segunda-feira, 1 de abril de 2013

EXPOSIÇÕES

A história dos Direitos Humanos no Brasil

Mostra da Caixa Cultural conta a trajetória da conquista da cidadania e da democracia brasileiras por meio de 60 imagens


A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, a partir desta terça-feira (16), a exposição “Direitos Humanos – Imagens do Brasil”. Composta por imagens e pinturas de diversos fotógrafos e artistas plásticos, que recontam as conquistas cívicas e os avanços da sociedade brasileira, a mostra tem curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni. Três aspectos conduzem a mostra: colonização portuguesa, escravidão e ditadura.
As imagens, que compõem a mostra, registram momentos marcantes da história brasileira. “Tiradentes Supliciado”, de Pedro Américo, mostra o fim dado à Inconfidência Mineira, movimento inspirado pelo iluminismo francês. A reprodução de “Zumbi”, de Antônio Parreiras, simboliza o Quilombo dos Palmares, expressão do inconformismo dos escravos. A ilustração “O Milagre” retrata a expansão econômica dos anos 1970, comandada pelo presidente Médici, no período que registrou a fase mais dura e repressiva da ditadura militar.
A exposição mostra a conquista do território brasileiro por parte dos portugueses, a dominação e o extermínio de inúmeros povos indígenas. Retrata ainda, a escravidão negra, com a provável chegada das primeiras levas de africanos, em 1502, até a total libertação da escravatura, com destaque para a história marcante do Quilombo dos Palmares, os mercados de escravos e a revolva dos Malês, em Salvador (BA).
A mostra também visita o massacre de Canudos, a Revolta da Vacina e da Chibata, e as lutas por melhores condições de trabalho, as primeiras greves, o tenentismo, a Revolução de Trinta e outros importantes capítulos da história cívica nacional recente, como a “Lei Maria da Penha”.
Embora a tentativa de defender o indivíduo contra abusos de diversos tipos de poder seja antiga, o conceito sobre Direitos Humanos e o que seriam tais direitos é relativamente novo. Sua formulação se dá com o Iluminismo, no século XVII, e amadurece com a Revolução Francesa. Mas é no período após a Segunda Guerra Mundial, que os Direitos Humanos assumem características próximas às atuais, com a aprovação da “Declaração Universal dos Direitos do Homem”, em 1948, na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Brasil é signatário dos mais importantes tratados internacionais de direitos humanos, tanto na esfera da ONU quanto da Organização dos Estados Americanos (OEA). Entre os tratados estão o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos; o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais; a Convenção Contra Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes; e a Convenção Americana sobre os Direitos Humanos.

Serviço:
Exposição “Direitos Humanos – Imagens do Brasil”
Abertura para convidados e imprensa: 16 de abril de 2013 (terça-feira) – às 19h
Exposição: de 17 de abril a 12 de maio de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 20h
Local: Galeria da CAIXA Cultural Fortaleza (CE)
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Entrada Franca
Classificação etária: Livre
Informações: (85) 3453-2770
Acesso para portadores de deficiência e assentos especiais






Del Paseo apresenta 3ª edição da mostra “100% Design”

Shopping apresenta trabalho de 15 profissionais cearenses de arquitetura, design de interiores e paisagismo

A 100% Design chega a sua 3ª edição e renova a parceria com o Shopping Del Paseo. Reunindo 15 profissionais cearenses de arquitetura, design de interiores e paisagismo, a mostra acontece de 01 a 21 de abril, no piso L1 do Del Paseo, e apresenta 13 ambientes em uma montagem exclusiva que simula um loft completo com garagem.
Com o principal foco no Design, a proposta da mostra 100% Design 2013 surge da liberdade de todo processo criativo para expor as tendências e o que está sendo usado no mercado de arquitetura de interiores, design e arte.  O evento conta com renomados profissionais cearenses do setor, aberta ao público das 10h às 22h e com acesso gratuito.
Uma marca de tintas, patrocinadora master da mostra, aposta no evento e lança sua cartela de cores para 2013 através de seus acabamentos e texturas, desenvolvidos em painéis exclusivos para cada ambiente. A novidade deste ano é o ambiente assinado pelo arquiteto Roberto Pamplona. A garagem que tem em exposição uma Mercedes B200 Sport é um dos destaques da 100% DESIGN.
Entre os espaços localizados no piso L1 no Del Paseo estão: o living da arquiteta Márcia Andréia, sala de jantar da Telma Aguiar, espaço gourmet de Amaury Junior, studio do Ramiro Mendes, lavabo de Omar Albuquerque, suíte master do arquiteto Carlos Zaranzza, sala de banho da Márcia Sá, adega de Henrique Morais, lounge blue das arquitetas Kel Oliveira e Dayanne Santos, hall de entrada Roger Monte, espaço garden de Eglimar Pinto e estar intimo de Débora Freitas.
O Governo do Estado do Ceará participa da mostra expondo alguns projetos especiais de ações que tem como foco a arquitetura, paisagismo e urbanismo. Entre as obras estão a Arena Castelão, Centro de Eventos do Ceará, Reforma do Palácio da Abolição e Acquário do Ceará.

Serviço:
Mostra 100% Design
Shopping Del Paseo, piso L1
Até 21 de abril, 10h às 22h
Entrada gratuita
Av. Santos Dumont, 3131
Telefone: (85) 3456.5500

Nenhum comentário: