quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Inscrições abertas para segunda turma do Projeto Cacto

A ONG Fábrica de Imagens abre inscrições para a formação da segunda turma do Cacto - Centro de Arte, Cultura, Comunicação e Novas Tecnologias. Serão oferecidos cursos nas áreas de Audiovisual, Webdesign, Fotografia, Animação 3D e Teatro. Os cursos são voltados para jovens e as inscrições seguem até o dia 12 de março. As inscrições pela internet são através do preenchimento do formulário eletrônico, e presencialmente, as inscrições podem ser feitas na sede da Fábrica de Imagens, em horário comercial. Endereço: Rua Odilon Benévolo, 1133, Maraponga. Informações:(85) 3495-1887 / 9980-5300. Para conhecer o conteúdo oferecido pelos cursos acesse: http://fabricadeimagens.org.br.









Curso aborda a Sobrevivência do Mito nos Tempos Modernos

Mitologia clássica e contemporânea, desde os mitos de criação e narrativas do dilúvio até releituras do tema nos contos de fada e HQs é o que oferece o curso “A sobrevivência do Mito nos Tempos Modernos”, realizado pelo Grupo Paideia. O curso é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Cultura Clássica do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará. A pré-inscrição deve ser feita pelo e-mail do curso: contato@paideia.blog.br.

No próximo sábado (4), os interessados devem confirmar a inscrição, das 9h ao meio-dia, no bloco didático do Curso de Letras da UFC (Av. da Universidade 2683 – Benfica). No sábado seguinte (11), caso ainda restem vagas, as inscrições continuam. O valor da inscrição é R$ 80,00 mas bolsistas da UFC têm direito à isenção, bastando apresentar declaração do chefe do setor onde está lotado.

O curso, coordenado pelos professores Orlando Luís Araújo e Ana Maria César Pompeu, tem 64 horas aula e começa no dia 25 de fevereiro, terminando em 30 de junho de 2012. As aulas acontecem todos os sábados (salvo feriados), das 9h às 12h30min, no bloco didático do Curso de Letras da UFC (a sala ainda será definida).

De acordo com os coordenadores, o curso tem como proposta, inicialmente, “apresentar a Mitologia Greco-Romana desde a criação do Cosmos, perpassando pelas Idades Mitológicas até o apogeu de Zeus. Em seguida, de uma forma dinâmica e interativa, mostrar a sobrevivência e a importância dessa mitologia nos tempos atuais, usando diversas linguagens, como cinema, literatura, quadrinhos, música, dentre outras. Trata-se, portanto, de uma abordagem lúdica e lírica da Mitologia Antiga.”

Fonte: Grupo Paideia - Ana Candelária - fone: (85) 8630.8903, Danielle Motta - fone: (8755.5894 / 9627.8125), Glaudiney Mendonça - fone: (85) (9181.1275) e Washington Forte - fone: (85) 8897.2402.







Oficina de Radionovela no CUCA Che Guevara


O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) Che Guevara, de Fortaleza abre inscrições para a oficina de radionovela educativa, com aulas entre 7 e 10 de fevereiro. A iniciativa é gratuita e aberta a jovens de 15 a 29 anos, que terão acesso a aulas sobre história da dramatização radiofônica, elaboração de roteiros, interpretação e produção de peças radiofônicas. Mais informações: http://cucacheguevara.blogspot.com.








CONCURSOS, PROMOÇÕES, EDITAIS

PROGRAMA DE MÚSICA DO INSTITUTO PÃO DE AÇÚCAR ABRE INSCRIÇÕES PARA FORTALEZA

Entre os dias 01 a 08 de fevereiro, o Instituto Grupo Pão de Açúcar (IGPA) abre 60 vagas para novos participantes no seu programa de música, nos períodos manhã e tarde. Para se inscrever, o candidato deve ter entre 12 e 18 anos e comparecer pessoalmente à sede do Instituto em Fortaleza – Avenida Dom Manuel, 357, Centro – portando cópia da carteira de identidade ou da carteira de estudante, comprovante de endereço e uma foto 3x4. O curso é gratuito e tem duração de dois anos, com aulas de 3 horas, duas vezes por semana.

O Programa de música do Instituto Grupo Pão de Açúcar é realizado na capital desde 2003, tem como proposta pedagógica o desenvolvimento humano de seus integrantes e o resgate da cultura e cidadania por meio da música. Através dele os alunos aprendem a tocar alfaias (tambores), xilofones, flautas doces, flautas transversais e instrumentos de percussão (pandeiros, triângulos, reco-recos e pratos). Além disso, saúdam grandes compositores, como Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, entre outros.

PROGRAMA DE MÚSICA DO INSTITUTO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR
O Grupo Pão de Açúcar realiza desde 1998 um permanente investimento social em educação através do seu Instituto. O foco do trabalho é a promoção do desenvolvimento humano por meio do ensino de música de cordas. Participam crianças e jovens de 10 a 18 anos, totalizando 10 mil participantes desde a sua fundação. Com duração de um a dois anos, são realizadas duas aulas por semana nas sedes do Instituto localizadas em Osasco, Santos, Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza. Os participantes que se destacam podem participar das Orquestras Instituto Grupo Pão de Açúcar até completar 21 anos.

Serviço:
Casa de Fortaleza – Instituto Grupo Pão de Açúcar
Endereço: Av Dom Manuel, 357 – Centro
Horário – 8h às 11h e 14hs às 17hs.
Telefone: (85) 3433-1952

Nenhum comentário: