segunda-feira, 1 de março de 2010

CINEMA CEARÁ

SE ESSA RUA FOSSE MINHA

Seis histórias que passam nas ruas de Fortaleza vão compor o vídeo Se essa rua Fosse Minha, projeto criado pela Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura) para comemorar o aniversário da Cidade.
Dos 35 projetos inscritos, seis foram classificados: Rodrigo Fernandes de Menezes com o roteiro Alipio, Victor Costa Lopes e o seu Cem Rumos, Daniel Ricardo Ximenes Lopes com Vinte e quatro horas na vida da Rua Peru, Tiago Pedro de Araújo Pereira, com o roteiro Uma Rua sobre o Mar: A verdadeira Ponte Metálica, Diego Akel que vai produzir a animação Maria da Glória e Yasminda Barbosa Matos, com a história Seguindo a linha do trem. Ainda estão na lista dos classificáveis: José Ribamar Coelho Neto, Salomão Santana, Maria Deuza Carvalho, Romullo Lima Meireles, Emilly Gama da Costa e Leandro Gomes Pinheiro. Caso um dos selecionados desista o primeiro da relação classificável será convocado.

Os selecionados participam na próxima semana da oficina oferecida pelo Núcleo de Produção Digital Vila das Artes sobre roteiro e produção. A oficina será orientada pelo cineasta Luiz Pretti, a diretora de produção Valéria Cordeiro e a produtora, formada pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes Ana Helena Barbosa. As gravações estão previstas para começarem dia 8 de abril. No dia 30 de abril o vídeo será lançado na Vila das Artes. A comissão de seleção indicada pelo Conselho Gestor do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes foi composta pelo arquiteto urbanista e professor da Universidade Federal do Ceará Romeu Duarte Junior, pelo cineasta Armando Praça e pela professora do Mestrado em Comunicação e da Graduação, do Instituto de Cultura e Arte, e coordenadora dos cursos de Especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos e da Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, Beatriz Furtado.
Informações pelo telefone 3252-1444.









Cine Coelce promove curso de animação na Casa Amarela Eusélio Oliveira

No final de 2009, o projeto Cine Coelce realizou oficinas em 10 bairros da periferia de Fortaleza e chegou a atender 200 crianças e adolescentes. Os dez jovens que tiveram maior destaque durante as atividades foram premiados com um curso de animação na Casa Amarela Eusélio Oliveira, com todas as despesas pagas - bolsa, alimentação e transporte - para as aulas que irão iniciar em 1º de março e se prolongam até o final do mês. Como resultado final do curso, os alunos serão responsáveis pela produção de um filme, a ser exibido na abertura do Cine Ceará 2010.



O processo do curso está dividido em três partes. Na primeira fase as aulas terão a apresentação de filmes em animação, orientações para o desenvolvimento do roteiro, do storyboard (processo que consiste em compor a animação como uma história em quadrinhos), das animações, cenários e personagens. Na segunda fase, os orientadores incentivarão os alunos a criarem idéias e histórias para o filme. Na terceira, os alunos deverão criar e produzir um roteiro, o storybord, toda a animação dos personagens, criação de cenário e a arte final. Para a produção final, a turma será dividida de acordo com a aptidão de cada aluno – animação ou pintura. As 10 crianças selecionadas nesta edição representam os bairros de Autran Nunes, Maracanaú, Papicú, Conjunto Palmeiras, Sabiaguaba, Maranguape, Cristo Redentor e Luciano Cavalcante. Ao todo, já foram beneficiadas 800 crianças de vários bairros de Fortaleza.



O projeto é promovido pela Companhia Energética do Estado do Ceará (Coelce) e realizado pela Associação Cultural Cine Ceará com o apoio da Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. Desde seu início, em 2006, o Cine Coelce já beneficiou, com essas exibições, mais de 30 mil expectadores e visitou cerca de 90 municípios cearenses.



Curso de animação na Casa Amarela Eusélio de Oliveira para Projeto Cine Coelce

Data: de 1 a 31 de março

Horários:
Manhã 08 horas às 11h40

Tarde 13h30 às 17h30

Participantes: alunos selecionados nas oficinas do Cine Coelce 2009.



Alunos selecionados

Jackson Gomes Ribeiro - Bairro Autran Nunes

Alana Thalia do Nascimento Barros - Bairro Maracanaú

Ronildo Rodrigues da Silva – Bairro Papicú

Rafael Maciel da Silva – Bairro Conjunto Palmeiras

Antonio Marcos Batista Nascimento – Bairro Sabiaguabá

Igor do Santos Castro – Bairro Sabiaguabá

José Ausgusto de Souza - Bairro Maranguape

Clediane Moura do Nascimento - Bairro Cristo Redentor

Ariane Fernandes do Nascimento - Bairro Conjunto Palmeiras

Lucinda Barbosa de Lima – Bairro Luciano Cavalcante

Nenhum comentário: