segunda-feira, 1 de abril de 2013

CINEMA

"Chamada de Emergência" é diversão garantida para cinéfilos pouco exigentes 

Filme consegue satisfazer aqueles que curtem as “agonias” de um bom suspense em história sem muita criatividade


Depois de passar pelo Brasil, Halle Berry começa esta semana a gravar novo filme dos “X-Men”

Desde que ganhou o Oscar de melhor atriz em 2002, por sua atuação em "Monster's Ball - Depois do Ódio", a carreira de Halle Berry virou, com raras exceções, “captação de recursos do seu agente” – a atriz virou uma espécie de Nicolas Cage de saias, com papéis canastrões que visam “apenas” os milhões de bilheteria. Nunca mais ela fez um papel em que pudesse agradar a crítica. No Brasil para lançar o thriller "Chamada de Emergência", a atriz norte-americana Halle Berry, 46, admitiu que pretende diminuir o ritmo na rotina de gravações para cuidar da gravidez. Berry está no terceiro mês de gestação, fruto de seu relacionamento com o ator francês Olivier Martinez, 47, de quem é noiva há mais de um ano.
Em "Chamada de Emergência", que estreou em Fortaleza sexta passada no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi, ela repete seu desempenho básico ao interpretar uma policial atendente do 190 atendendo todo tipo de chamado: suicidas, acidentes de carro, casais em crise, assaltos e outras situações que impõem a necessidade de manter o sangue frio. E é este “sangue frio” que o diretor Brad Anderson, que saiu da TV e foi para o cinema depois de bom desempenho em séries como "Fringe" ou de "The Killing" impõe ao cinéfilo que espera por muita tensão.
Quando o chamado aflito de uma adolescente sozinha numa casa invadida por um estuprador culmina em tragédia, a policial Jordan, traumatizada e afastada da função, depara-se com um novo ataque do mesmo psicopata. "Chamada de Emergência" lembra muito séries de TV como “24 Horas”, onde o tempo é quase um personagem da história. O filme ganhou (boa) forma devido a agilidade do roteiro – as coisas não demoram a acontecer e quase não existe enrolação no filme. A cada minuto que passa, aumenta o desespero da nova vítima (feita por Abigail Breslin, de “Pequena Miss Sunshine”). Do outro lado, Jordan encara a situação como uma oportunidade de acertar contas, de superar uma falha em seu instinto de “supermulher”. A trama que mais parece adequada a um episódio de uma hora de duração da qual o diretor está acostumado, poderia ter sido mais bem explorada, a densidade das personagens, assim como um melhor aproveitamento na interpretação dos atores.
Algumas coincidências absurdas entre o criminoso e a telefonista também surgem para costurar os desfechos da trama, mas tudo isso vira apenas um detalhe, já que a ação central é suficiente para tornar o filme impactante.
Esta semana, Berry começa a rodar "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" e, depois, ficará fora de cena até o nascimento de seu segundo filho. "Acho que naturalmente devo dar um 'slow down' nos próximos seis ou sete meses, mas depois de ter o bebê devo voltar a trabalhar no começo do ano que vem. Ainda não sei bem, mas já tem algumas coisas surgindo", comentou a atriz em coletiva realizada semana passada no Copacabana Palace, onde a atriz esteve hospedada, no Rio de Janeiro.
Berry afirmou estar "animadíssima" a voltar a gravar a personagem Tempestade, de "X-Men". "O elenco é enorme e eu faço parte do conjunto, vão ter personagens do passado e novos que passam por vários caminhos da vida". Acho que naturalmente devo dar um 'slow down' nos próximos seis ou sete meses, mas depois de ter o bebê devo voltar a trabalhar no começo do ano que vem. Ainda não sei bem, mas já tem algumas coisas surgindo
Mesmo grávida, Berry vai tentar "camuflar" a barriga para viver a heroína Storm. "Há formas  de camuflar e evitar a barriga na filmagem. Ela não vai poder lutar ou voar, vai ser diferente do planejamento inicial", admitiu. Berry brincou com os jornalistas que, mesmo sendo mãe, não pretende abandonar de vez o que mais gosta: trabalhar na indústria cinematográfica. "Ser mãe agora não vai me afetar como artista. Com um outro bebê a caminho, a mamãe não vai poder tirar férias, vou continuar trabalhando. Quando tive a primeira filha, parei uns quatro anos. Era a minha primeira vez, agora já tendo feito isso, vou ter a criança e continuar (a trabalhar)". A atriz disse também que em "Chamada de Emergência" a trama fica "sobre as suas costas", pois ela é a protagonista e aparece em grande parte das cenas falando ao telefone, diferente de "X-Men", em que contracena com outros atores.
 





'Oblivion', com Tom Cruise, é uma das novidades que entram em cartaz

Confira as estreias dos cinemas nesta sexta-feira

O final de semana está repleto de novidades nos cinemas de Fortaleza. Ficção científica, suspense, drama e ação são as opções que os londrinenses poderão encontrar nas salas da cidade. Um dos destaques é o filme Oblivion, que traz no elenco Tom Cruise e Morgan Freeman. A ficção científica se passa num futuro próximo, em que quase não existem sobreviventes na Terra, depois de uma série de transformações no planeta. Nesse ambiente, o agente de manutenção de equipamentos de segurança Jack Harper (Tom Cruise) tem a missão de se juntar a uma colônia lunar e ajudar a salvar os sobreviventes.

Confira a sinopse e o trailer:



Oblivion
2077: Jack Harper (Tom Cruise) trabalha na manutenção de equipamentos de segurança, em uma Terra que foi evacuada. Parte de uma gigantesca operação para extrair recursos vitais, depois de décadas de guerra com uma aterradora ameaça alienígena. Ele se junta ao resto dos sobreviventes em uma colônia lunar. Mas a existência pairada nas alturas de Jack é abalada depois que ele resgata Julia Rusakova (Olga Kurylenko) de uma espaçonave abatida. Atraída para Jack por meio de uma conexão que transcende a lógica, sua chegada inicia uma cadeia de eventos que o força a questionar tudo que sabe.



Também estreiam neste final de semana Chamada de Emergência, Alvo Duplo e O Carteiro.

Alvo Duplo

Sylvester Stallone protagoniza a ação Alvo Duplo, dirigida por Walter Hill. No filme, Stallone interpreta o matador de aluguel Jimmy Bobo que se junta ao detetive de polícia Taylor Kwon (Sun Kang) para se vingar dos criminosos que tiraram vidas em Nova Orleans e Washington. A classificação indicativa é de 16 anos. Confira o trailer:




Chamada de Emergência


O suspense conta a difícil missão da experiente operadora do sistema de chamada de emergência norte-americano (911), Jordan Turner (Halle Berry). A funcionária recebe o pedido de socorro de uma jovem sequestrada e qualquer erro pode custar a vida da garota. Tudo piora quando ela descobre que, para salvar a menina, terá que lidar com a assustadora voz do passado. A produção é dirigida por Brad Anderson e a classificação é de 16 anos.






O Carteiro

A produção nacional, dirigida por Reginaldo Faria, ganhou o prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Gramado em 2011. O drama, que chega à Londrina neste final de semana, conta a história do jovem carteiro gaúcho Victor (Carlos André Faria). O rapaz tem o hábito de violar a correspondência das pessoas, porém, um dia, se apaixona por Marli (Ana Carolina Machado), uma nova moradora do local. Ele passa a controlar suas cartas com o namorado, o que lhe traz sérios problemas.



Nenhum comentário: