quinta-feira, 11 de maio de 2017

CINEMA DE ARTE

REGISTRO HISTÓRICO DO FIM DO IMPÉRIO OTOMANO E DO GENOCÍDIO ARMÊNIO 

A PROMESSA ESTREIA NESTA QUINTA-FEIRA, 11, NO CINEMA DE ARTE DO CINÉPOLIS RIOMAR PAPICU

Amor e perdão, política e massacre em contexto histórico. A Promessa (The Promise, EUA-Espanha, 2016), de Terry George, estreia, nesta 5ª feira, 11, no Cinépolis RioMar Papicu. Ambientado na Constantinopla (atual Istambul) de 1915, através da história de amor entre um jornalista norte-americano (Christian Bale), sua amante armênia (Charlotte Le Bron), e um jovem estudante de medicina (Oscar Isaac), resgata o genocídio do povo armênio, quando em 24 de abril de 1915 o governo Otomano prendeu 250 líderes e intelectuais armênios e efetuou a deportação das famílias em caravanas rumo ao deserto. Um milhão e meio de pessoas morreram de fome, sede, moléstias e ataques das tropas.

Pelo seu contexto romântico-histórico, A Promessa obteve também elogios de historiadores no Festival de Toronto-2016. Ara Sarafian, importante historiador do genocídio Arménio, saudou o filme por sua exatidão histórica. "Os temas principais foram historicamente exatos", disse. "Os produtores não tiraram licença para ir além do material histórico em mãos, ainda assim, eles conseguiram capturar muito da enormidade do genocídio Arménio”. Outro historiador, Harout Kassabian do “The Armenian Weekly”, escreveu que o filme vai ajudar o mundo a reconhecer o trauma do genocídio como foi há muito tempo sentido pelos Armênios: "a conexão pessoal desenvolvida com as personagens ajuda a aprofundar a empatia sentida pelo público”.


ENREDO
Constantinopla, 1915. O armênio Michael, brilhante estudante de medicina, conhece o famoso repórter fotográfico estadunidense Chris, e sua amante, a armênia Ana.  Enquanto o jornalista empenha-se em registrar os caóticos acontecimentos políticos que vão determinando o fim do Império Otomano, Michael e Ana envolvem-se em uma paixão avassaladora que, ao mesmo tempo, os leva a unir forças para proteger a sua população do grande massacre prestes a acontecer.

ESTREIA
CINEMA DE ARTE/CINÉPOLIS RIOMAR PAPICU – SALA 10
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA – 19h30
SÁBADOS E DOMINGOS – 14h

Mais informações > www.cinemadearte.com.br

Nenhum comentário: