quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, DECORAÇÃO

Tomie Ohtake celebra 100 anos pintando  

Galeria Multiarte abre hoje exposição com obras recentes da artista, celebrando o centenário da “brasileira de Kyoto” que se consagrou com a força e suavidade empregada em suas artes

No próximo dia 21 de novembro Tomie Ohtake completará 100 anos. Você já deve ter ouvido esse nome ou visto alguma obra dela. Pintora japonesa naturalizada brasileira que, aos vinte e três anos de idade viajou ao Brasil, para visitar um irmão, mas não pôde retornar devido a Segunda Guerra Mundial, Tomie é uma das principais representantes do abstracionismo informal, e se consagrou no mundo das artes plásticas pelo processo de síntese entre opostos - força e suavidade. Em suas pinturas, gravuras e esculturas, a dualidade aparece em processo de reinvenção. No momento em que ela chega ao centenário, o estilo peculiar de enfrentar a própria vida e obra permanece nas comemorações já acertadas pelo instituto batizado com seu nome em São Paulo. “Tudo que fiz foi com muito prazer e esforço. A rigor, não há algo em especial, porque tudo é especial, desde fazer uma pintura que realizo há 60 anos ou uma obra que nunca fiz antes”, explica a artista. As homenagens que receberá ao longo do ano perseguem o mesmo espírito.
Ricardo Ohtake, filho da artista e diretor do Instituto Tomie Ohtake, convidou Max Perlingeiro e a galeria Multiarte, de Fortaleza, a integrar o conjunto de instituições em torno desta grande homenagem a Tomie. “Ficamos honrados em participar das comemorações do seu centenário de nascimento”, disse Max em release da nova exposição que será aberta nesta quinta, 7 de novembro, às 20h, para convidados, e ficando aberta para visitação pública até dia 20 de dezembro. A ligação afetiva de Tomie Ohtake com Fortaleza data dos anos 1990. Nesta ocasião, a artista visitou a cidade e fez bons amigos, voltando com razoável regularidade.
Em 2013, para comemorar o centenário, foram realizadas diversas exposições, tais como, “Tomie Ohtake – Correspondências” que relacionou suas obras com as de Mira Schendel, Cildo Meireles e Nuno Ramos, entre outros, e “Influxo das Formas”, uma mostra com cerca de 130 obras e estudos, ambas no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo. Em seguida, a galeria Nara Roesler exibiu “Tomie – obras recentes: de 2012 e 2013”, em São Paulo. Em novembro, serão realizadas “Tomie Ohtake – Pinturas recentes”,  exposição comemorativa do centenário de nascimento da artista, na Multiarte, em Fortaleza e a mostra Pinturas Cegas, no Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de Janeiro. Para encerrar o ano de homenagens, o Instituto Tomie Ohtake apresenta “Tomie Construtiva”, no dia do aniversário, em 21 de novembro, em São Paulo.
A exposição “Pinturas recentes”, da Multiarte que será aberta hoje reúne um conjunto de obras da sua última produção, datada de 2013. São apresentadas cinco pinturas monocromáticas que mostram a grande capacidade da artista em busca da criação, nove gravuras em metal, de grandes dimensões que constituem um conjunto raro de uma série praticamente esgotada e, uma escultura de grande formato – obras que demonstram que seu processo criativo, gesto e cor continuam presentes de forma marcante.
O crítico Agnaldo Farias comentou sobre a nova produção da artista: “Tomie Ohtake, como sempre, perseverando na busca da depuração, preparou ao longo dos últimos meses de trabalho contínuo, filtrado por sua costumeira insatisfação, três conjuntos de telas, cada um deles focado numa única cor, ou quase isso. Dois grupos compostos por cores primárias – amarelo e azul –, e o terceiro, por uma cor secundária, verde, resultante da soma das outras duas. Os três conjuntos são, praticamente, monocromáticos. A exceção corre por conta da presença, em algumas das telas verdes, e azuis, do vermelho, ou seja, da terceira cor primária. A inclinação imediata é dizer que o vermelho entra de forma discreta, como se ele fosse capaz disto. Pois não é, ainda mais, tendo por fundo, cores tão intensas, como o azul e o verde empregado pela artista. Qualquer aprendiz sabe que o simples contato entre cores primárias e secundárias, por adjacência ou, pior ainda, sobreposição, é conflitante. Embora cada conjunto apresentado nesta exposição concentre-se numa cor, todos três têm, como denominador comum, o mesmo gesto, isto é, a mesma pincelada curta e circular, cuja justaposição e sobreposição, combinadas, produzem o mesmo efeito, a mesma atmosfera cromática, arejada, como um tecido cuja trama é, mais ou menos densa, mas, sempre esgarçada, deixando ver, ou melhor, atraindo o olhar para dentro de si, convidando-o a mergulhar em suas profundezas, flutuar nas formas enunciadas, devolver-se à luz exterior que incide sobre ela, sobre as porções de branco que lhe constitui”.
Como atividade complementar, a Multiarte convidou o crítico de arte Agnaldo Farias, curador do Instituto Tomie Ohtake, para proferir uma palestra sobre a produção atual da artista, marcada para o dia 2 de dezembro às 19 horas. Os interessados poderão se inscrever através do telefone. 85-3261-7724.

SERVIÇO
Galeria Multiarte
Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota, Fortaleza, CE
Telefone: 85-3261-7724
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira das 10 às 18h e, aos sábados, das 14 às 18h
Período da exposição: 8 de novembro a 20 de dezembro de 2013

Nenhum comentário: