segunda-feira, 1 de abril de 2013

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, DECORAÇÃO

A história dos Direitos Humanos no Brasil
 
Mostra da Caixa Cultural conta a trajetória da conquista da cidadania e da democracia brasileiras por meio de 60 imagens


A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, a partir desta terça-feira (16), a exposição “Direitos Humanos – Imagens do Brasil”. Composta por imagens e pinturas de diversos fotógrafos e artistas plásticos, que recontam as conquistas cívicas e os avanços da sociedade brasileira, a mostra tem curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni. Três aspectos conduzem a mostra: colonização portuguesa, escravidão e ditadura.
As imagens, que compõem a mostra, registram momentos marcantes da história brasileira. “Tiradentes Supliciado”, de Pedro Américo, mostra o fim dado à Inconfidência Mineira, movimento inspirado pelo iluminismo francês. A reprodução de “Zumbi”, de Antônio Parreiras, simboliza o Quilombo dos Palmares, expressão do inconformismo dos escravos. A ilustração “O Milagre” retrata a expansão econômica dos anos 1970, comandada pelo presidente Médici, no período que registrou a fase mais dura e repressiva da ditadura militar.
A exposição mostra a conquista do território brasileiro por parte dos portugueses, a dominação e o extermínio de inúmeros povos indígenas. Retrata ainda, a escravidão negra, com a provável chegada das primeiras levas de africanos, em 1502, até a total libertação da escravatura, com destaque para a história marcante do Quilombo dos Palmares, os mercados de escravos e a revolva dos Malês, em Salvador (BA).
A mostra também visita o massacre de Canudos, a Revolta da Vacina e da Chibata, e as lutas por melhores condições de trabalho, as primeiras greves, o tenentismo, a Revolução de Trinta e outros importantes capítulos da história cívica nacional recente, como a “Lei Maria da Penha”.
Embora a tentativa de defender o indivíduo contra abusos de diversos tipos de poder seja antiga, o conceito sobre Direitos Humanos e o que seriam tais direitos é relativamente novo. Sua formulação se dá com o Iluminismo, no século XVII, e amadurece com a Revolução Francesa. Mas é no período após a Segunda Guerra Mundial, que os Direitos Humanos assumem características próximas às atuais, com a aprovação da “Declaração Universal dos Direitos do Homem”, em 1948, na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Brasil é signatário dos mais importantes tratados internacionais de direitos humanos, tanto na esfera da ONU quanto da Organização dos Estados Americanos (OEA). Entre os tratados estão o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos; o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais; a Convenção Contra Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes; e a Convenção Americana sobre os Direitos Humanos.

Serviço:
Exposição “Direitos Humanos – Imagens do Brasil”
Abertura para convidados e imprensa: 16 de abril de 2013 (terça-feira) – às 19h
Exposição: de 17 de abril a 12 de maio de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 20h
Local: Galeria da CAIXA Cultural Fortaleza (CE)
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Entrada Franca
Classificação etária: Livre
Informações: (85) 3453-2770
Acesso para portadores de deficiência e assentos especiais

Nenhum comentário: