terça-feira, 15 de abril de 2014

LIVROS NÃO-FICÇÃO

Com fotos de Tiago Santana, livro celebra 100 anos de Luiz Gonzaga

“O Céu de Luiz”, que está sendo lançado no Centro Dragão do Mar, tem texto de Audálio Dantas

Está sendo lançado nesta terça, no Teatro Dragão do Mar, o livro Céu de Luiz, uma publicação de belas fotografias de Tiago Santana, que retratam o universo de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a partir de sua identificação com o sertão, particularmente a região do Pernambuco e do Cariri cearense, que é culturalmente uma das mais representativas da cultura popular do Nordeste.  Com texto de Audálio Dantas, o Céu de Luiz é uma homenagem ao centenário de Gonzaga.
Exu, onde Luiz Gonzaga nasceu, foi o ponto de partida para sua carreira artística e também o ponto de partida do livro, que reflete o que podemos chamar de Céu de Gonzaga.  O fio condutor é o homem Luiz e o lugar onde ele nasceu, passou sua infância, descobriu o mundo e construiu a sua obra.
O livro conta com o ensaio fotográfico realizado pelo fotógrafo Tiago Santana e os textos do jornalista e escritor Audálio Dantas, repetindo assim a dupla de sucesso no livro O Chão de Graciliano (Ed. Tempo d’Imagem, 2006), publicação que recebeu, entre outros prêmios, o APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Conrado Wessel, em 2007. O livro tem apoio cultural do Governo do Estado do Ceará e do Governo do Estado de Pernambuco.
O lançamento do Céu de Luiz, no Teatro Dragão do Mar, tem ainda a participação especial da Orquestra Filarmônica do Ceará, tocando clássicos de Luiz Gonzaga, como “Sabiá”, “Asa Branca” e “Assum Preto”.

Nenhum comentário: