quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PELO INTERIOR




Festival Choro Jazz 2013 acontece pela segunda vez em Fortaleza
Nova edição do evento chega a Jericoacoara com shows e oficinas em dezembro

> Ganhador de cinco Grammys, o americano Terence Blanchard fará apresentação com seu quinteto


Em sua 5ª edição, o Festival Choro Jazz, que nasceu em Jericoacoara, e acontecerá na praia paradísíaca de Jijoca em dezembro, chega novamente a Fortaleza, pelo segundo ano consecutivo com vários shows de alguns dos mais renomados músicos do mundo.
O evento é totalmente gratuito, acontece de 28 a 30 de novembro, no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, e de 03 a 08 de dezembro, na praça principal de Jericoacoara, e traz ao Ceará nomes consagrados da música brasileira como João Bosco, o duo instrumental Gilson Peranzzetta e Mauro Senise, a talentosa Luciana Rabello com seu Quarteto, além de músicos prestigiados internacionalmente, a exemplo do Terence Blanchard Quinteto. O americano Terence Blanchard foi um dos responsáveis pelo ressurgimento do jazz na década de 80 e já faturou cinco Grammys ao logo de sua carreira. Esta quinta edição do Festival Choro Jazz terá mais de 30 atrações locais, nacionais e internacionais.
O Festival Choro Jazz proporciona um panorama que transita entre as diversas regiões do Brasil e suas origens musicais por meio de uma programação que contempla representantes de diferentes estados, além de promover o intercâmbio cultural com convidados internacionais que são reconhecidos como referências do gênero. 
Junto com as apresentações musicais, o Festival Choro Jazz oferece ainda, gratuitamente, uma consistente programação pedagógica com ênfase na música instrumental, sua riqueza e multiplicidade de formas.  O evento compreende, portanto, um conjunto de vivências artísticas e um território propício para novas criações, em busca da extensão da produção de conhecimento e ambiência para o fluxo de informação, compromissado com a valorização e democratização da cultura.
O programa didático segue a linha das edições anteriores e conta novamente com a parceria do renomado Festival de Imersão Educacional da Música Brasileira, California Brazil Camp, que chancela as oficinas. As atividades voltadas a músicos, estudantes de música e apreciadores da música têm vagas limitadas. São oferecidas oficinas de composição, choro, canto, piano, violão, clarinete, sopros, percussão, bateria e prática de conjunto, tudo isso gratuito. As inscrições já estão abertas e todas as informações estão disponíveis no site do festival: www.chorojazz.com. Os workshops estão acontecendo em Fortaleza na Caixa Cultural. Além dos cursos e shows, o Festival Choro Jazz 2013 também promoverá em Jericoacoara exposições e lançamento de livro. Confira abaixo a programação completa. 


PROGRAMAÇÃO - FESTIVAL CHORO JAZZ 2013
SHOWS

FORTALEZA
LOCAL: ANFITEATRO DO CENTRO CULTURAL DRAGAO DO MAR

28/11
21h - Bandão Choro Jazz
22h30 - Gilson Peranzzetta e Mauro Senise

29/11
21h - Quarteto Marimbanda participação especial Macaúba
22h30 - Trio Curupira

30/11
21h - Luciana Rabello Quarteto
22h30 - Terence Blanchard Quinteto


JERICOACOARA
LOCAL: PRAÇA PRINCIPAL

03/12
21h - Nonato Luis e Tulio Mourão
22h30 - Terence Blanchard Quinteto

04/12
21h - Gilson Peranzzetta e Mauro Senise 
22h30 - Sizão Machado Sexteto

05/12
21h - Luciana Rabello
22h30 - Laércio de Freitas Quarteto

06/12

21h - Louise Woolley
22h30 - Gianluca Littera  e Trio Curupira

07/12
21h - Bandão Choro Jazz
22h30 - João Bosco

08/12
21h - Renato Borguetti Quarteto participação especial: Alegre Correa
22h30 - Zé da Velha e Silvério Pontes


OFICINAS
Fortaleza • Workshops no Centro Cultural da Caixa
28/11 - Gilson Peranzzetta e Mauro Senise
29/11 - Trio Curupira
30/11 - Luciana Rabello

Jericoacoara:
Prática de Conjunto - Arismar do Espirito Santo
Choro - Mauricio Carrilho
Violão - Alessandro Penezzi
Piano e arranjos - Gilson Peranzzetta
Sopros - Mauro Senise
Clarinete - Alexandre Ribeiro
Pandeiro - Celsinho Silva
Bateria e percussão - Cleber Almeida
Canção brasileira - Jean Garfunkel
Canto - Paula Santoro


OUTRAS ATIVIDADES • JERICOACOARA
Exposições • Todos os dias:
Alcy Linhares: Chorões na Praça
A Arte de Bin Lata
Zinho

Lançamento de livro:
07/12 às 17h - Paulo Garfunkel: “Três Fábulas de Esopo” e “Chão de Fábrica”













FESTIVAL “LETRAS, FLORES & VINHOS” PROMOVE CULTURA, MÚSICA E POESIA
Primeira edição do evento acontecerá neste fim de semana de feriado, em Guaramiranga, trazendo cursos, debates, shows, jantares harmonizados e encontros de negócios

“Letras, Flores e Vinhos” é o nome do novo Festival que acontecerá em Guaramiranga. Em sua primeira edição, o evento traz como proposta preencher, através da literatura e da poesia, complementada com a música, mais um acontecimento na cena cultural da região, já bem representada pelo teatro (Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga) e pela música (vide Festival de Jazz & Blues). O Festival Letras, Flores e Vinhos estreia apresentando uma programação diversificada e com focos específicos e bem definidos. Além da programação cultural, gastronômica e negocial, o público terá também a oportunidade de aproveitar as potencialidades naturais, o clima ameno, o ambiente bucólico, a tranquilidade e o aconchego, enfim, as boas coisas que somente a serra oferece, traduzidas em passeios, trilhas, banhos de cachoeira e muito mais. Na verdade, o fato de estar na serra já é um privilégio.
Uma das atrações do Festival Letras, Flores e Vinhos, que acontece de 15 a 17 de novembro (sexta a domingo) é o músico Marcelo Leite, que lança oficialmente seu segundo CD. “Levando o Samba na Flauta” é o título do segundo CD oficial da discografia do flautista cearense, bacharel em Música pela Universidade Estadual do Ceará, professor de teoria musical. Marcelo Leite, que se auto-intitula “flautista de som brasileiro”, conta com larga experiência e conceito na cena musical do Ceará, especialmente em Fortaleza. O lançamento marcará também o início de uma turnê que contará com uma série de shows que acontecerão na capital e em outras cidades. O repertório é composto de 12 (doze) sambas clássicos, os quais foram minunciosamente selecionados e gravados com arranjos instrumentais especiais. “Batuque na Cozinha” (João da Baiana), “Cadência do Samba” (Ataulfo Alves/Paulo Gesta), “Luz Negra” (Nelson Cavaquinho/Amâncio Cardoso), “Timoneiro” (Paulinho da Viola/ Hermínio Bello de Carvalho) são alguns dos sucessos. Durante o show, Marcelo Leite conta um pouco da história de cada samba, inclusive, curiosidades. Como o título já deixa explícito, o show será conduzido pela flauta “mágica” do maestro Marcelo Leite, que será acompanhado dos conceituados músicos da cena musical instrumental cearense: Carlinhos Crisóstomo (violão e bandolim), Luiz José (cavaquinho) e Rossano Cavalcante (Percussão).
Outra atração musical será o Trio Guará, que busca inspiração na bossa de João Gilberto, Tom e Vinícius, no samba de Ary Barroso, Cartola, Noel, e Gonzaguinha, no choro de Chiquinha, Zequinha, Pixinguinha e no flamenco de Paco de Lucía e Vicente Amigo. O Trio Guará traz para os palcos do mundo instrumental a mistura ideal entre as batidas ritmadas, versões exclusivas e produções próprias tocadas ao vivo, entregando ao público seus sentimentos na forma instrumental.
O Templo da Poesia Instituto Cultural, entidade de fomento à cultura com atividades diversificadas, que está com nova sede no município de Maranguape, estará marcando presença no evento, com diversos escritores e poetas. Na ocasião será apresenta uma performance poética homenageando o centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes.       
O Festival promoverá duas palestras e uma oficina, abertas ao público: uma sobre o tema “Paisagismo Turístico”, ministrada por profissionais especializados da empresa MPV - Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, aberta ao público, no Hall do Teatro Rachel de Queiroz, hoje, das 16h às 18h, e  outra sobre o tema “Roteirização Turística em Propriedades Produtoras de Flores”, ministrada por consultores especializados da empresa Result Consultoria e Inteligência em Turismo, aberta ao público, no Memorial do Engenho, amanhã, no mesmo horário. Também será realizada a oficina “Vamos Manusear as Flores da Serra” com a participação da Associação Guaraflora, gratuita e aberta para a comunidade em geral. O também promoverá um “Encontro de Negócios” inédito na Região do Maciço de Baturité. Trata-se de uma programação especialmente idealizada visando oferecer um formato de encontro que reúna simultaneamente um leque de empresas (expositores) e empresários das cadeias produtivas do turismo e de flores da Região (público-alvo) para conversar, trocar ideias e, principalmente, fazer negócios. 
SERVIÇO:
• Festival “Letras, Flores e Vinhos - Turismo, Cultura, Gastronomia e Negócios” - I Edição
• Local: Guaramiranga, Região do Maciço de Baturité, Ceará
• Período: De 15 a 17 de novembro de 2013 - www.letrasfloresevinhos.com.br         










15ª Mostra Sesc Cariri de Culturas homenageia Patativa do Assaré

Abertura do evento acontece hoje no município de Assaré, com Grupo Lume
De 8 a 13 de novembro o Sesc realiza a 15ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, no Sul do Ceará, contemplando 28 municípios do Cariri. Berço de saberes, o Cariri, que ano a ano, acolhe a diversidade cultural de todo o país, tem também sua regionalidade destacada. Neste ano, por exemplo, foram convidados 134 grupos de tradições populares. São grupos de Reisados, Bois, Maracatus, Cocos, Pífanos, dentre outros, que fazem da programação um espaço de difusão e preservação das manifestações populares. Participam dessa edição 2825 artistas do Ceará.
Com o objetivo de diversificar e ampliar ainda mais a atuação do evento nos espaços da região, a abertura do evento acontece hoje no município de Assaré, com o Grupo Lume, às 17h, que fará um grande cortejo pelas ruas da cidade. A ação conta com a participação de 70 artistas caririenses que realizaram oficinas com o grupo, resultando no espetáculo intitulado “Cortejo Abre-Alas”.
Logo depois, às 18h30, no Largo do Calçadão de Assaré, vai ser hora da celebração entre sanfoneiros. O gaúcho Renato Borghetti e os cearenses Waldonys e Adelson Viana se apresentam com o melhor da música regional. O show acontece na praça principal do município de Assaré.
O presidente do Sistema Fecomércio do Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, explica que essa iniciativa também é uma forma de otimizar a programação do Circuito Patativa, além de prestar uma homenagem. “Este ano queremos reconhecer esse grande poeta que é Patativa do Assaré. Um poeta contemporâneo, que emprestou o nome dele ao nosso teatro de Juazeiro do Norte. Simbolicamente nós estamos fazendo a abertura em respeito à história do Patativa e a todo povo de Assaré e do Cariri”, reforça.

SERVIÇO
XV Mostra Sesc Cariri de Culturas
Abertura
Dia: 8/11
Grupo Lume – “Cortejo Abre- Alas”
Horário: 17h
Local: Ruas da cidade de Assaré
Shows com Renato Borghetti, Waldonys e Adelson Viana
Horário: 18h30
Local: Largo do Calçadão de Assaré
Informações: (88) 3512-3355

Nenhum comentário: