sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

MÚSICA



Badi Assad apresenta o “Amor e outras manias crônicas”

Seu esperado 11° disco chega novo não apenas nas músicas e arranjos 


Badi Assad apresenta nesse fim de semana na capital cearense seu novo disco, e neste domingo é o último dia de apresentação, às 19h, no Centro Cultural da Caixa. São 20 anos de carreira internacional consolidada e um estilo peculiar de expressão por sua voz e violão, marcas fundamentais de sua música. A cantora, compositora e violonista Badi Assad apresenta em 2012 seu esperado 11° álbum “Amor e outras manias crônicas”, com novas músicas e arranjos, mas também com a alma renovada por momentos de mudanças e experiências pessoais.

O novo disco chega quase cinco anos depois de seu último lançamento, salvo o DVD comemorativo da carreira (lançado em 2010). A “explicação” vem pelas palavras da própria artista: “Por onde andei? Meu último CD, “Wonderland”, foi lançado em 2006. O grande motivo do meu pequeno sumiço foi porque, em 2007, aconteceu a mais incrível criação de minha vida: o nascimento de minha única filha Sofia. Foi quando resolvi sair da cidade grande e me dedicar integralmente à impressionante aventura que é a maternidade...e lá no silêncio do interior acabei compondo muito. Foi realmente um momento criativo e inspirador muito grande”.  Neste processo, Badi compôs inúmeras músicas para a filha (que devem resultar em um disco para “os pequenos”) e outras tantas novas. Revirando seu baú de letras guardadas e se inspirando em sua própria vivência, nasceu “Amor e outras manias crônicas”. O primeiro trabalho totalmente autoral, estreia também seu próprio escritório e selo independente, o “Quatro Ventos”.

Para o repertório, composições (acústicas e/ou eletrônicas) com melodias diferenciadas e letras intensas, cotidianas ou existenciais, transbordam vida, arte, amor e algumas outras manias... Este novo disco mistura um pouco de aventuras antigas (e amores desencontrados), com as mais recentes como a da maternidade, fruto de um novo amor, e suas deliciosas novas manias: como a de se amar, buscar seu próprio equilíbrio e de querer o novo. Fala também de vícios como o de trabalhar muito e da dependência nas relações. Desta mania de amar. Sim, porque o amor também é crônico, no sentido literal da palavra: de longa duração, que sucede repetida e frequentemente.

“Amor e outras manias crônicas” tem produção e participação musical de Guilherme Kastrup e do multi-instrumentista Márcio Arantes, entre outros convidados como Ricardo Herz e Dimos Goudaroulis. Badi canta, toca violão em todas as faixas e além das canções de sua autoria, traz uma parceria com Pedro Luís, na letra de “Saudade Verdade Sorte”.

Renovada, Badi Assad também preserva a essência original de seu trabalho. Com um pé no asfalto, outro no mato, cheia de amor..e outras manias..crônicas.

A produção do disco

Para produzir “Amor e outras manias crônicas”, foi necessário alguém que traduzisse este novo momento e retorno da artista, com uma proposta mais rítmica, mais popular-pop e em alguns momentos mais “pesada”. Guilherme Kastrup cumpriu plenamente esta tarefa ao lado de Márcio Arantes, como terceiro elemento, que completou a base para o produção do disco e compôs os arranjos.  O trio aqueceu no palco o repertório antes de entrar em estúdio, realizando alguns shows pelo interior de São Paulo.  Assim, o processo de gravação foi bastante dinâmico, fluindo organica e naturalmente.

Participações especiais


O violoncelista e pesquisador grego radicado no Brasil Dimos Goudaroulis (Prêmio Bravo-Prime de Cultura) participa de ‘Eu vim daquele lugar’ e ‘Mar egeu’. O violinista, compositor e arranjador Ricardo Herz está em ‘Noite de São João’ e ‘Mulheres e Cunhantãs’. Webster Santos traz seu violão suingado em ‘Ultraleve’. Nos metais Badi conta com Emiliano Sampaio, Jorge Cirillo, Marcelo Valezi, Ivan de Andrade e Alessandro Ribeiro. Nos arranjos para violão, o grande talento de seu irmão Sérgio Assad, e dos violonistas Swami Jr e Chico Saraiva.

Lançamento Digital e Distribuição

Além do lançamento e download gratuito do single “Ultraleve“ (em 01/10) pelas redes sociais de Badi,. “Amor e outras manias crônicas” está disponível no iTunes, Sonora, RDIO e ONErpm.
Para facilitar o acesso aos fãs, o disco também estará disponível na sua própria loja virtual criada em sua “fan page” no facebook, pela ONErpm. Por estes canais é possível comprar o CD na íntegra ou faixa a faixa. A distribuição regular nas lojas será feita pela Núcleo Contemporâneo. Acesse o download gratuito da faixa Ultraleve aqui: https://www.facebook.com/AssadBadi/app_212095832143742

Serviço:
Evento: Lançamento de “Amor e Outras Manias Crônicas”
Cidade: Fortaleza
Data: 1,2 e 3 de fevereiro
Horário: sexta e sábado às 20h; domingo às 19h
Local: Teatro Caixa Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287
Ingressos: R$20 e R$10 (meia). À venda na bilheteria do teatro
Informações: (85) 3453-2770





Teresa Cristina se rende ao repertório do Rei

Sambista carioca lança CD com músicas de Roberto Carlos

Após Cauby Peixoto (2009), Maria Bethânia (1993), Nara Leão (1978) e Sônia Mello (1979), chegou a vez da sambista carioca Teresa Cristina gravar um álbum somente com canções de Roberto Carlos. O disco, feito em parceria com grupo indie de pop rock Os Outros, chega às lojas agora em novembro e traz músicas que, embora não sejam de autoria de Roberto, foram lançadas pelo cantor e ficaram conhecidas na voz do Rei. No repertório, hits como Sua Estupidez, As Curvas da Estrada de Santos, Como 2 e 2, Proposta e Cama e Mesa.

O CD “Teresa Cristina + Os Outros = Roberto Carlos” é, de certa forma, acerto de contas com a memória afetiva da artista que, garota, cantava músicas de Roberto Carlos no quintal de sua casa. Apesar de ter a pegada roqueira d'Os Outros, grupo egresso da cena indie carioca, o disco caminha em rota até certo ponto conservadora, careta, sem transgressões - o que explica a improvável liberação de Roberto Carlos para que Teresa gravasse seu cancioneiro (aval obtido através do produtor Guto Graça Mello, hábil na feitura do meio de campo necessário para viabilizar a gravação).

Nem por isso Teresa Cristina + Os Outros = Roberto Carlos deixa de ser ótimo disco. Música alocada na abertura, Ilegal, Imoral ou Engorda (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1976) parece ser recado mandado para sambistas que veem o projeto como uma “pulada de cerca” de Teresa, que é fã de Iron Maiden e gosta de ouvir rock. Teresa reaviva o lado roqueiro do Rei da Juventude brasileira nos anos 60 em músicas como Do Outro Lado da Cidade (1969) - rock que, embora creditado oficialmente a Helena dos Santos, foi efetivamente composto pelo próprio Roberto - e Nada Vai me Convencer (Paulo César Barros, 1969) ao mesmo tempo em que põe sua própria melancolia na interpretação de temas como O Moço Velho (Silvio César, 1973), bela sacação do repertório. A melancolia, aliás, é traço recorrente tanto no cancioneiro de Roberto quanto no canto de Teresa Cristina. Tal afinidade faz com que músicas como O Portão (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1974) e Despedida (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1974) soem naturais na voz suave de Teresa.

Musicalmente, Os Outros soam quase sempre tradicionais ao abordar rocks como Você Não Serve pra Mim (Renato Barros, 1967) - cantado por Botika, vocalista do grupo - e canções sensuais como Proposta (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1973). O máximo de ousadia estilística do álbum é a pegada de música nordestina posta em várias passagens do rock Quando (Roberto Carlos, 1967). Por outro lado, o toque tradicionalista do disco realça a arquitetura perfeita destes rocks e canções que, a rigor, dispensam invencionices. Entre os destaques do novo CD, lançamento da Deck Disc, estão À Janela (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1972) e de As Curvas da Estrada de Santos (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1969) e Cama e Mesa (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1981) tenha garantido sua vaga entre as 14 músicas do CD.

Nenhum comentário: