sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CINEMA CEARÁ

Documentário mostra “Um olhar sobre o Pré-carnaval de Fortaleza"

Centro Cultural Dragão do Mar lançou hoje os Editais Culturais 2013

Nesta quinta-feira, dia 24 de janeiro, às 19h30, será exibido, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura o documentário "Cachorra Querida - Um olhar sobre o Pré-carnaval de Fortaleza". Produzido por iniciativa do Bloco Unidos da Cachorra, o documentário relata a evolução deste evento e uma discussão sobre o seu futuro. Com direção de Gabriel Andrade, através de entrevistas com importantes nomes ligados à cultura carnavalesca como Fausto Nilo, Felipe Araújo, Paulo Linhares, Nilo Sérgio, dentre outros, o documentário apresenta um olhar histórico e crítico sobre o Pré-Carnaval de Fortaleza, como um evento que vem se tornando tradição na cidade.
“Este documentário aborda um dos fenômenos carnavalescos do Brasil, o Pré-Carnaval de Fortaleza, através de um mergulho no circuito da bela e turística Praia de Iracema”, afirma Haroldo Guimarães, diretor de produção do documentário. Segundo Farley Lopes, diretor executivo do Bloco Unidos da Cachorra, os cerca de 30 ritmistas, que um dia percorriam a Rua Marechal Deodoro, não imaginavam que, poucos anos depois, atrairiam milhares de pessoas às ruas, influenciando o calendário turístico para o uso pacífico do espaço público. Com imagens da avenida e entrevistas com importantes nomes ligados à cultura carnavalesca, a exibição do documentário é um convite para quem deseja entender a dinâmica própria do carnaval e a musicalidade espontânea que dali surge. ditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.  Entrada gratuita.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lançará nesta quinta-feira (24) os Editais Culturais 2013. A coletiva será realizada às 9h, no Auditório, ocasião em que serão apresentados os principais pontos da política de ação cultural a partir de um novo programa de editais.

No dia 07 de novembro de 2012, quando o CDMAC comemorou o Dia D da Cultura, foi lançada uma proposta para consulta pública que ficou disponível no sítio do Dragão do Mar por dois meses. Além das considerações recebidas por e-mail, foi criada uma comissão de consultores em cada linguagem contemplada no edital para reavaliação das propostas.

Entre as novidades apresentadas, foram introduzidas 3 novas linguagens, um programa de lançamento de livros e de shows literários adultos e infantis, além do investimento global no pagamento dos cachês ter sido quadruplicado. A partir dos novos editais, serão contempladas as linguagens Música, Teatro, Audiovisual, Literatura, Artes Visuais, Circo, Dança e Cinema.

Segundo o presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, Paulo Linhares, o documento foi cuidadosamente estudado para satisfazer todas as partes envolvidas, de modo que três principais objetivos sejam considerados: o fortalecimento e ampliação das linguagens artísticas, a melhoria da política de financiamento dos espetáculos e a qualificação do padrão artístico das apresentações realizadas no Dragão do Mar. “Os Editais Culturais de Ocupação 2013 foram pensados para proporcionar uma experiência transformadora no consumo e na produção artística do Estado, a partir da valorização da produção e dos artistas locais, materializando, assim, o espírito da ´Virada Cultural´ ”, afirma o presidente.

Nenhum comentário: