quinta-feira, 7 de novembro de 2013

GRÁTIS

IX Festival de Teatro de Fortaleza, exposição, música e mais no fim de semana

Confira todas as atrações que acontecem gratuitamente nas sete regionais da cidade


> Cena da peça "A Paixão Segundo Aquele"

A 9ª edição do Festival de Teatro de Fortaleza segue até sábado (30), levando as artes cênicas para diversos pontos da cidade, nas sete regionais, e permitindo o acesso da população às diversas produções e atividades, bem como trazendo peças que, ao longo do ano ficam de fora do circuito comercial. A programação, que teve início neste último dia 23, traz nesta quinta-feira (28) o espetáculo convidado “Aurora Boreal”, do Grupo Pessoal do Tarará (RN), às 20h, no Theatro José de Alencar (Sala Nadir Papi Sabóia); na sexta-feira tem “Maravilhoso” de Inez Viana (RJ), às 19h, no Cuca da Barra; e no sábado (30), encerrando a apresentação dos espetáculos convidados, “A Conferência”, do Grupo Oco Teatro Laboratório (BA), às 21h, no Galpão da Rffsa.
Dentro da Mostra de Espetáculos, nesta quinta-feira (28) tem “Ô Putaria”, do Teatro em Película, às 19h, no Teatro Antonieta Noronha; “BR Trans” do Coletivo Artístico As Travestidas, às 19h, no CEJA Neudson Braga; “A Lição” de Ricardo Guilherme, às 19h, no Centro Cultural Bom Jardim; “Achados e Perdidos”, às 19h, no Teatro Universitário; e “Como Representar os Negros” do grupo Escambau, às 19, no Galpão da Rffsa. Na sexta-feira (29), tem “Que Bicho é Esse?” do Em Foco Grupo de Teatro, às 9h30 e às 14h30, no Teatro Antonieta Noronha; “Dom Poder e a Revolta da Natureza”, do grupo Expressões Humanas, também às 9h30, Cuca da Barra; “A Paixão Segundo Aquele, às 17h30, na Praça José de Alencar até a Praça do Ferreira; o espetáculo “Ô Putaria” do Teatro em Película se apresenta novamente, às 19h, desta vez no Galpão da Rffsa; “Achados e Perdidos” também se apresenta mais uma vez, às 19h, no Teatro Universitário; “Metrópole”, do grupo Inquieta, às 19h, no Theatro José de Alencar (Sala Hugo Bianchi); e “Mão na Face” do Bagaceira, às 20h e 21h, na Casa da Esquina. E, no sábado (30), encerrando a Mostra, tem “As Estripulias do Macaco Simão” do Circo Tupiniquim, às 18h, no Mercado dos Pinhões; “Solo 2” – Jacu, às 18h, na Feira da Beira-Mar; e “A Festa” do Pavilhão da Magnólia, às 19h, no CUCA Barra.
Ainda durante a programação do IX FTF, as Ações de Formação continuam. Tem Ação Formativa Máquina 10 anos - Teatro Máquina, que encerra nesta quinta-feira (28) e, até sexta-feira seguem as seguintes ações: Pintando o Sete com a Arte do Teatro - Cia. Prisma de Arte, Oficina na Casa da Esquina (Oficina de gestão, Ator em Trabalho Dramatúrgico Colaborativo) - Grupo Bagaceira de Teatro, Arte Pública - A Cidade e seus Debates / Oficinas sobre a relação da cidade e as artes cênicas contemporâneas - EMFOCO Grupo de Teatro, Processo Colaborativo e Polifonia da Cena - Grupo Expressões Humanas, Confecção de Mamulengos, Bonecos Gigantes e Máscaras para Teatro - Grupo Formosura de Teatro, Teatro, Cidade e Periferia - Ação Estética para a Criação no Espaço Aberto - Associação Artística Nóis de Teatro.


Música, exposição, ação social e atividades infantis


No Estoril, a exposição “Cidade, Saudade – Fortaleza Anos 70” segue aberta para visitação de quinta-feira a sábado, das 16h às 21h, e, aos domingos, de 16h à 19h. A mostra retrata cenários e vivências da capital cearense em imagens do fotógrafo Nelson Bezerra. O acervo documenta desde a construção do Ginásio Paulo Sarasate, Castelão, Centro de Convenções, até a abertura de grandes avenidas, como a Aguanambi, a Santos Dumont e a Leste Oeste. Já no domingo (30), a partir das 15h, tem ensaio aberto do Afoxé Oxum Odolá.
Seguindo para o Mercado dos Pinhões, a última sexta-feira do mês é dia de Baile no Mercado. Neste dia 29, quem traz o som do iê iê iê, das 20h às 23h, é o grupo Os Falcões. Já no sábado, dia 30, tem atividade para a criançada, com a programação do IX Festival de Teatro de Fortaleza, que traz o espetáculo “As Estripulias do Macaco Simão” do Circo Tupiniquim, às 18h.
E tem mais atividades para os pequenos na Biblioteca Municipal Dolor Barreira. Na sexta-feira (29) é dia de Clubinho de Leitura, às 9h e às 14h. O projeto de incentivo à leitura é comandado por Luana Oliveira e voltado para a criançada entre 8 e 13 anos.
No Passeio Público, a música comanda as tardes de sábado do equipamento, sempre a partir das 13h, com as atrações do Passeio Instrumental. Neste dia 30, quem garante o som é Márcio Rezende. No domingo, papais, mamães e criançada já sabem: é dia de Piquenique. A programação, voltada para toda a família e especialmente para a criançada traz neste fim de semana, a partir das 9h30, apresentação de Clown.
Na Praia de Iracema, o Largo do Mincharia recebe diversas atrações musicais, sempre às 19h30min. Na quinta-feira (28), o som é comandado por Bosco Bocardi e Camila Veríssimo. Na sexta-feira (29), Vitoriano e Banda. E, no sábado (30), a animação fica por conta de Titico e Banda.










Festivais de Teatro, Folclore e de Arte Urbana

As artes cênicas tomarão conta da cidade a partir de sábado (23), quando tem início a 9ª edição do Festival de Teatro de Fortaleza. Em 2013, o IX FTF acontece em mais de 20 locais, nas sete regionais, permitindo o acesso da população às diversas produções e atividades, bem como trazendo peças que, ao longo do ano ficam de fora do circuito comercial. A programação será aberta sábado, às 17h, com o espetáculo “Desistência Poética”, do grupo Fuzuê, na Praça de Messejana e, às 20h, no Galpão da Rffsa, com o espetáculo convidado “O Jardim”, da Cia. Hiato (SP). Na sequência, a partir das 22h, o Estoril recebe festa de abertura, com Verônica Decide Morrer e Fertinha.
No domingo (24), dentro da Mostra de Espetáculos, o público poderá conferir, às 10h, “Dom Poder e a Revolta da Natureza”, no Piquenique, no Passeio Público; “Desistência Poética”, às 11h, no trajeto Raimundo dos Queijos/Mercado Central/Passeio Público; “Woyzeck”, às 19h, no Teatro das Marias; “BR Trans”, às 22h, no Teatro das Marias; e “Woyzeck High Tech”, às 19h, no Teatro da Boca Rica. A apresentação de “Vigília” (SP), segundo espetáculo convidado acontece de domingo (24) para segunda (25), das 17h às 5h, no Galpão da Rffsa. Para programação completa do IX FTF acessar www.fortaleza.ce.gov.br/cultura
Outro destaque desse fim de semana é o II Festival Internacional de Folclore do Ceará, que segue até domingo (24), em diferentes pontos da cidade, como Estoril e Teatro Antonieta Noronha. Na quinta-feira (21), no Teatro Antonieta Noronha, acontece, a partir das 14h, a exposição “A Beleza e Arte da Cultura Negra”. Na sequência, haverá o seminário “A Influência da Cultura Negra no Fazer Cultural de Fortaleza”, com a palestra: “Aspectos sonoro-corporal de herança africana sobrevivendo aos novos contextos sociais”. E em seguida, às 17h, tem a Vivência - A ginga e o movimento educacional da capoeira - Grupo Negaça Capoeira.
No Estoril, tem apresentações a partir das 19h na quinta-feira (21) e a partir das 18h no sábado (23) e domingo (24). Nesta quinta-feira as atrações serão o Afoxé Filhos de Oyá (CE) e o Maracatu Nação Iracema (CE); no sábado, é a vez do Grupo de Dança Tablado (CE); Cia. Capibaribe de Dança (PE); e Ballet Folklorico Iberoamericano del Paraguay (Paraguai); e, no domingo, tem apresentação do Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão (CE); da Cia. de Dança Folclórica Pisada do Sertão (PB); da Cia. de Dança Andora UFES (ES); e do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral (SC). Para mais informações sobre o II Festival Internacional de Folclore do Ceará: (85) 3023.3064 | Confira a programação completa: www.festivaldefolcloredoceara.com.br.


Música, exposições e espetáculos na programação dos equipamentos


Na Biblioteca Municipal Dolor Barreira, de quinta-feira (21) a sábado (23), de 8h às 12h e de 14h às 17h, o destaque é a exposição “Traços à procura da forma”, que traz ilustrações da artista cearense Rafaelle Santiago. Sexta-feira, às 9h e às 14h, é dia de programação infantil com o Clubinho de Leitura, projeto de incentivo à leitura comandado por Luana Oliveira e voltado para a criançada entre 8 e 13 anos.
Já no sábado, a partir das 14h, acontece o bate-papo “Alan Moore: O homem Por Trás do Mito”, com JJ Marreiro (quadrinista), Eduardo Silva (pesquisador) e Pierre Grangeiro (Historiador). A conversa tratará sobre a vida e a obra do roteirista de quadrinhos Alan Moore, que em novembro completa 60 anos.
No Mercado dos Pinhões a gargalhada está garantida na quinta-feira (21), às 20h, com o Novos Risos, que traz Megdal, Daniel Felício e Damiana, que serão apresentados por Tom Leite. Na sexta-feira (22) é a vez do Samba no Mercado animar a programação do equipamento com o grupo Amigos do Coração, das 20h às 23h. Sábado é dia de Cineminha no Mercado, a partir das 18h30, que exibe “Diário de um Banana”. E, no domingo, às 19h, tem aquele pé-de-serra com Max e Júnior e Haja Forró.
No Estoril, a exposição “Cidade, Saudade – Fortaleza Anos 70” segue aberta para visitação de quinta-feira a sábado, das 16h às 21h, e, aos domingos, de 16h à 19h. A mostra retrata cenários e vivências da capital cearense em imagens do fotógrafo Nelson Bezerra. O acervo documenta desde a construção do Ginásio Paulo Sarasate, Castelão, Centro de Convenções, até a abertura de grandes avenidas, como a Aguanambi, a Santos Dumont e a Leste Oeste.
Já no sábado (23), a partir das 14h, acontece a performance “O Vestido”, de Sol Moufer. A obra cênico-visual une as linguagens da performance, intervenção, assemblage, instalação, improvisação e vídeo. A apresentação tem início no Poço da Draga, seguindo pela Rua Viaduto Moreira da Rocha, Travessa Cidal, Rua Almirante Tamandaré, Rua Tabajara e finalizando no Estoril.
O Teatro Antonieta Noronha, por sua vez, receberá o espetáculo “Eros Impuros”, vencedor do prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012. As apresentações acontecem sexta-feira e sábado, às 19h, e domingo, às 18h e às 20h.
Seguindo para o Passeio Público no sábado (23), a partir das 13h, tem Passeio Instrumental com Luciano Franco. E, no domingo, no Piquenique, o público poderá conferir, às 10h, “Dom Poder e a Revolta da Natureza”, dentro da programação do IX Festival de Teatro de Fortaleza.
Na Praia de Iracema, o Largo do Mincharia recebe diversas atrações musicais, sempre às 19h30min. Na quinta-feira (21), o som é comandado por Bosco Bocardi e Camila Veríssimo. Na sexta-feira (22), a apresentação é de Júlio César. E, no sábado (23), a animação fica por conta de Serrão de Castro.
 

Festival Concreto - 1º Festival Internacional de Arte Urbana

O Festival Concreto - 1º Festival Internacional de Arte Urbana, que teve início dia 15, também segue até sexta-feira (22), transformando a capital cearense em um museu a céu aberto, reunindo representantes da cultura urbana de sete países das Américas e Europa. O evento tem ocorrido em diversos espaços da cidade, como Mercado dos Pinhões, Estoril e Passeio Público. Nesta sexta-feira, a partir das 18h, o Passeio recebe edição especial do Baião Ilustrado, com batalha de ilustradores, apresentação do Dj Estácio Facó e sorteio de brindes. Para conferir a programação completa, acessar: www.festivalconcreto.com.br/festival


Circo de Todas as Artes chega às regionais no domingo (24)


Domingo (24), das 8h às 18h, acontece mais uma edição do Circo de Todas as Artes. A atividade acontece no último domingo do mês. A cada edição, lonas são montadas em vários bairros da cidade, oferecendo atividades como ações de cidadania, espetáculos, entre outros.

Nenhum comentário: