terça-feira, 15 de abril de 2014

FORTALEZA ALTERNATIVA

Orquestra Sinfônica da UECE abriu temporada de concertos de 2014

Maestro Alfredo Barros e a Orquestra da UECE: apresentações domingo e terça no Teatro José de Alencar
 

A Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), sob a regência do maestro Alfredo Barros, abre a temporada de 2014 no domingo, e faz nova apresentação na terça, no Teatro José de Alencar. As apresentações têm entrada gratuita.
No domingo, dia 27, às 17h, a OSUECE em sua Série Concertos de Câmara, apresenta o Siara Quarteto, formado por Luis Gustavo de Lima (1° Violino), Diego Cavalcante (2° Violino), Rélmerson Lima (Viola) e Rondinelly Bezerra (Violoncelo). O grupo surgiu da necessidade de por em prática um estudo de música de câmara, tAs apresentações têm entrada gratuita.
Nesta terça-feira, dia 29, às 19h30, na Série Concertos Sinfônicos, a apresentação é da Orquestra Sinfônica da UECE com o pianista Vitor Duarte como solista convidado, interpretando o Concerto em Ré menor de Bach. E mais, Meddley da Série Dr. Who e Quinta Sinfonia de Mendelssohn.
A Orquestra Sinfônica da UECE – OSUECE - teve seu início em agosto de 2009. Tem um conjunto de obras variado em seu repertório: de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico.
A orquestra é formada por 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. É dirigida artisticamente e regida pelo prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela The University of Texas at Austin, Texas, EUA. O maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.  Os músicos se reúnem quatro vezes por semana e participam de dinâmicos ensaios no Auditório Central da UECE, Campus do Itaperí (Av. Dr. Silas Munguba, 1700), Segundas e Quintas (18h-20h), Quartas e Sextas (14h-17h).
Com menos de quatro anos de existência este projeto já tem chamado a atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes, como o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que, em julho de 2011, solou com a OSUECE o Concerto para Viola e Orquestra de G. P. Telemann. A Cantora Marina de la Riva, que em janeiro de 2012, apresentou-se com a OSUECE em Fortaleza, tendo mencionado de forma muito elogiosa o trabalho do jovens  músicos da orquestra. A OSUECE apresentou-se no lançamento do Plano de Cultura do Estado do Ceará e no concerto de abertura do IX Festival Música na Ibiapaba 2012, com grande êxito.
A Orquestra participou da gravação do DVD em homenagem a Luiz Gonzaga, pelo seu centenário, com Adelson Viana, Waldonys e Rodolfo Forte, Manassés e Nonato Luiz, entre outros, e fez o concerto de encerramento do Fórum Harmônicas Brasil, Ceará, no Anfiteatro do CDMAC, com o gaitista José Staneck, como solista.
O projeto é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. Neste ano de 2014, a OSUECE entra em sua segunda etapa pedagógica de formação de músicos de orquestra, atendendo a vários jovens e adolescentes de diversas localidades do Ceará, todas as Quintas 15h, gratuitamente, com aula de teoria, ensaio de orquestra de cordas, e aulas em grupo.


Nenhum comentário: