segunda-feira, 4 de março de 2013

TEATRO

Caixa Cultural apresenta "Como Nascem as Estrelas"

O espetáculo traz para os palcos o livro de Clarice Lipector e promete encantar público de todas as idades


O espetáculo Como Nascem as Estrelas encena o livro Como Nasceram As Estrelas, último trabalho de Clarice Lispector para o público infantil. No livro, a autora reconta com genialidade 12 lendas do nosso folclore. A montagem transforma em teatro seis das lendas do livro e apresenta ao público o encontro de Clarice, uma das mais importantes escritoras da língua portuguesa, e a cultura popular brasileira. No espetáculo o publico assiste a macacos, onças e jabutis presentes nas lendas brasileiras falando a prosa e a poesia da autora sem nenhuma cerimônia. As apresentações na Caixa Cultural Fortaleza acontecem sexta-feira (22/3) às 19h, sábdo e domingo (23 e 24/03) às 17h.  Na quinta-feira (21/3), será oferecida a oficina de teatro “Brincando com Clarice”, para crianças e adultos, de 16 às 18h.
 

A montagem do espetáculo é dirigida a todas as idades e desde 2008 reune famílias, estudantes e professores em torno do texto de Clarice, da música instrumental e dos mitos que há gerações habitam o imaginário brasileiro. A montagem conta com uma equipe técnica e artística de renome no cenário teatral e na música instrumental  carioca. Os atores Roberta Brisson, Renato Reston e Katia Brito e os músicos Carol Panesi e Rui Alvin estabelecem uma relação direta com o público e através de um trabalho minucioso com a palavra de Lispector guiam o público em uma viagem pelo texto. A direção geral é de Katia Brito.

Indicados ao prêmio Zilka Salaberry, o cenário, a iluminação e o figurino são essenciais para recriar o clima da Floresta Amazônica, onde se passa a peça Como Nascem as Estrelas. O  cenário, criado por Ney Madeira, é uma instalação com a qual o público interage e  pode ser montada em diversos tipos de espaço. Essa recria a floresta e foi confeccionada com escadas de corda, tecidos e redes onde são pendurados diversos instrumentos de percussão feitos com cabaças, panelas e molas, que reproduzem os sons das matas e dos rios. A iluminação, assinada por Aurélio de Simone, traz para os palcos os climas da mata.

O figurino, também de Ney Madeira, é composto por tecidos pintados com grafismos indígenas  recriados por artistas cariocas. Os adereços criados pela designer Maria Oiticica, compostos por cestaria e biojóias, misturam materiais como a prata e a seda à sementes e palha, remetendo à diversidade de formas e cores encontradas nas matas brasileiras.
Já a música tocada ao vivo têm direção de Rui Alvim busca inspiração na diversidade e sofisticação  dos ritmos brasileiros. Os músicos multiinstrumentistas promovem uma deliciosa interação estética ao  misturar  música indígena com ritmos urbanos criando espaços para que instrumentos como o clarone e o violino contracenem com o maracas e tambores.





 

Desde a estreia de Como Nascem as Estrelas em 2008, a peça vem construindo uma trajetória de sucesso. Escolhida para integrar a programação do Ano do Brasil em Portugal realizou apresentações em Lisboa em dezembro de 2012. Esteve em cartaz em novembro de 2012 no Teatro Municipal Ziembinski, no Rio de Janeiro, figurando entre as quatro melhores peças infanto-juvenis em cartaz na cidade segundo revista especializada. Além do Rio, onde foi escolhida para integrar o Circuito Estadual das Artes do Estado e a Ciranda de Espetáculos da Prefeitura, realizando espetáculo em diversas cidades do Estado e em escolas públicas da capital,  já esteve em cartaz em São Paulo, Salvador e Brasília. Realizou ainda temporada em 2010 no Teatro Municipal Maria Clara Machado, no Rio, sendo indicada durante esta temporada para três categorias do prêmio Zilka Salaberry. O espetáculo foi selecionado pelo edital de fomento às Artes Cênicas da Secretaria de Cultura do Estado do RJ.

Serviço:
Espetáculo “Como Nascem as Estrelas”
Data: de 22 a 24 de março de 2013 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira às 19h, sábado e domingo às 17h
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (CE)
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação, empregados e clientes da CAIXA)
Classificação etária: Livre
Informações:  (85) 3453-2770
Acesso para portadores de deficiência e assentos especiais
 





Sesc promove fim de semana teatral em Fortaleza

Serão sete apresentações gratuitas

Neste fim de semana (22, 23 e 24/3) os fortalezenses têm muitas opções de espetáculos para conferir com a família. As apresentações acontecem em diversos espaços do Sesc, em Fortaleza, e fazem parte da Semana Sesc de Artes Cênicas, que segue até a quarta-feira (27). A programação é gratuita.

Dando início às apresentações, a Cia. Bilu Bila encena, às 10h e 16h, na Escola Educar Sesc, o espetáculo infantil “Os Músicos de Bremen”, na sexta-feira (22). Livremente inspirado no conto de fadas dos Irmãos Grimm, a peça narra a história de quatro animais muito diferentes entre si, que buscam escapar da opressão de seus donos e partir para a cidade de Bremen, onde de fato conhecerão a liberdade.

Mo mesmo dia, às 20h, o Grupo Delírio Cia de Teatro (PR) apresenta o espetáculo “Kafka – Uma Virgília”, no Teatro Sesc Senac Iracema. A peça é uma adaptação das “Narrativas do Espólio”, de Franz Kafka, feita pelo diretor do grupo Edson Bueno. A montagem toma como ponto de partida um pensamento de Franz Kafka, segundo o qual, os artistas têm como função “vigiar” o sono, aparentemente tranquilo, da humanidade.

O sábado (23) começa com muitas palhaçadas, às 9h, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, com o espetáculo “Bora Viajar?”, do grupo Orquestra Palhaçal. Em uma fusão de música, teatro e mágica, os palhaços Omar Chinelo, Eimá e Bibiu propõem ao público uma viagem, através de histórias e causos bem engraçados.

Ainda na programação infantil, às 10h e 16h, na escola Educar Sesc é apresentado o espetáculo “Olha o olho do menino”, do Grupo Brincoleiros. Com uma sofisticada técnica de manipulação de marionetes, a peça propõe reflexões sobre o convívio familiar, além de mostrar de forma bem humorada que realmente a mentira tem pernas curtas. A peça é apresentada novamente no domingo (24), às 17h, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz.

O espetáculo “Solo Jacu” encerra as apresentações do sábado (23). Encenada às 20h, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, na peça, o ator e diretor João Andrade, o Joca, interpreta um palhaço quixotesco que viaja no tempo e no espaço para apresentar seu show em quatro espetáculos. A proposta é revelar, através de gestos, músicas e sons corporais, imagens e lembranças coletivas que remontem historicamente a formação étnica do povo brasileiro.

No domingo (24), o musical “Não Verá País Nenhum”, da Cia Prisma de Artes, é apresentado no Teatro Sesc Senac Iracema, às 20h. Baseado na obra homônima de Ignácio Loyola Brandão, o espetáculo aborda assuntos como corrupção, violência, seca e aquecimento global, sempre em tom apocalíptico e exacerbado.
Anualmente, o Serviço Social do Comércio – Sesc/Ce realiza a Semana Sesc de Artes Cênicas, na capital cearense e em outros oito municípios do Estado. A programação, inteiramente gratuita e diversificada, reúne espetáculos de teatro, oficinas, performances de dança, espetáculos de rua, música, exibição de filmes e contação de histórias.
Em 2013, a iniciativa, que presta homenagem ao Dia Mundial do Teatro, comemorado no dia 27 de março, integra mais de 30 grupos de artistas locais e nacionais, em mais de 40 apresentações voltadas para o público adulto e infantil.







Programação -Semana Sesc de Artes Cênicas

Teatro Sesc Senac Iracema (R. Boris, 90 – Praia de Iacema)


22/3
20h – Espetáculo: Kafka – Uma Vigília / Grupo Delírio Cia de Teatro (PR)

23/3
9h – Espetáculo: Vamos Viajar?/ Grupo Orquestra Palhaçal

24/3
20h – Espetáculo: Não Verás Pais Nenhum – O musical/ Companhia Prisma de Artes         

 
Educar Sesc (R. José Jathay, 813 – Farias Brito)

22/3
10h e 16h – Espetáculo: Os Músicos de Bremen/ Cia. Bilu Bila    

23/3
10h e 16h – Espetáculo: Olha o Olho do Menino/ Grupo Brincoleiros     
Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro)
 

23/3
20h – O Despertar da Primavera           

24/3
17h – Espetáculo: Olha o olho dos meninos/ Grupo Bricoleiros    
:::Gratuito:::







VII Festival de Artes Cênicas atrai milhares de pessoas nos primeiros dias de apresentações

Palcos, ruas e praças lotados de gente que aprecia a beleza do teatro, da dança e do circo. Este é o resultado dos primeiros dias do VII Festival de Artes Cênicas, que reuniu cerca de 3 mil pessoas, em shows, cortejos e espetáculos encenados nas cidades de Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB).

Iniciativa conjunta entre Banco do Nordeste, Ministério da Cultura e empresa Ato Marketing Cultural, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, o evento conta com a participação de 25 companhias teatrais. Dentre elas, estão Clowns de Shakespeare (RN), Ateliê Voador Companhia de Teatro(BA), Teatro Máquina (CE), Teatro Oficina (PB) e Trupe ArteManhas (SP). As apresentações prosseguem até 27 de março, Dia Mundial do Teatro.

“Vale ressaltar que os espetáculos e companhias teatrais selecionadas contemplam todos os estados do Nordeste, garantindo a representatividade e a diversidade grupos, que são considerados referência em seus locais de origem”, afirma o gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB, Tibico Brasil.
O Cortejo de Abertura, realizado na Praça do Ferreira em Fortaleza, atraiu mais de 400 pessoas. As peças Anatomia das Coisas Encalhadas (Silvia Moura – Fortaleza) e Fragmentos Azedos Sobre a Língua (Cia. Fragmentada – RJ) lotaram os teatros do Sesc Senac Iracema e José de Alencar, onde foram encenadas no final de semana.
Centenas de pessoas puderam conferir show musical em Juazeiro do Norte, na Praça Padre Cícero, e a apresentação dos espetáculos “Pela Janela” (Grupo Caixa Cênica – SE) e “Salmo 91” (Ateliê Voador Companhia de Teatro – BA), ambos encenados no Centro Cultural Banco do Nordeste, com lotação máxima.
Três apresentações reuniram plateia superior a 400 pessoas, em Sousa e um cortejo atraiu dezenas de passantes nas ruas do Centro, no final de semana. Além de “Salmo 91”, foram encenadas as peças Torturas de um Coração (Grupo Teatro Oficina – Sousa), uma comédia popular com linguagem e elementos regionais nordestinos; e Quincas (Osfodidários – PB), que mostra a saga do homem que abandonou a vida burguesa e ingressou no mundo dos devaneios da cidade baixa, entre bêbados, prostitutas e jogadores.
Ao todo, serão 57 encenações, 54 trocas de ideias e seis oficinas, movimentando quase 200 artistas, 32 produtores culturais e mais 79 colaboradores, entre, motoristas, fotógrafos, técnicos, capatazia, intérprete de linguagem de sinais, assistentes pedagógicos e outros profissionais.

Veja, na programação abaixo, as próximas apresentações.

 
Fortaleza

21/03

19h – Hamlet (Clowns de Shakespeare – RN)Local: Theatro José de Alencar
Duração: 105 min               
Classificação: 12 anos
Direção: Marcio Aurelio
Ministério da Cultura e Petrobrás apresentam “Hamlet”, espetáculo que celebra o encontro dos Clowns de Shakespeare com o encenador Marcio Aurelio, um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro contemporâneo. A encenação se baseia no princípio de que a peça, obra prima da dramaturgia universal, consiste em uma poética da representação. A peça traz radicalizações do uso das convenções teatrais e dos elementos que compõem sua estrutura cênica. Sua montagem foi realizada a partir do patrocínio da Chesf, do Banco do Nordeste e do BNDES.

19h – Erêndira (Companhia CLÊ – Circo Lúdico Experimental – Fortaleza)

Local: Cuca Che Guevara
Duração: 50 min               
Classificação: 12 anos
Direção: Sâmia Bittencourt
Livremente inspirado no conto “A Incrível e triste história de Cândida Erêndira e sua avó desalmada”, de Gabriel Garcoa Márquez, o espetáculo tem Sâmia Bittencourt na direção. O espetáculo tem como ponto de partida as imagens e sensações que marcam o texto de autor e que norteou a pesquisa de movimentos e composição sonora do espetáculo.

20h – Criaturas de Papel (Grupo Bricoleiros – Fortaleza)
Local: SESC SENAC Iracema
Duração: 60 min               
Classificação: livre
Direção: Cristiano Castro
Papéis brancos ganham formas geométricas e são transmutados em figuras cênicas que ganham vida. Como seres animados, imbuídos da existência, buscam o outro num impulso vital. O espetáculo fala de encontros e partidas enquanto força fundamental do pulso de existir e habitar um espaço, enquanto vínculos constitutivos do percurso de viver.



22/03

19h – Hamlet (Clowns de Shakespeare – RN)
Local: Theatro José de Alencar
Duração: 105 min               
Classificação: 12 anos
Direção: Marcio Aurelio
Ministério da Cultura e Petrobrás apresentam “Hamlet”, espetáculo que celebra o encontro dos Clowns de Shakespeare com o encenador Marcio Aurelio, um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro contemporâneo. A encenação se baseia no princípio de que a peça, obra prima da dramaturgia universal, consiste em uma poética da representação. A peça traz radicalizações do uso das convenções teatrais e dos elementos que compõem sua estrutura cênica. Sua montagem foi realizada a partir do patrocínio da Chesf, do Banco do Nordeste e do BNDES.

19h – Mediatriz (Núcleo do Dirceu – PI)Local: CUCA Che Guevara
Duração: 55 min              
Classificação: livre
Direção: Elielson Pacheco, Janaina Lobo e Weyla Carvalho
Eis um convite para outra maneira de olhar o corpo, conduzido por três intérpretes-criadores, Elielson Pacheco, Janaina Lobo e Weyla Carvalho, e realizado a partir de um sistema matemático em um espaço recortado: há assim, multiplicação dos pés, adição de barrigas, divisão de tronco ao meio e subtração dos joelhos. Isso por que a coreografia é geométrica e possibilita o ilusionismo.



Cariri
21/03

19h – A PalhassadaMuzikada (Turma do Biribinha – AL)Local: Teatro Violeta Arrais, Nova Olinda

Duração: 50 min               
Classificação: livre
Direção: Teófanes Silveira
A PalhassadaMusikada é um espetáculo inspirado no circo e no palhaço tradicional nordestino. E com a ajuda de vocês Biribinha e Pipoca desenvolvem números musicais, convencionais e inusitados e criam instrumentos imaginários despertando a criatividade do público.

19h – O Miolo da Estória (Santa Ignorância – MA)
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Juazeiro do Norte
Duração: 50 min             
Classificação: 12 anos
Direção: Lauande Aires
O espetáculo Miolo da Estória trata da busca da teatralidade vivida pelo brincante “Miolo do Boi” e a relação com sua própria história, com texto elaborado a partir da leitura e observação de brincantes que manipulam o Boi. Em síntese, trata dos conflitos do homem pobre diante da exploração sofrida no ambiente de trabalho e no espaço do divertimento. E levanta questões como: Quem é esse personagem anônimo? Sua estória e sonhos, valorizando o poder da comunicação pela oralidade e relação com as coisas.

22/03 
10h – O Planeta Que Era Azul (Grupo Teatro Oficina – Sousa)
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Juazeiro do Norte

Duração: 60 min             
Classificação: livre.
Direção: Francisco Oliveira
Três crianças do Planeta Cinza são levadas pelo Senhor do Tempo, ao distante Planeta Azul para cumprirem uma missão. Mas algo está errado no Planeta, sua cor não é mais a mesma. E um grande desafio do saber aguarda essas crianças.

19h – Império das Luzes (Aprendizes em Troca – Fortaleza)
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Juazeiro do Norte
Duração: 40 min              
Classificação: 18 anos
Direção: Grupo Aprendizes em Troca
Inspirado no universo onírico presente, particularmente em obras do pintor surrealista René Magritte, assim o espetáculo investiga as relações entre corpo e imagem, propondo um olhar inquieto para o amor, o feminino, o sensual e a simbologia metaforicamente dialogando com a própria criação.



Sousa

21/03
19h – Boa Noite Cinderela (Alysson Amâncio Cia. De Dança – Cariri)
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa
Duração: 50 min              
Classificação: 12 anos
Direção: Alysson Amâncio
Partindo do questionamento “Por onde anda o amor, a amizade e a delicadeza nos dias atuais?”, o espetáculo de dança contemporânea, dirigido por Alysson Amancio, provoca uma reflexão sobre o contraste: contos de fadas e as traições e crimes que marcam a realidade.

22/03

19h – O Miolo da Estória (Santa Ignorância Cia das Artes – MA)
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa
Duração: 50 min              
Classificação: 12 anos
Direção: Lauande Aires
O espetáculo Miolo da Estória trata da busca da teatralidade vivida pelo brincante “Miolo do Boi” e a relação com sua própria história. Com texto elaborado a partir da leitura e observação de brincantes que manipulam o Boi. Em síntese, trata dos conflitos do homem pobre diante da exploração sofrida no ambiente de trabalho e no espaço do divertimento. E levanta questões como: Quem é esse personagem anônimo? Sua estória e sonhos, valorizando o poder da comunicação pela oralidade e relação com as coisas.

      
Shalom prepara espetáculo e retiro de Semana Santa

Acontecerá mais uma edição do espetáculo “A Paixão de Cristo” em exibição única e gratuita na quarta-feira, dia 27, às 19h, no Paulo Sarasate

A Semana Santa é a data mais importante para os cristãos. Com o objetivo de aprofundar a experiência no mistério de Cristo em sua paixão, morte, sepultamento e ressurreição a Comunidade Católica Shalom promove mais uma vez o espetáculo “A Paixão de Cristo” e o Retiro em sintonia com os Atos Litúrgicos da Catedral Metropolitana de Fortaleza.

O espetáculo “A Paixão de Cristo” será realizado em única exibição na quarta-feira, dia 27, às 19h, no ginásio poliesportivo Paulo Sarasate. A entrada é gratuita e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. “Ano passado apresentamos o espetáculo pela primeira vez em Fortaleza e o público compareceu em massa. “A Paixão de Cristo” proporciona uma experiência inesquecível com o amor capaz de doar-se por inteiro até o fim pelo próximo”, descreve Tobias Cortez, coordenador de divulgação da atividade.

De quinta (28) a domingo (31), também no ginásio Paulo Sarasate, o Shalom realiza o Retiro de Semana Santa. Na quinta, sábado e domingo o Retiro tem início às 14h. Na sexta-feira começa às 8 da manhã. “O Retiro é uma oportunidade de aprofundar o mistério de Cristo vivido a cada dia na Semana Santa como a instituição da eucaristia (quinta), sua paixão e morte na Cruz (sexta), descida aos infernos (sábado) e ressurreição (domingo)”, garante Pe. Silvio Scopel, responsável pela ação evangelizadora da Comunidade Católica Shalom, em Fortaleza.

Com a proposta de falar e tocar o coração do homem de hoje as atividades são apresentadas ao público com linguagem artística e musical. “Associado às artes existem os momentos de pregação e celebração. Tudo para que os participantes possam ter uma experiência pessoal com o amor de Deus”, diz Scopel.

O Retiro de Semana Santa terá a presença do Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, de sua  Cofundadora, Emmir Nogueira, Padre Antônio Furtado e outros pregadores, além de artistas da instituição.

 A entrada é franca e aberta a todos os públicos.

Espetáculo e Retiro da Semana Santa Shalom
Local: Ginásio Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 2050, Aldeota)

Dias e horários:

Quarta, 27: Espetáculo “A Paixão de Cristo”* (19h)
Quinta,28; sábado,30 e domingo,31: das 14h às 18h
Sexta,29: das 8 ao Meio dia
Mais informações: 3295.4583
Facebook: Shalom Eventos Fortaleza
*Entrada gratuita. Preenchimento de vagas por ordem de chegada.

Nenhum comentário: