quinta-feira, 7 de novembro de 2013

HOLLYWOOD

"Em Chamas"consolida saga “Jogos Vorazes”

Segundo filme da série estreia com expectativa de arrecadar 1 bilhão de dólares nas bilheterias; filme chegou ao Brasil antes dos EUA

No segundo filme, Peeta (Josh Hutcherson) e Katniss (Jennifer Lawrence) serão jogados novamente na arena dos Jogos Vorazes

Na corrida para substituir "Harry Potter" e “Crepúsculo” nas bilheterias, está na frente a garota craque no arco e flecha que entra em uma arena mortal onde, dos 24 participantes, apenas um sai vivo. Mas em Hollywood as regras podem ser tão crueis quanto as de Panem e a competição ainda está longe de acabar. O primeiro filme da saga "Jogos Vorazes"  estreou em 2012 nas telonas como uma aposta e aos poucos virou fenômeno. Fez 690 milhões de dólares, mas o número ainda está longe de atingir o 1,3 bilhão que o bruxo de Hogwarts ganhou com "Relíquias da Morte - Parte 2", último da franquia de J.K. Rowling.
Agora chegou a hora de provar que a febre realmente vingou com a estreia de “Em Chamas”, o segundo da série. E desta vez o público brasileiro está em vantagem: a estreia do filme vai acontecer por aqui esta sexta-feira (15), uma semana antes do resto do mundo.
Estrear "Em Chamas" no Brasil dia 15 de novembro de fato pode levar mais público às salas, devido ao feriado de Proclamação da República, uma sexta-feira. O mesmo aconteceu recentemente com a estreia de “Thor: O Mundo Sombrio”, que chegou ao Brasil no dia 1º de novembro e nos EUA apenas no dia 8. O feriado da República, aliás, já foi trabalhado outras vezes pela Paris Filmes, distribuidora responsável pela franquia "Jogos Vorazes" no Brasil. Em 2011 e 2012, foi nesta época que a empresa lançou os filmes "Amanhecer - Parte 1" e "Amanhecer - Parte 2", ambos muito bem-sucedidos nas salas brasileiras e produzidos pela Lionsgate, mesmo estúdio de "Jogos Vorazes".

“O Brasil provou com ‘A Saga Crepúsculo’ que é um País com um grande número de fãs. Fizemos um bom trabalho com ‘Crepúsculo’, e eles vêm do mesmo estúdio. É uma data boa e a responsabilidade da estreia é gigantesca”, explica Renata Ishihama, gerente de marketing da Paris Filmes. Segundo a executiva, “Jogos Vorazes” tem, diferente de “Crepúsculo”, a vantagem de atrair tanto o público masculino quanto o feminino. “A saga tem romance, mas também é uma história de estratégia, rico em referências e com um elenco de peso”, analisou.
O primeiro filme levou mais de 12 milhões de brasileiros aos cinemas em março de 2012, sendo que na época o livro tinha vendido pouco mais de 80 mil exemplares no País. De acordo com a editora Rocco, os números de vendas hoje passam de 500 mil para os três livros da série.  “Em Chamas” ainda chega ao cinema no ano em que Jennifer Lawrence se consagrou queridinha de Hollywood, ao ganhar o Oscar de Melhor Atriz, por “O Lado Bom da Vida”. Considerando que em 2012 ela ainda era uma atriz desconhecida, de filmes independentes, é apenas natural que o público queira vê-la novamente nas telonas.
A escolha de Francis Lawrence (“Eu Sou A Lenda”) para substituir Gary Ross (“Seabiscuit”) na direção também agradou aos fãs. Ainda é impossível dizer, mas é esperado que “Em Chamas” seja a segunda maior bilheteria do ano, ficando atrás apenas de “Homem de Ferro 3”. Segundo estimativas do grupo de investimento Evercore, o filme pode faturar 1 bilhão de dólares. Ou seja, vai faltar pouco para Katniss desbancar Harry -- ao menos nas bilheterias, mas dificilmente em uma partida de Quadribol.

Nenhum comentário: