terça-feira, 15 de abril de 2014

LIVROS FICÇÃO

Do Oriente ao Novo Mundo

“Flor Negra”, romance de Kim Young-ha, narra a vida dos coreanos que deixaram a sua terra natal para viver uma grande utopia no México


Primeiro livro lançado no Brasil de Kim Young-ha,  Flor Negra é um romance escrito de forma esplendida e evocativa que narra um episódio esquecido da história: a imigração coreana no México. Trata-se de um épico poderoso e arrebatador, que reverbera através dos continentes e oceanos e ergue uma verdadeira ponte entre o Ocidente e Oriente, escrito por um dos mais talentosos e prolíficos escritores coreanos da atualidade. Kim Young-ha é uma grande aposta da Geração Editorial, que já comprou outros dois títulos do autor. Young-ha veio ao Brasil para participar da II Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília, em abril.
A narrativa começa em 1904, com a eclosão da Guerra Russo-Japonesa, a Ásia foi partilhada pelas potências em ascensão e o Império Coreano acabou anexado pelo Japão. Diante da realidade amarga da guerra e da perda da sua nação, mais de mil coreanos deixaram seus lares para ir buscar novas oportunidades de vida no distante e desconhecido México.
Após uma longa viagem marítima, esses imigrantes — ladrões e membros da realeza, sacerdotes e soldados, órfãos e famílias inteiras — desembarcam com a promessa de que receberão terras em seu novo lar. Porém, logo descobrem que o sonho não passava de um pesadelo: são vendidos para trabalhar em regime de servidão.
Durante a viagem, um órfão, Ijeong, se apaixona pela filha de um nobre; separados quando os proprietários rurais reivindicam os trabalhadores para suas haciendas, ele jura que vai reencontrá-la. Depois de anos trabalhando sob o calor escaldante dos campos de sisal, os coreanos são apanhados no fogo cruzado da Revolução Mexicana. Alguns fogem com Ijeong para a Guatemala, ondem fundam uma Nova Coreia em meio às ruínas da civilização maia.
Flor Negra é um romance envolvente e emocionante sobre amores impossíveis, sobre a ascensão e queda de impérios, e sobre os riscos envolvendo a procura pela liberdade num mundo novo. Com ele, Kim Young-ha conquistou o prestigioso Prêmio Dong-in de literatura.
Kim Young-ha, nascido em 1968 na Coreia do Sul, é considerado um dos escritores coreanos mais talentosos e prolíficos da atualidade. Autor de cinco romances e três livros de contos, já foi publicado no  mundo inteiro e traduzido em inglês, francês, alemão, holandês, polonês, turco, chinês e vietnamita. Com o romance Flor Negra ele conquistou o prestigioso Prêmio Dong-in de literatura.

Nenhum comentário: