sexta-feira, 5 de julho de 2013

EXPOSIÇÕES

João Paulo II é homenageado com mostra fotográfica

Exposição está aberta a visitação a partir desta terça no Shopping Benfica

A trajetória de fomento à cultura de paz realizada pelo Papa João Paulo II durante seu pontificado é sentida ainda nos dias de hoje, oito anos após sua partida. Como parte da ampla programação da 11ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, o evento promove a exposição "João Paulo II – O pacifista do século XX", a ser aberta amanhã (30) e que segue com visitação gratuita até o dia 25 de agosto, no Shopping Benfica (térreo). A mostra traz 20 painéis com fotos e textos que resgatam momentos significativos da trajetória do pontífice, ainda hoje aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX e o grande homenageado desta edição da Mostra de Teatro.
O visitante que for até a exposição terá acesso a valiosos registros da caminhada de amor e solidariedade realizada por Karol Wojtyla, nome de batismo do pontífice. Dentre os momentos mais marcantes de João Paulo II lembrados na exposição estão registros das viagens realizadas a 129 países pelo primeiro Papa a fazer extensas peregrinações pelo mundo todo; o perdão oferecido por ele a Ali Agca, responsável pelo atentado ao Papa em 1981; e também registros não oficiais, que mostram o bebê Karol com os pais ou ao fazer a barba, já adulto, num momento de descontração na época em que praticava montanhismo.
Segundo a coordenadora da 11ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, Suely Vieira, a homenagem ao Papa João Paulo II dialoga com os objetivos do projeto. “As peças escolhidas para esta edição resgatam valores como o amor, a paz e a solidariedade. Todos esses atributos marcaram a trajetória de João Paulo II, um exemplo de ser humano que desejamos homenagear hoje e sempre”, avalia.
Com o tema “A juventude não é apenas um período de vida, mas uma qualidade de alma", a 11ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental será realizada entre os dias 21 e 25 de agosto, no Teatro do Shopping Via Sul, e com apresentações em 10 municípios do interior do Estado, em presídios feminino e masculino de Fortaleza e Itaitinga, além de casas de medidas socioeducativas da capital. Ao todo, serão encenadas sete peças de companhias teatrais dos Estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, trazendo exemplos positivos e mensagens de paz, amor, respeito e ajuda ao próximo.
Os ingressos para as peças da 11ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental podem ser obtidos mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis e um 1 (um) litro de água para cada ingresso. São quatro os pontos de troca em Fortaleza, localizados nos shoppings Aldeota, Benfica, North Shopping e Via Sul. “Nossa meta este ano é chegar às 20 toneladas de alimentos, cujo total arrecadado será destinado à Cruz Vermelha, que irá direcionar aos quatro municípios do interior cearense mais necessitados e afetados por conta da seca”, diz Suely Vieira, coordenadora da Estação da Luz, ONG promotora da Mostra.



Nenhum comentário: