terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CONCURSOS, PROMOÇÕES, EDITAIS

Cerca de 570 músicos de 79 cidades cearenses participam da seleção para as Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues 2011

As próximas cidades das audições são: Quixadá (10/02), Baturité (11/02), Fortaleza (12/02), Juazeiro do Norte (14/02) e Crateús (16/02). As audições acontecem das 10h às 17h. Juazeiro do Norte teve o maior número de inscritos, com 101 alunos.

Desde o dia 04 de fevereiro estudantes de música do Ceará participam das audições de seleção para as Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues 2011, que acontecerão em Guaramiranga, de 26 de fevereiro a 04 de março, semana que antecede o Festival na serra.

Durante as Residências, os 90 selecionados terão aulas práticas e teóricas de música ministradas por professores conceituados na cena local e nacional. Este ano, os professores são Heriberto Porto (CE), Marcos Maia (CE), Caito Marcondes (SP), Claudio Dauelsberg (RJ), Arismar do Espírito Santo (SP), Pádua Pires (CE), Adriano Giffoni (CE/RJ) e Vanildo Franco (CE).

Foram mais de 570 inscritos de 79 cidades cearenses e agora passam pelo processo seletivo, participando de audições realizadas em oito cidades, sob a coordenação do professor Heriberto Porto. As audições já aconteceram em Sobral (04/02), Itapipoca (05/02) e Jaguaribe (07/02). As próximas cidades são: Quixadá (10/02), Baturité (11/02), Fortaleza (12/02), Juazeiro do Norte (14/02) e Crateús (16/02), das 10h às 17h. O resultado das audições será divulgado no dia 18 de fevereiro no site do Festival (www.jazzeblues.com.br).

A proposta do projeto Residências Artísticas é estimular e colaborar continuamente para a formação musical de novas gerações e, assim, agregar valor à comunidade. Parte dos alunos permanecerá em Guaramiranga na semana seguinte das aulas, para acompanhar o Festival Jazz & Blues no período do Carnaval, com as despesas custeadas pelo projeto, e vão se apresentar no palco da Cidade Jazz & Blues, em shows batizados de Toca Jazz, possibilitando aos jovens músicos o contato com o grande público.

O Festival Jazz & Blues 2011 acontece de 05 a 08 de março em Guaramiranga, de 10 a 12 em Fortaleza e dia 11 em Sobral/CE. Patrocínio: Votorantim Cimentos, Indaiá, BNDES, Banco do Nordeste e Coelce. Apoio Cultural: Assembléia Legislativa do Ceará, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura). Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Via de Comunicação e Cultura.


















Fortaleza em todos os sentidos

Vila das Artes lança edital audiovisual para comemorar o aniversário de Fortaleza


Olhar a cidade através das sensações e mergulhar no universo sensorial imagético tendo como cenário a cidade de Fortaleza é tema do edital que a Vila das Artes, através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura) lança para comemorar o aniversário de 285 anos de Fortaleza.
Fortaleza em Todos os Sentidos vai reunir em um vídeo coletivo 5 obras que apresentem a cidade através dos sentidos - tato, audição, olfato, visão e paladar. A proposta é contribuir para o desenvolvimento da livre-expressão e afetividade audiovisual entre os cidadãos e a cidade. Qualquer pessoa pode participar enviando um roteiro ou uma proposta audiovisual autoral e artística, que tenha duração entre 1 e 5 minutos. O candidato selecionado deverá participar de oficinas técnicas oferecidas gratuitamente. O vídeo concluído será exibido em vários espaços da Cidade. As inscrições podem ser feitas de 11 a 28 de fevereiro de 2011, na secretaria da Vila, Rua 24 de Maio, nº 1221, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 20h. O Edital estará disponível no site da Prefeitura de Fortaleza www.fortaleza.ce.gov.br a partir do próximo dia 11.
Este ano todos os vídeos terão padrão de acessibilidade - adaptação para pessoas com deficiência visual e auditiva – para ampliar o acesso à cultura, entretenimento e lazer.
O projeto existe desde 2008. O primeiro vídeo da série foi Fortalezas 24h, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia. O segundo Fortalezas, trazendo histórias (reais ou fictícias) de personagens da cidade. Ano passado Se Essa Rua Fosse Minha contou histórias que passam nas ruas. A intenção é preservar a memória do cotidiano da cidade e revelar sua pluralidade, beleza, fatos e personagens que constroem e transformam a cada dia a vida e a Cidade. A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, voltado para a formação em artes.
Serviço:
Inscrições para participar do vídeo coletivo Fortaleza em Todos os Sentidos
De 11 a 28 de fevereiro de 2011
Na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro, das 9h às 20h. Info:: (85) 3252-1444 ou 3105-1410.









Prefeitura incentiva artes cênicas

Edital aberto para “Formação e Intercâmbio entre Grupos de Teatro e Fortaleza”


A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza(Secultfor), lançou no último dia 14 de janeiro o Edital de Formação e Intercâmbio entre Grupos de Teatro de Fortaleza. As inscrições seguem abertas até 21 de fevereiro e são gratuitas.
O projeto de “Formação e Intercâmbio entre Grupos de Teatro de Fortaleza” tem o objetivo de compartilhar experiências entre grupos de teatro da cidade, incentivando o convívio, a socialização de formas coletivas de criação, contribuindo para seu amadurecimento, formação e articulação no cenário cultural da cidade.
A proposta do edital se articula com a política de formação e incentivo ás artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza(Secultfor) , atingindo seis regionais, beneficiando doze grupos da cidade e trabalhando na perspectiva de aprimoramento da linguagem teatral e da estética dos grupos envolvidos. A Formação e Intercâmbio entre Grupos de Teatro de Fortaleza tem como finalidade uma formação realizada em dois estágios:
O Primeiro consiste na troca estética, conceitual e prática entre dois grupos de teatro: Um Grupo Visitante possuidor de uma trajetória reconhecida e amparada pela pesquisa e pela produção teatral há no mínimo 04(quatro) anos e um Grupo Anfitrião com, no mínimo, 02(dois) anos de produção teatral comprovada.
No segundo estágio será apresentado um resultado final do intercâmbio experimentado entre os dois grupos que circulará na cidade de Fortaleza, durante a realização do VII Festival de Teatro de Fortaleza, em locais a serem definidos pela Coordenação do evento. Este resultado final poderá ser de qualquer natureza artística teatral, como: espetáculos, peças de pequena duração(com no mínimo 25 minutos)e perfomances.
Serão contemplados seis propostas de intercâmbio de práticas criativas entre grupos de teatro. Para a manutenção do Grupo Visitante serão cinco parcelas mensais consecutivas de R$ 3mil e para a manutenção do Grupo Anfitrião, cinco parcelas mensais e consecutivas de R$ 1.500mil. Os repasses financeiros ficam condicionados a entrega de uma diário de campo, um blog, um relatório com fotografias, filmagens - relatando as experiências vividas a cada mês.
As inscrições gratuitas serão efetuadas através de formulário padronizado e disponibilizado no formato impresso pela Secultfor, ou na através do site http://www.fortaleza.ce.gov.br/cultura/, cabendo aos proponentes a impressão e preenchimento dos mesmo, bem como a entrega presencial na sede da Secultfor – Rua Pereira Filgueiras, 4 – centro. Não serão aceitas inscrições via correios.

Nenhum comentário: