domingo, 7 de maio de 2017

EDUCAÇÃO

Professor da UFC lança coleção de livros dedicados à preparação para olimpíadas de Matemática

O Prof. Antonio Caminha Muniz Neto, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará, acaba de publicar o primeiro de três livros pela Editora Springer, uma das mais prestigiadas na área de matemática. Os livros abordam conteúdos tratados nas Olimpíadas de Matemática, competições que reúnem milhões de jovens do ensino básico, secundário e universitário de todo o mundo e são responsáveis por popularizar e incentivar o estudo da área.

A coleção An excursion through elementary mathematics reunirá cerca de 2 mil páginas, apresentando a teoria necessária para resolver em contexto as questões postas nessas olimpíadas e trazendo centenas de exemplos resolvidos e exercícios propostos. A obra vai além das tradicionais publicações da área que se limitam à solução de problemas.

O primeiro livro aborda questões como teoria básica sobre números reais, funções, desigualdades e análise matemática. Ele foi lançado em abril e já começou a ser utilizado como bibliografia auxiliar em instituições de ensino superior, como a Universidade de Notre Dame (EUA), e no treinamento de alunos que pretendem disputar esse tipo de competição. Os dois volumes seguintes devem ser publicados no próximo ano.

Uma versão mais simples da coleção havia sido lançada em 2012, em seis volumes, pela editora da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), tendo sido finalista da edição 2012 do Prêmio Jabuti. Dois anos depois, dois desses volumes foram adaptados para servirem de livros-texto para o Profmat, programa de mestrado interinstitucional da SBM, do qual a UFC participa.

O Prof. Caminha trabalha há mais de 20 anos com olimpíadas de Matemática. Nesse período, treinou alunos, liderou equipes e, ao lado do Prof. Frederico Girão, tem elaborado as provas da Olimpíada Cearense. Atualmente, o professor tem se dedicado à tradução e composição dos volumes II e III, concomitantemente à sua pesquisa em geometria diferencial.

Fonte: Prof. Antonio Caminha Muniz Neto, do Departamento de Matemática da UFC – fone: 85 3366 9892 / e-mail: caminha@mat.ufc.br

===

Departamento de Ciências Sociais lança Cadernos da Licenciatura

A segunda edição dos Cadernos da Licenciatura, revista do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, será lançada nesta terça-feira (9), às 18h30min, no Auditório Luiz de Gonzaga, na área 3 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2995, Benfica).

A publicação tem como objetivo "divulgar os trabalhos dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFC e estimulá-los a escrever sobre suas experiências nas escolas onde realizam seus estágios docentes", esclarece a Profª Cristina Maria da Silva, que organizou a edição com a Profª Neyara Araújo.

Na programação do lançamento, as organizadoras irão mediar uma roda de conversa com os autores. Na ocasião, também será divulgada a chamada para publicações da terceira edição da revista. A Profª Cristina informa que os presentes terão direito a certificado de participação.

Os Cadernos da Licenciatura são publicados com recursos do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Segundo a Profª Cristina, a pretensão é que a revista, hoje impressa, seja publicada futuramente de forma on-line.

Fonte: Profª Cristina Maria da Silva, do Departamento de Ciências Sociais da UFC – fone: 85 3366 7419

===

Abertas inscrições para oficina sobre corporeidades afroancestrais na cena contemporânea

Estão abertas, até a próxima terça-feira (9), as inscrições para a oficina Corporeidades Afroancestrais na Cena Contemporânea: Permanências e Reinvenções. A atividade será realizada de maio a agosto, totalizando 40 horas, sempre às quartas-feiras, das 18h30min às 21h, no Cena 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema).

Interessados podem inscrever-se através do e-mail dancasnegras.ufc@gmail.com. As aulas serão conduzidas pelo Prof. Gerson Moreno. Podem participar professores de arte na educação básica, artistas e a comunidade em geral. A participação é gratuita.

A iniciativa integra o projeto Africanidades e Interculturalidade Crítica na Formação em Dança, apoiado pela Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), com coordenação da Profª Emyle Daltro, dos cursos de bacharelado e licenciatura em Dança da UFC. O projeto prevê a realização de oficinas de dança a serem ministradas a seis turmas diferentes, ao longo deste ano, no Instituto de Cultura e Arte (ICA-UFC), no Cena 15 e no Centro Cultural Bom Jardim.

Fonte: Profª Emyle Daltro, dos cursos de bacharelado e licenciatura em Dança da UFC – fones: 85 3366 7903 e 3366 7901​

---
Universidade Federal do Ceará  UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – CCSMI
Avenida da Universidade, 2853, Campus do Benfica, Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitter – Instagram – Flickr – UFCTV

Nenhum comentário: