terça-feira, 15 de abril de 2014

ECOLOGIA

Encontros Socioambientais com Lenine promovem interação entre projetos apoiados pela Petrobras no Ceará

Músico também fará apresentação gratuita na praia de Jericoacoara


O projeto ‘Encontros Socioambientais com Lenine - Música e Sustentabilidade numa só nota’, patrocinado pela Petrobras, tem como objetivo ampliar a conscientização sobre cidadania e o conhecimento de práticas e tecnologias sustentáveis, além de promover a troca de experiências e informações entre os projetos visitados. Em continuidade à ação, que conta com a visita de Lenine a projetos apoiados pela companhia em 12 estados, o cantor e compositor estará em Chaval (CE), no dia 18 de abril e em Jericoacoara (CE), no dia 19.

No dia 18, a partir das 8h da manhã, o músico conhecerá o trabalho realizado pelo projeto Pesca Solidária, criado em 2010 para a conservação do estuário dos rios Timonha e Ubatuba na divisa do litoral do Piauí e Ceará. A visita acontecerá no projeto, localizado em Porto do Mosquito, em Chaval, onde haverá um café da manhã com a presença da comunidade pesqueira das cidades de Cajueiro da Praia, Chaval e Barroquinha, onde atua o projeto. Em seguida haverá um passeio pelo estuário dos rios Timonha e Ubatuba para acompanhar uma pesca artesanal e uma despesca dos currais de peixes.  A imprensa também poderá acompanhar o encontro que terá a presença de representantes da Petrobras e de outras iniciativas apoiadas no estado. À noite, o artista fará uma apresentação gratuita e aberta ao público, na praça central de Jericoacoara.

Lenine é colaborador de instituições no Brasil e no exterior que defendem causas sociais e ambientais. A afinidade do músico com o tema marca presença em diversas composições de sua autoria. Até junho, o músico percorrerá projetos ambientais, sociais e esportivos educacionais distribuídos por 12 estados das cinco regiões geográficas do país. A estimativa é de que mais de 24 mil pessoas diretamente, e 640 mil indiretamente, sejam alcançadas, estimulando as comunidades a participar dos projetos existentes e a construir novos projetos com potencial de promover transformações sociais e ambientais.

O patrocínio ao projeto "Encontros Socioambientais com Lenine" está alinhado ao eixo estratégico Mobilização para Temas e Causas do Programa Petrobras Socioambiental: http://sites.petrobras.com.br/socioambiental/.  Por meio do programa, a companhia investirá R$ 1,5 bilhão até 2018, em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte. O objetivo do programa é potencializar a contribuição da Petrobras para o desenvolvimento sustentável e a promoção de direitos, com investimentos em práticas em todo país voltadas para um ambiente ecologicamente equilibrado.

Patrocínio da Petrobras no Ceará

A Petrobras patrocina seis projetos ambientais, sociais e de esportes educacionais no estado. Os projetos incluídos na agenda desta semana são:

Pesca Solidária – Criado em 2010 para a conservação do estuário dos rios Timonha e Ubatuba na divisa do litoral do Piauí e Ceará.
Esporte e Educação Essa é a Nossa Praia – Projeto de esporte e educação, realizado pelo Instituto de Capacitação e Integração da Família, com patrocínio da Petobras, na cidade de Paracuru (CE).
De Olho na Água – Projeto que possui três diretrizes: planejamento e gestão ambiental, desenvolvimento econômico sustentável e mudança de atitude. Já beneficiou diretamente, 1.500 moradores de comunidades de Ponta Grossa, Requenguela, Barrinha, Retiro Grande e Córrego do Sal. Indiretamente, 18 mil pessoas da região participaram de suas atividades.
Esporte e Educação Essa é a Nossa Praia - Democratizar o acesso da população jovem ao esporte e ao mundo digital, no município de Paracuru (CE) é o objetivo principal do projeto Esporte e educação: essa é a nossa praia. Os jovens participantes aprenderão a praticar surf, sandboard, vôlei de praia e futebol de areia. Além das aulas de esporte, serão ministradas aulas de comunicação digital.
Projeto Cacto – Iniciativa da Organização Não Governamental Fábrica de Imagens, oferece cursos voltados para jovens que tenham entre 16 e 29 anos e estejam cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou tenham concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino.
Jogos de Aprender – O projeto Jogos de Aprender, iniciativa da Associação Recreativa e Esportiva para Crianças e Adolescentes (Arca) que pretende desenvolver relação de atividades esportivas com conteúdos abordados nas disciplinas de matemática e português, para crianças e jovens matriculados no sistema público de ensino
No Clima da Caatinga – É um dos projetos da Associação Caatinga para conservação do bioma. O objetivo principal do Projeto No Clima da Caatinga é impactar positivamente na diminuição dos efeitos do aquecimento global através da conservação da Caatinga, no sertão de Crateús/CE.

SERVIÇO:
Evento: Encontros Socioambientais com Lenine – Música e Sustentabilidade numa só nota
Data e hora: Dia 18/04, às 8h
Local: Porto do Mosquito, em Chaval (CE)
             

Nenhum comentário: