segunda-feira, 1 de março de 2010

PELO INTERIOR

Novidades na Paixão de Cristo de Aracati

No ano em que o Grupo Teatral Frente Jovem comemora 25 anos de atividades culturais ininterruptas, o tradicional espetáculo teatral "A Paixão de Cristo do Aracati" adotará uma nova concepção cênica, trará novos efeitos especiais e uma série de novidades, com o objetivo de superar todas as expectativas e atingir um público de 15 mil pessoas por noite.
A Paixão de Cristo de Aracati será realizada, em 2010, no maior espaço cênico do Brasil. Nos dias 1º e 2 de abril, o santuário nacional dos manguezais do Rio Jaguaribe e as ruas centenárias do patrimônio histórico transformam-se em cenários da Paixão. Num percurso de seis quilômetros, embarcações percorrerão o rio Jaguaribe, trazendo a caravana sagrada, enquanto carruagens e uma cavalaria romana seguirão pelas ruas do patrimônio histórico, com luzes apagadas e tochas acesas, até chegar à Matriz de Aracati. Ali, a partir das 20 horas, 200 atores e figurantes apresentarão o espetáculo.




































Estudantes do Polivalente do Crato terão contato com Arte Contemporânea

Na sexta-feira, dia 05, os estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Polivalente Gov. Adauto Bezerra, no Crato participam de palestra do Projeto Fazendo Arte, no Teatro Saviano Arraes, a partir das 19 horas.

O Projeto Fazendo Arte tem como realizadores as instituições alemãs Aktionskreis Pater Beda, Kinder Missionswerk e a Missionswerk Die Sternsinger e o Projeto Nova Vida e a parceria da Universidade Regional do Cariri - URCA, Secretárias Municipais da Educação e da Cultura,Coletivo Camaradas e SESC e visa gerar uma maior aproximação com o universo da produção e circulação da arte, proporcionando assim, formação sócio-cultural, através de ações de qualificação artística e fruição estética.

A Palestra da sexta-feira que terá como tema “Arte Contemporânea pensando a partir do Cotidiano” terá como palestrante o professor Alexandre Lucas, que é coordenador do Coletivo camaradas. Alexandre Lucas nasceu no Crato , é poeta,professor,artista/educador, ativista cultural, coordenador do Coletivo Camaradas e trás no seu discurso e na sua pratica artística a defesa de uma arte sociamente comprometida e emancipadora.

A coordenadora do Projeto Fazendo Arte, a cantora Fatinha Gomes destaca que a palestra é de suma importância ,pois possibilita que a juventude busque sua identidade artística dentro dos mais variados contextos.

Além de participarem, das atividades do Projeto Fazendo Arte, será desenvolvido na Escola Polivalente no Crato o projeto “Conversa de Artista”, o qual visa aproximar os artistas da comunidade escolar e o projeto do “Coletivo de Estudos e Vivência em Arte Contemporânea – COLEPOLI”, ambos visam contribuir com processo pedagógico do Ensino de Artes na Escola.

Nenhum comentário: