sexta-feira, 5 de julho de 2013

SHOWS

Centro Cultural BNB promove desafio entre artistas de Blues
 

O projeto “Blues do Nordeste - Batalha de Bandas 2013” começa nesta quinta no BNB Clube, com shows das bandas Gang da Cidade, Kazane Blues e outros
 


Duas bandas ou dois artistas no mesmo palco revezando-se numa disputa pelo aplauso do público, esta é a concepção do Blues do Nordeste - Batalha de Bandas 2013, evento promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza, que se realiza entre os dias 18 e 27 de julho, no BNB Clube – Sede Aldeota (Av. Santos Dumont, 3646 - Informações: (85) 4006-7200). Os shows unem a velha tradição do Blues aos repentes do Nordeste brasileiro, onde a “disputa” entre os músicos oferece dinâmica especial às apresentações. A ideia é trazer oferecer ao público presente uma revisitação destes duelos.
“O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil como entidade que apoia as manifestações artísticas do nordeste brasileiro em diálogo com o mundo apresenta este formato como uma forma de inovar a partir da tradição o perfil dos espetáculos oferecidos a sua plateia”, afirma o gerente do CCBNB-Fortaleza, Ricardo Pinto. O evento terá apresentações simultâneas. Uma banda executa uma canção e, assim que esta encerra, a outra banda, por sua vez, já inicia a execução de sua música, deixando para momentos específicos duelos de solos entre músicos das duas bandas.
 As atrações convidadas serão representantes do blues feito no Nordeste e o cronograma dos duelos entre as bandas se dará a partir de temáticas comuns entre os artistas que se apresentarão: nesta quinta o tema será “Dinossauros do Blues Cearense”, com Gang da Cidade (CE) x Kazane Blues (CE). A Gang da Cidade é a maior banda em tempo de atividade da cena rock independente de Fortaleza, celebrando 25 anos na estrada em 2013. O grupo traz repertório dançante, releituras de clássicos do rock e composições próprias.  A Gang já se apresentou com Blues Etílicos, Edson Cordeiro, Lily Alcalay e Lemuel Shepard, além de bares, shows e festivais e é  formada por Laerte Duarte, Celso Antoni, Marco Aurélio Holanda e Roque Ney (bateria). Na estreia do “Blues do Nordeste – Batalha de Bandas”, a Gang da Cidade faz apresentação com a banda Kazane Blues. O artista visual e músico Kazane se destaca como um dos pioneiros do blues em Fortaleza, a partir do CD Blues Ceará, coletânea de 1997, apresentando músicas autorais onde canta os bairros da cidade e seus personagens. A banda faz releituras de clássicos do delta de Roberto Johnson, Buddy Guy e Ray Charles e participou de várias mostras de blues e atua nas noites da Praia de Iracema. Na formação atual Kazane, Caike Valente, Carlos Chapa, Bacana de Sousa e Jefferson Brown.
Nesta sexta, a partir das 19h, tem a temática “Primórdios do Blues”, com a batalha entre Gabriel Yang (CE) x Anderson Camelo (SE). Às 21h30 tem outro duelo, com a temática “Rock Contemporâneo”, apresentando as bandas Puro Malte (CE) x Artur Menezes (CE/SP). No sábado, dia 20, a partir das 19h, “As Divas do Blues” são o tema das bandas The Blues Is On The Table (CE) x In Blues (CE). E na segunda sessão do projeto "Blues do Nordeste – Batalha de Bandas”, às 21h30, tem “Blues do Nordeste”, com as bandas Edson Travassos (MA) x Rodrigo Morcego (PE).




Programação Diária
Dia 18, quinta-feira
20h Temática: Dinossauros do Blues Cearense / Bandas: Gang da Cidade (CE) x Kazane Blues (CE)

Dia 19, sexta-feira
19h Temática: Primórdios do Blues / Bandas: Gabriel Yang (CE) x Anderson Camelo (SE)

21h30 Temática: Rock Contemporâneo / Bandas: Puro Malte (CE) x Artur Menezes (CE/SP)

Dia 20, sábado
19h Temática: As Divas do Blues / Bandas: The Blues Is On The Table (CE) x In Blues (CE)

21h30 Temática: Blues do Nordeste / Bandas: Edson Travassos (MA) x Rodrigo Morcego (PE)

Dia 26, sexta-feira
19h Temática: Rock’n Blues / Bandas: Aguardente Blues (CE) x Gustavo Coccentino (RN)

21h30 Temática: Do Delta ao Funk / Bandas: Blues Label (CE) x De Blues em Quando (CE)

Dia 27, sábado
19h Temática: Do Rock ao Blues / Bandas: Vitor Gueiros (CE) x Rafael Barbosa (CE)

21h30 Temática: Do Rock ao Blues / Bandas: Marcelo Justa (CE) x Felipe Cazaux (CE)
 



 


 O músico Elomar Figueira Mello apresenta concerto na Caixa Cultural

“Eliomar Cancioneiro” traz suas composições de sexta a domingo

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 5 a 7 de julho, o concerto “Elomar: Cancioneiro”, com o cantor e compositor Elomar Figueira Mello, baseado no livro de partituras do cantor. Elomar é um artista ímpar na música popular brasileira, legítimo representante do sertão da Bahia, que carrega em suas composições as tradições características de sua terra.
A apresentação conta com a participação dos violonistas Maurício Ribeiro, Hudson Lacerda, Avelar Júnior e Kristoff Silva, que ajudaram a fazer a transcrição das partituras para o livro e são profundos conhecedores do seu repertório, conta também com a cantora Letícia Bertelli ao lado de Joao Omar (filho de Elomar) e do próprio compositor.
Todos sobem juntos ao palco da Caixa Cultural e se apresentam pela primeira vez em Fortaleza com um repertório que contempla sucessos do compositor e também peças gravadas em discos de carreira, que o próprio Elomar deixou de interpretar com o passar dos anos.
O livro “Elomar em partituras - cancioneiro” é composto por 49 partituras da obra do compositor Elomar Figueira Mello, um caderno de letras e notas de edição, além de um livro sobre o artista e sua obra, de autoria do jornalista João Paulo Cunha. As peças consideradas de caráter cancioneiro é que compõem o repertório de partituras.
Foram cerca de dois anos de intenso trabalho e dedicação, da equipe de músicos que atuou na transcrição das 49 canções, cuja dimensão da tarefa, seja pela amplitude ou pela complexidade, exigiu engenho de especialistas dedicados, dotados de grande conhecimento técnico, sensibilidade e até mesmo capacidade de invenção, para traduzir em linguagem culta uma música que, muitas vezes, vai além das convenções conhecidas, sem perder o horizonte do respeito à obra.
As canções foram transcritas pelos músicos Maurício Ribeiro, Hudson Lacerda, Avelar Júnior e Kristoff Silva, sob a direção artística e coordenação musical de Letícia Bertelli e supervisão geral a cargo do próprio Elomar. A equipe responsável pelo registro em partituras teve como ponto de partida os discos gravados pelo compositor. A forma escolhida – voz e violão – serviu de parâmetro, tanto para as canções quanto para as árias de outras composições maiores, da qual fazem parte alguns dos temas transcritos.
SERVIÇO
Música: Elomar Cancioneiro
Data: de 5 a 7 de julho de 2013 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (85) 3453-2770.

Nenhum comentário: