sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CARNAVAL 2013

Pré-Carnaval do Boteco Praia traz muito descontração com o tema “O que não mata, engorda”

O primeiro sábado de fevereiro (02) será marcado pelos festejos mominos no Boteco Praia. Das 12h às 17h, com open bar para água, cerveja e refrigerante, o pré-carnaval “O que não mata, engorda” irá levantar os foliões ao som das bandas Maravilha, Bateria Mix Brasil e O que não mata, engorda, formada especialmente para animar a folia. No repertório, muito samba, chorinho e marchinhas garantem que ninguém ficará parado.“A aceitação dos clientes e procura pelos ingressos superou nossas expectativas e a nossa ideia é transformar o “O que não mata, engorda” no bloco de pré-Carnaval do Boteco Praia no ano que vem, com festa na concentração e desfile pela Praia de Iracema todos os sábados”, informa o sócio do Boteco Praia em Fortaleza, Paulo Plutarcho.

Os ingressos para a festa estão à venda no Boteco Praia e no site www.bilheteriavirtual.com.br e dão direito à água, cerveja e refrigerante liberados. O pré-carnaval do Boteco Praia tem patrocínio do Shopping Iandê, Skol, Rabelo e Coca-Cola. Mais informações: 85 3248.4773.

Serviço:
Pré-Carnaval O que não mata, engorda
Data: 02 de fevereiro
Horário: das 12h às 17h
Valor: R$ 70,00 (1º lote) (open bar – água, refrigerante e cerveja)
Pontos de venda: Boteco Praia e no www.bilheteriavirtual.com.br





Serjão Loroza faz a festa na Praia de Iracema 
O cantor e ator Serjão Loroza é a grande atração do Pré-Carnaval de Fortaleza, neste sábado, às 22h. No auge do movimento Black, Serjão Loroza era apenas mais um menino do subúrbio carioca.  E diante deste “neguinho de Madureira” – como ele mesmo diz – estava algo revolucionário “James Brown, Gerson King Combo e Tony Tornado, dançando, de uma maneira totalmente nova. Aquilo, para mim, era algo impressionante. Em primeiro lugar pela dança. Depois, comecei a me envolver com o som”
São nestas referencias que  Serjão Loroza cria suas raízes e transforma em  fonte de inspiração para sua multifacetada carreira
Serjão se divide entre a televisão o cinema  mas é na música que encontrou sua verdadeira paixão . A frente do Monobloco  e do seu projeto solo US MADUREIRA  Serjao se firmou com um interprete multifacetado  que canta de marchinhas de carnaval a clássicos da MPB além de clássicos da musica pop mundial.
O público de Fortaleza pode esperarmuito samba e suingue no show de Serjáo, que já está virando habitué nos palcos de Fortaleza.
 






Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza 2013: A folia começou! 

A festa ocorrerá durante os quatro finais de semana que antecedem o Carnaval 

 
O tradicional Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza toma conta da cidade animando os brincantes ao som das xarangas, das percussões, dos instrumentos de sopro e das batucadas de dezenas de blocos a partir desta sexta-feira, 11 de janeiro. A festa, que conta com apoio da Prefeitura de Fortaleza através da sua Secretaria de Cultura (Secultfor), se estenderá até o dia 3 de fevereiro, completando os quatro finais de semana que antecedem o Carnaval.
No Benfica, a festa começa nesta sexta-feira, às 19h, com o Luxo da Aldeia, que também se apresentará nos dias 18 e 25 de janeiro e 01 de fevereiro, sempre no mesmo horário. Já no Centro, na Praça do Ferreira, onde o anfitrião é o Concentra Mas Não Sai, os blocos se encontram neste sábado (12) e durante os dias 19 e 26 de janeiro e nos dias 2 de fevereiro, sempre a partir das 16h.
Coração do Pré-Carnaval, a Praia de Iracema receberá os desfiles a partir deste sábado 12, às 15h. Blocos como Unidos da Cachorra, Camaleões do Vila e Bons Amigos sairão de suas concentrações e seguirão em direção ao palco armado no próprio Aterrinho para encerrarem seus desfiles com muitas marchinhas, sambas e frevos. Serão dois percursos oficiais para os desfiles dos blocos: o primeiro tem concentração na Av. Almirante Jaceguai, seguindo pela Av. Almirante Barroso, Av. Historiador Raimundo Girão, R. João Cordeiro e dispersão do público no Aterrinho da P.I. O segundo percurso terá concentração na R. João Cordeiro com dispersão de público também no Aterrinho.
Além da apresentação dos blocos, neste ano, para fechar as apresentações dos sábados da Praia de Iracema, artistas convidados farão shows no Aterrinho. Neste sábado, dia 12 de janeiro, às 22h, a festa será animada pela cantora Gaby Amarantos. Natural do Pará no dia 19 de janeiro será a vez do grupo Patusco; no dia 26 de janeiro o show é de Serjão Loroza; e no dia 2 de fevereiro a sambista Mariene de Castro encerra a festa.
Apoio
Embora a gestão anterior não tenha viabilizado a publicação de um edital de fomento aos blocos, para garantir a execução da festa, a Prefeitura, através do patrocínio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Ambev e Banco do Nordeste, repassa o valor de R$ 6 mil – mesmo valor do edital de 2012 – para 50 blocos. As agremiações, que estão habilitadas para receber o auxílio, foram selecionadas por três critérios, sugeridos pelos próprios representantes dos blocos. São elas: ter sido selecionado nos editais dos últimos dois anos, ter a prestação de contas aprovada pela Prefeitura e ter sido bem avaliado pelos órgãos de fiscalização do Município.
Além do incentivo financeiro, a Prefeitura de Fortaleza apoia os blocos em geral, selecionados ou não, viabilizando as condições mínimas necessárias referentes à infraestrutura e logística, o que compreende: sinalização de trânsito, interdição de ruas, mudanças de rotas de ônibus, limpeza urbana, iluminação, segurança, controle do comércio ambulante e divulgação. Neste ano, o total de 73 blocos (incluindo os habilitados à receber o apoio financeiro) deram entrada nas Secretarias Executivas Regionais (SERs) e tiveram autorização para desfilar/concentrar.
Órgãos como a Guarda Municipal, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S/A (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza e Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) estarão a serviço dos blocos e brincantes durante os quatro finais de semana de festa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 3 ambulâncias estarão disponíveis para atendimento em pontos estratégicos dos desfiles de blocos. Além disso, 500.000 preservativos serão distribuídos durante os dias de festa.
Segurança
Para garantir a segurança dos brincantes durante todos os quatro finais de semana, 280 Policiais Militares atuarão durante a festa. Eles estarão distribuídos nos locais de maior concentração de público, sendo 160 no entorno da Praia de Iracema, 60 na Praça do Ferreira e 60 no Benfica.
Transporte
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), serão disponibilizados 7 ônibus extras – de acordo com a demanda da linha – a partir das 15h às 00h. Estes ônibus reservas irão fazer a ligação dos terminais até a Praia de Iracema. Além disso, 4 agentes da Etufor estarão nos principais pontos da P.I.


PROGRAMAÇÃO PRAIA DE IRACEMA – SÁBADO 12/01

Rota 1: Saída Dragão do Mar, desfile av. Almirante Barroso/ av. Historiador Raimundo Girão
Unidos da Cachorra
Concentração: 15h
Show no palco do Aterrinho: 18h às 18h30
Baqueta Clube
Concentração: 16h
Show no palco do Aterrinho: 18h40 às 19h10
Camaleões do Vila
Concentração: 17h
Show no palco do Aterrinho: 19h20 às 19h50
Bons Amigos
Concentração: 18h
Show no palco do Aterrinho: 20h às 20h30
Mió KI
Concentração: 19h
Show no palco do Aterrinho: 20h40 às 21h10

Show de encerramento com Gaby Amarantos
Horário: 22h

Rota 2: Saida e desfile rua João Cordeiro
Matraca de Iracema
Concentração: 16h
Num Ispaia Sinão Inche
Concentração: 17h
Que Merda é essa
Concentração: 18h
Amantes de Iracema
Concentração: 18h
Girassol
Concentração: 18h
O Cheiro
Concentração: 18h



PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO PRÉ-CARNAVAL

 

Jaca Folia
Datas de saída: 19/01 e 26/01
Horário: 17h
Local: Rua Jacinto de Matos entre as Ruas Monsenhor Dantas e Tenente Lisboa – Bairro Jacarecanga

Jeriquitas
Datas de saída: 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Santa Inês entre as Trav. Raimundo e Beco do Boleiro – Bairro Pirambu

Maria Legião
Datas de saída: 11/01, 18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 18h
Local: Praça João Pontes, Rua Benjamim Barroso – Bairro Monte Castelo

Murisocas
Datas de saída: 01/02 e 02/02
Horário: 18h
Local: Rua Epifânio Leite na Praça do Morro do Ouro – Bairro Carlito Pamplona
 
Pirambulando
Datas de saída: 18/01, 25/ 01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Av. Pasteur, entre as Ruas Marcílio Dias e Dom Quintino – Bairro Pirambu
 
Pirambuloco
Datas de saída: 03/02
Horário: 17h
Local: Rua Dom Quintino C/ Rua Vicente Saboia – Bairro Pirambu

Quixinim Folia
Datas de saída: 12/01, 19/01 e 26/01
Horário: 16h
Local: Rua Prof. Ary de Sá Cavalcante – Bairro Colônia
 
Sai na Marra
Datas de saída: 19/01 e 26/01
Horário: 17h
Local: Rua Dr. Almeida Filho, Trav. Continental, Trav. São José e Rua Raquel de Holanda

Tyroleste
Datas de saída: 05/01, 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Santa Rosa entre as Ruas José Noronha e Edorico de Morais – Bairro Tyrol

Vai Tomar no Carlito
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 18h
Local: Rua Teodoro Cabral entre Av. Francisco Sá e Rua José Tupinambá – Bairro Carlito Pamplona

Do Xerife
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Delmiro Gouveia, 420 – Varjota

Capiaba Folia
Datas de saída: 02/02
Horário: 19h
Local: Travessa Capiaba

Carlafolia
Datas de saída: 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Amazonas
 
Carnabolão
Datas de saída: 25/01 e 26/01
Horário: 15h
Local: Rua Azevedo Bolão
 
Carnaplia
Datas de saída: 26/01
Horário: 19h
Local: Skina dos Largados

Botequim
Datas de saída: 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Monsenhor Furtado

Lá vem Ruela
Datas de saída: 26/01
Horário: 14h
Local: Eurico Medina

Lineu Folia
Datas de saída: 02/02
Horário: 17h
Local: Av. Lineu Machado

Me-ache-folia
Datas de saída: 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Praça Joaquim Nogueira

Cordões de Iracema
Datas de saída: 20/01, 27/01 e 03/02
Horário: 9h
Local: Píer até a Estátua de Iracema em Messejana

Band Folia
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 18h30
Local: Entre Ruas B, F e H na Praça Residencial Bandeirante – Messejana

Pra Cima
Datas de saída: 13/01, 20/01, 27/01 e 03/02
Horário: 16h30
Local: Rua Tabelião João Lopes – Parque Manibura
 
Sou Brega + Quem Não É
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: D. Joaquim entre Av. Mons. Tabosa e Ten. Benévolo

Empurra Que Ele Pega
Datas de saída: 03/02
Horário: 16h
Local: Rua Nogueira Acioly/ Rua Pinto Madeira/ Rua João Cordeiro/ Av. Hist. Rdo. Girão/ Av. Rui Barbosa/ Av. Beira Mar/ Rua Vicente leite/ Av. da abolição / Rua Br. De Aracati/ rua Tem. Benévolo/ Praça do Mercado dos Pinhões.

Baqueta
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horários: 12/01 - 16h, 19/01 - 17h, 26/01 - 18h e 02/02 - 15h
Local: Rua Nogueira Acioly/ Rua Pinto Madeira/ Rua João Cordeiro/ Av. Hist. Rdo. Girão/ Av. Rui Barbosa/ Av. Beira Mar/ Rua Vicente leite/ Av. da abolição / Rua Br. De Aracati/ rua Tem. Benévolo/ Praça do Mercado dos Pinhões.

A Turma Do Mamão
Datas de saída: 25/01, 26/01 e 01, 02/02
Horário: 19h
Local: Rua Aprendiz dos Marinheiros – Praça dos Navegantes Jacarecanga

Simpatia
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 19h
Local: Praça do Conj. Enéas Arruda – Entre as Rua João Ferreira Lima, Rua Geraldo Cosme da Silva, Rua Francisca Rodrigues e José Alves de Andrade.

Mió KI
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 19h
Local: Rodrigues Júnior entre Ten. Benévolo/Pereira Filgueiras
 
O Cheiro
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02, 09/02
Horário: 12/01 – 18h
Local: Rua Padre Justino/Rua João Cordeiro/ Av. Pres. Kennedy/ Rua dos Arrius/ Retornando à Rua Padre Justino

Jeguerê
Datas de saída: 26/01, 27/01 e 01/02, 02/02
Horário: 16h
Local: Rua Raimundo Brás próximo ao Colégio Presidente Medici

Pery Boneco
Datas de saída: 12/01,19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 18h
Local: Av. Dom Henrique, 305 – Vila Pery
 
Amantes De Iracema
Datas de saída: 12/01,19/01,26/01 e 02/02
Horário: 18h
Local: Rua Antônio Augusto, 373
 
Carnavalesco Bons Amigos
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horários: 12/01 - 18h, 19/01 - 18h, 26/01-15h e 02/02 - 18h
Local: Av. Almirante Jaceguai ( a partir da Rua D. do Mar)/ Almirante Barroso/Av. Hist. Rdo Girão dispersando no Aterrinho.
 
Unidos Da Cachorra
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02/13
Horário: 15h – 12/01 / demais dias – à divulgar
Local: Av. Almirante Jaceguai ( a partir da Rua D. do Mar)/ Almirante Barroso/Av. Hist. Rdo. Girão- até a Rua João Cordeiro.

Luxo Da Aldeia
Datas de saída: 11/01,18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 19h
Local: Rua Pe. Francisco Pinto, 144 (Em frente ao Bar do Chaguinha) – Benfica
 
Camaleões do Vila
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horários: 12/01, 26/01 e 02/02 – 17h e 19/01 - 15h
Local: Av. Almirante Jaceguai (a partir da Rua Dragão do Mar)/ Almirante Barroso/Av. Hist. Rdo Girão dispersando no aterrinho.

Matou A Pau...Ta
Datas de saída: 02/02
Horário: 18h
Local: Rua Floriano Peixoto, 735 – Centro – Desfile até a Praça do Ferreira

Carnawalter
Datas de saída: 19/01 e 26/01, 02/02 e 03/02
Horário: 18h
Local: Rua 69 - José Walter, na frente Do CSU

Baixinhos Do Mincharia
Datas de saída: 13/01,20/01,27/01 e 03/02
Horário: 16h30
Local: Rua Pacajus,05 – Largo do Micharia

Taberneiros De Iracema
Datas de saída: 12/01,19/01,26/01 e 02/02
Horário: 15h
Local: Rua dos Tabajaras

Num Ispaia Sinão Ienche
Datas de saída: 12/01,19/01,26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Pe. Pita c/ João Cordeiro
 
Concentra Mas Não Sai
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 16h
Local: Praça do Ferreira

Mata Galinha
Datas de saída: 19/01, 26/01, 27/01 e 02/02/13
Horário: 16h
Local: Av. Pedro Dantas, Conj. Renascer

Cachorra Magra
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 18h
Local : Fernando César de Araújo Carvalho

Natureza Do Sertão
Datas de saída: 21/01, 28/01
Horário: 16h
Local: Rua Dra. Mires de Marinho Bouty,1028-Conj.JD UNIÃO II

Tambores Carnavalescos
Datas de saída: 13/01, 20/01, 27/01 e 03/02
Horário: 16h
Local: Rua José Avelino, 563 (complexo Dragão do Mar)

Cordões Do Ancurí
Datas de saída: 13/01, 20/01, 27/01 e 03/02
Horário: 19h
Local: Entre as ruas Maria Quintino e rua Honório Maia – Santa Maria

Matracas De Iracema
Datas de saída: 19/01, 26/01 e 02/02/13
Horário: 16h
Local: Rua Gonçalves Ledo/ Rua João Cordeiro/ A.v Hist. Rdo. Girão/ Rua Joaquim Alves/ Rua Tito Rocha/ Rua Gonçalves Ledo

Doido é Tu
Datas de saída: 18/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Campo Novo

Cabeça de Touro
Datas de saída: 11/01, 18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 18h
Local: Av. E esquina com a Av. I, 2 etapa – José Walter

Batendo na Lata
Datas de saída: 12/01, 18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 9h
Local: Rua Babilônia 845, Parque Santa Fé

Vila Folia
Datas de saída: 25/01 e 26/01, 01/02 e 02/02
Horário: 18h
Local: Rua Francisco Glicério entre as ruas delta e João Aires - Vila Manoel Sátiro

Jardim Folia
Datas de saída: 25/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Araquem na Praça do Conjunto Jaciara no Bairro Jardim Iracema

Relaxa Bêbe
Datas de saída: 12/01,19/01,26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Bárbara de Alencar entre as ruas Antônio Augusto e João Cordeiro

Império da Vila
Datas de saída: 12/01 e 19/01
Horário: 18h
Local: Praça Valentim Monteiro entre as ruas Gomes Passo, Vicente Saboia e Carlos Albuquerque – Bairro Carlito Pamplona

Kururu da Lagoa
Datas de saída: 26/01, 27/01 e 01, 02/02
Horário: 18h
Local: Rua Antônio Nogueira, Rua Monte Rei, Rua Pigali – Retornando pela Av. Sabiaguaba e Rua Antonio Nogueira.

 Os Vassouras do Babau
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Praça José Bonifácio
 
Almeidão Folia
Datas de saída: 18/01 e 25/ 01 e 01/02
Horário: 18h
Local: Rua Dr. Almeida Filho, Trav. São José, Demostines de Carvalho e Trav. Continental – Bairro Ellery

Balaku Baku Folia
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02
Horário: 17h
Local: Rua Rúia Sampaio – Bairro Farias Brito
 
Monte Folia
Datas de saída: 19/01,26/01 e 02/02
Horário: 18h
Local : Praça Valentim Monteiro entre as Ruas Gomes Passo, Vicente Sabóia e Carlos Albuquerque – Bairro Carlito Pamplona

Que merda é essa?
Datas de saída: 12/01, 19/01, 26/01 e 02/02/13
Horário: 18h – 12/01
Local: Rua João Cordeiro/ entre Rua Ten. Benévolo e Padre Climério
 
Palhaços de Rua
Datas de saída: 11/01, 18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 17h30
Local: Praça do Conj. Polar – Bairro Conjunto Polar

Carnavalesco Tá Dentro Deixa
Datas de saída: 26/01 e 27/01, 02/02 e 03/02
Horário: 17h30
Local: Av. Central entre 717- Conjunto Ceará

Tambores da Terra
Datas de saída: 11/01, 18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 18h30
Local: Bairro João XXIII

Alegria no Território Da PazDatas de saída: 25/01, 26/01 e 01, 02/02
Horário: 18h
Local: Rua Manoel Galdino 2239 – Granja Lisboa

Unidos Do Morro
Datas de saída: 11/01, 18/01, 25/01 e 01/02
Horário: 18h
Local: Travessa da Saudade, esquina c/ Rua do Trilho – Moura Brasil

Coração Benfica
Datas de saída: 13/01,20/01 e 27/01 e 03/02
Horário: 19h
Local: Rua Adolfo Herbster (Entre a R. Waldery Uchôa e João Gentil) – Benfica

Piranhas Do Papicu

Datas de saída: 13/01,19/01,26/01 e 03/02
Horário: 17h
Local: Praça Alan Neto – Rua Eng. Placido Coelho Jr. - Papicu

Galo Do Jardim América
Datas de saída: 18/01, 25/01 e 01, 08/02
Horário: 14h
Local: Rua Damasceno Girão, 1864 (Na Praça do Jardim América, CAGECE – Jardim América

Dos Bodes
Datas de saída: 18/01, 20/01,27/01 e 03/02
Horário: 19h
Local: Rua Senador Calos Jereissate -Bairro Jardim das Oliveiras

Dendê Folia
Datas de saída: 26/01 e 27/01, 01/01 e 02/02
Horário: 19h30
Local: Praça da Cultura na Rua Hill Moraes- Edson Queiroz
 
Kuekão de Kouro
Datas de saída: 18/01, 25/01 e 01, 02/02
Horário: 19h
Local: Rua Gonçalves Rodrigues
 
Peido Azedo
Data de saída: 12/01,19/01,26/01 e 02/02
Horário: 17h
Concentração: Mercado do Joaquim Távora

*Estes blocos deram entrada nas respectivas Secretarias Executivas Regionais (SERs) de origem e tiveram seus pedidos autorizados

:: Serviço
Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza 2013. Nos dias 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de janeiro e nos dias 1,2 e 3 de fevereiro. 





Bloco de Olinda é atração deste fim de semana no Pré-Carnaval de Fortaleza

Patusco comemorou 50 anos de folia no carnaval 2012


O Grupo Anárquico Místico Carnavalesco Patusco, tradição no carnaval olindense, teve muito o que comemorar no carnaval 2012, quando completou 50 anos de folia e irreverência nas ladeiras de Olinda. No carnaval “Cinqüentenário”, a bateria “nota 10” animou as ladeiras da cidade, não deixando nenhum folião parado. E este bloco continua sua celebração em Fortaleza, sendo atração do Pré-Carnaval da capital cearense neste sábado.

A Terra do Sol receberá até fevereiro outras grandes atrações que irão esquentar os tamborins na Praia de Iracema, como Serjao Loroza no dia 26-01 e as cantoras Margareth Menezes e Mariene de Castro no dia 2 de fevereiro.


COMO SURGIU TODA A HISTÓRIA DO PATUSCO?
A história do surgimento do Grupo Anárquico Místico Carnavalesco Patusco se confunde com a do carnaval de Olinda, e tudo foi graças ao carnavalesco “Tuca”. Natural de Olinda, Itacy Vasconcelos Guimarães (Tuca), filho de Maria de Lourdes Vasconcelos Guimarães e Antonino da Silva Matos Peixoto Guimarães, casado e pai de cinco filhos, ainda quando criança era levado pela sua mãe para assistir as festas de momo do Recife*. Muitas vezes pelo fascínio que o carnaval lhe provocava, ele dava umas escapadas para acompanhar os blocos de sujo e as “La Ursa” que pelo seu colorido e irreverência já encantava o pequeno Tuca.
*Nessa época o carnaval de Olinda ainda tinha pouca projeção.
Com o crescimento do carnaval de Olinda, esse autêntico folião, criado respirando carnaval e residindo no foco da folia olindense, não poderia fugir a regra: agora já adolescente, começou a confeccionar máscaras, inspirado pelas imagens dos carnavais guardados em sua mente quando criança. Essas máscaras inicialmente foram confeccionadas de papel e cartolinas, porém com o tempo e com o advento do mela-mela, ele já demonstrando muita criatividade e poder de adaptação as mudanças, Tuca passou a fazer fantasias e máscaras em plástico, idéia bastante inovadora até os dias atuais, considerando que tudo isso se deu em 1962, quando o mesmo fundou o primeiro bloco no seio do clã Vasconcelos Guimarães.
Das fantasias de Grupo idealizadas por ele podemos destacar as Araras, Papagaios, Pingüins e a de Pato, sendo essa última fantasia, carnaval de 1972, a responsável pelo nome do Grupo, “PATUSCO”, e que passaria a ser destaque por toda mídia pela forma irreverente de se fazer carnaval, marca registrada do Grupo, vejamos o por que:
Nesse ano de 1972, o carnaval de Olinda ainda não tinha assumido o caráter eminentemente popular que o caracteriza até hoje. Como nesse ano estava ocorrendo em Olinda um concurso de fantasias de grupo promovido pela EMPETUR, se fazia necessário dar um nome para o grupo no ato da inscrição, e como nossa fantasia era de pato, foi decidido que o nome deveria lembrar pato e ao mesmo tempo dar o significado que Tuca sempre procurou manter como propósito para o Grupo, foi então que surgiu a palavra PATUSCO; adj. e sm – “Que ou aquele que gosta de patuscada, ajuntamento festivo de pessoas reunidas para comer, beber e se divertir”. Foi perfeito.
Assim estava determinado nesses 10 (dez) anos que aquele sonho de menino de se fazer um carnaval irreverente e alegre já dava sinais que um nasceu para o outro, e que muito ainda viria a ser feito por esse criativo mestre de carnaval.
Com o fim do mela mela, Tuca, esse intrépido folião, mais uma vez deu mostra de sua futurista visão anárquica e mística do qual o carnaval de Olinda passaria a ser conhecido 30 anos depois, passando, por essa visão que possui, a ser conhecido como um “protagonista do futuro”, e fonte de inspiração para muitos outros.
A partir de 1984, esse mesmo Tuca, passou a produzir as máscaras dos desfilantes do Grupo, reproduzindo em papel machê o rosto dos presidenciáveis, e logo os temas políticos se tornaram os motes preferidos do divertido Patusco, criado e até hoje coordenado pelo presidente Itacy V. Guimarães, Tuca, como gosta de ser chamado.
Sempre passando por dificuldades para levar o Grupo às ruas da Cidade Alta, porque a cada ano o Grupo não parava de crescer, Tuca, anteviu que o grupo precisava ter seu próprio som para emoldurar o carnaval teatral do Patusco, como as orquestras de frevo eram insuficientes para atender toda a demanda dos Blocos que a cada ano cresciam mais, Tuca viu no samba uma forma mais barata de se fazer carnaval e ao mesmo tempo mostrar que nosso carnaval era multicutural e que Pernambuco não era apenas Frevo (vejam a época em que ele já dava definições que só hoje estão sendo utilizadas como carro chefe na divulgação de nossos carnavais nos quatro cantos desse País pelos órgãos oficiais do Estado) , o povo gostou e agradeceu, requisitando hoje em dia o Patusco até para festas de casamento.
Tuca, esse “Alquimista de Carnaval”, vem demonstrando ao longo dos 50 anos de carnaval (ininterruptos) de seu Grupo – Patusco, que essa forma simples, características nata de sua personalidade, e a total doação por amor a uma cidade que passou a ser cúmplice de sua aflorada criatividade, consegue manter o Patusco como figura de destaque no cenário carnavalesco olindense. Essa identificação dele com o Patusco é tão grande, que hoje fica difícil falar de um e não falar do outro, e nessa forma paternal de administrar, conseguiu criar um grau de fidelização com os desfilantes e simpatizantes tão grande que é de causar inveja a qualquer grupo empresarial, comprovando que o que mais interessa para ele, é sempre manter viva a filosofia que deu origem ao Grupo, fazendo com que, no bloco, todo mundo seja amigo do amigo de alguém.
A irreverência e a protagonização do futuro surgido principalmente das idéias do fundador e eterno Presidente do Patusco, foram retratadas sempre com muito humor através das inúmeras sátiras políticas apresentadas pelo Patusco durante os carnavais, que com certeza todos olindenses que se prezam irão lembra para sempre das gargalhadas e momentos de descontração vividos nos anos que se passaram, com a apresentação, por parte do Patusco, de temas como:
1984 – Os Presidenciáveis
1985 – Os Escandalosos
1986 – A Nova República
1987 – A Cruzada dos Cruzados
1988 – O Centrão na Constituinte
1989 – Brazil Colônia
1990 – Nos Bastidores de uma Eleição
1991 – O Futuro dos Descamisados
1992 – O Reflexo da Culpa
1993 – É Folia de Cara Pintada
1994 – Contos de Fatos
1995 – Brasil Senzala: Uma (R$) Real Escravidão
1996 – As Telecomunicações ENTREGANDO o Brasil ao Mundo
1997 – O Brasil do Fernando em Preto e Branco
1998 – Nós, os Bobos, na Corte do Real.
1999 – Brasil: 500 anos de Exploração (de um Povo)
2000 – Tupiniquins na Terra do Faz de Conta
2001 – O Juiz Lalau Decreta:: Viva a Safadeza
2002 – Brasil de Cara Limpa e Lavada
A partir de 2003, o Patusco teve que necessariamente abandonar a forma de apresentação de seu carnaval, até então, Teatral, e dessa forma está dando um descanso na sátira política, tudo isso é decorrente do preço que estamos pagando pelo sucesso e as proporções tomadas pelo carnaval de Olinda, o que torna praticamente impossível a realização teatral que realizávamos nos nossos desfiles nas ruas da cidade Marim, mesmo assim, nosso mestre Tuca, sempre atento às mudanças, investiu no aprimoramento e afinação de sua bateria, hoje transformada em marca registrada do que há de melhor em samba no carnaval olindense, provocando verdadeiro delírio entre a multidão que o acompanha.

Nenhum comentário: