segunda-feira, 1 de abril de 2013

CINEMA DE ARTE

Cine Freud terá Hitchcock e documentário sobre travestis brasileiras na Europa

O Cine Freud, projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Psicanálise do Departamento de Psicologia, da Universidade Federal do Ceará, retoma este mês (nos dias 17 e 24) sua principal atividade: exibição periódica de filmes, seguidos de um debate com psicanalistas convidados. As sessões acontecem às 14h na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591).

O interessado pode fazer a inscrição, gratuita, pela Internet (bit.ly/YwCE5A) ou presencialmente no dia do evento, a partir das 13h30min. Há sorteio de livros e emissão de declaração de participação a cada filme.

Programação:


17/04 – O voo da beleza (direção: Alexandre Fleming Vale, 2012; 76 min; Brasil). Documentário etnográfico sobre a vida de travestis e transexuais brasileiras vivendo na Europa que aspiram ao reconhecimento por atravessarem fronteiras as mais diversas. Consideradas como “imigrantes desqualificadas”, elas nos informam sobre a comédia inevitável dos gêneros e sobre um certo “voo da beleza”. Nesse dia, a sessão é especial, com o lançamento do livro O voo da beleza: experiência “trans” e migração, de autoria de Alexandre Fleming Câmara Vale, diretor da produção e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFC. Para debater sobre o tema, o convidado é o Prof. Orlando Cruxên, do Curso de Graduação em Psicologia da UFC.

24/04 – Festim diabólico (direção: Alfred Hitchcock, 1948; 80 min; EUA). Na cidade de Nova York (EUA), Brandon e Phillip assassinam David, seu colega de classe. Eles escondem o cadáver em um baú, que servirá como mesa para um jantar com seus amigos e familiares. Baseado em uma história real. A debatedora convidada é a Profª Karla Martins, do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFC.

O Cine Freud é organizado, atualmente, pelos alunos Mauro Reis, Lara Silveira, Giselle Gadelha, Eduardo Taveira e Raquel Adeodato, do Curso de Psicologia, sob a coordenação dos professores Orlando Cruxên e Laéria Fontenele. A atividade é realizada há mais de 6 anos e já beneficiou cerca de 7.700 pessoas da comunidade interna e externa. 

Nenhum comentário: