segunda-feira, 1 de março de 2010

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

ESCOLA PIONEIRA EM GINÁSTICA PARA O CÉREBRO CHEGA A FORTALEZA

Após conquistar 12 Estados de norte a sul do país e o Distrito Federal, chegou a vez do Ceará praticar a ginástica especialmente focada na mente.
Fortaleza será a cidade pioneira no Estado a oferecer o Supera Ginástica para o Cérebro, o primeiro curso livre da América Latina com a proposta de desenvolver o cérebro. Fundado em novembro de 2005 pelo engenheiro aeronáutico formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Antônio Carlos Perpétuo, o Supera espalhou-se rapidamente pelo Brasil.

A partir de 03 de março, data da inauguração, a escola estará de portas abertas para levar às crianças, jovens, adultos e melhor idade a inovadora metodologia pedagógica que tem como base o ábaco, instrumento milenar de origem chinesa, muito utilizado no oriente para a realização de cálculos. Essa importante ferramenta trabalha principalmente a concentração e a velocidade de raciocínio, tão exigidas nos dias atuais.

Para abranger e explorar as diferentes competências do praticante, outras ferramentas foram agregadas ao Método, como jogos didático-pedagógicos, exercícios de lógica, dinâmicas em grupo e neuróbicas (aeróbicas do cérebro que têm por objetivo quebrar rotinas, de preferência, usando vários sentidos associados e, com isso, estimular o desenvolvimento de novos padrões e conexões cerebrais).

O Supera tem respaldo científico. Descobertas da neurociência mostram que as células nervosas crescem, modificam-se e fortalecem-se em resposta aos estímulos e experiências vividas, indicando que o treinamento cerebral tem um grande impacto sobre as capacidades cognitivas.

Por meio da ginástica especialmente focada na mente, os alunos aumentam a criatividade, concentração, raciocínio lógico, capacidade em resolver problemas, perseverança, disciplina, foco e coordenação motora, com reflexo muito positivo no aspecto comportamental, desenvolvendo a autoestima e a autoconfiança.

Além de Fortaleza, outras sete unidades estarão sendo inauguradas nos próximos dias, totalizando 30 escolas do Supera - Ginástica para o Cérebro em todo o Brasil.







BNB SEDIA SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DE RISCOS

Cerca de 50 representantes de várias instituições financeiras internacionais estarão em Fortaleza na próxima terça-feira, 2 de março, para participar do Seminário de Gestão Corporativa de Riscos em Bancos, que acontece na sede do Banco do Nordeste (Av. Pedro Ramalho, 5.700. Passaré).

O evento, promovido em conjunto pela Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide) e pelo Banco do Nordeste, prossegue até sexta-feira, 5 de março.

A razão maior que motiva a iniciativa do presidente do BNB, Roberto Smith, atual presidente da Alide, na realização deste evento no Brasil, advém da expectativa de que esta temática encontra-se presente na pauta estratégica dos bancos associados à entidade. O posicionamento estratégico e a atuação das instituições financeiras em esfera global, especialmente dos bancos de desenvolvimento, precisam ser revistos como aprendizado das causas e dos efeitos da crise que se estabeleceu recentemente nos mercados financeiros internacionais.



Na oportunidade, serão abordados os fundamentos técnicos e principais critérios para a identificação, controle e supervisão dos riscos que enfrentam os negócios financeiros bem como sua integração dentro da estratégia corporativa. Também devem ser discutidas as metodologias de análise de risco de crédito, mercado, liquidez e operacional, dentre outros, com ênfase naquelas sugeridas pelas autoridades de controle e gestão, no âmbito da região Latinomericana, e pelo Comitê de Basiléia II, no âmbito global.

“A programação envolve os principias tipos de risco. Este é um tema de fundamental importância, que está sendo visto pelos bancos”, ressalta o Diretor de Controle e Risco do BNB, Luiz Carlos Éverton de Farias. Segundo ele, o Seminário propiciará a transferência de conhecimento e exposição de experiências sobre as melhores práticas de gestão de riscos.

O conteúdo será ministrado pelo peruano Roberto Montoya, presidente da Global Risk Management S.A.C. (GRKM), e expositor de seminários presenciais e cursos à distância da Alide, em temas de gestão corporativa de riscos, risco creditício e risco operacional para instituições financeiras.

Nenhum comentário: