segunda-feira, 1 de abril de 2013

INTERNET - INFORMÁTICA - GAMES

MSN Messenger será desativado de vez no Brasil a partir de hoje

Para continuar a conversar com contatos, internautas deverão instalar Skype e integrar lista de amigos

O MSN Messenger, serviço de mensagens instantâneas da Microsoft também conhecido como Windows Live Messenger, deixará de funcionar no Brasil a partir de 30 de abril, quando será substituído pelo Skype. Na prática, a partir desta data os usuários do MSN Messenger serão impedidos de fazer login por meio do aplicativo para Windows e receberão uma notificação para baixar o Skype e integrar as duas contas, para que possam continuar a utilizar o serviço.

Ao baixar o Skype para o computador, o aplicativo automaticamente desinstalará o MSN Messenger. Os usuários que só possuem conta no MSN poderão fazer login com os mesmos dados de acesso e todos os seus contatos aparecerão na lista do Skype. Aqueles que já possuem conta no Skype deverão integrar as duas contas, para que os contatos do MSN apareçam na mesma lista dos contatos do Skype.

Os usuários que não completarem a migração até esta data não poderão mais conversar com os contatos do MSN Messenger. "A atualização leva apenas alguns minutos e os usuários poderão conectar suas contas com uma conta nova no Skype ou já existente", diz o Skype, em comunicado enviado à imprensa

O Brasil será o último país onde o MSN Messenger deixará de funcionar e a migração acontecerá gradativamente, ou seja, alguns usuários ainda poderão fazer login por alguns dias após 30 de abril. O MSN Messenger deixará de funcionar nos outros países primeiro, começando pelo Reino Unido em 8 de abril.


Morte anunciada

A Microsoft confirmou em novembro de 2012 que MSN Messenger seria aposentado no primeiro trimestre de 2013 em todo o mundo, com exceção da China. A empresa decidiu optar pelo Skype,  serviço de comunicação por meio de voz sobre IP (VoIP) adquirido pela Microsoft em maio de 2011, como sua plataforma principal para comunicação por meio da internet.

O serviço de mensagens instantâneas da Microsoft surgiu em 1999. Inicialmente, o MSN Messenger foi um dos concorrentes do ICQ , comunicador instantâneos mais popular da época. Gradualmente, o MSN desbancou o ICQ e passou a ser a ferramenta mais popular de mensagens instantâneas.

Entretanto, na segunda metade dos anos 2000, o MSN passou a enfrentar a concorrência de outro mensageiro de peso, o Gtalk, do Google. Alguns anos depois, o MSN Messenger passou a concorrer também com o Facebook, que criou um sistema próprio de mensagens para seus usuários. Atualmente, o serviço tem cerca de 100 milhões de usuários ativos, segundo informação da própria Microsoft.

Nenhum comentário: