segunda-feira, 4 de março de 2013

INTERNET - INFORMÁTICA - GAMES

No sétimo aniversário, microblog tem 40% de usuários que não tuítam
 

Louvado por capacidade de promover interação, rede social possui vasto número de meros 'observadores'
  
O microblog Twitter completou sete anos de existência nesta quinta-feira (21).
Muitas vezes louvado por permitir interações entre usuários de diferentes partes do mundo e até entre pessoas famosas e seus fãs, cerca de 40% dos usuários do Twitter não escrevem mensagens, conhecidas como tuítes.
Em vez disso, usam a ferramenta social somente para acompanhar notícias e as novidades das pessoas que seguem.
A rede social conta com 200 milhões de usuários em todo o mundo, que enviam, em média, cerca de 400 milhões de breves mensagens de no máximo 140 caracteres.
saiba mais
Entre os usuários mais célebres de Twitter há desde nomes como o cantor Justin Bieber, que possui mais de 36 milhões de seguidores, seguido de perto pela cantora Lady Gaga, com mais de 35 milhões, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com mais de 28 milhões.
A rede social não é, no entanto, para todos os gostos. O editor da revista satíritica britânica Private Eye, Ian Hislop, afirma que homens de meia idade que usam a rede social se assemelham a ''pais dançando em cerimônias de casamento''.
O serviço, lançado originalmente em 2006 por Jack Dorsey, se chamava originalmente ''stat.us'' e em seguida passou a se chamar ''twittr''.
Dorsey diz ter se inspirado no LiveJournal, surgido em 2000, uma comunidade virtual em que usuários podem manter um blog. Nos anos seguintes, Dorsey procurou elaborar um ''LiveJournal mais vivo, mais atualizado, em tempo real''.
Atualmente, as pessoas usam o Twitter para fazer campanhas, compartilhar e discutir notícias, angariar fundos, propor alguém em casamento e até desafiar autoridades.
O Brasil é hoje em dia o segundo país com o maior número de usuários em todo o mundo. Mais de 33,3 milhões de brasileiros possuem contas no Twitter, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que contam com cerca de 108 milhões de usuários.

 




Twitter 7 anos: a maturação da Internet 

Por Marcos Hiller*


Há sete anos nascia o Twitter. O microblog que faz com que pessoas se conectem por meio de 140 caracteres. O Twitter é a maturação da rede mundial de computadores em seu estado mais pleno, pois faz com que consigamos ser lidos e ouvidos por usuários que nunca imaginávamos ter contato um dia na vida. Por exemplo, eu, um mero professor universitário brasileiro, já troquei tweets com Marc Gobé (@mgobe), o autor do “Emotional Branding” um das maiores autoridades mundiais no assunto marca. Gobé foi quem criou as emblemáticas bolinhas de gás no logo da Coca-Cola e foi também um dos responsáveis pela campanha Dove Real Beauty. Outro dia, também conversei com Jennifer Aaker (@aaker), renomada autora de marca e filha de David Aaker, hoje professor emérito da Universidade de Berkeley, e um dos primeiros autores no mundo a escrever sobre o tema. Quando que eu imaginei conversar e me conectar com esses grande pensadores? Nunca! Mas a potência midiática do Twitter me proporciona isso hoje, e eu adoro.
A chamada era da informação é, na realidade, a era do excesso de informação. Nesse sentido, o Twitter me cai como uma luva. Somos bombardeados com um volume de informação que nunca presenciamos, e simplesmente nosso cérebro não dá conta de absorver e decodificar tudo. Mas no Twitter, eu seleciono (sigo) apenas aqueles perfis que fazem parte do meu interesse. E recebo o dia inteiro informações na minha time exclusivamente daqueles perfis que fazem parte do meu interesse de conhecimento. E que são diferentes dos interesses do fulano e do beltrano. Pra mim, disparado, esse é o grande diferencial do Twitter.
Mas nem tudo são flores. O Twitter fez nascer um grupo de perfis fake: pessoas que se fazem passar por outras na tentativa de magnetizar e buscar um minuto de fama que elas nunca teriam se não fosse dessa forma. E tudo isso, na grande maioria das vezes, à revelia das pessoas que elas personificam. Outro comportamento condenável no Twitter são os chamados Trolls, ou seja, perfis de pessoas que gostam de criticar, apedrejar e repudiar outros perfis (geralmente, celebridades) pelo simples prazer de ver a pessoa “sair do sério”.
Hoje, tenho cerca de 2.600 seguidores. Faço parte do edulcorado grupo de 1% de perfis que possuem mais de mil seguidores. São pessoas que me seguem diariamente e lêem minhas mensagens, minhas dicas de livros, cursos, etc, mas que podem, do dia para a noite, deixar de me seguir caso não gostem mais dos meus temas. Esse é o grande barato do Twitter. Diferentemente da vida real, onde se desconectar de uma pessoa pode se transformar numa tarefa não tão fácil, e que envolve, por vezes, até desgaste emocional. No Twitter, isso é simples: baste aperta um botão chamado “unfollow” e pronto. Como num passe de mágina, aquela pessoa, que talvez tenha deixado de ser relevante para você, deixa de fazer parte de sua timeline.
Parabéns, Twitter! Que venham mais e mais anos de vida. Quer me seguir? Meu twitter é @MarcosHiller. Mas fique sabendo não sei para onde estou indo. Obrigado.

* Marcos Hiller é coordenador do MBA Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios.

 




Riot Games desembarca em Salvador para o Gamepólitan 
A cidade baiana sediou evento direcionado para comunidade gamer. Esta é uma das oportunidades que empresa usará para se aproximar de jogadores da Região Nordeste
 
A Riot Games – produtora e distribuidora do League of Legends – estará presente no Gamepólitan, considerado um dos principais eventos de games da região Nordeste. A iniciativa direcionada a empreendedores e estudantes interessados em jogos eletrônicos será realizada nos dias 16 e 17 de março, no Centro de Convenções da Bahia.
A Riot promoverá, em parceria com a Legends Bahia (https://www.facebook.com/LegendsBahia) e organizadores do Gamepólitan, um campeonato de League of Legends que poderá ser acompanhado, ao vivo e via stream, pelo canal http://www.twitch.tv/gamepolitan_lol. As equipes profissionais concorrerão entre R$ 1,8 mil a 3,6 mil.  Além disso, haverá um concurso de Cosplay com premiações.
Atualmente, o League of Legends possui mais de 70 milhões de jogadores registrados, dos quais 32 milhões são jogadores ativos. É considerado o game gratuito online para computadores mais jogado no mundo.

Os participantes também terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo Riot durante palestra que será ministrada pelo gerente de Marketing da Riot Games, Felipe Gomes, no dia 16/03, às 16h, sobre a “Atitude Riot: levando o jogo a sério”.  Entre as atribuições de Felipe estão o planejamento e a execução de lançamento de novos produtos.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://gamepolitan.com.br/

A Riot Games, desenvolvedora de games fundada em 2006, foi criada por gamers empreendedores cujo foco principal é promover a melhor experiência aos jogadores. Em 2009, a empresa lançou seu primeiro título: League of Legends, com mais de 32 milhões de jogadores por mês. Os jogadores são a base de sua comunidade e é por meio deles que a experiência do League of Legends continua a evoluir e melhorar. A Riot é uma companhia global – com sede em Santa Monica (Califórnia, EUA). A  empresa possui escritórios em St. Louis, Dublin, Seul, Istanbul e São Paulo, além de presença em diversos outros países com parceiros.

Nenhum comentário: