domingo, 3 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO

ARTE EM FILIGRANAS

Mostra de Miguel Guiter

Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz, Lula da Silva, Ariano Suassuna, Barack Obama, Che Guevara, Carlos Gardel são alguns dos nomes de pessoas retratadas pelo artista

A Arte Pensamento abriu no Salão Multi Uso do Centro Dragão do Mar, a exposição Filigranas do artista plástico Miguel Guiter. A mostra que ficará em cartaz até o dia 28 de novembro, conta com obras feitas em filigranas (também conhecida como Quiling) de papel que formam diversas imagens e remetem às criações de Chuck Close e Vik Muniz.
Acredita-se que o quilling deva existir há pelo menos quinhentos anos. Existem registros de trabalho com Quilling datados do Século XVIII e XIX, nas ordens religiosas européias. O Quilling era considerado um hobby que preenchia o tempo de senhoras, que utilizavam penas como ferramenta de Quilling, para enrolar o papel.
Também conhecido como Filigrana de Papel, é bem provável que o quiling fora inspirado nos Filigranas de Metal. Por isso, no início as peças produzidas em Quilling eram feitas em dourado e os principais objetos decorados eram cestas, potes de chá, bandejas, móveis, porta-retratos e braceletes.
Quilling cruzou o oceano, indo da Inglaterra para os EUA, onde era ensinado em escolas de bordado. Por alguma razão, o Quilling caiu na obscuridade no final de 1800 e não voltou à tona até o meio do século XX. Felizmente, assim como outros tipos de artesanato, o Quilling ressurgiu com materiais mais modernos.
Miguel Jaime Guiter, nascido em 1935, na cidade de Paraná, na província argentina de Entre Rios, é um artesão por excelência. Desde o tempo de criança, já se dedicava à realização de composições artisticas, onde as imagens criadas eram elaboradas com a colagem de selos.
No fim da década de sessenta muda-se para o Rio de janeiro e no inicio dos anos setenta, começou com a atividade gráfica. Em 1988 chega a Fortaleza onde instala a gráfica OCHO,referência na comercialização de produtos gráficos.
Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz, Lula da Silva, Ariano Suassuna, Barack Obama, Che Guevara, Carlos Gardel são alguns dos nomes de pessoas retratadas pelo artista. Em sua obra Miguel Guiter também abre um espaço para “traduzir” obras de artistas como Aldemir Martins e Chico da Silva.

SERVIÇO:
Exposição FILIGRANAS do artista plástico Miguel Jaime Guiter. No Salão Mult Uso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A mostra segue am cartaz para a visitação até o dia 28 de novembro.











MAC Dragão do Mar apresenta a mostra “Estrangeiros”

Na próxima sexta-feira, dia 08 de outubro, às 20 horas, o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre a exposição Estrangeiros – Acervo de 2007 a 2010, coletiva que reúne obras de artistas internacionais de diversos países, que ao longo dos últimos anos estabeleceram parcerias e contribuíram artisticamente com os projetos do MAC Dragão do Mar.

Com curadoria de José Guedes, Estrangeiros – Acervo de 2007 a 2010 resgata parte da trajetória e de uma série de atividades desenvolvidas no MAC Dragão do Mar a partir do ano de 2007, quando da criação de uma coleção com obras internacionais de arte contemporânea, com foco na América Latina.

Uma das principais fontes para a formação desse acervo foi o projeto Americanidade, que desde 2007 agregou ao espaço do museu uma série de artistas emergentes do continente, por meio de exposições individuais e eventuais encontros com o público, compartilhando suas obras e inquietações. A partir das experiências, foi possível criar um núcleo de discussão sobre questões pertinentes aos países latino-americanos – por meio de exposições, oficinas e debates –, e atualmente o projeto conta com uma considerável repercussão internacional, com contribuições significativas por parte dos artistas participantes, incluindo de outros continentes.

A exposição Estrangeiros – Acervo de 2007 a 2010 será dividida em duas partes, sendo a primeira delas composta somente por obras de artistas latino-americanos: Bettina Brizuela (Paraguai), Donna Conlon (Panamá), Florencia Rodriguez Giles (Argentina), Jhafis Quintero (Panamá), Jonathan Harker (Panamá), Laura Mandelik (Paraguai), Mariela Leal (Argentina/Chile), Narda Alvarado (Bolívia), Paola Parcerisa (Paraguai), Patrick Hamilton (Chile), Ricardo Migliorisi (Paraguai), Sergio Meirana (Uruguai) e Sergio Veja (Argentina). Segundo a curadoria, alguns artistas doaram exposições inteiras ao MAC Dragão do Mar e a exposição será formada praticamente por salas individuais.

A segunda parte da exposição está prevista para março de 2011 e promete reunir trabalhos de artistas como Marianne Stüve (Alemanha), Lisa Haselbek (Alemanha), Fred Ziegler (Alemanha), Szusza Dardai (Hungria) e János Saxon (Hungria). Segundo a curadoria, até o fim deste ano será lançado um catálogo geral com todas as obras estrangeiras reproduzidas e será lançado o livro Americanidade, com foco nas obras da América de língua hispânica.

Serviço: Abertura da exposição “Estrangeiros”, sexta-feira, dia 8 de outubro, às 20 horas, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Visitação até o dia 31.








25 ANOS DE CARREIRA DO ARTISTA PLÁSTICO CHICO FILHO

A partir do dia 06 de outubro até 23 do mês ,a Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea apresenta a mostra "A face oculta do amor", em comemorações aos 25 anos de trabalhos do artista cearense Chico Filho.

Na exposição, Chico trabalha o tema em esculturas, desenhos,relevos e bordados.Baseado na iconografia de São Sebastião, as peças refletem as nuances dos relacionamentos afetivos em suas contradições, poéticas e diversidade.

Na abertura, coquetel com delícias da chef Marie Anne Bauer e de Favery Júnior.

SERVIÇO

· Mostra "A face oculta do amor" - 25 anos de trabalho do artista Chico Filho.

· De 06 a 23 de outubro de 2010

· Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea - Rua Canuto de Aguiar, 1401 – Meireles. Fones: 3242-2024 e 8814-1173 – email: mfac.adm@gmail.com










Tiago Santana apresenta religiosidade e cultura popular através das fotografias

O Espaço Cultural Porto Freire abriu mês passado a exposição Cariri Mágico, do fotógrafo Tiago Santana. A mostra apresenta o olhar poético e sutil das lentes do artista sobre as cenas do cotidiano do Cariri, dando ênfase às expressões e práticas culturais daquela região e sua população. A curadoria é do artista plástico Roberto Galvão. Na abertura da exposição haverá show do instrumentista Manassés de Souza, que fará uma apresentação do seu último trabalho em que empresta, pela primeira vez, a sua voz no disco Perdidas Canções. Além das imagens de Cariri Mágico, já exibidas no Sesc Ipiranga São Paulo, Tiago celebra no Espaço Cultural Porto Freire os dez anos da mostra Benditos, vista em 2000, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza.

Na ocasião, relança o livro homônimo e apresentará uma seleção de imagens que marcaram as muitas exposições de Benditos pelo Brasil e mundo. Benditos é o resultado de oito anos dedicados pelo autor ao projeto, que traduz em imagens a força da fé dos romeiros que visitam Juazeiro do Norte. "Aprendi a respeitar e valorizar as manifestações mais profundas da cultura de um povo. Decidi ser fotógrafo pela vontade que tinha de fazer a minha interpretação daquele lugar", diz Tiago, que busca na produção de reportagens fotográficas ou trabalhos documentais algo mais que a simples informação. Ele se propõe a ampliar o olhar dando sua visão pessoal do mundo onde vive. "A fotografia é um instrumento para me conhecer melhor e conhecer o mundo em que vivemos", ressalta. A exposição é aberta ao público e permanecerá até o dia 30 de outubro, das 10 às 18 horas.








“PASSAGEM SUTIL / PAISAGEM PERMANENTE”

O artista visual Diego de Santos está expondo na Galeria Antônio Bandeira. A mostra “Passagem Sutil / Paisagem permanente” apresenta desenhos sobre papel e segue até 16 de outubro. Contemplado no I Edital de Ocupação da Galeria Antônio Bandeira, lançado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o atual trabalho de Diego, segundo Aterlane Martins, curador, dá continuidade à sua pesquisa autoral, ao mesmo tempo em que renova sua produção artística.

Serviço
“Passagem Sutil / Paisagem permanente”. Até 16 de outubro, na Galeria Antônio Bandeira / Centro de Referência do Professor (Rua Conde D'eu, 560 – Centro).Visitação de terça a sábado, das 9h às 18h. Informações: (85) 3253.0377.






Shopping Del Paseo sedia o V Salão Municipal do Artesanato de Fortaleza


O Shopping Del Paseo sedia até 22 de outubro o V Salão Municipal do Artesanato de Fortaleza. Objetos decorativos e utilitários produzidos nos mais diversos materiais como algodão, madeira, sementes, metal, papel, vidro e argila, são apresentados ao público em espaço montado no Piso L2 do shopping, com visitação gratuita. Essa edição do evento faz uma homenagem aos 100 anos do Theatro José de Alencar. O evento promove um concurso com premiação dos três melhores trabalhos artesanais, bem como divulgação das peças que possuam vínculos com a cultura e a tradição local. A organização do V Salão Municipal do Artesanato é da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE -, com o apoio do Banco do Brasil – BNB/ETENE -, e em parceria com o Instituto Frei Tito de Alencar.

Serviço: V Salão Municipal do Artesanato de Fortaleza. Em cartaz até dia 22 de outubro no Piso L2 do Shopping Del Paseo. Visitação gratuita de 10 às 22h.

Nenhum comentário: