sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

EXPOSIÇÕES

Últimos dias para ver as obras que descrevem o Egito desbravado por Napoleão Bonaparte
 
O Espaço Cultural Unifor encerra em breve O Egito Sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú; organizada pelo Itaú Cultural, apresenta 35 peças raras produzidaS durante a viagem que o célebre general e imperador francês fez em 1798 para o Egito

Quem ainda não conferiu, tem até 20 de janeiro para ver a mostra O Egito Sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú com curadoria do arqueólogo Vagner Carvalheiro Porto, no Espaço Cultural Unifor, no campus da Universidade de Fortaleza.  Das 35 peças exibidas, 21 fazem parte de Description de l’Egypte, coleção publicada em Paris entre 1809 e 1822, que descreve a expedição científica e militar liderada pelo general Napoleão Bonaparte àquele país do Oriente. A obra é reconhecida como o mais importante estudo erudito europeu do Egito antigo e moderno. Os livros acompanham 14 reproduções fotográficas das matrizes em cobre pertencentes ao Museu do Louvre, em Paris.



Em cartaz na Unifor desde outubro, a mostra está organizada em cinco seções: Cartografia, Religião, Arquitetura, Egito Moderno e História Natural, a exposição apresenta 13 dos 21 volumes da Description de l’Egypte, com gravuras e alguns com mais de um metro de altura, abertos em página fixa, dentro de uma vitrine. Conta, ainda, com um dos dois livros publicados pelo artista e barão Dominique Vivant Denon (1747-1825). A exposição traz também um cronograma dos principais eventos da campanha napoleônica no Egito, além de 14 telas com imagens dos livros que podem ser manuseadas pelos visitantes.
O material em exposição foi produzido durante a viagem que Bonaparte fez em 1798 para o Egito, com uma força militar de mais de 55 mil homens e uma comitiva de 167 estudiosos entre artistas, gravadores, escultores, impressores, arquitetos, astrônomos, geógrafos, químicos, engenheiros de várias especializações, matemáticos, economistas, médicos, botânicos, zoólogos, orientalistas, escritores e intérpretes. Muitos dos estudiosos que viajaram para o Egito eram integrantes do Instituto da França, dentre eles o zoólogo Étienne Geoffroy Saint-Hilaire (1772-1844) e o inventor Nicolas-Jacques Conté (1775-1805), encabeçados por  Denon.

A mostra promovida pelo Itaú Cultural reforça a vocação do grupo de aproximar o público dos diferentes recortes da coleção do grupo, construída ao longo dos anos com o intuito de formar amplo e significativo acervo de arte e cultura. Ela já foi exibida no espaço expositivo do instituto e no Museu Nacional, em Brasília. “Apresentar um recorte tão importante deste acervo reafirma o compromisso da instituição com o público de democratizar o acesso à arte e a cultura”, observa o diretor do instituto, Eduardo Saron.

SERVIÇO
O Egito Sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú
Até 20 de janeiro
Terças-feiras às sextas-feiras,  das 8h às 20h
Sábados e domingos, das 10h às 18h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
Local: Espaço Cultural Unifor Anexo -  campus da Universidade de Fortaleza
Av. Washington Soares, 1321 - Bairro Edson Queiroz

 

Nenhum comentário: