domingo, 2 de setembro de 2012

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

SESC Centro realiza debate sobre “Sociedade e Valores”

 

Além de palestras, haverá exibição de filmes e debates filosóficos

No mês de setembro, o SESC realiza o seminário “Sociedade e Valores”, com a exibição de filmes e a realização de debates filosóficos com estudiosos e pesquisadores do tema. A atividade faz parte da programação do projeto Movie-Mento de Ideias e acontece nos dias 19 e 26/9, sempre às 18h, na Sala Cine Vídeo do SESC Centro.

Com entrada gratuita, o projeto proporciona aos participantes um espaço de diálogo entre o cinema e a filosofia, com atividades semanais que estimulam o raciocínio, a reflexão e o pensamento crítico do público.

Programação
Projeto Movie-Mento de Idéias
“Sociedade e Valores”
Dia 19/9
A Transvaloração dos Valores em Nietzche
Palestrante: André Luís Ferreira Gomes

Dia 26/9
O valor da aceitação
Palestrante: Marcus Markans
Local: Sala Cine Vídeo SESC Centro
Horário: 18h às 21h

:::Gratuito:::





SESC promove encontros filosóficos

Durante o mês de setembro, o Sesc realiza mais uma edição do projeto “Café e Filosofia” com palestras que abordam temas como Existência Humana, Educação Espiritual, Humanidade e Filosofia para Crianças. Os encontros acontecem às quintas-feiras, sempre das 18h às 21h, na Unidade Centro do Sesc. A entrada é gratuita.

No dia 13/9, o tema do projeto será “A religião como projeto educacional em ‘A educação do Gênero Humano’, de G. E. Lessing”, com a presença do mestre Marcos Fábio Alexandre Nicolau. O encontro abordará a história da religião como um relato da educação espiritual do homem.

O filósofo e teólogo Francisco Santana da Silva irá ministrar o tema “Existe humanidade no centro da cidade de Fortaleza?” que acontecerá no dia 20/9. Irmão da Fraternidade do Servo Sofredor, o palestrante terá como objeto de exposição os moradores de rua e debaterá sobre as condições de vida e os motivos que os levam a tal situação.

O último encontro do mês, dia 27/9, discutirá o tema “Filosofar com crianças é possível? Conhecendo a abordagem de Mathew Lipman”, com a participação do mestre em lingüística Arnaldo César Almeida de Oliveira. A atividade irá apresentar aos participantes as propostas e metodologias de trabalho do programa “Filosofia para Crianças”, criado pelo filósofo Mathew Lipman, a partir da vivência em uma “Comunidade de Investigação”.



PROGRAMAÇÃO

Dia 13/9
A Religião como Projeto Educacional em “A Educação do Gênero Humano” de G. E. Lessing
Palestrante: Marcos Fábio Alexandre Nicolau (Filósofo, Professor Assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Mestre em Filosofia, Doutorando em Educação e Participante do Grupo de pesquisa em Filosofia da Religião – GEPHIR/UVA

Dia 20/9
Existe Humanidade no Centro da Cidade de Fortaleza?
Palestrante: Francisco Santana da Silva ( Filósofo, Teólogo e Irmão da Fraternidade do Servo Sofredor)

Dia 27/9
Filosofar com Crianças é possível? Conhecendo a Abordagem de Mathew Lipman
Palestrante: Arnaldo César Almeida de Oliveira ( Graduado em Letras, Mestre em LINGÜÍSTICA e Professor de Língua Portugesa)

Local: Sala Cine Vídeo – Unidade Centro do Sesc
Horário: 18h às 21h                
Informações: 3455-2118
:::Gratuito:::

Nenhum comentário: