quarta-feira, 6 de novembro de 2013

LITERATURA

 IJF e Bar do Anísio são temas de livros-reportagens lançados durante Festival UFC de Cultura nesta quinta

As relações estabelecidas entre os cidadãos e a cidade onde habitam fazem da convivência com o espaço urbano uma experiência que pode tomar diferentes formas e caminhos. No caso das jornalistas Isabela Bosi e Juliana Diógenes, o afeto firmado entre um bar e um hospital de Fortaleza gerou dois livros que, além da aprovação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das duas, deu à luz as mais recentes obras da Série Livros-Reportagem, publicada pela Editora UFC.
O Bar do Anísio e o Instituto Dr. José Frota (IJF) são os grandes homenageados dos dois livros que serão lançados nesta quinta-feira (21), como parte da ampla programação do VI Festival UFC de Cultura - Multiculturalismo e raízes. O lançamento de Bar do Anísio - Casa de liberdades, de Isabela Bosi, e IJF - Histórias despercebidas de um hospital, de Juliana Diógenes, tem início às 19:30 horas no Mambembe - Comida e Outras Artes (Rua dos Tabajaras, 368), na boêmia Praia de Iracema, com direito à discotecagem indie tropical de Cé da Silva.
Os dois livros foram contemplados pelo edital da Universidade Federal do Ceará (UFC) que, desde 2011, visa a publicação de livros-reportagem dos alunos do curso de Jornalismo da Universidade. Para Isabela, carioca radicada no Ceará há oito anos, resgatar as histórias do bar que abrilhantou a Beira-Mar de Fortaleza durante as décadas de 1960-1980 ajudou a autora a entender um pouco mais sobre o casamento estabelecido entre ela e a capital cearense. "Escrever sobre o Bar do Anísio foi, também, escrever sobre mim, sobre minha relação com Fortaleza, sobre as pessoas que viveram naquele espaço, sobre o próprio Anísio. Foi um processo maravilhoso e difícil, o resultado é um livro cheio de afeto, fotografias e histórias divertidíssimas e apaixonantes", promete.
No caso de Juliana, mais de um ano entre apuração e escritas que vararam longas madrugadas originaram um livro que ressalta um IJF desconhecido por muitos cearenses. "A proposta foi fugir do habitual estereótipo de hospital feio, repugnante e sucateado, que habita o imaginário de muitos fortalezenses e que esteve lá, o tempo todo, a serviço da mídia, dos pacientes, dos profissionais: o mundo encantador de gente anônima que faz o hospital acontecer, com histórias ocultas por trás das mazelas. O desafio, portanto, foi me espantar com o que ninguém mais é capaz de se assombrar, colocar em relevo o que há de simples no IJF, ressignificá-lo e elevá-lo ao sublime", relata.

Serviço - Lançamento dos livros-reportagem Bar do Anísio - Casa de liberdades e IJF - Histórias despercebidas de um hospital
Quando: quinta-feira (21) às 19:30 horas

Nenhum comentário: