quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

LIVROS - FICÇÃO

Edição Bilingue (Potuguês/Francês) de Romance do século XIX

O LANÇAMENTO DE “BEL-AMI” PELA EDITORA LANDMARK APRESENTA PELA PRIMEIRA VEZ ESTA MAGNÍFICA E IMPORTANTE OBRA-PRIMA DE GUY DE MAUPASSANT EM INÉDITA E EXCLUSIVA EDIÇÃO BILÍNGUE DE LUXO, EM CAPA DURA, RESGATANDO TODA A MAGNIFICÊNCIA DE UMA DAS MAIORES OBRAS DA LITERATURA OCIDENTAL. A HISTÓRIA GANHA UMA NOVA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA EM 2012.

“BEL-AMI” é um romance realista escrito por Guy de Maupassant publicado em 1885 sob a forma de folhetim na revista literária “Gil Blas”. O romance explora a sociedade e as atitudes em relação à riqueza, ao poder e ao oportunismo, retratando a ascensão social de Georges Duroy, homem ambicioso e sedutor, além de arrivista e oportunista, lançado ao topo sociedade parisiense, graças à ajuda de suas amantes e do conluio entre a imprensa, as finanças e a política.

Maupassant descreve as ligações existentes entre o capitalismo, a política e a imprensa, além da influência feminina, privadas da vida pública da época. A obra se apresenta como uma pequena monografia da imprensa parisiense, onde Maupassant retrata implicitamente a sua própria experiência como jornalista. Assim a ascensão de Georges Duroy, ou “BEL-AMI”, pode ser comparada à própria ascensão de Maupassant. De fato, “BEL-AMI” é a descrição perfeita e inversa da vida de Guy de Maupassant, onde Georges Duroy representa o contrário do autor, conforme pode ser visto ao longo do romance. Através do personagem, o autor nos faz descobrir o mundo do jornalismo e da alta sociedade, sob a ótica dos escândalos políticos e financeiros.

A enredo retrata o agitado mundo parisiense no qual os personagens devem trilhar um caminho estreito. Agindo como um verdadeiro canalha, incerto e inconstante tanto nos domínios do amor quanto nos das ideias, Georges Duroy se vale de seu charme, do seu corpo e das mulheres para crescer social, política e financeiramente.

No início do romance, Duroy é apenas um jovem pobre do interior que busca fazer fortuna. Apesar de sua origem, a ambição de Georges Duroy faz com que ele tenha como propósito, ser um dos homens mais ricos e poderosos da França. A partir desse objetivo, ele utiliza o seu charme e boa aparência para seduzir as mulheres de políticos e homens influentes da capital francesa. O romance, recheado de cenas sensuais, descreve Paris em detalhes: Ao longo do romance, Duroy frequenta locais famosos na cidade, como o cabaré Folies Bergère e o Bois de Boulogne, além das regiões campesinas em torno da capital francesa, e certas cenas se passam nas igrejas de Paris, como na Igreja da Trindade e na Igreja de Santa Madalena. Georges Duroy explora as fraquezas das pessoas que o cercam em proveito próprio dentro de um processo pessoal de manipulação: Ele utiliza o sexo como uma arma para conseguir das amantes o que deseja, uma vez que Cada mulher que ele seduz serve para um propósito específico, seja profissional, financeiro ou até mesmo político.

A NOVA EDIÇÃO BILÍNGUE lançada pela EDITORA LANDMARK resgata todas as minúcias de Guy de Maupassant, apresentando a crítica social de sua época aos costumes e a padrão de vida franceses, além de apresentar corretamente a ironia e o sarcasmo de seu estilo.

Henry René Albert Guy de Maupassant (5 de agosto de 1850 – 6 de julho de 1893) foi um escritor, cronista, dramaturgo e poeta francês com predileção para situações psicológicas e de crítica social com temática naturalista, contemporâneo de Gustave Flaubert, Émile Zola e Ivan Turgenev. Passou sua juventude em Étretat, em companhia de sua mãe, e posteriormente em Yvetot e Ruan. Em 1867, conhece o escritor Gustave Flaubert, cuja amizade manteria até a morte deste. Flaubert o tomou como protegido, indicando-lhe alguns períodicos franceses e apresentando-o a Émile Zola e Ivan Turgenev, expoentes do Naturalismo francês da segunda metade do século 19.

A década de 1880 foi o período mais fecundo da vida literária de Maupassant: ele publica seis romances, mais de trezentas novelas e contos e diversos relatos de viagens. Tornado célebre pela publicação de sua primeira novela, ele trabalha metodicamente e produz aproximadamente quatro volumes ao ano. O senso comercial aliado ao seu talento rapidamente o conduziu à riqueza.

Em 1881, ele publicou seu primeiro volume de contos sob o título “La Maison Tellier”,atingindo a marca de doze edições em dois anos. Em 1883, publica seu primeiro romance, “Uma Vida”, tornando-se um dos grandes best-sellers do ano, vendendo 25 mil exemplares em um ano. O sucesso dessa obra foi tamanho que o grande escritor russo Leon Tolstoi em pessoa chegou a declarar que o romance era a maior obra-prima da literatura francesa depois d’Os Miseráveis, de Victor Hugo.

É em seus romances que Guy de Maupassant concentra todas as suas observações dispersas em seus contos. Seusegundo romance, “Bel-Ami”, lançado em 1885, atinge 37 tiragens em apenas quatro meses. A repercussão da história tornou Maupassant um dos maiores intelectuais de sua época, levando-o a declarar, de modo satírico, que “Bel-Ami foi eu!”. Suas obras são marcadas por um estilo próprio, descritivo, naturalista e realista. Sua aversão natural à sociedade, aliada à sua saúde frágil, é retratada por meio da solidão e da meditação. Suas longas viagens à Argélia, Itália, Inglaterra e às regiões da Córsega, da Bretanha e da Sicília, produzem relatos de viagens esplendorosos, realizados, sobretudo, a bordo do seu iate particular, o “Bel-Ami”, a partir de 1885.

Seu sucesso alcançado abriu as portas do mundo literário francês, permitindo que este convivesse com as grandes celebridades de seus tempo, como os escritores Alexandre Dumas Filho e Zola e o filósofo Hippolyte Taine. Maupassant destacou-se também pelos seus contos de terror, gênero no qual é reconhecido como sendo um dos grandes mestres do século 19, ao lado de Edgar Allan Poe. Nesses contos, narrados com um estilo ágil e nervoso, repleto de exclamações e símbolos de interrogações, encontram-se as preocupações do escritor com a obsessiva presença da morte e do sobrenatural. Escreveu também sob vários pseudônimos: Joseph Prunier em 1875, Guy de Valmont em 1878, Maufrigneuse entre os anos de 1881 e 1885. Menos conhecida é sua faceta como cronista de atualidades nos grandes períodicos da época, como “Le Gaulois”,“Gil Blas” e “Le Figaro”, onde escreveu numerosas crônicas sobre diversos temas.

Atacado por graves problemas nervosos, sintomas de demência e pânico hereditários, refletidos em vários de seus contos, além das consequências oriundas da sífilis, tenta pela primeira vez o suicídio em janeiro de 1892. Após quatro tentativas é internado em uma clínica parisiense, onde viria a falecer um ano depois.

ADAPTAÇÃO PARA O CINEMA

“BEL-AMI” foi adaptado várias vezes para o teatro, televisão e para o cinema. A primeira versão para o cinema foi realizada em 1919 seguida por uma versão em 1947, estrelada por George Sanders e Ângela Lansbury.
A versão mais recente, estrelada por Uma Thurman e Robert Pattinson, no papel título, terá estreia mundial em 2012.

O elenco ainda conta com Christina Ricci e Kristin Scott Thomas, de "O Paciente Inglês".


O filme terá première no Festival de Berlim e lançamento comercial no dia 2 de março no Reino Unido.

Assista ao trailer divulgado pela California Filmes:

Nenhum comentário: