segunda-feira, 1 de março de 2010

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN

Salão de Abril divulga relação dos selecionados para 2010

Participaram da seleção mais de 400 obras de artistas de 19 Estados brasileiros e 30 delas foram escolhidas para a edição da mostra em 2010

A curadoria do 61º Salão de Abril concluiu o processo de seleção das obras que irão integrar a mostra em 2010. Foram escolhidas 30 obras dos 405 trabalhos inscritos e cada uma delas irá receber um incentivo de R$ 2,5 mil da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). As obras selecionadas são pinturas, fotografias, instalações, intervenções urbanas, esculturas, desenhos, performances e videoarte.

As obras foram selecionadas por uma comissão julgadora/curadoria formada por três membros, todos de reconhecimento nacional. A seleção levou em consideração o potencial sensível das obras, o rigor da apresentação e a possibilidade de diálogo de cada uma com as outras. Participaram da seleção artistas de 19 Estados brasileiros, sendo São Paulo o Estado com maior participação, com 123 inscritos. O Ceará ficou em seguida, com 77, e o Rio de Janeiro logo depois, com 53 inscrições.

A 61ª edição do Salão de Abril, agendada para o período de 16 de abril a 30 de maio de 2010, tem o mesmo tema que a edição do ano passado: “Qual o lugar da arte?”. A proposta é dar continuidade à reflexão da relação do homem com o espaço, a questão da identidade e da coletividade e o papel da arte na contemporaneidade, instigando o pensamento sobre o lugar que esta ocupa na sociedade.

Dessa forma, permanece o circuito expositivo da mostra que reúne espaços como a Praça do Passeio Público, as ruas Major Facundo e Senador Alencar, o Centro de Referencia do Professor, entre outros espaços não-convencionais de fruição artística. A ideia é democratizar e facilitar o acesso da população, principalmente aquela que não percorre o circuito das galerias e museus, à produção artística contemporânea brasileira, instituindo novos espaços para a arte, inseridos em lugares de valor afetivo e histórico para a Cidade.

O 61º Salão de Abril está inserido na política municipal para as artes visuais, que contempla uma perspectiva sistêmica e integradora da sociedade, aproximando poder público, artistas e população na busca de encontrar formas mais inclusivas de promover o encontro entre as diferentes camadas da produção cultural da cidade.

Um dos destaques para o Salão de Abril de 2010 é a concessão de uma bolsa de incentivo à formação, no valor de R$ 10 mil, a um artista escolhido entre os 30 selecionados, para desenvolvimento, no período de pelo menos 30 dias, de ações de suporte às atividades de formação e capacitação, através de realização de programas de treinamento, residências, trocas de experiências, conhecimentos, vivências educativas, experimentações e investigações processuais e pesquisas estéticas. O artista beneficiado pela bolsa pode realizar qualquer ação dessas em qualquer cidade dentro do território nacional.

Relação dos selecionados para o 61º Salão de Abril:

1) ALICE LARA/DF – “Esperando para mais delícias” e “Sutileza Lasciva” – PINTURA

2) ANA BEATRIZ ELORZA / SP- “Por isso” – FOTOGRAFIA

3) ANNE CARTAULT d´OLIVE / SP-“Bóias” – INSTALAÇÃO

4) ARQUIVO VIVO (ÍTALO RODRIGUES)/CE- “Mapas do medo” – INTERVENÇÃO URBANA

5) BETH DA MATTA/ PE- “Judith- Últimos dias” – INTERVENÇÃO/ INSTALAÇÃO

6) CLARA URBINATTI / SP-“Volumes táticos: objeto nº1-interditador” e “Programa pela sabotagem construtiva” – ESCULTURA E INTERVENÇÃO URBANA

7) CLARICE LIMA / SP – “Saia #2” – FOTOGRAFIA

8) DIEGO SANTOS/ CE – “S/Titulo I e II, da série a tanto tempo do chão”- DESENHO

9) EDUARDO JORGE / MG – “ Aula 1 (sopro) e 2(resíduo) “ – PERFORMANCE

10) EGON PACHECO/ PA- “Riscos” e “Caixa em caixa II” - INSTALAÇÃO

11) ELCICLEI ARAÚJO / PA-“O céu não é o limite I” e “II”- DESENHO

12) ERICA FERRARI / SP-“ Série ‘passagem/contenção:travessia’” – OBJETO

13) FLÁVIO CERQUEIRA/ SP- “Ex Corde” – ESCULTURA

14) ÍRIS HELENA- PB- “Notas Públicas” – FOTO/INSTALAÇÃO

15) JÚNIOR PIMENTA / CE – “Maquiagem de fronte” – INTERVENÇÃO URBANA

16) JARED COMÍCIO / CE – “Arquivo de Horizontes” –IMPRESSÃO DIGITAL

17) JUSSARA CORREIA / CE – “Lygia” – PERFORMANCE

18) GILIO MIALICHI / SP- “Sintoma” – INTERVENÇÃO URBANA

19) GRUPO ACIDUM / CE –“Propagando” – INTERVENÇÃO URBANA

20) GRUPO MESA DE LUZ /DF –“ Mesa de Luz:cotidiano” – PERFORMANCE

21) LUCIANA GUIDORZI / SP- “A pessoa busca seu lugar” – PERFORMANCE

22) MAURICIO ADINOLTI/ SP – “S/ Titulo IV e VII” – PINTURA

23) PEDRO MEYER / RJ – “Pintura Expandida” – PINTURA SITE SPECIFIC

24) RAFAEL RG / SP – “Em 20 minutos” e “Sem Titulo” – INTERVENÇÃO URBANA

25) RICARDO E. MACHADO/ PR – “Elevando” e “Aquela Vaga” – VIDEOARTE

26) ROBERTO BERNARDO / SP – “Things ain´t what they used to be (Oscar Peterson and Jon Faddis)” e “Rockin chair (Joe Wilder)” – PINTURA

27) RODRIGO LOURENÇO DA SILVA / RS“ Desvenda : Feira de Arte Contemporânea”- INSTALAÇÃO

28) SERGIO ALLEVATO / RJ – “ Alcantarea Imperialis – série Rio de Janeiro” e “ Órgãos reprodutivos Alcantarea Imperiais – série Rio de Janeiro “ – PINTURA

29) TATUMÉIA / DF – “Caixa de Fósforo” – VIDEO ARTE

30) THIAGO PRIMO/ RJ –“ Capela Piscina” – FOTOGRAFIA







EXPOSIÇÕES

A fotografia humanista

Espaço Cultural Unifor abre este mês exposição de Marc Riboud


50 anos de carreira do fotógrafo francês. A mostra reúne as 60 fotos


A Universidade de Fortaleza oferece ao público cearense uma viagem à tradicional escola francesa, que deu corpo à chamada fotografia humanista, a qual influenciou uma geração inteira de fotógrafos em todo o mundo durante o século XX. A mostra poderá ser visitada de 9 de março a 25 de abril no Espaço Cultural Unifor Anexo. A exposição itinerante evidencia a diversidade de épocas e locais clicados por Riboud e reúne as 60 fotos mais representativas dos 50 anos de carreira do fotógrafo. A mostra itinerante percorrerá seis capitais brasileiras, sendo Fortaleza a primeira do roteiro, e as demais são Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Marc Riboud é autor de algumas das imagens mais inspiradoras do fotojornalismo. Sua foto mais famosa é uma menina com a flor em frente à tropa armada, numa manifestação próxima ao Pentágono contra a Guerra do Vietnã. “Ela me disse que eram os soldados que tremiam”.
A mostra tem como objetivo valorizar o olhar atento, humanista e, ao mesmo tempo, de crítica e chamada de atenção. Os visitantes poderão conferir vários registros marcantes de Marc Riboud, na China de Mao, na União Soviética, na Índia, na independência da Argélia, no Maio de 68 na França e na Guerra do Vietnã (fotografando os dois lados do conflito).
Nascido em 1923, em Lyon, França, começou na fotografia quando criança. Em 1937, apresentou suas primeiras fotos, feitas com uma pequena câmera que ganhou de seu pai aos 14 anos, na Exposição Universal de Paris. Em 1944, foi combatente na guerra. Começou a carreira dedicada à fotografia em 1948, no Festival de Lyon. Em 1953, sua foto de um pintor na Torre Eiffel foi publicada na Life, motivando um convite de Henri Cartier-Bresson e Robert Capa para entrar na agência Magnun, onde ficou por 30 anos. Em 1955, foi para o Oriente Médio e Afeganistão. Em 1957, foi pela primeira vez à China. Em 1960, passou três meses na União Soviética. Cobriu a independência da Algéria e de vários países africanos. Fez também fotografias raras no Vietnã do Norte e do Sul, entre 1968 e 1969. Depois dos anos 80, retornou ao Oriente regularmente e expôs suas fotos em Paris, Londres, Nova Iorque, Pequim, Hong Kong, Bilbao e outras cidades.


Marc Riboud – fotógrafo

Nascido em 1923, em Lyon, França, começou na fotografia quando criança. Em 1937, apresentou suas primeiras fotos, feitas com uma pequena câmera que ganhou de seu pai aos 14 anos, na Exposição Universal de Paris. Em 1944, foi combatente na guerra. Começou a carreira dedicada à fotografia em 1948, no Festival de Lyon. Em 1953, sua foto de um pintor na Torre Eiffel foi publicada na Life, motivando um convite de Henri Cartier-Bresson e Robert Capa para entrar na agência Magnun, onde ficou por 30 anos. Em 1955, foi para o Oriente Médio e Afeganistão. Em 1957, foi pela primeira vez à China. Em 1960, passou três meses na União Soviética. Cobriu a independência da Algéria e de vários países africanos. Fez também fotografias raras no Vietnã do Norte e do Sul, entre 1968 e 1969. Depois dos anos 80, retornou ao Oriente regularmente e expôs suas fotos em Paris, Londres, Nova Iorque, Pequim, Hong Kong, Bilbao e outras cidades.



Serviço:

Marc Riboud
Data de abertura: 9 de março de 2010 às 20h

Período de visitação: de 10 de março a 25 de abril de 2010

Local: Espaço Cultural Unifor Anexo

A visitação ao Espaço Cultural Unifor é gratuita. De terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

O público também pode agendar exposições guiadas pelo (85) 3477 3239, através do Projeto Arte-Educação, que atende crianças e adolescentes pertencentes à rede pública e privada de ensino.








Exposição reúne pinturas e informações sobre pacifistas nacionais e estrangeiros

Albert Einstein (foto), Bezerra de Menezes, Chico Mendes, Chico Xavier, Dalai Lama, Desmond Tutu, Dom Helder Câmara, Irmã Dulce, João Paulo II, Jesus Cristo, John Lennon, Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Sathya Sai Baba e São Francisco de Assis são as estrelas da exposição “Os Pacifistas”, em cartaz até o dia 14 de março, no Via Sul Shopping, em Fortaleza. As pinturas são de Ernane Pereira e a realização da mostra é da ONG Estação da Luz.

Com reconhecido trabalho na difusão da cultura de paz, a Estação da Luz pretende, com a exposição, levar ao público, em especial às crianças, adolescentes e jovens, a conhecer melhor os exemplos de vida desses pacifistas, como informa o coordenador da mostra, Marcos Paulo Morais. Segundo ele, além dos retratos pintados, o público poderá ter acesso a textos com minibiografias e assistir a documentários sobre a vida e carreira deles.

O artista plástico Ernane Pereira detalha que, no total, pintou 32 obras retratando pacifistas, a partir de uma proposta do empresário e diretor da Agência da Boa Notícia Luís Eduardo Girão. Foram produzidas em óleo sobre tela, no gênero hiperrealista com dimensões de 60cm x 45cm. Com as 16 telas expostas, do acervo da Estação da Luz, Ernane diz que espera “tocar as pessoas. Mostrar como esses homens e mulheres fizeram a diferença para a humanidade e de forma pacífica. Trouxeram grandes mudanças e fizeram isso através de ações não violentas. Conseguiram mudar o mundo através do amor.”

O artista tem 45 anos, nasceu em Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, é formado em História, com especialização em História da África. Conta que desenvolve o trabalho na área das artes plásticas sempre priorizando o aspecto educativo. Ele é autor de uma coleção de dez obras de 2,00cm x 1,40cm com passagens do Ceará Colonial, boa parte em acervos particulares e outras em sua residência. Também são de autoria dele retratos da Galeria de Ex-Reitores da Universidade Federal do Ceará.

A exposição “Os pacifistas” é uma realização da Estação da Luz, com apresentação da Ceará Segurança e Via Sul Shopping, tendo como apoiadores a Agência da Boa Notícia, o Movimento em Favor da Vida (Movida) e a Stand Show.

O Via Sul Shopping fica na Av. Washington Soares, 4335, em Fortaleza.

Contato: Marcos Paulo Morais, Coordenador da exposição “Os pacifistas” - (fone: 85 3260 5140)








Fortaleza recebe “Mundo Jurássico”, uma mega exposição de réplicas de dinossauros

Depois de passar por São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, de 04 de março a 04 de abril é a vez de Fortaleza ser a primeira capital do Norte / Nordeste a receber a exposição de dinossauros “Mundo Jurássico”. Composta por seis esqueletos e 25 réplicas em tamanho natural dos animais pré-históricos, a alta tecnologia proporciona sons e movimentos precisos, como se os dinossauros estivessem em seu habitat natural há milhões de anos. Além de divertir e emocionar, a exposição também é didática, composta por visitas guiadas, tenda de souvenires, área de alimentação e recreação, oficinas e ambientes interativos.

O Mundo Jurássico será montado no estacionamento do shopping Iguatemi em uma tenda climatizada de três mil metros quadrados, com dez metros de altura, e estará aberto ao público de terça a sexta, das 15h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 21h. Os ingressos variam de R$ 20,00 a R$ 25,00 e colégios podem agendar visitas com a Cynthia 85 - 9687.1813. Mais informações pelos fones: 85 - 3261.0665 / 3261.0654 (Free Lancer Producções) ou pelo site: www.mundojurassico.com.br.

Dentre as réplicas que prometem encantar crianças e adultos, o público vai poder conferir o famoso e temido Tiranossauro Rex, cujo nome significa réptil rei tirano e é considerado um dos maiores predadores até hoje existentes. O T-Rex viveu na América do Norte entre 70 e 65 milhões de anos atrás e um animal adulto poderia medir até seis metros de altura e 15 metros de comprimento.

Contemporâneo do T-Rex, porém herbívoro, o Tricerátops é famoso pelos três chifres no seu rosto: dois com cerca de um metro de comprimento sobre os olhos e um de cerca de 20 cm de comprimento na ponta do nariz. O dinossauro media até três metros de altura e tinha nove metros de comprimento, podendo pesar entre seis e oito toneladas.

Exemplares que viveram há ainda mais tempo também estarão na mostra, como é o caso do Braquiossauro, que viveu entre 150 e 140 milhões de anos atrás em praticamente todos os continentes. O Braquiossauro é um dos maiores animais da época, chegando a medir até 22 metros de altura e pesar 80 toneladas – quase dez vezes mais que um elefante.

Durante a visitação, as pessoas poderão fazer o percurso em grupo ou individualmente. Se preferirem, podem contar com acompanhamento de guias bem informados ou se orientar pelos diversos totens ilustrativos com textos sobre a história da vida antes do homem, dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades.

Além de o público ver e admirar as figuras animadas, montadas em cenários que recriam a vida dos dinossauros e sua trajetória pela Terra, no ambiente interativo crianças e adultos poderão mover réplicas através de joysticks. Em mesinhas, será possível fazer pequenos trabalhos educativos e ainda há uma simulação de escavação para retirada de fósseis de dinossauros.

O investimento é de 1,5 milhão de dólares e a produção local é da Free Lancer Producções e Sete Sete Eventos. Para tornar o projeto bem atrativo e ao mesmo tempo desenvolver o conceito de divertimento aliado à aprendizagem para crianças e adultos, a exposição conta com técnicos especialistas em montagens de cenários cinematográficos, cenógrafos, museólogos, arquitetos e paisagistas que criaram o visual e funcionamento de todo o aparato desta mostra.

Serviço Exposição Mundo Jurássico
Local: Estacionamento do Shopping Iguatemi
Data: Visitação de 04 de março a 04 de abril de 2010
Horário de Funcionamento: de terças a sextas, das 15h às 21h / sábados e domingos, das 10h às 21h
Ingressos: de terça a sexta, R$ 20,00 / sábados e domingos, R$ 25,00
Projeto Escola: informações e agendamento com Cynthia, no 85 9687.1813
Mais informações: Free Lancer Producções 85 3261.0665 / 3261.0654

Nenhum comentário: