segunda-feira, 1 de março de 2010

LITERATURA

Inscrições para o Prêmio Jabuti estão abertas

Livros que concorrem, depois de julgados, são doados para bibliotecas

Estão abertas as inscrições para o principal prêmio literário do País, o Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A láurea chega à 52ª edição, abrangendo 21 categorias. A participação é aberta a editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers.

As inscrições se encerram no dia 31 de maio. Mais informações pelo site www.premiojabuti.org.br

Os três primeiros colocados em cada uma das categorias concorrem aos prêmios de Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não-Ficção. Podem concorrer ao Prêmio Jabuti 2010 apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2009.


“Jabutecas”

Nas incrições do Prêmio Jabuti os credenciados enviam 5 exemplares de livros para avaliação dos jurados. Parte desse livros, após o julgamento, são doados para bibliotecas, funcionando como um importante instrumento de incentivo à leitura. Como é grande a demanda de inscritos para premição (ano passado, por exemplo, houve recorde de obras inscritas: 2.574 obras), a doação é sempre muito expressiva.

Este ano, os livros que concorreram ao Prêmio Jabuti 2009 foram doados à recém-inaugurada biblioteca do Parque da Juventude, na Zona Norte de São Paulo (no espaço da antiga penitenciária Carandiru). A coleção de livros do Prêmio Jabuti tem o nome carinhoso de “Jabuteca”.

Nenhum comentário: