segunda-feira, 4 de março de 2013

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Repintura do Casarão do Padre Cícero em Juazeiro do Norte

Trabalho será feito por alunos de curso de capacitação oferecido gratuitamente pela companhia. Além do casarão, a base da famosa estátua do padre receberá retoques

O Casarão do Padre Cícero, um dos principais pontos turísticos de Juazeiro do Norte, Ceará, será repintado entre os próximos dias 18 e 22 de março. O serviço será oferecido pela Sherwin-Williams, um dos maiores fabricantes de tintas do Brasil e com forte atuação no Nordeste. Além do casarão, a base da famosa estátua do padre receberá retoques.
Para o trabalho serão usados aproximadamente 180 litros de tintas das cores Azul Cabo Frio e Branco, ambas da linha Metalatex Litoral, produto à base de resina acrílica ideal para superfícies com umidade excessiva e altamente suscetíveis à contaminação por fungos. “Escolhemos este produto porque seus pigmentos resistem por um maior período de tempo sem desbotar”, explica Eginaldo Franzão, gerente de produtos da Sherwin-Williams.
A pintura será feita por cerca de 20 moradores do bairro Horto, em Juazeiro, todos alunos do Curso de Qualificação Profissional de Pintura Residencial, oferecido gratuitamente pela Sherwin-Williams a comunidades carentes. O programa é realizado pela companhia desde 2005 e já capacitou mais de 2 mil pessoas.

O curso é voltado a adultos e adolescentes de comunidades carentes com idade entre 16 e 60 anos, que necessitem ou desejem obter qualificação profissional. “Com esta iniciativa, a Sherwin-Williams visa capacitar tecnicamente os participantes visando alternativa de fonte de renda”, explica José Humberto de Souza, gerente de assistência técnica da companhia, que coordena o programa.
As aulas são ministradas por assistentes técnicos da Sherwin-Williams. A turma que fará a repintura do casarão é treinada pelo técnico de produtos Ricardo Torres.









Secultfor recebe documentação dos contemplados no Projeto de Recuperação de Imóveis Privados – PAC Cidades Históricas

Fazem parte do PAC imóveis privados situados na área de patrimônio histórico do Centro de Fortaleza

A Secretaria de Cultura de Fortaleza, por meio da Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural (CPHC), informa que está recebendo documentação dos proponentes que obtiveram financiamento do Projeto de Recuperação de Imóveis Privados no Centro Histórico de Fortaleza – PAC Cidades Históricas. A documentação consiste do Projeto, Memorial Descritivo e Planilha Orçamentária, que serão entregues ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para análise e, então, encaminhados ao Banco do Nordeste do Brasil, para efetivação da assinatura do contrato de financiamento.

Foram selecionados para obtenção de financiamento imóveis privados, de propriedade ou em uso de pessoas físicas ou jurídicas, situados na área de patrimônio histórico do Centro de Fortaleza-Ceará. O financiamento não tem juros (correção pelo INPC), e a partir de seis meses tem um período de carência de de 15 anos (uso residencial e misto) e 10 anos (outros usos) para efetivar os pagamentos.

Os proponentes já foram contactados pelo BNB através da Secretaria Executiva Regional do Centro - Carta Convite para comparecer ao BNB, onde apresentaram a documentação, conforme anexo V do Edital com vista à análise econômico – financeira e jurídica a ser feita pelo Banco nos itens: capacidade de pagamento - renda formal e/ou informal; situação cadastral; legalidade dos imóveis - comprovação de propriedade ou uso do imóvel e garantia ofertada. Para mais informações entrar em contato com a CPHC: (85) 3105.1291.

Proponentes contemplados
    Proponente: Raimunda Nonata da Cunha Viana, Imóvel situado a Rua Castro e Silva, 773, Centro;

    Proponente: José Ruver Lima Herculano, imóvel situado a Rua Senador Alencar, 649, Centro;

    Proponente: Associação Comercial do Ceará, Rua Dr. João Moreira, 207, Centro;

    Proponente: Edgar Rodrigues de Paula Ltda – Farmácia Oswaldo Cruz, Rua Major Facundo, 576, Centro (FOTO ACIMA);

    Proponente: Rian Fontenele Cunha, Travessa Maranguape, s/n;

    Proponente: Jairo Wilson Costa, Av. Tristão Gonçalves, 89, Centro;

    Proponente: Marcos Silva Montenegro Filho, Rua Adolfo Caminha, 117;

    Proponente: Construtora Sumaré Ltda, Rua Adolfo Caminha, 127, Centro.

Processo de seleção

O edital contendo as regras para participação e seleção, assim como o Formulário para Apresentação de Proposta, ficaram disponíveis para consultas e retiradas pelos interessados até o dia 03/08/2012 das 8 às 12 horas, na sede da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro) e na sede do Iphan (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro), bem como nos seus respectivos sites: www.fortaleza.ce.gov.br/cultura e www.iphan.gov.br

A solenidade de abertura das propostas ocorreu em sessão pública, às 10 horas, do dia 08/08/2012, no Auditório do Teatro Antonieta Noronha, e o resultado do processo de seleção foi afixado no Mural da Secultfor e publicado no Diário Oficial do Município. A Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultura, à ocasião, fez a orientação para a elaboração dos Projetos, Memorial Descritivo e Planilha Orçamentária.

Área de atuação do PAC Cidades Históricas – Fortaleza

Inicialmente, as áreas a serem contempladas com o Financiamento para Recuperação de Imóveis Privados na área de PAC – Cidades Históricas (PACCH) da cidade de Fortaleza-CE foram as mais próximas de bens tombados em nível Federal, limitadas por cruzamentos entre ruas do Centro Histórico e de PACCH de Fortaleza.

Nenhum comentário: