quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

TEATRO

SUCESSO DE PÚBLICO, ESPETÁCULO VOLTA EM NOVA TEMPORADA NO TEATRO DO VIA SUL

“Os homens querem casar e as mulheres querem sexo”

Apenas um fim de semana em cartaz foi pouco. Devido à intensa procura por ingressos, o espetáculo “Os homens querem casar e as mulheres querem sexo” volta para nova temporada no Teatro do Via Sul Shopping nos dias 19 e 20 de fevereiro, às 21h e 20h, respectivamente.

O espetáculo passou pelo palco do teatro nos dias 5 e 6 de fevereiro, com ingressos das três apresentações esgotados. O ator e escritor Carlos Simões vive as inúmeras desventuras de Jonas – que busca “sua cara metade” nos diversos casamentos que participa, de conhecidos como de desconhecidos. Durante essa busca, muitos tipos de mulheres passam pela vida dele.

“Mais uma vez a peça vai promover a ‘noite do sinal’: cada pessoa receberá um adesivo na entrada do teatro nas cores verde, para solteiros; amarelo para os enrolados e o vermelho para os comprometidos. É nessa brincadeira que queremos formar possíveis casais ou mesmo incentivar declarações de amor entre os já casados ou enrolados presentes”, explica Simões.

SITES – A inspiração para o texto da peça nasceu de uma pesquisa sobre o elevado número de sites de relacionamento. No mundo, há cerca de 200 mil sites do tipo, com 400 milhões de participantes. “Descobrimos que mais da metade dos participantes que estão em busca de um relacionamento sério são homens. Ao contrário das mulheres que, buscando independência, se mostram mais disponíveis para encontros casuais”, informa Carlos Simões. O espetáculo mostra um pouco dessa realidade da forma mais descontraída e alegre possível.

O espetáculo estreou em janeiro de 2008. Assistido por mais de 700 mil pessoas, a turnê do espetáculo “Os homens querem casar e as mulheres querem sexo” já passou pelos estados do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Amazonas – como também pelas cidades norte-americanas de Nova Iorque, Boston e Miami.

TRABALHOS – A direção e iluminação do espetáculo são de Marcos Marcondes – que participou de outros trabalhos no teatro e na música, como “O Diário de um louco de Gogol”; “Lancelot”; “Namoro ou Amizade”, de Claúdio Althiery (também em turnê pelo Brasil); “Broadway in Café”; “O que não está no gibi” e “Meninos da Rua Paulo” – indicado ao Prêmio Mambembe. Na tevê, teve participações em diversas novelas e seriados: “Laços de Família”, “Belíssima”, “A Grande Família”, “A Diarista”, “Os Normais” e Zorra Total.

O ator Carlos Simões é autor, diretor de núcleo de dramaturgia da WTN; ator e produtor com 21 anos de profissão. Já realizou diversos trabalhos em novelas e minisséries – como ator – em “Beleza Pura”, “Guerra e Paz”; “Prova de Amor”; “Rainha da Sucata”; “Chiquinha Gonzaga”; “Suave Veneno” e “Porto dos Milagres”. Como diretor, trabalhou em “Correndo Atrás.com”, “Jonas e Jane”, “Atormentados”, “Por trás dos panos” e “Salve-se quem puder”.

A realização do espetáculo é da Playcine Produções e VamoQVamo Entretenimento. Produção local é da J&P Produções. Mais informações: 3404-4027 (Teatro Via Sul) / Produção: (85) 9607-5938 / 8866-6057 (João Paulo Gomes)

SERVIÇO:
“Os homens querem casar e as mulheres querem sexo”
Dias: 19 de fevereiro (sábado) – às 21h;
20 de fevereiro (domingo) – às 20h.
Local: Teatro do Via Sul Shopping – Av. Washington Soares, 4335, Sapiranga – 3º piso.
Ingressos: R$ 40,00(inteira) e R$ 20,00(meia)
Bilheteria no 3º piso – ingressos à venda também no www.ingresso.com e e www.peixeurbano.com.br .
Mais informações: (85) 3404.4027 (Teatro do Via Sul) – 9607-5938 – 8866-6057










VOCÊ NÃO CONSEGUE PARAR!

Musical baseado em "Hairspray" em cartaz no Teatro Sesc

Nos sábados e domingos de fevereiro,o Teatro SESC Emiliano Queiroz apresenta o espetáculo "Você não consegue parar!" do Grupo Às de Teatro. Com direção de Glauver Souza, a peça é uma livre adaptação do famoso musical da Brodway “Hairspray”, de Marc Shaiman e Scott Whittman. A trama passeia pela vida de Tracy Turnblad, moradora de Baltimore, que sonha em participar da Galera Mais Legal de um programa de tv para jovens.

A protagonista enfrenta problemas por ser “diferente”: é gordinha. Com influência da dança dos negros, também desprezados, Tracy entra no programa e se torna um ídolo adolescente. “Você não consegue parar!” é um musical que abusa da alegria. As situações cômicas vão guiando o espectador na luta a favor da igualdade entre gordos e magros, negros e brancos. As canções animadas vão envolver a plateia, que vai sentir vontade de dançar junto com os atores.


SERVIÇO
VOCÊ NÃO CONSEGUE PARAR!
Dias: 5, 12, 19 e 26, sábados às 20h / 6, 13, 20 e 27, domingos às 20h30
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)
Duração: 02 H. (em dois atos)
Classificação: Livre
Dramaturgia: livre adaptação do musical “Hairspray”
Direção: Glauver Souza
Grupo Ás de Teatro











"Pamonha e Panaca" em cartaz no projeto Grandes Espetáculos

Cristiane Pereira e Ricardo Blat estão no espetáculo que será apresentado no Teatro Celina Queiroz, na Unifor


Em cartaz de 25 a 27 de fevereiro, no Teatro Celina Queiroz, o espetáculo Pamonha e Panaca traz o talento dos renomados atores Cristiane Pereira e Ricardo Blat ao campus da Universidade de Fortaleza. A peça causa riso e simpatia já pelo nome, além de muita curiosidade. O que podemos esperar de personagens com esse nomes?

Com texto de Rogério Blat e direção de Ernesto Piccolo, que também divide o palco com Ricardo Blat, o espetáculo é uma comédia inspirada nos personagens presentes nos circos, no cinema, na TV e nas histórias em quadrinhos. Sobe ao palco uma crônica sobre o comportamento de pessoas que são movidas pelo desejo de alcançar o sucesso contando apenas com a sorte. Mentiras e trapaças são soluções mais simples e de fácil aplicação quando qualquer esforço significa infelicidade. Dessa maneira Pamonha e Panaca, dois andarilhos sem rumo, tentam sobreviver.

O espetáculo se dirige ao público em geral, uma vez que a versatilidade do texto e da direção permite que ela tenha diferentes leituras: da mais ingênua e irreverente até a mais reflexiva e dramática. Vale a pena conferir.
Serviço
Pamonha e Panaca
Dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2011, Teatro Celina Queiroz, campus da Unifor
Sessões: sexta-feira e sábado, às 21h e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Informações: 3477-3033/3175






Classe teatral cearense se revolta com Cid Gomes

Governo do Ceará pagou R$ 627 mil por peças de Zé Celso e gera protestos


O investimento público de R$ 627 mil para levar o diretor Zé Celso Martinez Corrêa e a série "Dionisíacas" para Fortaleza causou polêmica entre artistas do Ceará. O dinheiro investido em quatro dias de apresentação supera os R$ 500 mil que o setor de teatro cearense recebe por ano do governo estadual via edital de incentivo, segundo a Secretaria de Cultura do Estado.
"A gente não é contra o Zé Celso aqui. Mas é uma quantia fora da nossa realidade", disse o ator Carri Costa, da Cia. Cearense de Molecagem. Carri deu início à discussão ao se manifestar em uma carta aberta que repercutiu na internet. Alguns artistas, como ele, não compareceram às apresentações, que ocorreram na semana passada. "Estou de luto e protestei", disse Edson Cândido, do Grupo Imagens.
O boicote não foi unanimidade entre artistas do Estado. "Fui ver o espetáculo e estava lotado. Não houve hostilidade ao grupo", disse o ator e diretor Ricardo Guilherme. O ator e diretor Marcelo Drummond, do Oficina, também disse que o protesto não foi sentido nas peças. "Acho que, em vez de se manifestarem contra o Oficina, eles deviam se manifestar a favor da cultura própria."
A secretaria de Cultura afirmou que R$ 200 mil usados para levar o Oficina foram investidos pela pasta e o restante foi liberado pelo Tesouro do Estado para a comemoração do centenário do Theatro José de Alencar, onde ocorreram os espetáculos. A secretaria informou ainda que o incentivo à cultura no Estado é feito também de outras formas.
Na festa de Réveillon da cidade, um show de Caetano Veloso também causou polêmica. A prefeitura gastou R$ 714 mil, incluindo cachê, 19 apartamentos para a equipe e 20 passagens aéreas. A apresentação, porém, foi feita no estilo "banquinho e violão", sem banda. A prefeitura alega que o dinheiro não foi gasto apenas com o cachê do artista, mas também com a logística do show.









O ADORÁVEL E OUTROS CONTOS com o grupo TEATRO EM PELÍCULA

Espetáculos de Rafael Barbosa estarão em cartaz nos dias 11 e 12 no palco principal e no porão do Teatro José de Alencar

"O adoravel e outros contos" é um espetáculo teatral adaptado dos contos de Rafael Barbosa. O grupo de Teatro em Película já fez inúmeras apresentações e ganhou alguns prêmios, pelos textos e pela interpretação do elenco. O espetáculo possui cinco estórias independentes - todas trabalham com a participação do público como agente dramático. O espetáculo, foi apresentado em vários locais, entre eles banheiros, universidades e teatros, mostrando que a literatura pode alcançar as pessoas através do novo teatro que vai além das "quatro paredes". Os contos encenados, que são monólogos, são os seguintes.

O adorável: em um ambiente asséptico e intimista, uma homem vê-se diante da oportunidade de expor seus pontos de vista a respeito da eutásia e suas variante.Entretanto, a platéia vai descobrindo que este homem pode esconder muitas coisas a respeito da sua estadia neste local de reflexoes e idéias.

Os palhaços moram em Luxemburgo: Um atriz descobre estar grávida e têm que lidar coma problemática que está lhe consumindo. Então, ela discute diante de um microfone, a possibilidade de deixar a criança e fugir para Luxemburgo com a sua amante.

O fim é na demência: Juvenal é deixado pela sua esposa, traumatizado, ele resolve mudar a sua vida completamente.Ele dixa o futebol e entra em um grupo de teatro, descobre-se como homossexual e começa a estudar francês.

SERVIÇO
• O Adorável e outros contos
GRUPO DE TEATRO EM PELÍCULA
Texto Original a partir dos contos de Rafael Barbosa
Direção: Rafael Barbosa
Horário: 20h no Palco Principal - TJA
Ingressos R$ 6,00 - R$ 3,00
Classificação: Livre
Duração: 50min








Espetáculo "QUANDO AS GALINHAS GEMEM" com o grupo Teatro em Película

O espetáculo “Quando as Galinhas Gemem” é a mais nova criação do grupo “Teatro em Película” e é baseado no texto do ator, diretor e escritor carioca Rafael Barbosa. Apoiado no naturalismo das ações e investindo em uma forma metalingüística, o ator Toni Benvenulti interpreta um velho de sessenta e seis anos que sofre com a solidão e com o fato de que as pessoas tentam controlar sua vida como o que diretor faz com os seus atores. Cansado dessa solidão, pedi para que alguém transforme sua vida em uma peça de teatro e dê um final feliz para ela. Se o espectador espera ver sangue, enforcamentos, brigas, assassinatos, discussões ou até mesmo uma grande comédia, este não é o melhor local.

O grupo “Teatro em Película” foi fundado no ano de 2009 pelo ator, diretor e escritor carioca Rafael Barbosa, que está radicando no Ceará desde 2004. O grupo tem sua sede em Fortaleza e, geralmente, trabalha com adaptações ao teatro de contos escritos por Rafael Barbosa, entre eles, O adorável, O demônio é vermelho, O estranho e Os pronomes, Pavê mascavo (Trabalho eleito pelo júri popular como melhor esquete na mostra paralela do VII FECTA), O fim é na demência, Os palhaços moram em Luxemburgo e, a mais nova criação, A brilhante estação de Caio. O grupo é composto por cinco integrantes, todos são estudantes do curso superior de Licenciatura em Teatro do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A linha de pesquisa do grupo é voltada para a simplicidade da narrativa e para a naturalidade do ator/contador, mas não se limita a apenas pesquisar essa temática.

Nesta montagem, o grupo vem inovando nos seus métodos de fazer teatral e resolveu recorre a recursos de diversas linguagens de interpretação, sem esquecer sua identidade. Seguindo, de certa forma, a célebre frase pronunciada por Copeau: “Dê-me um palco vazio e eu lhe darei um espetáculo”, e “Tudo começa com o ator de pé no palco vazio” foi desenvolvido este trabalho. Partindo sempre de um vazio inicial e do trabalho com o texto. O trabalho corporal do ator passou a ser mais enfatizado em suas ações físicas e, agora, deixou de contar e passou a viver a vida do personagem. Naturalista. É um trabalho ousado por sua forma estética. A presença de dois outros atores intervindo na interpretação do ator principal é algo que gera uma espécie de jogo. É um espetáculo intimista onde a plateia participa diretamente do jogo que é criado no palco. Nesse bate bola entre o ator e o restante do elenco, o público e o texto se constrói a dramaturgia do espetáculo.

É um trabalho recente, mas já bem maduro pelas diversas experiências trazidas por cada ator participante do grupo. Acreditamos muito nesse mix de experiência e foi a partir desse mix que surgiu esse trabalho. Diferente, novo para o grupo. Teve sua estreia no dia 21 de outubro no Teatro José de Alencar.







LEÕES

Dia 18 de FEVEREIRO - no P
alco Principal do Theatro José de Alencar às 18h e 20h

Renan, um jovem de 26 anos, reecontra Diego, seu amigo ator e bailarino que acabara de sofrer um acidente de moto, ficando tetraplégico. Enquanto relembram o passado, a casa de Diego é possuída por milhares de ratos sujos. Eles juntamente com Maica, a amante de Renan, tentam salvar o local enchendo todos os espaços com veneno e ratoeiras. O espetáculo é composto de diversas metáforas, segredos e flash backs do passado que permitem ao espectador viajar pelo sofrimento dos personagens.

LEÕES
Dia 18 de FEVEREIRO - no Palco Principal do Theatro José de Alencar às 18h e 20h
GRUPO DE TEATRO EM PELÍCULA
Texto Original de Rafael Barbosa
Direção: Rafael Barbosa
Horário: 18h no Palco Principal - TJA
Grátis
Classificação: 16 anos
Duração: 60min









Espetáculo “O Cantil” em cartaz no Teatro SESC Emiliano Queiroz

O grupo Teatro Máquina apresenta o espetáculo “O Cantil” durante as sextas-feiras de fevereiro, no Teatro SESC Emiliano Queiroz, às 20h. A história nasce de uma leitura específica de “A Exceção e A Regra”, de Bertold Brech, onde a palavra é suprimida para que o gesto seja enfatizado e o trabalho dos atores possa ser refuncionalizado pelo exercício de demonstração e manipulação. Trata, portanto, de uma viagem sem espaço e nem tempo definidos.
Dois homens seguem à procura de algo. Para o patrão, a viagem é urgente e aterradora, para o empregado é apenas objeto de seu ganha-pão. Entre os dois se estabelece uma relação nos extremos da desconfiança total e da pura subserviência, relação essa transfigurada pela ausência/presença do cantil. O espetáculo tem produção de Levy Mota e direção e dramaturgia de Fran Teixeira.


SERVIÇO
Espetáculo “O Cantil“
Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701)
Dias: 04, 11, 18 e 25/02
Ingressos: R$10,00 (inteira); R$5,00 (meia)
Classificação: Livre






Limiar entre arte e vida

Centro Dragão do Mar apresenta espetáculo “Mixórdia” nas quartas de fevereiro

O Curso de Princípios Básicos em Teatro - CPBT, programa de formação em teatro do Governo do Estado do Ceará, completa 20 anos em 2011. Para marcar a data, os alunos do curso estreiam em fevereiro, no palco do Teatro Dragão do Mar, a temporada de Mixórdia. O espetáculo de conclusão da turma noite do CPBT será encenado todas as quartas-feiras de fevereiro, às 20h, com ingressos a R$ 2 e 1.
No enredo, os bastidores de uma companhia teatral vai desnudando a vida de cada um de seus integrantes. O espetáculo tem direção de Silvero Pereira e revela as angústias, os processos criativos e os momentos pessoais que delimitam as fronteiras tênues entre ficção e realidade. A palavra Mixórdia significa mistura, desordem e, neste conceito, a peça recria os prazeres e as dores daqueles que desejam reconhecimento artístico.
Serviço
Mixórdia – mistura desordenada fragmentos – Espetáculo da turma CPBT – Noite – 2010 com direção: Silvero Pereira. Todas quartas-feira de fevereiro, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 2,00 e 1,00. 60min. Classificação: 16 anos. Informações: (85) 3488-8600










SOLEDAD BRANDÃO EM: "O CIRCO DOS BEATLES"

Dias 05, 12, 19 e 26 de FEVEREIRO - no Morro do Ouro, anexo ao Theatro José de Alencar ---- às 19h

Soledad Brandão comando o picadeiro e interage com músicos fantásticos e seres circenses, todos embebidos pelas músicas do grupo britânico The Beatles. Além dos artistas, a iluminação cria uma ambientação fantasiosa e psicodélica, convidando o público a viajar cada vez mais com eles. O Show Espetáculo conta também com projeções que complementam ainda mais o cenário.

O projeto “Soledad Brandão em: O Circo dos Beatles” é, além de um Show Espetáculo, um projeto coletivo, que integraliza as diversas artes desenvolvidas pelos artistas conterrâneos, buscando cada vez mais o fortalecimento do espaço cênico cultural cearense.
O que é?! “Soledad Brandão em: O Circo dos Beatles” é um projeto que integra quatro vertentes:
· Circo
· Fantasia
· Magia
· Psicodelia

Surgindo a partir do trabalho solo exercido pela artista no meio musical, pensou-se em como poderíamos unir todos elas em um único projeto musical, possuindo como base um repertório beatlemaníaco, já que o grupo britânico usou essas vertentes em boa parte de sua carreira, nos discos como Revolver, Abbey Road e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, por exemplo, cujo repertório é:

1. Wild honey pie
2. Because
3. Being For the Benefit Mr. Kite
4. I Saw Her Standing There
5. The Ballad of John and Yoko
6. Taxman
7. Come Together
8. Lucy in the Sky with Diamonds
9. Something
10. I am The Walrus
11. Strawberry Fields Forever
12. With a Little Help From My Friends
13. Got to Get Into My Life
14. Eleanor Rigby
15. Tomorrow Never Knows
16. I want you

Em palco, a cantora e os músicos interagem com seres circenses, como palhaços clownianos, mágicos, mulheres dionisíacas em tecidos, malabaristas, pernas de pau, na verdade eles próprios se transformam com toda a magia contagiante e transcendente.

Além dos artistas, a iluminação cria toda uma ambientação fantasiosa e psicodélica, convidando o público a viajar cada vez mais junto com os artistas. Contamos também com projeções que complementam ainda mais o cenário.

SERVIÇO
SOLEDAD BRANDÃO EM: O CIRCO DOS BEATLES
Data da temporada: 5, 12, 19 e 26 de fevereiro (todos os sábados)
Horário: 19h
Duração: 1h30min
Classificação: livre
Ingressos: R$ 10,00










ENGENHARIA ERÓTICA

Dias 04 e 05 de FEVEREIRO - no Palco Principal do Theatro José de Alencar às 19h

ENGENHARIA ERÓTICA: UMA FÁBRICA DE TRAVESTIS parte de uma pesquisa empírica e científica, para além do estereótipo e dos preconceitos, do modo de vida das travestis do nosso estado na preocupação de quebrar conceitos impostos pela sociedade tentando desmistificar sua relação com a marginalização e prostituição e lançando um olhar sobre a diferença entre história de vida e condição de vida.

SERVIÇO
"Engenharia Erótica", com Grupo Parque de Teatro
19h no Palco Principal

ingressos R$ 20,00 - R$ 10,00
OBS: (somente para 100 pessoas)
Classificação: 18 anos









Alvoroço por uma promessa

O espetáculo "O Pagador de Promessas" volta ao Teatro Dragão do Mar para a temporada de 2011 e traz novidades no elenco


Selecionado pelo edital de ocupação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, O Pagador de promessas está no programa Teatro da Terça de fevereiro. O espetáculo tem a direção de Fernando Lira e será encenado nos dias 01º, 8, 25 e 22 de fevereiro, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 2 (inteira) e 1 (meia).
O Pagador de Promessas, sucesso nos palcos, minissérie e cinema, é carregado de traços regionalistas em música e movimento. Com 20 atores em cena, a peça é recheada de cantos religiosos (rezas, benditos, incelenças), capoeiras e emboladas que levam o público para rever uma dos enredos mais memoráveis da dramaturgia brasileira: a saga de Zé do Burro.

A peça escrita por Dias Gomes em 1959 conta a história de um agricultor simples, Zé do Burro, que, em vias de perder o seu burro, faz uma promessa a Santa Bárbara, Iansã no candomblé, para salvar o animal. O pagamento é carregar uma pesada cruz de sua roça em Monte Santo, interior baiano, até a igreja de Santa Bárbara em Salvador. Creditada como heresia, o padre tranca a porta da igreja e com sua insistência, Zé do Burro cativa a população, mas enfrenta problemas com polícia e com a imprensa. Um grande rebuliço na cidade é armado com muito humor, mas também toques dramáticos que apontam a situação nordestina permeada por miséria, inocência, religiosidade e política.
O espetáculo é resultado do trabalho coletivo dos alunos de artes cênicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e reverencia o grande mestre da dramaturgia, Dias Gomes. O texto também levou o Brasil a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1962, graças a sua adaptação para o cinema.
Serviço: Teatro da Terça – O Pagador de Promessas – Espetáculo com direção: Fernando Lira. Toda terça de fevereiro, às 20h, no Teatro do Dragão do Mar. 80min. Classificação 12 anos. Ingressos: R$ 2,00 e 1,00. Informações: (85) 3488-8600










UM GOLE DIVINO – 3ª temporada

Em FEVEREIRO- Na sala Nadir Papi Saboya (anexo ao Theatro José de Alencar)... às 19h

O espetáculo "Um Gole Divino", montagem de conclusão do Curso de Princípios Básicos de Teatro-manhã 2010, é uma peça de teatro ritual musicado, norteada pelo estudo do mito do deus grego Dioniso, seu nascimento, morte e renascimento, e o surgimento do teatro a partir do culto a esta divindade. Motivado pela comemoração de cem anos do Theatro José de Alencar, Um Gole Divino celebra as origens do teatro, investigando a transição do mito grego para a cena por meio de uma ode a Dioniso.

Com direção de Juliana Veras, o espetáculo une elementos do teatro feito na Grécia antiga, como a presença do Coro como narrador participante da ação, com a organicidade proposta pelo teatro Ritual, que busca envolver o público despertando sentidos além da visão, aproximando a relação ator-espectador. Para consagrar esta relação, vem a música, inspirada no canto lírico coral, mesclado à percussão corporal, trazendo a atmosfera da delicadeza e a visceralidade, próprias do deus Dioniso que, em si, carrega ambas as potências, sendo ao mesmo tempo suave e arrebatador.

O espetáculo vem proporcionar uma interpretação mais completa do deus Dioniso, comumente conhecido como símbolo da histrionia e perversão, trazendo também o seu oposto, o lado suave. A música é um elemento de fundamental importância na peça, e está presente em forma de Coro. Os atores são convidados a produzir o som a partir da organicidade que o Teatro Ritual propõe. Mesclando musicalidade e interpretação cênica, o espectador é convidado para uma cumplicidade cênica a partir do despertar de sensações primitivas.

SERVIÇO
UM GOLE DIVINO – 3ª temporada
Dias 5, 6, 12, 13, 19, 20,26 e 27 de FEVEREIRO- Na sala Nadir Papi Saboya (anexo ao Theatro José de Alencar... às 19h
CURSO DE PRINCÍPIOS BÁSICOS DE TEATRO-CPBT MANHÃ/2010
19h na sala Nadir Papi Saboya
Ingressos R$ 6,00 - R$ 3,00
Duração: 30min










"AZULEJO BRANCO" com Grupo Teatro suspenso

Dias 16, 17 de FEVEREIRO - no Palco Principal do Theatro José de Alencar às 19h


Ela muda-se frequentemente de casa por vontade do marido e perde-se em meio a tantas caixas de mudanças que parecem fazer parte de si. Seu cotidiano é o de uma dona de casa e está repleto de lembranças da sua finada mãe e de ordens do seu marido, só as cinco da manhã Ela consegue ser feliz e plena ao observar o azulejo branco do banheiro.

Con
cepção

Compartilhar com o público o universo de uma dona-de-casa reprimida por lembranças de sua finada mãe e presença do seu atual marido, cujo seu maior prazer é obse
rvar o azulejo branco do banheiro, esse é um elemento neutro, estranho e curioso que representa a “válvula de escape” que cada indivíduo tem para sentir-se pleno e longe de tantas repressões que são ocasionadas por questões sociais. Metaforicamente falando, é como se subíssemos até a superfície do mar em que vivemos imersos para poder respirar.

Na cena são utilizados diversos signos que vão se repetindo e, assim, criando relações e formando compreensões diversas pelo público. Existem meios concretos para questionamentos filosóficos serem fomentados dentro da individualidade de cada espectador. A interpretação encontra-se no limiar entre o realismo e expressionismo para, propositalmente, causar estranheza. A interpretação mecânica está em algumas cenas através de ações coreografadas com músicas. Essa ideia mecânica vem da pesquisa teórica onde o iluminismo (corpo-máquina) foi assimilado com o cotidiano de uma personagem que permite que sua vida seja programada pelo meio. Deste modo, o espetáculo contêm uma estética que concentra-se entre o realismo-expressionismo, com picos interpretativos nos dois pontos extremos, que são as duas estéticas, enfatizando o trabalho do ator (expressão corporal, englobando nessa a expressão vocal).

O Grupo Teatro Suspenso nasce
em 2009 com a pesquisa Azulejo Branco (espetáculo teatral, que leva o mesmo nome da pesquisa, e a performance Espelho Sem Reflexo). Em maio de 2010 o trabalho teatral Azulejo Branco, ainda no formato esquete, foi reconhecido no XIV Festival de Esquetes de Fortaleza (FESFORT) como "Melhor Ator" (Gabriel Matos) e "Melhor Texto Original", tendo sido selecionado para participar em julho do mesmo ano no VII Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece (FECTA). Em 2010 é desenvolvida a pesquisa performática de Volúpia tendo como base poemas eróticos renascentistas e textos de Arnaldo Jabor, onde o erotismo é abordado com sutileza e poesia. Atualmente o grupo encontra-se em processo de montagem do espetáculo Borboleta Acorrentada, com direção e dramaturgia de Gabriel Matos e atuação de Jesuíta Barbosa e Thaís Paz, tendo previsão para estreiar em abril

O solo Azulejo Branco, de Gabriel Matos, já avança um ano de pesquisa e foi apresentado no ano de 2010, ainda no formato esquete, nos festivais: XIV Festival de Esquetes de Fortaleza (FESFORT) e VII Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece (FECTA), sido reconhecido no primeiro como “Melhor Ator” e “Melhor Texto Original”, e no segundo indicado para “Melhor Ator Revelação” e “Melhor Texto Original”. A partir de necessidades da obra, o esquete foi transformado em espetáculo, e a pauta solicitada torna-se especial para a estreia do mesmo.

SERVIÇO
"AZULEJO BRANCO" com Grupo Teatro suspenso
Dias 16, 17 de FEVEREIRO - no Palco Principal do Theatro José de Alencar às 19h
Grupo Teatro Suspenso
Horário: 19h
Duração: 50min
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 6,00(VINTE REAIS ) INTEIRA
R$ 3,00 ( DEZ REAIS) MEIA








O SANTO E A PORCA com a TRUPE CANGAIAS DE TEATRO, satiriza os diversos tipos de comércio

Dias 04, 11, 18 e 25 de FEVEREIRO no Morro do Ouro (anexo ao Theatro José de Alencar) às 19h

"O Santo e a Porca" retrata de forma irreverente a indecisão de Eurico Árabe, um velho comerciante que guarda um segredo em torno de sua porca. O delírio de Euri
co aumenta ao receber uma carta informando de uma visita inesperada de um fazendeiro milionário que pretende privá-lo de seu precioso tesouro.

O espetáculo vem retratar o comércio atual e s
atirizar os mais hilários tipos de vendas, tendo como produto principal o homem e seus segredos. O objetivo é despertar o senso reflexivo a respeito das principais indagações e dúvidas da humanidade instigando a plateia na questão solidária e revigorando valores sociais que atualmente estão em crises. A rotina da sociedade contemporânea nos deixa a mercê de uma mecanização de valores no qual tem como eixo, o capital e o credo. Desenvolvendo uma participação direta com o publico, com uma linguagem estética baseada em conceitos de construção de personagens da comeddia dell’arte, além de outras pesquisas feitas sobre a cultura popular.


O SANTO E A PORCA
Dias 04, 11, 18 e 25 de FEVEREIRO no Morro do Ouro (anexo ao Theatro José de Alencar) às 19h
TRUPE CANGAIAS DE TEATRO
19h no Morro do Ouro
ingressos R$ 6,00 - R$ 3,00
Duração: 60min
“O SANTO E A PORCA”
Livremente adaptado da obra de Ariano Suassuna
DIREÇÃO: CARLOS SHINODA
SINOPSE
ELENCO: Edna Christina, Alvaro Milfont, Tiago Guilherme, Jeferson Tinoco, Danielle Freitas, Cintia Viana, Berlando Silva






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