Vila das Artes comemora quatro anos de inauguração
Programação cultural da semana de 17 a 22 de setembro celebra quatro anos da Casa das Escolas, onde funciona a Vila das Artes
A Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado a Secretaria de Cultura de Fortaleza, comemora, de 17 a 22 de setembro, quatro anos de inauguração de sua primeira edificação. Situada no centro histórico da cidade de Fortaleza, na Vila do Barão de Camocim, a Vila das Artes funciona antes disso, há seis anos (teve início em outubro de 2006, com um curso de audiovisual) oferecendo atividades de formação, além de apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. A iniciativa de ocupar o centro da cidade foi do poder público como forma de requalificação do espaço. Mantida pela Prefeitura de Fortaleza, a Vila surgiu a partir de uma demanda da classe artística por políticas de formação.
Oferece diversos formatos de cursos que atendem diferentes públicos nas áreas de audiovisual, dança, artes visuais, teatro e cultura digital, sempre na perspectiva de potencializar os processos de criação e abrir espaço para o debate e o pensamento a cerca das questões contemporâneas. Para além, é espaço de encontros e realiza mostras e seminários que criam condições para que as pessoas se encontrem, se conheçam, teçam trocas, construam sentidos, tenham acesso à informação e às obras de arte.
A Casa onde funcionam as atividades da Vila é o antigo casarão da família Leite Barbosa Pinheiro, projetado em estilo Maneirismo, em 1954 pelo arquiteto Jaime Vieira. Desapropriado pela Prefeitura em dezembro de 2005, foi requalificado à luz de seu desenho original e inaugurado em 19 de setembro de 2008. Abriga salas de aula, ateliê, ilhas de edição, mini auditório, biblioteca, salas de aulas e as Escolas Públicas de Audiovisual, Dança e Teatro; Centro de Artes Visuais de Fortaleza (espaço mantido na Vila das Artes em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste), Núcleo de Produção Digital e recentemente acolheu uma coordenação de Cultura Digital. Todas as atividades oferecidas são gratuitas. O projeto original ocupa também outros dois imóveis contíguos, dentre eles a Casa do Barão de Camocim, uma das obras arquitetônicas mais antigas da Cidade construída em 1870, sem previsão de inauguração.
Ao longo dos anos a Vila recebeu parcerias como da Universidade Federal do Ceará, da Prodança (Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará), do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), Secretaria Municipal de Educação, Ministério da Cultural, através do programa Olhar Brasil, ACCV (Associação Cearense de Cinema e Vídeo), Casa Amarela Eusélio Oliveira, Centro Cultural Banco do Nordeste. Além de parceiros institucionais, pessoas que compartilham do mesmo desejo.
Na semana de 17 a 22 uma programação cultural feita de intervenções, apresentações artísticas, de dança, teatro, exposição e instalação de alunos, além de mostras de filmes com produções de alunos, ex-alunos e parceiros apresentará parte do que a vila cria e fomenta na cidade, para a cidade.
A Vila das Artes fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. + informações pelo (85) 3252-1444 ou viladasartes.fortaleza.ce.gov.br
Programação
Dias 17 e 18
O dia todo: Exposição Corpo e Cidade e Instalação - ocupação dos alunos do Centro de Artes Visuais de Fortaleza e Sala Estúdio - exposição e manuseio de equipamentos de audiovisual que são disponíveis para empréstimo.
14h – Cine da Tarde - filmes do Cinema Clássico Brasileiro das décadas de 40 e 50.
18h – Roda de Conversa - encontro com diretores de teatro.
18h – Cine Café – exibição das produções de alunos e ex-alunos da Vila das Artes.
Dia 19
Exposição Corpo e Cidade, Instalação e Sala Estúdio
10h – Encontro das Escolas de Teatro de Fortaleza
14h – Cine da Tarde - Cinema Clássico Brasileiro
18h – Roda de Conversa - encontro com diretores de teatro
18h – Cine Café
Dia 20
Exposição Corpo e Cidade, Instalação e Sala Estúdio
14h – Cine da Tarde - Cinema Clássico Brasileiro
16h – Diálogos Teatrais
18h – Roda de Conversa - encontro com diretores de teatro
18h – Cine Café
Dia 21
Exposição Corpo e Cidade, Instalação e Sala Estúdio
14h – Cine da Tarde - Cinema Clássico Brasileiro
15h – Apresentação do Dançando na Escola
16h – Diálogos Teatrais
17h - Aula Aberta de Salsa
18h – Aula Aberta de Dança de Rua
18h – Roda de Conversa - encontro com diretores de teatro
18h – Cine Colchão - exibição invade a madrugada, até às 6h da manhã com filmes produzidos e apoiados pela Vila das Artes.
19h15 - Performance de dança "Tato"
19h30 - Performance "Outras frequências", da Rudá Cia de Dança
19h50 - Apresentação "Fragmentos: Recortes de Dança a Dois"
19h -Público Ato I (fragmentos)
20h – Virada Hacker
20h15 - Percurso coreográfico - apresentação dos participantes do curso de Improvisação e Composição, soborientação do coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni.
Dia 22
1h – Videomapping + Som - projeção de imagens em superfícies através de software com intervenção musical.
Sobre a programação
Corpo e Cidade – a exposição é resultado de reflexões durante os dez meses de realização do Laboratório de Linguagens Visuais, programa desenvolvido pelo Centro de Artes Visuais de Fortaleza (mantido pela Vila das Artes em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste) que abordou diversos conteúdos pertinentes à arte contemporânea e seus desdobramentos. A exposição, composta de fotografias e instalações ocupa o espaço para fazer pensar sobre corpo e cidade. Orientação de Solon Ribeiro. Participaram: Cecília Shiki, Daniel Chastinet, Diana Medina, Filipe Acácio, Aparecidos Políticos (Ton Almeida), Júnior Ratts, Naiana Magalhães, Priscila Guimarães e Raisa Christina.
Instalação - com o título Diários de Guerrilha, o coletivo Aparecidos Políticos, cujos integrantes participam do Laboratório de Pesquisa do Centro de Artes Visuais de Fortaleza, ocuparão as paredes internas da casa com fotos e grafite.
Sala Estúdio – equipamentos como câmera, som, iluminação e edição ficarão expostos para manuseio. Eles fazem parte do Edital de Empréstimo.
Encontro de Escolas de Teatro - Para convidados de escolas e cursos livres de teatro da cidade para pensar ações sobe a formação.
Diálogos Teatrais – participantes do curso Teatro: Conexões Contemporâneas apresentarão suas pesquisas (artigos escritos apresentados em congressos, encontros de arte ou seminários). No dia 21 pesquisadores de outros espaços da cidade também poderão apresentar seus trabalhos.
Roda de Conversa - Encontro com diretores ou diretoras de teatro para refletir sobre os processos de criação de grupos com atividades continuadas.
Cine Café – exibição das produções de alunos e ex-alunos da Vila das Artes.
Cine Colchão – apresentação de filmes de produção de alunos, ex-alunos e de produções apoiadas pela Vila das Artes; das 18h às 6h.
Cine da Tarde - Mostra Cinema Clássico Brasileiro relembra filmes produzidos nas décadas de 40 e 50.
Percurso coreográfico – apresentação dos participantes da oficina sob orientação do coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni. A ideia é a partir de uma série de conceitos espaciais, temporais e corporais, abordados por meio de tarefas/jogos de improvisação elaborar e apresentar um vocabulário coreográfico. As aulas acontecem de 17 a 22 de setembro e são destinadas a bailarinos, coreógrafos e performers experientes. As inscrições vão até dia 10 de setembro.
Aula Aberta Dança de Rua - Aula de dança de rua com o professor Loly Pop e aula aberta de salsa com Éder Barbosa. As aulas acontecem na sexta (21), às 17h e 18h respectivamente.
Performance de danças – bailarinos ao convidados a apresentar diferentes performances
Dançando na Escola – apresentação de dança dos alunos das escolas: EMEIFs Aloísio Lorscheider, Gabriel Cavalcante, 02 de Dezembro e CEI Filgueiras, que participam do Dançando na Escola. Programa coordenado pela Vila das Artes (parceria entre as Secretarias de Cultura e Educação da Prefeitura de Fortaleza) que leva gratuitamente o ensino da dança para 20 escolas da rede municipal, ofertando 1600 vagas.
VideoMapping + Som – ou mapeamento de vídeo com música é projeção de imagens numa superfície e através de um software.
Virada Hacker – os participantes poderão desenvolver na hora um software coletivo; compartilhamento de tecnologia hacker.
**Mostra de Cinema Clássico Brasileiro: décadas 40 e 50
17/09 - O Ébrio (Gilda de Abreu, Brasil, 1946 - Produtora: Cinédia)
18/09 - Tico-tico no Fubá (Adolfo Celi, Brasil, 1951- Produtora: Vera Cruz)
19/09 - Rio Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, Brasil, 1957 - Produtora: Nelson Pereira dos Santos, Ciro Freire Curi e Roberto Santos)
20/09 - O Homem do Sputnik (Carlos Manga, Brasil, 1959 - Produtora: Atlântida)
21/09 - Entrei de Gaiato (J. B. Tanko, Brasil, 1959 - Produtora: Herbert Richers)
Programação Cine Café
Dia 17
Valiamideus - Ticiana Lima
Alipio - Rodriguo Fernandes
flash happy society - Guto Parente
Vaidade - Thais de Campos
Colheita - Eusebio Zloccowick
Dia 18
Compromisso com você - Floriza Rios
Ponto de parada - Thiago Pedro
Mea Domus - Marina Mapurunga
Miúdos - Pedro Diogenes
Corujas - Fred Benevides
Imagens do Cotidiano - Iasmin Matos
Dia 19
Parabéns - Eduardo da Silva Pereira
Eu senti que ela se sentia como eu me sentia - Elisa Ratts, Lucas Coelho e Rodrigo Fernandes
Mergere - Marina Mapurunga e Raisa Christina
Balada do guarda-roupa - Diego Akiel
Fulô de Kuroyama - Victor Furtado
Baratas - Maíra Bosi
Dia 20
Antes do sangue - Thais Dahas Jorge Muniz
Rua Governador Sampaio - Vitor Melo
Esaú - André Dias
Alto Astral - Glaucia Barbosa e Hugo Pierot
enquanto você dormia - Claudemyr Barata
Amor - Ythallo Rodrigues
Programação cultural da semana de 17 a 22 de setembro celebra quatro anos da Casa das Escolas, onde funciona a Vila das Artes
A Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado a Secretaria de Cultura de Fortaleza, comemora, de 17 a 22 de setembro, quatro anos de inauguração de sua primeira edificação. Situada no centro histórico da cidade de Fortaleza, na Vila do Barão de Camocim, a Vila das Artes funciona antes disso, há seis anos (teve início em outubro de 2006, com um curso de audiovisual) oferecendo atividades de formação, além de apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. A iniciativa de ocupar o centro da cidade foi do poder público como forma de requalificação do espaço. Mantida pela Prefeitura de Fortaleza, a Vila surgiu a partir de uma demanda da classe artística por políticas de formação.
Oferece diversos formatos de cursos que atendem diferentes públicos nas áreas de audiovisual, dança, artes visuais, teatro e cultura digital, sempre na perspectiva de potencializar os processos de criação e abrir espaço para o debate e o pensamento a cerca das questões contemporâneas. Para além, é espaço de encontros e realiza mostras e seminários que criam condições para que as pessoas se encontrem, se conheçam, teçam trocas, construam sentidos, tenham acesso à informação e às obras de arte.
A Casa onde funcionam as atividades da Vila é o antigo casarão da família Leite Barbosa Pinheiro, projetado em estilo Maneirismo, em 1954 pelo arquiteto Jaime Vieira. Desapropriado pela Prefeitura em dezembro de 2005, foi requalificado à luz de seu desenho original e inaugurado em 19 de setembro de 2008. Abriga salas de aula, ateliê, ilhas de edição, mini auditório, biblioteca, salas de aulas e as Escolas Públicas de Audiovisual, Dança e Teatro; Centro de Artes Visuais de Fortaleza (espaço mantido na Vila das Artes em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste), Núcleo de Produção Digital e recentemente acolheu uma coordenação de Cultura Digital. Todas as atividades oferecidas são gratuitas. O projeto original ocupa também outros dois imóveis contíguos, dentre eles a Casa do Barão de Camocim, uma das obras arquitetônicas mais antigas da Cidade construída em 1870, sem previsão de inauguração.
Ao longo dos anos a Vila recebeu parcerias como da Universidade Federal do Ceará, da Prodança (Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará), do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), Secretaria Municipal de Educação, Ministério da Cultural, através do programa Olhar Brasil, ACCV (Associação Cearense de Cinema e Vídeo), Casa Amarela Eusélio Oliveira, Centro Cultural Banco do Nordeste. Além de parceiros institucionais, pessoas que compartilham do mesmo desejo.
Na semana de 17 a 22 uma programação cultural feita de intervenções, apresentações artísticas, de dança, teatro, exposição e instalação de alunos, além de mostras de filmes com produções de alunos, ex-alunos e parceiros apresentará parte do que a vila cria e fomenta na cidade, para a cidade.
A Vila das Artes fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. + informações pelo (85) 3252-1444 ou viladasartes.fortaleza.ce.gov.br
Programação
Dias 17 e 18
O dia todo: Exposição Corpo e Cidade e Instalação - ocupação dos alunos do Centro de Artes Visuais de Fortaleza e Sala Estúdio - exposição e manuseio de equipamentos de audiovisual que são disponíveis para empréstimo.
14h – Cine da Tarde - filmes do Cinema Clássico Brasileiro das décadas de 40 e 50.
18h – Roda de Conversa - encontro com diretores de teatro.
18h – Cine Café – exibição das produções de alunos e ex-alunos da Vila das Artes.
Dia 19
Exposição Corpo e Cidade, Instalação e Sala Estúdio
10h – Encontro das Escolas de Teatro de Fortaleza
14h – Cine da Tarde - Cinema Clássico Brasileiro
18h – Roda de Conversa - encontro com diretores de teatro
18h – Cine Café
Dia 20
Exposição Corpo e Cidade, Instalação e Sala Estúdio
14h – Cine da Tarde - Cinema Clássico Brasileiro
16h – Diálogos Teatrais
18h – Roda de Conversa - encontro com diretores de teatro
18h – Cine Café
Dia 21
Exposição Corpo e Cidade, Instalação e Sala Estúdio
14h – Cine da Tarde - Cinema Clássico Brasileiro
15h – Apresentação do Dançando na Escola
16h – Diálogos Teatrais
17h - Aula Aberta de Salsa
18h – Aula Aberta de Dança de Rua
18h – Roda de Conversa - encontro com diretores de teatro
18h – Cine Colchão - exibição invade a madrugada, até às 6h da manhã com filmes produzidos e apoiados pela Vila das Artes.
19h15 - Performance de dança "Tato"
19h30 - Performance "Outras frequências", da Rudá Cia de Dança
19h50 - Apresentação "Fragmentos: Recortes de Dança a Dois"
19h -Público Ato I (fragmentos)
20h – Virada Hacker
20h15 - Percurso coreográfico - apresentação dos participantes do curso de Improvisação e Composição, soborientação do coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni.
Dia 22
1h – Videomapping + Som - projeção de imagens em superfícies através de software com intervenção musical.
Sobre a programação
Corpo e Cidade – a exposição é resultado de reflexões durante os dez meses de realização do Laboratório de Linguagens Visuais, programa desenvolvido pelo Centro de Artes Visuais de Fortaleza (mantido pela Vila das Artes em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste) que abordou diversos conteúdos pertinentes à arte contemporânea e seus desdobramentos. A exposição, composta de fotografias e instalações ocupa o espaço para fazer pensar sobre corpo e cidade. Orientação de Solon Ribeiro. Participaram: Cecília Shiki, Daniel Chastinet, Diana Medina, Filipe Acácio, Aparecidos Políticos (Ton Almeida), Júnior Ratts, Naiana Magalhães, Priscila Guimarães e Raisa Christina.
Instalação - com o título Diários de Guerrilha, o coletivo Aparecidos Políticos, cujos integrantes participam do Laboratório de Pesquisa do Centro de Artes Visuais de Fortaleza, ocuparão as paredes internas da casa com fotos e grafite.
Sala Estúdio – equipamentos como câmera, som, iluminação e edição ficarão expostos para manuseio. Eles fazem parte do Edital de Empréstimo.
Encontro de Escolas de Teatro - Para convidados de escolas e cursos livres de teatro da cidade para pensar ações sobe a formação.
Diálogos Teatrais – participantes do curso Teatro: Conexões Contemporâneas apresentarão suas pesquisas (artigos escritos apresentados em congressos, encontros de arte ou seminários). No dia 21 pesquisadores de outros espaços da cidade também poderão apresentar seus trabalhos.
Roda de Conversa - Encontro com diretores ou diretoras de teatro para refletir sobre os processos de criação de grupos com atividades continuadas.
Cine Café – exibição das produções de alunos e ex-alunos da Vila das Artes.
Cine Colchão – apresentação de filmes de produção de alunos, ex-alunos e de produções apoiadas pela Vila das Artes; das 18h às 6h.
Cine da Tarde - Mostra Cinema Clássico Brasileiro relembra filmes produzidos nas décadas de 40 e 50.
Percurso coreográfico – apresentação dos participantes da oficina sob orientação do coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni. A ideia é a partir de uma série de conceitos espaciais, temporais e corporais, abordados por meio de tarefas/jogos de improvisação elaborar e apresentar um vocabulário coreográfico. As aulas acontecem de 17 a 22 de setembro e são destinadas a bailarinos, coreógrafos e performers experientes. As inscrições vão até dia 10 de setembro.
Aula Aberta Dança de Rua - Aula de dança de rua com o professor Loly Pop e aula aberta de salsa com Éder Barbosa. As aulas acontecem na sexta (21), às 17h e 18h respectivamente.
Performance de danças – bailarinos ao convidados a apresentar diferentes performances
Dançando na Escola – apresentação de dança dos alunos das escolas: EMEIFs Aloísio Lorscheider, Gabriel Cavalcante, 02 de Dezembro e CEI Filgueiras, que participam do Dançando na Escola. Programa coordenado pela Vila das Artes (parceria entre as Secretarias de Cultura e Educação da Prefeitura de Fortaleza) que leva gratuitamente o ensino da dança para 20 escolas da rede municipal, ofertando 1600 vagas.
VideoMapping + Som – ou mapeamento de vídeo com música é projeção de imagens numa superfície e através de um software.
Virada Hacker – os participantes poderão desenvolver na hora um software coletivo; compartilhamento de tecnologia hacker.
**Mostra de Cinema Clássico Brasileiro: décadas 40 e 50
17/09 - O Ébrio (Gilda de Abreu, Brasil, 1946 - Produtora: Cinédia)
18/09 - Tico-tico no Fubá (Adolfo Celi, Brasil, 1951- Produtora: Vera Cruz)
19/09 - Rio Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, Brasil, 1957 - Produtora: Nelson Pereira dos Santos, Ciro Freire Curi e Roberto Santos)
20/09 - O Homem do Sputnik (Carlos Manga, Brasil, 1959 - Produtora: Atlântida)
21/09 - Entrei de Gaiato (J. B. Tanko, Brasil, 1959 - Produtora: Herbert Richers)
Programação Cine Café
Dia 17
Valiamideus - Ticiana Lima
Alipio - Rodriguo Fernandes
flash happy society - Guto Parente
Vaidade - Thais de Campos
Colheita - Eusebio Zloccowick
Dia 18
Compromisso com você - Floriza Rios
Ponto de parada - Thiago Pedro
Mea Domus - Marina Mapurunga
Miúdos - Pedro Diogenes
Corujas - Fred Benevides
Imagens do Cotidiano - Iasmin Matos
Dia 19
Parabéns - Eduardo da Silva Pereira
Eu senti que ela se sentia como eu me sentia - Elisa Ratts, Lucas Coelho e Rodrigo Fernandes
Mergere - Marina Mapurunga e Raisa Christina
Balada do guarda-roupa - Diego Akiel
Fulô de Kuroyama - Victor Furtado
Baratas - Maíra Bosi
Dia 20
Antes do sangue - Thais Dahas Jorge Muniz
Rua Governador Sampaio - Vitor Melo
Esaú - André Dias
Alto Astral - Glaucia Barbosa e Hugo Pierot
enquanto você dormia - Claudemyr Barata
Amor - Ythallo Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário