sexta-feira, 5 de julho de 2013

TEATRO



11ª Mostra de Teatro Transcendental lança programação

Espetáculos serão apresentados em diversos shoppings, terminais de ônibus e pelo interior do Ceará; haverá mostra sobre o Papa João Paulo II e evento anuncia apoio às vítimas da seca


A 11ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental será realizada entre os dias 21 e 25 de agosto, no Teatro do Shopping Via Sul, e com apresentações em 10 municípios do interior do Estado, em presídios feminino e masculino de Fortaleza e Itaitinga, além de casas de medidas socioeducativas da capital. Ao todo, serão encenadas sete peças de companhias teatrais dos Estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, trazendo exemplos positivos e mensagens de paz, amor, respeito e ajuda ao próximo. Com o tema “A juventude não é apenas um período de vida, mas uma qualidade de alma", a edição 2013 presta homenagem à figura do Papa João Paulo II, considerado um dos principais pacifistas da humanidade dos últimos anos.

Os ingressos para as peças da 11ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental podem ser obtidos desde ontem, mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis e um 1 (um) litro de água para cada ingresso. São quatro os pontos de troca em Fortaleza, localizados nos shoppings Aldeota, Benfica, North Shopping e Via Sul. “Nossa meta este ano é chegar às 20 toneladas de alimentos, cujo total arrecadado será destinado à Cruz Vermelha, que irá direcionar aos quatro municípios do interior cearense mais necessitados e afetados por conta da seca”, diz Suely Vieira, coordenadora da Estação da Luz, ONG promotora da Mostra.

As peças escolhidas pela comissão de seleção da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental este ano são: Por um Fio (SP), encenada pela companhia Conto em Cantos, criada a partir do universo das feiras populares, seus personagens, cores e sons, colocando em cena situações atrapalhadas que revelam um mundo onde todos temos inteligências e tolices; Samara Sempre Sabe (RJ), da companhia Amigos da Luz, se baseia na vida de Eldora Montgomery, uma senhora simples de Nova Jersei que tem apenas dois sonhos na vida: se mudar para Nova York e comprar uma televisão colorida;  O Morto e a Donzela (CE) é uma comédia situada no sertão da década de 40 e narra a aventura de uma donzela, que deseja desenterrar o falecido noivo, depois que passa a vê-lo, vivo, a pedir socorro; Um Amor de Renúncia (SP), trata de uma história de amor impossível, não por barreiras sociais de qualquer espécie, mas porque um abismo vibracional separa os dois enamorados; Ativistas da Paz (BA) se desenvolve por meio dos conflitos entre dois jovens envoltos na vida moderna repleta de angústias, valores materialistas e a violência que se manifesta em várias instâncias; e, por fim, A Vida é Sempre Bela (RJ), um monólogo de Nelson Xavier, que durante toda a vida lutou por ideais socialistas e se considerava filosoficamente materialista, sendo levado, por uma doença e o trabalho em um filme, a entrar no universo espírita e a representar o próprio Chico Xavier.

Serão 10 os municípios a receberem a 11ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental com apresentações especiais em várias regiões do interior do Ceará. A Mostra Itinerante levará exibições em agosto para Iguatu (16), Icó (17), Horizonte (18), Aracati (19), Guaiuba (20), Maracanaú (21), Limoeiro do Norte (22), Jijoca (23), Viçosa do Ceará (24) e Guaraciaba do Norte (25). Todas as apresentações ocorrerão às 19 horas no teatro municipal de cada cidade, com exceção das cidades de Limoeiro do Norte e Aracati, que receberão os espetáculos em auditórios centrais e de fácil acesso.

A programação paralela marcará a tradicional presença nos principais terminais de ônibus da capital cearense (Lagoa, Parangaba, Siqueira e Messejana), entre os dias 19 e 22 de agosto, sempre às 18 horas, com apresentação do Teatro de Bonecos “O Mamulengo que Enganou a Morte”. Também abrangendo um público cada vez maior e levando mensagens de paz e de amor a todos, a peça carioca “Samara Sempre Sabe”, da Companhia Amigos da Luz, será encenada, também entre os dias 19 e 22 de agosto, nos presídios IPF - Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa e IPPOO 2 - Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira 2, além das casas de medidas socioeducativas, CEPA - Centro Educacional Patativa do Assaré (Masculino) e CEABM - Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota (Feminino).







Companhia Acontece celebra 10 anos de FECTA 

Festival de esquetes acontecerá até o dia 27 de julho no Sesc Senac Iracema, TJA e outros espaços
 

O Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece - FECTA  festeja em 2013, uma década de ações. Este ano, o evento acontecerá de 17 a 27 de Julho, em quatro espaços: SESC SENAC Iracema, Teatro Antonieta Noronha, IFCE, na sede do Grupo Expressões Humanas e no Teatro José de Alencar. O evento contará com dez dias de programação voltada para os artistas teatrais que precisam de espaços físicos para experimentação de suas ações de pesquisa.  As mostras "Perfecta", "Fecta Convida", "Vespertina e Noturna" conduzem a programação,  e o Festival de Esquetes terá atividades fora do palco com oficinas de formação/capacitação, palestras e debates em comemoração aos dez anos do FECTA.
 Apesar dos avanços, a Companhia Teatral Acontece, proponente e organizadora do FECTA, é ciente da dificuldade que grupos e coletivos teatrais têm para chegar aos palcos com seus projetos (esquetes) e esta tem sido a motivação ao longo da trajetória artística do evento. A CTA entende com isso, que certas linguagens cênicas contemporâneas não se enquadram nas "instâncias de consagração do mercado", merecendo, assim, uma atenção particularizada.
O FECTA surgiu no ano de 2004, vindo ao encontro da necessidade de grupos e coletivos teatrais em experimentar na prática, as suas investigações e pesquisas no campo das artes cênicas. O estado por meio de seus órgãos de fomentação da cultura se faz, então, um parceiro imprescindível.
O incentivo ao surgimento e revelação de grupos teatrais é uma das  características do Festival, a exemplo dos Grupos: Pantim (Boa Viagem/CE); Garajal (Maracanaú/CE), Sem Nome, de Danilo Castro, dentre outros. Em 2012, o Festival assumiu uma postura internacionalista por entender a importância de ampliar o intercâmbio teatral na capital cearense.
No ano passado, o evento teve como convidado, o Grupo Expedición Teatral (Chile) que veio com o objetivo de trocar suas experiências com os grupos locais. Esquetes das edições anteriores transformaram-se em espetáculos, como: o experimento "A Dama da Noite", hoje, o renomado e premiado "Cabaré da Dama" (Parque de Teatro Aquiraz/CE).
 

Confira a programação completa do FECTA 2013:

17/07 (Quarta-feira)
20h - SESC SENAC Iracema
Fecta Convida

Espetáculo: Otelo - O Mouro de Veneza (Grupo Cambada)
Sinopse: Amor, ódio, inveja, ciúme, intriga e racismo são temas que tornam atual "Otelo – O Mouro de Veneza". Uma tragédia romântica que tem inspirado artistas em releituras no teatro, na dança e no cinema ao longo de mais de 400 anos. OTELO, na versão do Coletivo Cambada, expõe as artimanhas de Iago num jogo de ações em que o teatral é explorado por meio da corporeidade e do minimalismo para deflagrar os instintos das personagens.

18/07 (Quinta-Feira)

 9h - Teatro Antonieta Noronha
Oficina: Percepção da cena e o diálogo no jogo do ator e luz para cena com UNcoletivo de iluminadores

18h30min - Mini Auditório do IFCE
IV Encontro Acadêmico
Palestra: “Para dar um fim no ensino de Teatro”
>Com o Professor Márcio Rodrigues (URCA)
A palestra propõe-se a traçar um panorama do estado do ensino do teatro apontando suas práticas e ligações com a sociedade contemporânea e produtivista, questionando a distância entre prática pedagógica e processo de criação teatral, apontando as relações entre pedagogia teatral, encenação, discurso e identidade.
20h - Lançamento do livro: Jogos para a Cena Cômica, de Fernando Lira
(Grupo cRIse), além de noite de autógrafos com o autor e apresentação da esquete "Um Homem, Uma Mulher". As primeiras 100 pessoas receberão o livro gratuitamente.



19/07 (Sexta-feira)

 9h - Teatro Antonieta Noronha
Oficina: Percepção da cena e o diálogo no jogo do ator e luz para cena com UNcoletivo de iluminadores
18h - SESC SENAC Iracema
Mostra Noturna
Espetáculo: Censo (Grupo Acquanon)

Sinopse: Duas mulheres e um levantamento demográfico sobre aquela região da cidade ... ou não?! O que mulheres traídas são capazes de fazer?
Espetáculo: Na Página 54 (Cia. Fulô de Talvim)

Sinopse: Na Página 54 é uma sátira ao senso comum, às visões equivocadas e massificadas na qual enquadram os artistas e a arte. Um ator iniciante tem uma mãe médica, antiteatral, talvez uma mãe-carrapata, ou até mesmo uma mãe-rata, que rói as roupas, a vida, as escolhas pessoais e ironiza as opções do seu filho. Em meio aos seus devaneios, a mãe transita de depreciadora à admiradora, ao ver seu filho em cena.
Espetáculo: Coitadas (Teatro Ateliê)
Sinopse: Mesmo sem acompanhante, sem padre e sem noivo, duas palhaças resolvem casar no mesmo momento. Apesar disso, em meio a atitudes nada convencionais para uma cerimônia tradicional, o casamento é realizado. Mas ele acaba antes mesmo de começar. A partir daí, as recém-casadas e separadas dividem momentos em que precisam subverter o acontecimento frustrante do casamento fracassado, por vezes caricaturando as ações, exibindo particularidades do universo feminino e as convertendo para outras perspectivas.
Espetáculo: Fobiarte (Teatro Caldeirão)

Sinopse: A peça traz a sociofobia e um mundo em que o artista é atormentado pela sua própria arte.
 

20/07 (Sábado)
9h - Teatro Antonieta Noronha

Oficina: Percepção da cena e o diálogo no jogo do ator e luz para cena com UNcoletivo de iluminadores

 
21/07 (Domingo)
18h - Teatro Antonieta Noronha
Mostra Noturna
Espetáculo: A Carta (Teatro Caldeirão)
Sinopse
A música, o vento,
a nota, o tom.
O fluxo.
A tinta, a alma,
a vida, a lágrima.
O tempo.
O equilíbrio, a paz,
o pensar, a quietude.
A cor.
O fluxo, o tempo,
a cor, o humano.
Espetáculo: O Cárcere (Teatro Casulo)

Sinopse: Várias versões para uma mesma história, várias respostas para a mesma pergunta. Um prisioneiro busca a liberdade a todo custo, mas não consegue romper os limites de sua prisão subjetiva.
Espetáculo: Coma a carne, jogue fora os ossos (Maldigo).
Sinopse: Dona Banha é uma exímia cozinheira que, após ter trabalhado em grandes restaurantes como chef de cozinha, lança seu grande livro de receitas, um ítem indispensável àqueles que buscam a saciedade de seus mais ardentes desejos através de um cardápio cheio de pratos gordurosos e gastronomicamente irresponsáveis.
Espetáculo: No barraco da constância tem!
Sinopse: O teatro como um ato de exposição e violência. Um diretor e uma atriz em cena. Os dois colocam em evidência a conturbada relação que eles têm com o público, o fazer teatral, a própria obra que eles  apresentam e com eles mesmos. Através da metalinguagem e da precariedade são levantadas situações vexatórias, onde a realidade e a ficcionalidade são bastante próximas.
O que é um autor? O que é um intérprete? O que é um público? O que é uma obra de arte? O que são as convenções disso? E diante dessas convenções, como eu me porto? Como eu aceito ou como eu enfrento? E isso pode ser questionado por quem vê e por quem faz.


22/07 (Segunda-Feira)
20h - SESC SENAC Iracema
Fecta Convida

Espetáculo: Traz Essa Estrela - Brucutus Cia de Teatro
Sinopse: Este espetáculo procura abordar de uma maneira alegre, descontraída e despojada do brasileiro apaixonado por futebol, utilizando-se de alegorias para denunciar questões humanitárias que permeiam nossa nação. 
20h30min
Fecta Convida
Espetáculo: Ô Putaria (Teatro Película)

Sinopse: Dia de chuva. Um homem usando Kelvin Klein molhados se interessa por um caçador de patos dentro de um ônibus público, ou será uma enfermeira peituda com broche do curso técnico? No dia seguinte vai ao departamento onde ele trabalha. Seu objetivo é fazer sexo com ele. A partir desse fato, dois atores, Médici e Melo, vão reinventar a estória para o público, porém surge um problema: percebem que o único objetivo da plateia é o mero entretenimento.
 

23/07 (Terça-Feira)9h - Teatro Antonieta Noronha
Oficina: Atuação Polifônica na Cena Contemporânea

>Com Márcio Rodrigues (URCA)
"A oficina propõe sensibilizar o atuante para a polifonia dos elementos cênicos em consonância com os parâmetros da cena contemporânea. Considerando assim a junção dos elementos teatrais de forma próxima as experiências de colagem”.
20h - SESC  SENAC Iracema
Fecta Convida

Espetáculo: "Não Tem Dois Pais" (Companhia Teatral Acontece)Sinopse: O Palhaço Fifis e Titico estão na sua casa. A campainha toca e eles encontram um bebê deixado em sua porta. Após muitas trapalhadas com o menino, criam laços afetivos.
20h30min
Espetáculo: "BR-TRANS" (Coletivo Artístico "As Travestidas" e "SOMOS-RS"Sinopse: Segundo Solo de Silvero Pereira que segue sua pesquisa cênica sobre o universo de travestis e transformista. Um processo cênico antropológico-autofágico-esquizofrênico. Pereira leva para a cena histórias sobre medo, solidão e morte. São histórias que se encontram e se confundem, inclusive com a vida e inquietações do próprio artista. O espetáculo é resultado de uma pesquisa realizada por intermédio do Edital Interações Estéticas 2012 do MINC e FUNARTE, em parceria com o Pontão de Cultura "SOMOS-RS". Durante seis meses, Silvero pesquisou e conversou com travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre pelas ruas e casas de show. Assim, "BR-TRANS" é um trânsito de informações e de fatos reais. Um traço “Brasil-Trans” construído a partir dos polos Ceará e Rio Grande do Sul. 


24/07 (Quarta-Feira)
9h - Teatro Antonieta Noronha
Oficina: Atuação Polifônica na Cena Contemporânea
com Márcio Rodrigues (URCA)
"A oficina propõe sensibilizar o atuante para a polifonia dos elementos cênicos em consonância com os parâmetros da cena contemporânea. Considerando assim a junção dos elementos teatrais de forma próxima às experiências de colagem”.


25/07 (Quinta-feira)9h - Teatro Antonieta Noronha
Oficina: Atuação polifônica na cena contemporânea/ Marcio Rodrigues(Urca)
"A oficina propõem a sensibilizar o atuante para a polifonia dos elementos cênicos em consonância com os parâmetros da cena contemporânea. Considerando assim a junção dos elementos teatrais de forma próxima as experiências de colagem”.
18h - Teatro SESC SENAC Iracema
Mostra Noturna

Espetáculo: "O Gostosão" (Teatro Plural)Sinopse: O espetáculo mostra um homem dividido pelo amor de duas mulheres: a sua esposa Rosinha, que se revela uma perfeita cruel e vingativa e Salomé, a amante sedutora enganada com falsas promessas. Até que ele se vê encurralado pelas duas que exigem uma escolha imediata do “Gostosão”. 
Espetáculo: "Entre Quartos" (Grupo Teatral Loa)
Sinopse: Em meio à uma vila de quartos encravada na periferia brasileira, Béu e Dona Marizô, sobrevivem cheias de sonhos, desejos e dores. Elas tentam se preencher com dinheiro, amor, ódio, para não ter um corpo vazio e sobreviver aos escombros de sentimentos.
Espetáculo: "As Mulheres de Nelson" (CRIALE)
Sinopse: Alaíde, a esposa fiel, infeliz e sexualmente carente que chega ao ponto de transformar-se em amante, de fiel em infiel, e de mulher infeliz passa a aspirar à felicidade e à sexualidade.  Já a Madame Clessi, prostituta feliz e realizada consegue passar respeito e dignidade que Alaíde não tem. As duas se entrecruzam numa trama de realizações e infelicidades.
Espetáculo: "O Tempo de um Cigarro" (Grupo Panelinha de Teatro)Sinopse: Desejos, inspiração, devaneio, delírios, loucura, momentos de respiração, fluxo, repetições, fumaça, microfones, pausa, faltas de ar, cigarro, isqueiro, relógio, segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses... Tudo isso e muito mais... É o que mostra a história de um homem com um dilema: Fumar ou não fumar? 



26/07 (Sexta-feira)
9h- Teatro Antonieta Noronha

Oficina: Atuação Polifônica na Cena Contemporânea
com Márcio Rodrigues (URCA)
"A oficina propõe sensibilizar o atuante para a polifonia dos elementos cênicos em consonância com os parâmetros da cena contemporânea. Considerando assim a junção dos elementos teatrais de forma próxima as experiências de colagem”.
18h - Teatro SESC SENAC Iracema
Fecta Convida

Espetáculo: "Querido Bebeu"
Com Tarciana Castelo Branco e Leila Ramos
Sinopse: Bebeu descobre que sua mãe está vivendo seus últimos dias de vida. Para ele, nada é mais importante do que os laços do cordão umbilical. Resolve  então, atender ao último pedido da matriarca.
Mostra Noturna
Espetáculo: "Deus" (Cia Ortaet de Teatro – Cariri/CE)
Sinopse: Deus é um processo que se constrói pela possibilidade do vir a ser. Como pedido de desculpas de uma experiência pessoal passada, o espetáculo propõe uma esquete que problematiza e reflete o lugar do travesti na sociedade atual, questionando qual é a sua relação com o divino.
Espetáculo: "Longe de Casa" (Coletivo Senara)
Sinopse: Dois personagens vivenciam duas realidades. Um momento em casa, eles brincam e imaginam que as amigas são suas namoradas - no outro estão no furor da guerra, cercados pelo inimigo e sem ter como escapar, começam a relembrar a outra realidade. Questionam os motivos que os levaram ali e com quem lutam, enquanto estão longe de casa. Mas qual das duas realidades é o presente e quem são eles? Soldados ou jovens sonhadores?
Espetáculo: "Pássaro Fora do Ar"
(Núcleo Curare de Provocações Teatrais - Porto Velho/RO)
Sinopse: “Pássaro Fora do Ar” é um monólogo que nos transporta para um ambiente solitário e cinzento. Pelas grades da memória torna-se audível os pios de uma criança e os fragmentos esparsos da sua relação com a figura paterna. O aprimoramento das emoções e da evolução natural da infância constrói um ambiente de metamorfose entre a condição de menino e a de pássaro, além de aspectos reveladores de uma atmosfera opressiva que transita entre o real e o imaginário.
Espetáculo: "HamletMáquina - Plantas Embaixo do Aquário"
(NAE- Núcleo de Atos Estéticos-Cariri/CE)
Sinopse: Na atual conjuntura dos meios de comunicação, o ser humano/máquina, passa pela adaptação de não ser e ser máquina. Para retornar as origens humanas se faz necessários programas e software avançados, para entender o que se passa e lidar com essa situação. Qual é o lugar da Ofélia na violência cotidiana? A magnificação dada por todos os atores ao Hamlet vem de onde? Amparados por uma solução de “talvez”, reaver a fé e o sentido critico da atualidade. 


27/07 (Sábado)
Praça Mestre Pedro Boca Rica (Anexo do Theatro José de Alencar)

18h - Apresentação do trecho "Guerreiros - Santa Folia Festeira" (Grupo Miraíra/IFCE) e Entrega de Comenda pelos seus 30 Anos
Sinopse: "Guerreiros - Santa Folia Festeira", trata da força do homem simples do interior, de sua decisão em ser feliz e de sua determinação para fazer a vida dar certo. Busca apresentar a sua criatividade junto a labuta no campo, fé e alegria em forma de festa. A cenografia do espetáculo passeia pelas imagens de muitos lugares brasileiros onde habitam e trabalham esses mestres da arte de viver. Também, dialoga com sua dança, música, teatralidade e trabalho. "Guerreiros - Santa Folia Festeira", fala de momentos sagrados do grupo, ideologia, fé na força de viver do homem simples e sua paixão pela dança.
18h30min - Lançamento da 2ª Edição da Revista DocCena
18h45min - Solenidade de Premiação com o Troféu João Andrade Joca
20h - Dj Wladimir Cavalcante






Espetáculo “Canastrões”, com Grancindo Jr., estreia em Fortaleza

Na peça, que será apresenta de 5 a 7 de julho no Teatro Via Sul, mostra a tradição de figuras célebres como os enamorados, o arlequim, o comilão, o puncchinello e outros
A peça “Canastrões” estará em cartaz no Teatro do Via Sul Shopping nos dias 05, 06 e 07 de julho. O espetáculo parte da farsa tradicional: a farsa de rua, os atores mambembes, que vão de cidade em cidade, pedindo passagem e apresentando histórias já anteriormente escritas ou recentemente inventadas, os personagens fazem referências a personalidades conhecidas do público, sustentando a tradição de figuras célebres: os enamorados, o arlequim, o comilão, o puncchinello, o dottore, entre outros.
É uma fusão de linguagens, lendas, histórias, paralelos de memórias e imaginários que pretendem realizar um teatro com identidade própria, contada na história de três atores/personagens pelo universo mágico da poética teatral.

De forma lírica e agradável, “Canastrões” tem como margem a retórica sobre o próprio tema e como isso acontece em perfeita sintonia com os demais elementos, induzindo a plateia a pensar o teatro de ponta a ponta: sua história, sua presença no Brasil, sua linguagem como acontecimento único diante do público e os aspectos práticos referentes à sua realização.
Com direção e encenação do espanhol Moncho Rodriguez, a família Gracindo se reúne em cena, homenageando o centenário do grande ator Paulo Gracindo e o seu legado de dedicação ao teatro, o ofício que está sendo passado de pai para filho: seus dissabores, seus momentos mágicos, as técnicas, os conceitos, os valores escondidos por trás de cada opção na construção da carreira.
Resgatar o memorial artístico desse ator é assumir a sua continuidade e retomar os seus ensinamentos e é possível afirmar que com este trabalho se dá início à saga de uma família de comediantes do teatro brasileiro: “Os Gracindo”.

SERVIÇO
Canastrões
Datas: 05, 06 e 07 de julho (sexta a domingo)
Horários: dias 05 e 06, às 21h; dia 70, às 20h
Ingressos: R$ 60,00 a inteira e R$ 30,00 a meia
Vendas: Bilheteria do Teatro Via Sul, de terça a domingo, das 13hs às 20h
Mais informações: 3052.8027 e 3045.7644

Nenhum comentário: