quinta-feira, 4 de maio de 2017

BELCHIOR

Projeto Ouvindo Letras faz homenagem ao cantor e compositor cearense

Em edição especial, o projeto de extensão Ouvindo Letras fará homenagem ao compositor e cantor cearense Belchior, falecido no último sábado (29), no Rio Grande do Sul. O encontro será na próxima quinta-feira (4), às 18h30min, no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica). As inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponibilizado pelo projeto (https://goo.gl/rnAunh) ou presencialmente no dia e local do evento.

Com o objetivo de "trocar conhecimentos sobre o discurso presente na música popular brasileira", o Ouvindo Letras tem a coordenação do Prof. Nelson Costa, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Na homenagem a Belchior, o Prof. Nelson e a Profª Maria das Dores Nogueira Mendes, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, falarão sobre a produção do compositor sobralense que influenciou diversos artistas e segue encantando gerações de fãs.

"Vamos não apenas ouvir suas canções mas também falar sobre as mesmas. Será um encontro excepcional, que se dará em virtude de sua morte. Eu vou expor uma palestra denominada 'A alucinação de Belchior: um discurso entre a realidade e o sonho'; e a Profª Maria das Dores Nogueira Mendes apresentará a palestra 'Arco-íris, anjo rebelde: as letras e a voz do trovador Belchior'", detalha o professor.

Até dezembro, sempre às quintas-feiras, às 18h30min, no Auditório José Albano, o projeto Ouvindo Letras abordará o discurso de diversos artistas e movimentos estéticos da MPB. Os participantes que se inscreverem e registrarem 75% de comparecimento nos encontros receberão certificado.

Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail ouvindoletrasufc@gmail.com e na página do projeto no Facebook (https://goo.gl/3eJe9f).








TV Brasil celebra vida e obra de Belchior no programa Recordar é TV deste sábado (6)

Especial mescla entrevista e apresentações de músicas de sucesso do repertório do artista

Para homenagear o cantor e compositor Belchior, a TV Brasil resgata entrevista e apresentações do músico cearense na edição especial da série Recordar é TV que vai ao ar neste sábado (6), às 23h30.

A atração combina imagens de arquivo da emissora feitas em diversos shows do artista com um animado bate-papo que ele teve com o apresentador Luiz Carlos Miéle, em 2003, no programa "A vida é um show", da extinta TVE do Rio.

Durante o especial, Belchior conta para Méle como conheceu Elis Regina, a primeira a gravar o hit “Como Nossos Pais”, um dos maiores sucessos de sua autoria. Com 26 minutos, o programa da TV Brasil mostra o artista cantando clássicos que o consagraram como um dos grandes compositores do país e um dos ícones da MPB.

O Recordar é TV exibe espetáculos em que Belchior entoa músicas como "Apenas um Rapaz Latino-Americano", "Velha Roupa Colorida" e "Como Nossos Pais", entre outras canções. No decorrer da conversa com Miéle, ele ainda destaca quando decidiu viver da música.

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido como Belchior, morreu na madrugada de domingo (30/4), aos 70 anos, no Rio Grande do Sul. Natural de Sobral, no interior do Ceará, ele estava distante da vida pública há mais de uma década. Nos últimos anos, Belchior vivia na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul com sua mulher Edna Prometheu.

Autor de canções que se tornaram verdadeiros hinos, a poesia do rapaz latino-americano sem dinheiro no banco permanece viva por muitas gerações. A homenagem da TV Brasil reverencia o legado deixado por Belchior.

O especial da série Recordar é TV tem apresentação da jornalista Karina Cardoso.

Serviço:
Recordar é TV com Belchior – sábado (6), às 23h30, na TV Brasil.



Nenhum comentário: