. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.


A Comédia da Maldição (Crato-CE)

Sociedade Cariri das Artes

Cariri: dia 12, sex, 19h30

Num pequeno povoado do interior nordestino, a linda jovem Ana Expedita, louca de paixão pelo Vigário Felizberto, vale-se de uma infalível simpatia para conquistar o coração do amado: serve-lhe café coado no fundo da calcinha. Com ele amancebada, é condenada à terrível maldição de virar Mula-sem-cabeça. Sabendo da desgraça da filha, a rica viúva Fantina encarrega os homens da cidade da tarefa de descobrir como desfazer o encantamento e ganhar muita riqueza. É aí que Tandô, antigo namorado da viúva, se transforma em herói! Texto e direção geral: Cacá Araújo. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.


O Hóspede (Juazeiro do Norte-CE)

Cia. Mandacaru

Cariri: dia 16, ter, 19h30

Uma família desestruturada a partir da chegada de um hóspede, “O Garanhão”, em sua casa, em suas vidas e “em suas camas”, trazendo à tona desejos e sentimentos outrora guardados e hoje revelados. Albânia, a matriarca, é o sinônimo de preconceito, arrogância e hipocrisia: “uma recalcada, isso sim!”. Tentando comandar a vida de todos e não vendo seu autoritarismo surtir efeito, entra em total desajuste emocional: “uma surtada!”. É aí que se dá o desenrolar da trama. Amores não correspondidos, desejos aflorados, morte, descoberta, libertação... Tudo isso está reunido em “O Hóspede”. Direção: Joylson John Kandahar. Classificação indicativa: 12 anos. 55min.


MOSTRA ALTO SERTÃO

Oh! Terrinha Boa! (Cajazeiras-PB)

Cia. Arco-íris de Teatro

Sousa: dia 12, sex, 20h

Uma comédia que retrata a saga de uma família de nordestinos que, diante das dificuldades, é forçada a deixar sua terra de origem e partir rumo a cidade de São Paulo na busca desesperada por melhores condições de vida. Em meio à selva de pedras da grande cidade, se deparam-se com uma realidade totalmente diferente da que imaginavam encontrar. Direção: Jucinério Félix. Classificação Indicativa: Livre. 70min.


A Eleição (Sousa-PB)

Cajazeiras: dia 16, ter, 19h30 – Local Teatro ICA

Uma comédia onde a compra de votos e o abuso de poder estão presentes no resultado de uma eleição. Mostra a taramela dos políticos e do povo. Afinal quem é o culpado pela corrupção eleitoral? O povo ou os políticos? Direção: Luiz Cacau. Classificação indicativa: 14 anos. 60min.


MOSTRA PRIMEIRO ATO


O Jogo das Velhas (Iguatu-CE)

Associação ORTAET de Teatro

Cariri: dia 07, 19h30

O espetáculo é uma comedia de costumes onde três irmãs idosas são as personagens centrais dessa trama. Lurdes, Lucrécia e Lindalva se veem enganadas por uma figura de mau caráter, chamada Claudemir. A peça é recheada de amor, ódio, paixão e intrigas. Amor, sexo, traição, honestidade, ambição, companheirismo e, acima de tudo, vontade de viver e estar vivo em toda a sua plenitude é o que traz “O jogo das velhas”. Direção: José Filho. Classificação Indicativa: 12 anos. 60min.


Jogueiros – Guerreiros Novos (Fortaleza - CE)

Grupo Escuta de Teatro & Música

Fortaleza: dia 10, qua, 12h e 16h

O espetáculo conta a história do bairro Pici, relacionada com as histórias de vida. No palco, atores e bonecos, numa concepção que passeia pelas formas mambembes e pela graciosidade dos elementos da cultura popular, o espetáculo vai tecendo, de forma cênica e poética, alguns momentos dessa história, a partir do olhar da juventude desse bairro. Um projeto de arte-educação desenvolvido pela ONG Espaço Cultural Frei Tito de Alencar – ESCUTA. Direção: Graça Freitas. Classificação indicativa: 14 anos. 60min.


Retalho Rebotalho (Fortaleza - CE)

Cia. Arrumação

Fortaleza: dia 11, qui, 12h e 16h

O espetáculo mostra a vida de Afonso, carente de afeto, com a perda da mãe e o estreito laço de comunicabilidade com o pai. Fez isolar-se do mundo real, criando seu mundo a partir de pequenos fragmentos. O drama se acentua quando Afonso vê-se há dias velando sozinho o corpo do pai e quando descobre que ele o deixou aos cuidados de sua madrasta e irmã. Surpreendido com novas emoções, o que seria um voo de libertação torna-se palco de conflitos que culmina de forma trágica e comovente. Direção: Jorge Ramos. Classificação indicativa: 12 anos. 45min.





Rosa Maria (Fortaleza-CE)

Coral de Todos os Cantos – UFC

Fortaleza: dia 16, ter, 12h e 18h30

Os habitantes de Quinta do Camarandá contam a vida de uma mulher guerreira, que passa por vários obstáculos durante a vida. Rosa Maria é eleita santa pelo povo. Possuindo uma função educadora, a opereta Rosa Maria possibilita a formação humana, através da teatralização e da musicalização. Inspira-se na literatura de cordel quanto à sua estrutura de organização dos diálogos, mas também bebe de seu conteúdo crítico implícito nas histórias quase cantadas desse gênero literário. Direção cênica: Soares Júnior. Direção musical: Simone Sousa. Classificação Indicativa: 16 anos. 60min.


O Casamento de Dona Baratinha (Vieirópolis-PB)

Cia Didi e Lulu Produções Artísticas e Culturais

Poço de José de Moura: dia 17, qua, 19h30 – Local: Auditório do CRAS. Poço de José de Moura-PB.

Duas amigas: Aninha e Maria se encontram e resolvem brincar. Amarelinha, brincadeira de roda e contação de histórias é o que elas mais gostam. Nessa viagem, resolveram contar o "Casamento de dona Baratinha com dom Ratão". Dona Baratinha, rica e elegante, procura marido. Dom Ratão, esperto e guloso, vê que chegou a hora de mudar de vida. Vamos ver o que vai acontecer? Direção: Edileuza Santos e Luiz Cacau. Classificação Indicativa: Livre. 60min.


Ser Corno ou Não Ser? (Nazarezinho-PB)

Grupo TAN

Catolé do Rocha: dia, 24, qua, 19h30 – Local: Centro Cultural Geraldo Vandré - Rua Fundador Rocha - Centro

Conta a história do cidadão Cornelho, que após um dia cansativo de trabalho surpreende a sua esposa com outro ao chegar em casa. Em uma atitude desesperada, vai à procura do Ricardão. No meio do caminho, encontra o ignorante guarda Roberval, que o aconselha a dar o troco. Direção: Grupo TAN. Classificação indicativa: livre. 50min.


+ Vezes Comédia (Fortaleza-CE)

Grupo Arte de Viver

Fortaleza: dia 30, ter, 12h e 18h30

O + VEZES COMÉDIA é a culminância da trilogia de espetáculos de humor na estética de Bertolt Brecht, iniciada pelo grupo em 2008 com os espetáculos “Repertório-Duetos” e “4 vezes Comédia”. Esta montagem é composta por grandes duetos de comédia. A cada apresentação, a plateia decide o final da peça e dos personagens, podendo ainda juntar todas as histórias apresentadas em uma só. São ao todo seis peças, sete atores e 27 possibilidades de finais, completamente diferentes. Direção: Hemetério Segundo. Classificação indicativa: 12 anos. 75min.

MOSTRA DE ESQUETES


Sou Fria Sofria Sofia (Fortaleza-CE)

Cia. Fulô de Talvim

Fortaleza: 06, sáb, 15h30

Livre inspiração em “Os Desastres de Sofia”, de Clarice Lispector, SOU FRIA SOFRIA SOFIA é levada ao palco, deixando o tom de literatura do texto para enquadrar-se num mundo de ações que o teatro instiga. Um ambiente de reminiscências da personagem, Sofia é cercada de antagonismos. No entanto, isso é uma armadura para disfarçar a sua maior desilusão, a perda do grande amor. Uma narrativa que nos conduz a um só sentimento: a inquietude de querer e não ter. Direção: Ciel Carvalho. Classificação indicativa: Livre. 16min.


[Sem] Meio Termo (Fortaleza-CE)

Grupo Cambada

Fortaleza: 06, sáb, 15h30

[SEM] MEIO TERMO traz para cena dois casais, intérpretes de um mesmo texto, porém com rumos completamente distintos. Falas iguais ganham sentidos diferentes pelo uso de subtextos antagônicos. O contraste entre os casais vão além da oposição dos desfechos entre suas histórias. Enquanto o primeiro tem uma interpretação naturalista, de poucos movimentos e com o foco principal no ato de “dizer”, o segundo transforma o corpo em um elemento que habita o extra-cotidiano. Direção: Andrei Bessa e Raquel Mendes. Duração: 17 min. Classificação indicativa: 12 anos.


MUNDO CÃO – Tentativa de Canicídio (Fortaleza-CE)

Projeto Cada Falso

Fortaleza: 06, sáb, 15h30

O espetáculo busca enfatizar o desespero da personagem na tentativa – quase sempre falha – de se comunicar. Ao escolher um cachorro como cobaia, ele acaba por adentrar num labirinto de dúvidas e incertezas que o levam a se identificar com o mundo canino e a questionar sua própria humanidade. A tentativa de comunicação entre um homem e um cachorro. A falha, o ruído, o desnível. Atração e repulsa. Nossa personagem antropo-canina ladra, ladra, mas não morde. Direção: Washington Hemmes. Classificação indicativa: Livre. 30min.


Amor Feinho (Juazeiro do Norte-CE)

Comunidade Oitão de Arte e Cultura

Cariri: dia 10, qua, 17h


Típico romance, "Amor Feinho" é o enlace entre dois personagens e três poemas. O esquete traz à tona as relações infantis do primeiro amor, a descoberta do outro e o quanto é prazeroso ser bobo e apaixonado. É uma proposta de levar à cena as primeiras impressões do amor, fase da ingenuidade em que a vida é leve e por sua vez mais poética. Dessa forma, os atores trazem ao palco as descobertas, as ilusões, emoções e desilusões. A cena é construída em uma progressão da relação das personagens, correndo entre eles uma troca de afetos. Direção: Mauro César. Classificação: Livre. 20min.

O Arquivo (Fortaleza – CE)

Fernando Piancó

Fortaleza: dia 27, sáb, 13h30

O texto de Victor Giudice não quer simplesmente remeter a objetos distantes, mas inscrevê-los, vivos no sentido do leitor/espectador. As palavras aqui têm a generosidade e o desespero de se darem a ver, a sentir. A degradação humana, exploração do homem pelo homem, a perplexidade do ser humano, carregada de ironia e humor sarcástico. Tudo aqui e agora, em perfeita sintonia com a visualidade do nosso tempo. Adaptação, concepção cênica, direção e atuação: Fernando Piancó. Classificação Indicativa: Livre. 13min.


A Ficção (Fortaleza - CE)

Cia Teatro Com Vida

Fortaleza: 27, sáb, 13h30

Trata, de uma forma bem humorada, da relação autor/personagem, numa linguagem inteligente onde o trágico dá lugar ao cômico, a realidade se confronta com a ficção, levando o público a uma ligeira dúvida daquilo que está sendo exposto, de forma a confundir-se quando os atores estão sendo os autores ou quando estão sendo personagens. Assim desenvolvem-se os mais divertidos diálogos propostos à platéia, causando sensações diferentes e divertidas nas situações vividas pelos personagens. Direção: Ronaldo Costa. Classificação Indicativa: Livre. 20min.


Os Sobreviventes (Fortaleza - CE)

Mikaelly Alves

Fortaleza: 27, sáb, 13h30

Os Sobreviventes é um reflexo das perturbações e angústias da juventude revolucionária, inconformada e transgressora da década de 1970. Caio Fernando Abreu mostra indivíduos solitários, sobreviventes de suas sensações, inseguranças, fobias, instabilidades, bem como de suas frustrações ideológicas. Um monólogo com uma linguagem descontraída e informal que revelará a desolação, a desesperança e o desgaste de uma mulher, causados pela falência do seu ideal e pela partida inesperada de um homem. Direção: Silvero Pereira. Classificação indicativa: 14 anos. 20min.







Que é Isso, Maria? (Fortaleza – CE)

Grupo Ikebana IFCE

Fortaleza: 27, sáb, 13h30

Maria é uma dona de casa carente e solitária com uma personalidade dividida por uma intensa conformação e revolta. Porém, sua solidão parece ter fim quando ela percebe a chegada de uma nova vizinha. Ela percebe que não aguenta mais a vida que tem. Direção: Danilo Pinho. Classificação indicativa: 12 anos. 18min.


MOSTRA DE CONTOS


Mentira Não, Foi Inventado! (Votorantim – SP)

José Bocca

Fortaleza: dia 10, qua, 19h

O que é verdade, o que é mentira, ou o que é fantasia, nos contos e narrativas? O paulista Zé Bocca traz histórias, em que a fantasia e a mentira se fundem, criando um universo imaginário e ao mesmo tempo possível e real. Nessa contação, ele trará causos e estórias do domínio popular como “Indiozinho Mentiroso”, “Histórias do Meu Avô” e “Jimmy, o Lenhador”. Adaptação, concepção cênica, direção e atuação: José Bocca. Classificação Indicativa: Livre. 50min.


A Via Crucis do Corpo (Fortaleza – CE)

Alcântara Costa e Maria Vitória

Fortaleza: dia 11, qui, 19h

Publicados pela primeira vez em 1974, os treze contos que compõem a obra de Clarice Lispector, são precedidos por uma explicação da autora. Os contos da obra incluídos nessa contação são quatro: “Ele me bebeu”, “Praça Mauá”, “Miss Algrave”, e “Mas vai chover”. O conjunto de contos nada tem de imoral; ao contrário, compõe uma atitude libertária diante da opressão em que os desejos femininos viviam. Direção: Murillo Ramos. Faixa etária: 16 anos. Duração: 40 min.

O Ovo, o Ponto e os Sapatinhos (Fortaleza – CE)

Silvero Pereira

Fortaleza: dia 13, sáb, 19h e 27, sáb, 12h

O Ator Silvero Pereira encena três contos do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu: “O ovo”, “Além do ponto” e “Os sapatinhos vermelhos”. Esse trabalho faz parte de seu processo criativo para a construção de seu novo Solo que tem como dramaturgia a transcrição literária deste autor contemporâneo brasileiro. Adaptação, concepção cênica, direção e atuação: Silvero Pereira. Classificação Indicativa: 12 anos. 40min.


CRIANÇA E ARTE



Oficina de arte


Artelhaços (Sousa-PB)
Professoras: Gildenária Soares e Aparecida Moura

Cariri: dias 06, 13, 20 e 27,16h30

Você conhece um personagem que erra, faz besteiras, se confunde o tempo todo e mesmo assim nos faz rir à beça? Sim!?... Nós também o conhecemos: O respeitável PALHAÇO! Nesta oficina, divertida e criativa, você também se tornará um(a) lindo(a) palhaçinho(a)! 90 min.


Dança e Teatro Criativo (Fortaleza – CE)

Professora: Jacqueline Peixoto

Fortaleza: dias 07, 14, 21 e 28, dom, 11h30

A oficina tem como intuito possibilitar à criança, através de exercícios práticos e dinâmicos, o desenvolvimento de sua potência criativa, promovendo atividades que agucem sua sensibilidade, imaginação, integração, observação e espontaneidade cognitiva/corporal. Para tanto, serão realizados jogos corporais e teatrais que auxiliem nesse processo. Número de vagas: 20. 90min.


Brincando com o Teatro (Sousa-PB)

Edileuza Santos e Luiz Cacau

Sousa: dias 26, sex, 16h30 e 27, sáb, 14h30

Preparar crianças e adolescentes para a formação artística ou crítica, como platéia consciente da apreciação da arte teatral, promovendo de forma prática a formação do indivíduo. Inscrições a partir do dia 10 na recepção do CCBNB-Sousa. N° de vagas: 30. Classificação Indicativa: 10 a 14 anos.


Sessão Curumim


Castelo Rá-tim-bum

Sousa: dia 06, sab, 14h30

Numa megametrópole, o aprendiz de feiticeiro Nino vive uma surpreendente aventura para salvar o castelo e seus tios Victor e Morgana da maldição da bruxa Losângela. Direção: Cao Hamburger. Classificação Indicativa: Livre. 105min.




Construindo Histórias

Construindo Textos Teatrais (Fortaleza – CE)

Paula Yemanjá e Edvaldo Batista

Fortaleza: dias 07, 14, 21 e 28, dom, 14h

Dois atores estão prestes a entrar em cena para se apresentarem em um grande teatro, só que não sabem que história vão representar. Para isso pedem a ajuda das crianças para criarem histórias que possam ser representadas: as histórias precisam ter personagens, falas e cenários. 50min.


Construindo Histórias através de Jogos Educativos (Fortaleza – CE)

Nádia Aguiar

Sousa: dias 27, sáb e 28, dom, 16h

Trabalhará quatros histórias, em que as crianças irão formar os títulos, a sequência das gravuras e do texto escrito. Trabalho em equipe onde todos irão modificar o final da história e levarão as histórias para casa. 60min.


Contação de Histórias

Histórias com Poesias, Músicas & Cia (Sousa-PB)

Maria Desterro

Sousa: dias 07, dom, 13, sáb, e 20, sáb, às 17h

As histórias em forma de poesias, do livro A Arca de Noé, serão recitadas e cantadas num clima de descontração, alegria e encantamento. Erão apresentados 32 poemas infantis, envolvendo animais que fascinam as crianças, interagindo com músicas de Vinícius de Moraes e outros intérpretes da música popular brasileira. 60min.


As Novas Leis do Reino de Foncê

Grupo Parque de Teatro

Fortaleza: dias 07, 14, 21 e 28, aos domingos, 16h


Dois atrapalhados contadores de história chegam atrasados para uma apresentação. Um chega primeiro e o outro demora mais ainda a chegar. Depois de muito procurar um pelo outro, finalmente se encontram. Os dois conseguem iniciar o espetáculo onde contarão a história do princípe Dauzinho, um garoto muito levado que resolveu, durante as férias do rei e da rainha, criar leis para deixar todo mundo igual e com isso gerar uma enorme confusão. 50min.







Trenzinho da História – PASSEIO ESPECIAL MÊS DO TEATRO

Facilitador: Gerson Linhares

Fortaleza: dias 07, 14, 21 e 28, aos domingos, 15h30

Nº de vagas: 60



As crianças e acompanhantes (*) passearão por ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade, em um veículo tipo trenzinho, com uma parada no Theatro José de Alencar, para aprender mais sobre esse teatro e sua importância para a cidade de Fortaleza. 60min.

(*) As crianças deverão ser acompanhadas por um adulto. Será permitido somente um acompanhante por criança.


Passeio Cultural

Os Caminhos do Teatro (Sousa-PB)

Facilitador: Luiz Cacau

Sousa: dia 07, dom, 16h

Uma viagem aos pontos relevantes onde se consolidou a história do Teatro de Sousa. Locais de ensaios, residências onde aconteciam apresentações, locais onde se instalavam os nômades sousenses na busca de um espaço definitivo. A residência de Eládio Melo, O Circulo Operário, CSU, CFTPS, Colégio 10 de Julho, Auxiliadora, André Gadelha, Cine Teatro Gadelha entre outros. Um encontro de gerações dessa História, como Chico Cardoso, Marconi e Lucia Queiroga, professor Júlio César, Sebastião e Wellington Zuza, Rubismar Farias. A chegada ao CCBNB, espaço definitivo como marco maior e de relevância para o desenvolvimento do teatro. 180min.

Vamos ao Teatro (Juazeiro do Norte-CE)

Facilitador: Jean Nogueira

Cariri: dia 28, dom, 16h

Teatro Municipal Marquise Branca. Construído por iniciativa da Beata Mocinha (governanta do Padre Cícero) e do empresário José Almino (Pai de Violeta Arrais), o Matadouro Público Municipal na época representava uma valorização industrial e econômica, além de avanços no setor sanitarista municipal. Em represália à sua construção e temendo aumento de impostos, os magarefes da cidade incendiaram o prédio antes de sua edificação. Mesmo assim, ele foi reerguido por perseverança da visionária Beata. Hoje, transformado no Teatro Municipal Marquise Branca é um dos últimos prédios remanescentes do patrimônio histórico e arquitetônico de Juazeiro do Norte.120min.








CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

Teatro: Formas de se Contar Histórias (Curitiba-PR)

Professor: Murilo Cesca

Cariri: dias 16, ter, 17, qua, 18, qui, e 19, sex, 15h

Esse curso tem por objetivo a investigação cênica de um corpo representativo e parte da ideia de que todas as histórias já existem. O que as diferem está na forma em que são contadas. Dentro deste pensamento, busca-se a construção de uma dramaturgia própria capaz de produzir signos, imagens, sons, ritmos e dinâmica que comuniquem aos espectadores. 180min.


Ida ao Teatro: Outro Olhar para Cena (Natal-RN)

Marinalva Nicácio de Moura

Sousa: dias 23, ter, 24, qua, 25, qui, 26, sex, 18h

O curso tenta criar condições para que o espectador possa assistir a eventos cênicos e oferece ferramentas para que ele interprete os espetáculos de forma consciente e crítica. Constrói pedagogicamente o olhar do espectador para a cena, por meio de provocações dialógicas, oferecendo as regras do jogo. 180min.
IMAGEM EM MOVIMENTO



Mostra: Cinema com Shakespeare

Hamlet

Fortaleza: dias 03, qua, 12h, 04, qui, 15h e 05, sex, 17h30

Cariri: dia 02, ter, 18h35

Sousa: dia 02, ter, 18h40

(EUA, 1990). Diretor: Franco Zeffirelli. Com Mel Gibson, Glenn Close, Alan Bates, Ian Holm e Helena Bonham Carter. Dinamarca. O príncipe Hamlet retorna das guerras e fica sabendo que seu pai morrera. Para sua decepção, sua mãe, Gertrude, tinha se casado com seu tio, Claudius, que agora era o rei. Numa noite, o fantasma de seu pai aparece e revela que os dois o tinham assassinado. Hamlet passa, então, a ser atormentado pelo desejo de vingar a morte de seu genitor. Ganhador do David De Donatello, o Oscar da Itália, de melhor filme estrangeiro. 130 min. Cor. Drama. Legendado. Livre.








Shakespeare Apaixonado

Fortaleza: dias 03, qua, 15h, 04, qui, 17h30 e 05, sex, 12h

Cariri: dias 03 e 31, qua, 18h35

Sousa: dia 05, sex, 19h

(EUA, 1998). Diretor: John Madden. Com Joseph Fiennes, Gwyneth Paltrow, Geoffrey Rush, Judi Dench, Ben Affleck, Tom Wilkinson e Steve O’Donnell. Inglaterra, final do século XVI. O dramaturgo William Shakespeare, sofrendo de bloqueio criativo, não consegue concluir a peça que está escrevendo, uma história de amor com final trágico. Ao conhecer Viola De Lesseps, uma jovem que deseja atuar no palco, apaixona-se. E passa a investir em conquistá-la. E suas investidas se transformam em inspiração para concluir a sua obra. Oscar de melhor filme, roteiro, atriz (Gwyneth Paltrow) e Urso de Prata no Festival de Berlim, Alemanha. 124 minutos. Comédia romântica. Cor. Legendado. Livre.

Romeu e Julieta

Fortaleza: dias 03, qua, 17h30, 04, qui, 12h e 05, sex, 15h

Cariri: dia 04, qui, 18h35

Sousa: dia 31, qua, 19h

(EUA, 1968). Diretor: Franco Zeffirelli. Elenco: Leonard Whitting, Olivia Hussey, John McEnery, Michael York e Milo O’Shea. Verona, Itália. Duas famílias, os Montéquio e os Capuletto, mantêm um ódio secular. Romeu Montéquio, numa festa, conhece Julieta Capuletto. Apaixonam-se. O amor é alimentado às escondidas. Mas eles sabem que ele jamais será aceito por suas respectivas famílias. Uma das mais populares adaptações feitas para o cinema de uma das maiores obras do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616). Oscar de melhor fotografia e figurino e Globo de Ouro de melhor filme. 113 minutos. Drama. Cor. Legendado. Livre.
IMAGEM EM MOVIMENTO


Por Trás do Pano

Sousa: dia 10, qua, 18h40

Na São Paulo de hoje, cinco pessoas muito especiais vivem suas histórias por trás do pano. Helena, uma jovem atriz em ascensão, com muito talento e insegurança, é convidada para viver o grande desafio de sua carreira. Ela é casada com Marcos, um artista plástico que brinca o tempo todo com os medos e os jogos de ciúme de sua mulher. A partir do momento em que Helena começa a se relacionar com Sérgio, um diretor e ator famoso, casado com Laís, um arquiteta bonita e ciumenta, as vidas dos dois casais se misturam e eles passam a viver momentos de dúvidas, de humor e descobertas. Direção: Luiz Villaça. Classificação Indicativa: Livre. 90min







CURTA NO CALÇADÃO

Crias da Piollin

Sousa: dia 18, qui, 18h30

No final dos anos 1970, um grupo de jovens ocupa um convento abandonado e funda um espaço (a Escola Piollin) para produzir e pesquisar teatro e termina por envolver a comunidade local num trabalho permanente de arte-educação. Dessa ação, surge um dos grupos mais importantes do País, que projetou seus integrantes no teatro e no cinema nacional. “Crias da Piollin”, documentário de Bertrand Lira, narra a carreira do grupo Piollin, alternando sua trajetória de sucesso com as atividades da escola junto a crianças e adolescentes em situação de risco. Direção: Bertrand Lira. Documentário. Classificação indicativa: livre. 22min.


MUSEU VIVO


Hugo Bianchi e a Dança no Ceará (Fortaleza – CE)

Convidado: Hugo Bianchi

Fortaleza: dia 12, sex, 17h

Hugo Bianchi (Fortaleza, 1926) – nascido Hugo Alves Mesquita – é um bailarino, professor e coreógrafo brasileiro. Começou a carreira de bailarino aos 17 anos. Aluno assíduo, tornou-se destaque nas grandes apresentações do palco principal do Theatro José de Alencar. Também prestou grandes contribuições ao teatro cearense. Formou-se bailarino pelo Serviço Nacional de Teatro do Rio de Janeiro. Aperfeiçoou sua técnica com Eros Volúsia, Dina Nova, Maria Olenewa, Vaslav Veltchek, Tatiana Leskova e David Dupré. Com técnica e grande interpretação, logo foi estudar balé no Rio de Janeiro, onde morou vários anos e onde logo passou a ensinar. Foi aclamado, pela crítica e pelos especialistas, o melhor bailarino brasileiro de todos os tempos. Eternizou-se pelas interpretações brilhantes do balé Dom Quixote.
Em Fortaleza, foi professor e formou diversas gerações de bailarinas do estado. Em 1966, fundou o Ballet Hugo Bianchi, o qual dirige até hoje, vinculado à secretaria da Cultura de Fortaleza, desenvolvendo o Ballet Municipal de Fortaleza. Com esse projeto, proporciona bolsas de estudo para que as alunas possam estudar a dança com mais desenvoltura. 90min.



NOMES DO NORDESTE


Ricardo Guilherme (Fortaleza – CE)

Fortaleza: dia 23, ter, 19h

Ator, dramaturgo e diretor teatral, com uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, está completando quatro décadas de atividade este ano, numa trajetória nacional e internacional. Formulador da teoria e do método do Teatro Radical Brasileiro (1988), objeto de pesquisa de alguns trabalhos acadêmicos. Professor, vice-coordenador e um dos criadores do Curso Superior de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará, com experiência em diversas universidades da Europa, África, América Central e América do Norte. Representante do Brasil em inúmeros festivais mundiais de teatro e congressos internacionais de encenação e dramaturgia. Especialista em Comunicação Social, reconhecido como Notório Saber em curso de pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB). Historiador, com livros sobre a história do Teatro, premiado pelo Ministério da Cultura, por seu trabalho de pesquisador. Jornalista colaborador, contista, cronista e poeta. Fundador do Grupo Pesquisa (1978) e um dos fundadores da Televisão Educativa do Ceará (hoje TVC) e da Rádio Universitária FM. Roteirista de cinema e TV. Ele será a convidado desta edição do programa Nomes do Nordeste, entrevistado pelo ator e diretor teatral Fernando Piancó. 120min.


OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA


A Manipulação de Títeres Bunrakus Japoneses (Rio de Janeiro–RJ)

Professor: Ricardo Schöpke

Fortaleza: dias 09, ter e 10, qua, de 13h às 18h e dia 11, qui, de 13h às 19h

A oficina apresenta um painel teórico e didático sobre a milenar técnica japonesa de títeres Bunrakus, e as suas formas de atuação e releituras no cenário teatral brasileiro. O objetivo é abordar de maneira prática todo o processo de construção de uma personagem títere e todo o universo a ser explorado na técnica bunraku, onde três atores manipuladores são necessários para dar vida a um títere. Um fica encarregado pela cabeça e braço esquerdo, o outro pela cintura e mão direita, e o terceiro pelas pernas e pés. Um minucioso trabalho de equipe, que requer muita harmonia, grande concentração, rigor técnico e precisão cirúrgica. Serão utilizados os títeres construídos especialmente para o espetáculo AH, CAMBAXIRRA SE EU PUDESSE, pelo renomado diretor e manipulador Miguel Velhinho, do Grupo Sobrevento e da Cia. Pequod. Carga horária: 16 horas-aula.



Multipossibilidades de um Corpo Contemporâneo (Juazeiro do Norte-CE)

Professor: Alysson Amâncio

Cariri: dias 10, qua, 11, qui, 12, sex e13, sab, 15h

Esta oficina visa partilhar a linguagem e o processo de pesquisa utilizado pelo professor e coreógrafo Alysson Amâncio em sua companhia de dança. Propõe exercícios, jogos e improvisações, cujo enfoque principal é a busca de um corpo multiuso, que se constrói a partir da relação com o espaço, com os outros e com os esforços. Carga horária: 16 horas-aula.







Princípios Básicos para o Ator (João Pessoa-PB)

Duílio Cunha
Sousa: dias 17, qua; 18, qui; 19, sex; 20, sáb, às 17h


A proposta é vivenciar os princípios básicos no treinamento do ator, através da realização de exercícios envolvendo o corpo e a voz, como suporte para construção de ações e situações cênicas que estabeleçam aproximações entre o atuante e os diversos elementos da linguagem teatral. Inscrições a partir do dia 09 na recepção do CCBNB-Sousa. N° de vagas: 30. Carga horária: 16 horas-aula. Classificação Indicativa: 14 anos.

Introdução à Mímica - O Gesto e o Silêncio na Comunicação do Ator (Fortaleza – CE)

Professor: Tomaz de Aquino

Fortaleza: dias 23, ter, 24, qua, 25, qui e 26, sex, de 14h às 18h

Traçar um panorama histórico-prático da mímica, a fim de proporcionar ao participante uma reflexão sobre o gesto e o silêncio na formação do ator, gerando uma consciência corporal e proporcionando uma comunicação através do corpo. Carga horária: 16 horas-aula.

Palavra e Sonoridade do Texto (Crato-CE)

Márcio Rodrigues

Sousa: dias 23, ter, 24, qua, 25, qui, 26, sex, às 17h – Local: Casa da Família. Rua Projetada s/n – Alto do Matadouro (Vieirópolis-PB)

A oficina vem desenvolver o estudo da palavra enquanto possibilidade de criação sonora teatral, desenvolvendo com os alunos técnicas de emissão vocal que facilitam o acesso a diferentes textos teatrais. Inscrições a partir do dia 09 no local da oficina. N° de vagas: 30. Carga horária: 16 horas-aula. Classificação Indicativa: 15 anos.



TRADIÇÃO CULTURAL

Cocos e Cirandas do Nordeste Brasileiro (João Pessoa-PB)

Grupo Imburana de Danças Populares

Cariri: dia 27, sáb, 18h - Local: Praça Padre Cícero

O grupo Imburana, através da vivência direta dos integrantes com variados tipos de cocos de roda e cirandas do Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, propõe esta aula-espetáculo, onde o público interage diretamente com as danças apresentadas. Classificação indicativa: livre. 60min.






TROCA DE IDÉIAS


Troca de Idéias das Mostras Brasil, Nordeste, Ceará, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato

Fortaleza, Cariri e Sousa

Ao final da última sessão de cada espetáculo das mostras Brasil, Nordeste, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato, o público poderá conversar com os artistas sobre as peças apresentadas, o processo de criação e o fazer teatral. 30min.

Ensaio Aberto

Grupo Fransart (Sousa-PB)

Sousa: dia 03, qua, 19h

A idéia de realizar um ensaio aberto de um espetáculo ainda em construção, proporciona mais ainda a aproximação do público e o despertar cada vez maior do sentido da observação e apreciação do fazer cênico. Esse gesto desmistifica mais ainda a quebra da quarta parede, que coloca o espectador e artista cênico em mundos diferentes, divididos por uma parede invisível e quase intransponível. Por outro lado, o ensaio aberto proporciona a ambos uma espécie de termômetro do andamento do trabalho e o grau de aceitação das idéias em processamento, bem como humaniza o processo da criação ora tão sofrível em determinados momentos. Classificação Indicativa: 12 anos. 90min.


Humor Cearense e a tradição cômica popular (Fortaleza-CE e João Pessoa-PB)

Convidados: Fernando Lira e Duílio Cunha

Cariri: dia 07, dom, 17h

O Ceará se tornou uma referência nacional em humor, apesar das resistências de alguns setores da produção cultural do Estado. Portanto, pretende-se neste debate compreender que tais resistências se devem ao desconhecimento que algumas modalidades de shows de humor cearense configuram-se na perspectiva da tradição cômica popular – tradição essa onde encontramos raízes hereditárias das mais remotas civilizações. 90min.


O Teatro em Diálogo com Outras Artes (Fortaleza-CE)

Convidado: Fernando Piancó

Fortaleza: dia 09, ter, 18h

Lançamento do segundo livro da coleção Diálogos Emergentes, resultado do Seminário Avançado de Arte com o tema “O Teatro em Diálogo com Outras Artes”, realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza, durante o III Festival BNB das Artes Cênicas. O objetivo do Seminário foi discutir sobre o diálogo entre os diferentes territórios da expressão, considerando a hibridização de linguagens como necessidade da expressão artística. 90min.


O Processo da Interpretação Teatral (João Pessoa-PB e Sousa-PB)

Fernando Teixeira e Luiz Torres Cacau

Sousa: dia 16, ter, 18h30


A busca que se estabelece entre o ator e o personagem é um caminho de volta a si mesmo. O ponto de partida será Constantin Stanislavski, ou seja, o método das ações físicas, juntamente com a profunda pesquisa que Grotowski desenvolveu sobre o método de Stanislavski e sua continuidade por Eugênio Barba. Entraremos também através dos novos caminhos que se abrem sobre o corpo, os movimentos e a respiração, buscando fortalecer a pessoa. Essas novas preocupações foram surgindo através de novas correntes de trabalho, tais como: bioenergética, eutonia, meditação, Rudolf Laban. 180min.

Nenhum comentário: