segunda-feira, 1 de março de 2010

INTERNET - INFORMÁTICA

Metade Ideal ajuda o cupido

Brasileiros seguem tendência mundial e passam a confiar mais nos sites de namoro online

Hoje os brasileiros estão mais dispostos a procurar um amor online. Essa é a conclusão do estudo de base feito com dois milhões de usuários do MetadeIdeal (www.metadeideal.com.br), canal de relacionamento do UOL. A tendência vem sendo comprovada pelo aumento expressivo de novos cadastrados no último trimestre, 60% maior que o número identificado no mesmo período do ano passado.

A imagem dos sites de relacionamento passa por uma transformação, atualmente são reconhecidos como mais uma ferramenta para ajudar no encontro do amor. “A Internet virou uma alternativa viável, um canal possível para encontrar pessoas, sérias, bonitas e dispostas a um relacionamento estável. No estudo da nossa base, constatamos que a maioria dos usuários tem uma vida social ativa, 75% afirmam que saem com os amigos no mínimo uma vez por semana e muitos, 43%, chegaram até o site e passaram a se dedicar a ele por trabalhar demais. A idéia de um local de fuga para pessoas anti-sociais, desesperadas e anônimas está ultrapassada” diz Maria Isabel Bertuccelli, Gerente Geral do MetadeIdeal.

Essa evolução se deve também à importância que a internet adquiriu na vida das pessoas. Hoje se passa mais tempo em frente ao computador do que no mundo “real”, seja para trabalhar, para manter contato com os amigos, fazer compras ou para conhecer pessoas novas. Grande parte dos usuários tem curso Superior Completo (39%), Pós-Graduação (11%) e alguns tem PhD/Pós-Doutorado (5%) – em sua maioria da área administrativa e informática, seguidos pelas de educação, saúde e engenharia.

“Nosso estudo indica que a credibilidade e segurança da marca UOL, contribuíram para aumentar a confiança no site voltado para o namoro online, enquanto o zelo pela privacidade e a integridade dos cadastrados no Metade Ideal, conseguiram solidificar a imagem do site como uma empresa séria e que oferece serviços de qualidade. Essa junção de fatores tem nos feito crescer e proporcionar serviços cada vez melhores a essa grande porcentagem de brasileiros com uma nova visão” complementa a executiva Maria Isabel.

Sobre o MetadeIdeal

Voltado ao público solteiro que busca uma maneira segura e confiável de encontrar um amor. Nele, solteiros de todo o mundo podem se encontrar, trocando e-mails sem se expor e conversando pelo bate-papo com voz e vídeo exclusivos. O cadastro é grátis e a utilização do Metadeideal é feita com extrema segurança. Muitos casais já se formaram pelo site; suas histórias podem ser encontraram na página de Depoimentos.








Crimes contra a honra são os mais cometidos na internet


Wanderson Castilho ensina como se prevenir de maneira eficaz das armadilhas da rede

Com o aumento de usuários da internet cresceu também o número de crimes cometidos na web. Em 1999, por exemplo, cerca de três mil crimes realizados na rede foram reportados ao Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes no Brasil. Já em 2009, este número aumentou 115 vezes, chegando a 358.343 registros.

A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos recebe, em média, 2.500 denúncias por dia. Calúnia, difamação e injúria são os crimes mais comuns no mundo virtual. Wanderson Castilho, principal perito em crimes virtuais do Brasil, afirma que, no último ano, cerca de 40% dos 500 casos solucionados por ele envolviam abusos como esses.

De acordo com o especialista, a melhor saída para não se tornar vítima de abusos na web é a prevenção. “Recomendo que as pessoas evitem a exposição exagerada em sites de relacionamento, que não emitam informações pessoais na rede e não postem fotos em alta definição, pois assim é possível minimizar a possibilidade de alteração das imagens através da inserção ou exclusão de pessoas ou objetos nas mesmas utilizando programas específicos”, explica Castilho.

Outras importantes medidas de prevenção, segundo Wanderson Castilho, abrangem a realização de buscas com o próprio nome no Google e sites de relacionamento como Orkut, My Space, Facebook, Twitter e outros. Além disso, de acordo com o perito, vale criar uma conta no Google Alert para supervisão constante da rede. Também é importante não abrir arquivos com extensão .PIF, .SCR, .BAT, .VBS e manter atenção especial com os .EXE e .COM, já que esses são famosos na transmissão e instalação de vírus e programas maliciosos nos computadores.

O perito explica que caso algum crime seja constatado durante essas pesquisas, o ideal é procurar qualquer cartório e registrar uma Ata Notarial. Lá serão tiradas as impressões do site e o caso ficará registrado. O segundo passo é registrar um Boletim de Ocorrência e contratar um perito forense e um advogado especialistas em crimes digitais.

Castilho afirma que é possível descobrir quem cometeu delitos na web, porém, infelizmente, isto não significa que o criminoso será punido de acordo com a legislação vigente para situações ocorridas no mundo real. “Como ainda não temos leis específicas para crimes virtuais, o nosso desafio é apresentar as provas a um advogado e depois demonstrar e explica tais dados a um juiz. A identificação do suspeito é garantida, mas a pena ainda deixa um pouco a desejar”, afirma o especialista. “A punição para crimes de difamação, por exemplo, varia entre seis meses e um ano, cumpridos por meio de serviços comunitários”, conclui Castilho.

Sobre a E-net Security: Sediada em Curitiba e há dez anos no mercado, a E-Net Security, empresa especializada em perícia digital e segurança da informação atua nacionalmente com a distribuição de softwares voltados à proteção de dados, investigação de crimes e palestras de orientação. A empresa conta com 12 colaboradores, entre peritos e técnicos em investigação de crimes na web. Além disso, é a empresa responsável pelo lançamento de produtos como o Detector de Pornografia e Guarda-Costas Virtual. A empresa é comandada por Wanderson Castilho, bacharel em física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com especialização em Análise Forense Digital pelo Centro de Treinamento de UTA. Castilho recebeu, ao longo dos últimos anos, o mesmo treinamento da equipe de segurança do serviço secreto norte-americano. Desvendou mais de 500 crimes de internet – relacionados ao uso inadequado de imagens e roubo de senhas até casos de pedofilia, estupro e sequestro virtuais. Castilho é o autor do Manual do Detetive Virtual (Editora Matrix).

Nenhum comentário: