quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MÚSICA

Centro Cultural BNB promove Festival Mestres dos Sopros

Evento reúne jovens instrumentistas de várias cidades do Brasil na Universidade Estadual do Ceará

Amantes da boa música têm um encontro marcado de 26 a 29 de novembro, quando acontece o Festival Mestres dos Sopros, na Universidade Estadual do Ceará (Uece - Av. Paranjana, 1700 - Campus do Itaperi), sempre das 8h às 20h. Promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, o evento reunirá jovens instrumentistas de várias cidades do Brasil e permitirá a troca de experiências entre 22 professores convidados e músicos profissionais pautados na formação e descoberta de novos talentos. Também integram a programação do Festival o V Fórum de Trombonistas do Ceará e a XX Semana da Música da Uece.
“Trata-se de uma ação enriquecedora no que se refere ao apoio ao desenvolvimento e formação de público em nosso Estado”, resume o Consultor Cultural do Banco do Nordeste, André Marinho. Segundo ele, o público poderá conferir a performance de diversos músicos locais e nacionais, como Raul de Souza, considerado um dos maiores trombonistas do mundo, também vencedor do 24º prêmio Música Popular Brasileira, na categoria instrumental. Também se apresentará o americano Richard White Quartet, tubista que há mais de uma década toca em palcos de música pelo mundo, notável por sua habilidade e flexibilidade estilística.
Além disso, serão realizadas oficinas, workshops, masterclass, recitais e shows, que contemplam diversas modalidades de instrumentos de sopro, como Flauta, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone, Bombardino e Tuba. Centenas de jovens terão lições musicais com mestres de diferentes partes do Brasil e exterior, como Marcelo Bambam (Tatuí), Marcos Flávio (UFMG), Brass Quintet (The University of New Mexico), Paulo Lima (UFPE), dentre outros. Os professores darão espetáculos tanto em sala de aula — como mestres de seus instrumentos ao compartilharem seu saber — como no palco, dentro de uma programação riquíssima que abrange grande quantidade de estilos clássicos e populares.
 






Dupla Victor e Léo lança CD com faixas inéditas

11º álbum da carreira dos cantores se chama “Viva por mim”


 Além de exercerem com sucesso as funções de cantores, compositores, arranjadores, músicos e produtores, Victor e Leo também colecionam prêmios e indicações. A dupla já concorreu em cinco edições do Grammy Latino (incluindo a de 2013), ganhou Prêmio Multishow, Melhores do Ano do Faustão e Prêmio da Música Brasileira, entre outros. Não é à toa que os irmãos mineiros são considerados a mais importante dupla sertaneja da nova geração. Agora, em parceria com a Som Livre, lançam o CD Viva Por Mim. Primeiro álbum da carreira da dupla composto inteiramente por músicas inéditas, o CD tem produção de Leo Chaves e coprodução de Beto Rosa, trazendo 13 faixas sendo 12 autorais.
Este é o 11º álbum da carreira da dupla e mostra, além de composições de Victor Chaves – conhecido como autor de faixas de sucesso e presente no ranking dos maiores arrecadadores de direitos autorais, segundo o ECAD –, o lado compositor de Leo. O repertório escolhido apresenta importantes referências à música sertaneja de raiz, mas também dá espaço para outras influências, como o rock, o folk, o R&B e a Black Music.
Nascidos em Minas Gerais, Victor e Leo se destacaram na música popular brasileira por renovar o gênero sertanejo. Os irmãos tiveram seu primeiro contato com a música sertaneja na infância, ouviam por influência do avô músicas de Sérgio Reis, Renato Teixeira e Almir Sater. Na adolescência conheceram outros gêneros, escutando o trabalho de nomes como James Taylor, Neil Young, Alceu Valença, Zé Ramalho, Eric Clapton, Dire Straits, Guns n Roses, U2, Scorpions, entre outros. Com 21 anos de carreira, possuem uma discografia que inclui 10 CDs, três DVDs Ao Vivo, dois Blu-rays e dois documentários.
 Gravado em Uberlândia, no Studio BR Chaves, o CD Viva Por Mim conta com três participações especiais que representam diferentes fases e estilos da música sertaneja. Da nova geração, Victor e Leo cantam com Jorge e Mateus a faixa “Guerreiro” – de Leo com Juliano Tchula, Gabriel Agra e Nice Silva. Já Bruno e Marrone dividem o microfone com os irmãos em “Eu Vim Pra Te Buscar”, uma parceria de Leo com Beto Rosa. Grande referência do gênero sertanejo, Almir Sater participa em “Tudo Bem”, composição de Victor Chaves.
 Além das quatro faixas de Victor e seis de Leo com parceiros, o trabalho apresenta ainda duas músicas compostas a quatro mãos pelos irmãos: “O Tempo Não Apaga” e “Faz Bem Se Apaixonar”. O primeiro single do álbum, “Na Linha do Tempo”– já lançado no iTunes – é de Sergio Porto e Marcelo Martins e já foi lançado com ares de hit. 








Luis Marcelo e Gabriel gravam DVD ao vivo

Nesta quinta-feira, dia 07 de novembro, a dupla Luis Marcelo e Gabriel dá um passo muito importante na sua carreira, gravando o seu primeiro DVD. O local escolhido para a gravação foi a Republik, espaço onde acontece a festa República Sertaneja, todas as quintas-feiras e os cantores são a principal atração.
Para participar do DVD a dupla contará com a voz romântica do Batista Lima, vocalista da banda Limão com Mel e dos meninos pródigos do Sertanois, que são apadrinhados pelos artistas. A dupla promete uma festa bastante animada e uma estrutura jamais vista na República Sertaneja.  O DVD trará sucessos já consagrados e os novos hits do CD Já Faz Parte de Mim, lançado mês passado. Para a direção geral da gravação do DVD foram contratados importantes profissionais do mercado brasileiro, nomes como Eduardo Peres e Paulo Roberto Costa, ambos diretores da Rede Globo, comandam a direção geral e direção de fotografia. Eduardo Peres tem no currículo a direção de programas como Esquenta, Vídeo Show, Mais Você e No Limite, também diversos especiais da emissora, dentre eles o Criança Esperança 2013. Paulo Costa possui mais de 23 anos de atuação, ocupa o cargo de diretor de fotografia e é um dos responsáveis pelo o padrão Globo de qualidade.
Para a produção do CD a banda buscou o que há de melhor no mercado para o projeto que conta com William Santos e Dudu Borges na Produção Musical (produtores renomados no mercado sertanejo e responsáveis por CDs de Bruno e Marrone, Jorge e Mateus, Michel Teló, entre outros), composições de Renatto Moreno e Paula Mattos e fotos de capa do fotógrafo Fernando Hiro .
O CD traduz bem a identidade da dupla e traz uma agradável mistura de músicas dançantes e românticas. A música de trabalho para as rádios foi a faixa “Poderosa” que tem uma pegada de funk e arrocha e é uma grande promessa para embalar as férias e o carnaval. E pra quem quer conferir tudo isso de perto a casa estará aberta a partir das 22 horas, mas os ingressos serão limitados.
SERVIÇO
Gravação DVD Luis Marcelo e Gabriel
Data: 07/11/13 às 22h
Local: Republik - Antônio Sales, 2760 – Aldeota, Fortaleza – CE
Ingressos: R$ 30,00(1º lote)
Atrações: Luis Marcelo e Gabriel e convidados
Vendas:  no local
Informações: 85 9695-4949

Nenhum comentário: