quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CINEMA CEARÁ

Primeira edição do Festival de Cinema Internacional de Sobral

Produções de 18 países serão exibidas na programação do Cinebral, que acontecerá a partir de hoje e até o dia 7 de dezembro

Filmes “A Caça” e “Melancolia” estão na programação do Cinebral

De 02 a 07 de dezembro uma das principais cidades cearenses vai se transformar em um grande palco da sétima arte com a primeira edição do Festival de Cinema Internacional de Sobral – Cinebral. A programação inclui a projeção de 38 filmes de longa-metragem, somando 74 exibições, e 20 curtas-metragens, com 40 exibições, sendo esta uma apresentação do melhor do cinema europeu dos últimos anos que, em sua primeira edição, pretende mostrar um cinema alternativo de qualidade, produzido na Europa e no Brasil.

O lançamento oficial acontece nesta segunda-feira, dia 02 de dezembro, às 19 horas, no Theatro São João, com a exibição dos filmes “Picolé” e “Le Havre”. O primeiro, produzido por alunos da rede pública do projeto “A Escola Vai ao Cinema”, sob a orientação do cineasta brasileiro Telmo Carvalho. Este curta participou do “Anima Mundi”, o maior festival de animação do mundo. O segundo, é uma premiadíssima produção finlandesa do cineasta Aki Kaurismaki.
Paralelo às exibições, o festival promove oficinas de cinema, palestras e mesas redondas, contando ainda com a exposição “Cartazes, cinema e literatura”, o concerto “Música de Cinema”, shows musicais e Festa do Cinema. Os principais equipamentos de entretenimento vai receber o Cinebral, que além do Theatro São João, estará na Casa da Cultura de Sobral, Escola de Música, Sesc, Estação da Juventude do Tamarindo, Estação da Juventude da Vila Recanto e Casa de Cultura de Forquilha.
A primeira edição do Cinebral vai homenagear o cineasta cearense Rosemberg Cariry. Na tela, as exibições dos filmes “Cine Tapuia”, “Lua Cambará”, “Corisco e Dadá” e “O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto”.
Hungria é o país convidado do festival, que exibirá filmes de cineastas prestigiados, como Istvan Szabo, Bela Tarr e Kornel Munduzco. São importantes produções, que representam a criatividade de um dos países europeus com maior tradição cinematográfica. No CINEBRAL, os filmes da Hungria serão comentados pela especialista húngara Clara Farkas.
A Seção Oficial conta com 17 títulos de primeira grandeza, vencedores dos mais prestigiados festivais do mundo, que têm alcançado um grande sucesso de público e crítica em vários países europeus. Também serão exibidos filmes ganhadores das últimas edições dos Festivais de Cannes, Berlim, Krlovy Vary e Veneza e filmes reconhecidos pelas academias de cinema de seus respectivos países e/ou que os têm representado nas últimas edições do Oscar.

Cineastas estrangeiros como Kaurismaki (“Le Havre”), Lars Von Triers (“Melancolia”) e os irmãos Taviani (“César deve morrer”) são alguns dos grandes diretores internacionais que ofereceram seus filmes ao festival.
SERVIÇO
I Festival Internacional de Cinema de Sobral (CINEBRAL) – De 02 a 07 de dezembro em Sobral (CE). Solenidade de abertura acontece no dia 02, às 19 horas, no Theatro São João. Mais informações na ECOA. Endereço: Travessa Adriano Dias Carvalho, 135, Centro, Sobral Ceará. Tel (88) 3111.1661.  Acesso gratuito.

Nenhum comentário: