segunda-feira, 1 de abril de 2013

LITERATURA

Jovens vão à livraria no domingo para aprender filosofia

“Epicuro e a filosofia da alegria” é o tema do Tardes Filosóficas que acontece na Livraria Cultura no próximo dia 14, às 17h 


A busca da felicidade. São muitos os caminhos trilhados nessa busca, mas são poucos os que levam à verdadeira felicidade. Muitos procuram a felicidade em uma formação acadêmica, outros em um casamento ou em um bom emprego. Outros acreditam que vão encontrar a felicidade na prosperidade financeira. Mas porque ao conseguirem atingir essas metas, muitos ainda se sentem vazios e infelizes?

Ajudar a encontrar essa resposta é a proposta do Tardes Filosóficas que acontece na Livraria Cultura no próximo dia 14 de abril, com o tema “Epicuro e a Filosofia da Alegria”. A ideia é voltar o olhar para o passado e conhecer um pouco dos ensinamentos de Epicuro, conhecido como o filósofo da alegria. Epicuro nasceu na ilha de Samos, na antiga Grécia, em 341 aC. Tinha como proposta uma filosofia prática e baseada na vivência dos preceitos de uma vida despida de superficialidades e completamente feliz. Em Atenas, sua escola era conhecida como "O jardim de Epicuro" e dizia-se que todo aquele que se hospedasse nesses jardins seria feliz. Era uma pessoa leve, paciente e com uma vida frugal e simples. Na sua fiosofia, Epicuro apostava em aceitar a vida e a natureza como se apresentam a cada um e dava especial importância à naturalidade, à simplicidade e à busca da verdade que considerava ingredientes essenciais para atingir à felicidade e o prazer da alma.
A partir dos ensinamentos deste filósofo, a proposta é cada um possa deixar a palestra com a vontade de encontrar o seu Jardim de Epicuro.

O Tardes Filosóficas é realizado pela Livraria Cultura em parceria com a Organização Filosófica Internacional Nova Acrópole – Fortaleza. Com um público bem diversificado, as palestras acontecem uma vez por mês. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Serviço:
Tardes Filosóficas
Tema: Epicuro e a filosofia da alegria
Palestrante: Rafael Montenegro
Data: 14/04/2013
Local: Livraria Cultura
Horário: 17h
Entrada: 1kg de alimento não perecível

“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.”
 Epicuro

Nenhum comentário: