domingo, 3 de outubro de 2010

DANÇA

Centro Cultural BNB se integra à programação da Bienal Internacional de Dança do Ceará

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) se integra à programação da Bienal Internacional de Dança do Ceará, através da realização da Mostra Paralela Corpo-Arte-Movimento, que abrange um total de 28 apresentações gratuitas de oito espetáculos, no decorrer do mês de outubro.

Além do CCBNB-Fortaleza, as apresentações de dança acontecerão no Centro Cultural Bom Jardim, EDISCA e CUCA Che Guevara, entre outros, e em espaços culturais localizados nos municípios de Limoeiro do Norte e Guaiúba, no período de 1º (próxima sexta-feira) a 29 deste mês.

Segundo a coordenadora de Artes Cênicas do CCBNB-Fortaleza, Viviane Queiroz, é “uma grande satisfação fazer parte desse importante evento, trazendo artistas e grupos para dentro de nossa sede e levando-os para outros espaços com os quais o CCBNB desenvolve parcerias e realiza atividades permanentes”.

A coordenadora convida: “esperamos que o público possa desfrutar dessa programação, usufruindo e se integrando a essa manifestação artística tão envolvente como é a Dança”.

Conheça a seguir a programação da Mostra Paralela Corpo-Arte-Movimento:



Disritmia

Companhia dos Pés Grandes (CE)

Direção: Heber Stalin

Dia 01, sex, 17h – Praça José de Alencar. Parceria CCBNB & TJA

Dia 08, sex, 17h – Praça do BNB

Dia 15, sex, 17h – Praça do BNB

Dia 22, sex, 17h – Praça do BNB

Dia 29, sex, 17h – Praça José de Alencar. Parceria CCBNB & TJA

“Disritmia” aborda algumas questões que circundam o universo masculino, a partir do corpo, seus sons e nuances. A sensualidade e a molecagem são palavras-chaves do espetáculo. A dança é usada como ferramenta para habitar o tempo e o espaço e de dialogar com a vida. Classificação indicativa: livre. 50min.



Folgança

Cia. de Dança do Paracuru (CE)

Direção: Flávio Sampaio

Dia 02, sáb, 20h

Local: Cuca Che Guevara - CUCA Che Guevara. Av. Pres. Castelo Branco, 6417. Barra do Ceará- Fortaleza-CE.

Dia 09, sáb, 19h30

Local: Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra – Rua Rodolfo Teófilo, nº 2 – Centro – Guaiúba-CE.

Dia 29, sex, 20h

Local: Teatro Municipal – Limoeiro do Norte-CE.

Folgança é um nome que no século passado usava-se para denominar brincadeiras e jogos corporais, que deixamos de realizar nas praças, nas calçadas e nos parques e que foram trocados por games e jogos eletrônicos. Perdeu o corpo, ganhou a tecnologia. Classificação: Livre. 35min



Jeu Rouge

Coletivo Cambada (CE)

Direção: Jonathan Pessoa

Dias 06, qua, 15h e 17h30 e 07, qui, 15h – CCBNB-Fortaleza

Duas cenas ressaltando o Amor e a Morte: um caminho e um destino (traços característicos de Shakespeare). Assim, Cambada aprofunda sua pesquisa sobre a multiplicidade do movimento em JEU ROUGE. Em Exercício: Gestal, primeira cena, as mesmas ações e pausas são executadas em tempos inversos, para retratar duas das principais cenas trágicas do universo shakespeareano. Já em Experimentus et Mortis, o corpo do ator condensa o destino trágico de vários protagonistas shakespeareanos, onde a morte é revisitada como uma fatalidade inevitável. Classificação indicativa: 14 anos. 40min.


Sólidos e Frágeis – Segundo Verso

Artelaria Produções (CE)

Direção: Paulo José

Dias 06, qua, 16h e 18h30 e 07, qui, 16h e 18h30 – CCBNB-Fortaleza

Fragilidade/solidez: dançar a (em) liberdade? Solidez/facilidade: estruturas fechadas, sequências em movimentos marcados? Qual é a dança que eu vejo? Qual é a dança que eu danço? Pautados por esses questionamentos e inquietudes, o Núcleo de Doc-Dança da Artelaria Produções apresenta este espetáculo. Classificação indicativa: livre. 39min.



Terreiros do Sol e Lua

Vidança (CE)

Direção: Anália Timbó

Dia 09, sab, 10h

Local: Espaço Viva Gente – Avenida Maria Mirtes Pereira, 1010 – Jardim União – Fortaleza-CE

Dia 10, dom, 19h30

Local: Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra – Rua Rodolfo Teófilo, nº 2 – Centro – Guaiúba-CE.

A Escola de Artes e Ofícios Vidança é uma escola de pesquisa, criação e ensino da dança. Como extensão também realiza o ensino de ofícios, vinculados às Artes Cênicas. Os instrumentos percussivos usados na apresentação foram construídos pelos próprios alunos. O espetáculo trata das festas e da alegria de se repartirem os trabalhos nos terreiros, luas e sois adentro. Homem, mulher, criança dançando, cantando, trabalhando e se transformando. O sertão é um mar...Nele se tece a trança de inúmeros renascimentos. Classificação indicativa: livre. 35min



Embolado

Grupo N Infinito (CE)

Direção: Carlos Antonio e Ricardo Freire

Dia 10, dom, 19h

Local: Centro Cultural Bom Jardim. Rua Três Corações, 400 – Fortaleza-CE.

Dia 15, sex, 18h – Praça do BNB

Dia 16, sáb, 17h30

Local: Projeto Cidadão de Futuro – Praia do Futuro – Fortaleza-CE (acesso exclusivo à comunidade do Projeto)

Dia 21, qui, 16h30

Local: EDISCA – Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (acesso exclusivo para a comunidade da EDISCA) – Água Fria – Fortaleza-CE.

Dia 28, qui, 20h

Local: Teatro Municipal – Limoeiro do Norte-CE.

Espetáculo de apreciação livre, que busca, através do humor e da sátira, produzir um efeito cômico sobre a realidade. O objetivo principal da sátira é o questionamento político, social ou moral - e não cômico... O humor satírico tende, pois, para a sutileza, ironia e uso do efeito cômico. Classificação indicativa: livre. 30min.


Mulieres

Teatro Mimo (CE)

Direção: Tomaz de Aquino

Dias 13, qua, 15h30 e 18h30 e 14, qui, 15h30 e 18h30 – CCBNB-Fortaleza

Após seu nascimento, Okina perde-se na floresta e é resgatada pela rainha e levada a tribo. Em meio a ritos de passagens – batizado, puberdade, acasalamento etc. – Okina vai seguindo seu destino e quebrando os dogmas dessa sociedade de mulheres. Tem como ponto de partida a dramaturgia corporal, propondo um espetáculo imagético a partir da mímica, teatro físico, acrobacia e yôga. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.


Burra - não é nada disso que você está pensando

Alysson Amâncio Cia de Dança (CE)

Direção: Alysson Amâncio

Dias 13, qua, 17h e 14, qui, 17h – CCBNB-Fortaleza

O espetáculo trata do nosso posicionamento como indivíduos perante o coletivo: ou somos manipuladores ou somos manipulados. A inteligência é descobrir a sua própria trajetória, os seus parceiros, as suas afinidades e construir gradativamente o seu discurso, sem nenhum receio de estar indo contra ou a favor da grande massa. Ser inteligente é buscar a harmonia, saber equilibrar as alegrias e as tristezas, a família, o trabalho, as obrigações e o lazer. Sabedoria é enxergar o imenso valor das grandes e das pequenas coisas e fazer disso cotidianamente os nossos milagres. Classificação indicativa: livre. 40min.








Bienal De Par Em Par 2010 inicia série de ações

2º Encontro Terceira Margem, CirculaDança e suas linhas editoriais. GRÁTIS

Trisha Brown Dance Company (Estados Unidos), Carolyn Carlson (França), Yann Marussich (Suíça), Lia Rodrigues Cia. de Danças (RJ) e Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia (SP) são alguns dos artistas e companhias que compõem a programação de espetáculos, performances e ações de formação que marcam a Bienal De Par Em Par.

De 1º de outubro a 10 de novembro a Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontece desde 1997 nos anos ímpares, movimenta a capital e oito cidades do interior com uma intensa programação de espetáculos, residências, oficinas, performances, lançamentos e uma série de outras atividades. Trata-se da Bienal De Par Em Par, criada em 2008 para preencher as lacunas dos anos pares.

TRÊS EIXOS compõem a Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par. O primeiro eixo é das linhas editoriais, que abrange a revista OlharCE, cuja segunda edição será lançada ainda este ano; o programa de televisão Terceira Margem, em produção da segunda temporada (a primeira temporada teve 10 programas); e o livro Bienal 15 anos, em fase de elaboração.
O segundo eixo é circulação, que envolve os programas CirculaDança e Dança em Palavras, ambos realizados durante a Bienal De Par Em Par 2010. O terceiro eixo é focado nos diálogos, onde se enquadram o Encontro Terceira Margem, cuja segunda edição acontece durante a Bienal De Par em Par 2010; o Pontão, cujas ações terão início em 2011; e a Conexão Cabo Verde, realizada em janeiro de 2010 em parceria que segue para o próximo ano.


Na Bienal De Par Em Par 2010

Dois programas vão marcar a Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2010: o CirculaDança e o Encontro Terceira Margem.

CirculaDança

O CirculaDança é um programa de circulação e interiorização pelo estado do Ceará de espetáculos, residências de criação e oficinas, que nesta edição, além de Fortaleza, inclui oito municípios: Itapipoca, Guaiúba, Paracuru, Sobral, Limoeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Juazeiro do Norte.

De 10 a 12 de outubro, a carioca Lia Rodrigues, que este ano comemora os 20 anos de sua companhia de dança, faz residência em Itapipoca para bailarinos e criadores do Vale do Curu. Na sequência, de 13 a 16, a atividade acontece em Paracuru, focada em trabalhos de criação com a Paracuru Cia. de Dança, dirigida por Flávio Sampaio.
Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia, de São Paulo, ministram a oficina Butoh – método Kazuo Ohno, em Itapipoca. Ela e Wolfgang Pannek lançam em Sobral o livro Tannteatro – Teatro Coreográfico de Tensões. Em Juazeiro do Norte haverá o debate Políticas de Circulação em Dança – Desafios e Perspectivas

O CirculaDança contará ainda com espetáculos e performances com a participação de nomes como Paracuru Cia. de Dança, Balé Baião, Ricardo Guilherme, Cia. Vidança, Aspásia Mariana, Alysson Amâncio Cia de Dança, Academia de Artes Vânia Dutra, Grupo N∞, entre outros. Em Guaiúba, Limoeiro do Norte e Fortaleza, o CirculaDança acontece em parceria com o BNB.


2º Encontro Terceira Margem

Diferente do que acontece na Bienal de Dança em seus anos oficiais, onde a circulação de trabalhos em formato de espetáculos é privilegiada, o Encontro Terceira Margem / Bienal De Par Em Par investe com mais ênfase na interface com outras linguagens, a exemplo das artes visuais e o audiovisual, assim como na área de formação, com a realização de oficinas, residências, palestras e seminários.

Tomar Lugar – Corpo e Performance é o tema do 2º Encontro Terceira Margem, que acontecerá em Fortaleza. Visa desenvolver um campo de pesquisa e produção que explore a relação corpo/performance. Com este projeto, a Bienal amplia sua atuação em direção às artes do corpo, apostando nas potencialidades do campo da performance. O objetivo é ativar a dança em sua relação com outras linguagens, com a cidade, o “lugar”.

O 2º Encontro Terceira Margem contará com ações formativas que abrangem residências, oficinas, seminário, mesa-redonda, conferência, palestra, lançamento de livro e encontros.

Na capital cearense, o português João Fiadeiro realiza uma série de ações de formação. A primeira é uma conferência, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no dia 14 de outubro, sobre Introdução ao Método de Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão. O coreógrafo segue no Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, de 15 a 22 de outubro, com a residência Composição em Tempo Real/Fortaleza, segunda habitação. No dia 23, no mesmo local, será feita uma apresentação pública do trabalho realizado ao longo da semana, com o tema Como Viver Junto.

Três oficinas acontecerão ao longo do mês: Sugestões para uma cidade habitar um corpo, com o mineiro Vanilton Lakka; Respiradouro, com os cariocas Fernanda Eugênio e Gustavo Ciríaco; e Composição: estratégias de ação/Alarm floor – estratégias de composição, com o mineiro Marcos Canário/O Grivo.

No dia 19 começa o Seminário Corpo, Performance e Biopolítica – Modos de vida e estéticas da existência reúne estudiosos e realizadores da área no auditório do Dragão do Mar. Dele participam, no dia 19, Beatriz Furtado (CE), sobre A Performance e o Corpo-arquivo, e Felipe Ribeiro (RJ) que fala sobre Pensamentos sobre Forma, Força, e a Política da Hipérbole; no dia 20, Sylvio Gadelha (CE) sobre A capitalização biopolítica do corpo no neoliberalismo, e André Lage (SP) com o tema Fragmentos de experiências construídos a partir da estratégia de criação e modo de operação propostos pelo método de Composição em Tempo Real; no dia 21, Thereza Rocha (RJ) sobre O que é isso: a Dança conceitual?, e Maria Cristina Franco Ferraz (RJ), em palestra sobre Biopolítica e mulher-hormônio: cultura somática e invenção artística. No dia 22 todos se encontram em Mesa-Redonda mediada por Marcos Moraes (SP).

Ainda na área de formação, o Encontro Terceira Margem recebe Eleonora Fabião, do Rio de Janeiro, que no final do outubro profere a palestra Performance: modos de pertencer e criar mundo no SESC SENAC Iracema. Dois lançamentos de livros vão compor a programação. No dia 21 Maria Cristina Franco Ferraz lança Homo deletabilis – corpo, percepção e esquecimento: do século XIX ao XXI (Rio de Janeiro: Garamond, 2010), e no dia 23 Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek lançam Taanteatro – Teatro Coreográfico de Tensões (Azougue Editorial, 2007). Ambos acontecem no Espaço Mix do Centro Dragão do Mar.

A última semana de outubro será marcada pela ação Os Bons Encontros. Já uma tradição na Bienal de Dança, esses são momentos em que artistas convidados trocam ideias sobre as apresentações que realizaram na Bienal, além de refletirem sobre dança contemporânea. Nesta edição, o Passeio Público será o lugar de habitação dessa atividade. Antes disso, no dia 22, no mesmo local, acontece um Encontro marcado com curadores do 2º Encontro Terceira Margem Felipe Ribeiro (RJ), Gustavo Ciríaco (RJ) e Enrico Rocha (CE).

Também no Passeio Público, na última semana de outubro, haverá em dois momentos a ação Dança em Palavras. A primeira, O artista de cá encontra o artista de lá, será com Flávia Meireles (RJ) e Andrea Bardawil (CE) no dia 25. Já no dia 31, acontece o Piquenique com Lia Rodrigues (RJ).



O QUE VER no CirculaDança e 2º Encontro Terceira Margem

Com toda a programação gratuita, o público terá muito o que ver ao longo de todo o mês na Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2010, tanto no CirculaDança como no 2º Encontro Terceira Margem. Vão ser dias intensos com espetáculos, performances, intervenções urbanas, ocupações temporárias de espaços, imagens projetadas, mostra de vídeos, além da Mostra de Videodança Itaú Cultural, com uma conversa com Sônia Sobral, gerente do núcleo de Artes Cênicas da instituição.

Ao longo de todo o mês de outubro CirculaDança/BNB apresenta os cearenses Cia dos Pés Grandes, Escola de Dança de Paracuru, Coletivo Cambada, Artelaria, Grupo N∞, Teatro Mimo, Alysson Amâncio Cia de Dança e Cia Vidança.

No 2º Encontro Terceira Margem, artistas cearenses de diferentes linguagens vão habitar o Centro de Fortaleza, pelo período de um mês, com trabalhos que foram selecionados na Convocatória do Encontro. Oito deles vão fazer performances e intervenções urbanas: Júnior Pimenta, Alexandre Mourão, Mariana Smith, Joubert Arrais, Aspásia Mariana, Gerson Moreno, Leonardo Moura Mateus e Tomaz de Aquino. Três convidados do Encontro Terceira Margem farão ocupações: Solon Ribeiro, com O que te faz uma obra de arte?; Wellington Jr./Balbucio com Ternos; e o Coletivo Curto-Circuito, em Situacionautas - Inventando Situ-Ações Performativas e navegando por trajetórias entre signos no espaço público urbano (Homo Consumibilis).

Buscando novos modos de se relacionar com a cidade, as ações vão estar em diversos espaços, como Praça dos Leões, Passeio Público, Praça do Ferreira, bem como ruas e prédios. Como desafio lançado pela Curadoria, bailarinos, performers e artistas de distintas linguagens e diversas partes do Brasil (Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro) e do mundo se colocarão a criar variações de suas pesquisas para lugares do Centro e também a inventar modos de ocupar o espaço urbano. A imprevisibilidade guiará os artistas, uma vez que alguns definirão o lugar e os percursos de apresentação de seus trabalhos em sua chegada a Fortaleza.

As apresentações estarão também no Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Teatro, Praça Verde e Museu de Arte Contemporânea – MAC e Espaço Mix), Alpendre, Museu do Ceará, Teatro das Marias, SESC SENAC Iracema e Centro de Referência do Professor.



QUEM VEM

Um dos maiores nomes da dança contemporânea do mundo estará pela primeira vez no Ceará. É a Trisha Brown Dance Company (TBDC), dos Estados Unidos, que comemora 40 anos de criação trazendo a Fortaleza uma série de peças que marcaram a história da dança e formas elaboradas na década de 70, denominados Early Works (Figure eight, Spanish Dance, Accumulation, Group Primary Accumulation, Sticks, La Chanteuse, Leaning Duet e Falling Duets). Estes trabalhos serão apresentados no dia 23, na Praça do Ferreira e no Museu de Arte Contemporânea/MAC do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No mesmo dia, a TBDC leva para a Praça Verde do Dragão do Mar, Floor of the Forest. No dia seguinte, o palco é o Theatro José de Alencar, com três trabalhos do atual repertório da companhia, L’Amour au théâtre, You can see us e Foray Forêt.

Da França, vem La Compagnie CCN Roubaix/Carolyn Carlson, que apresenta os espetáculos Mandala e Li no Theatro José de Alencar na noite da abertura oficial do Encontro, dia 14. Da Europa, vem também o suíço Yann Marussich. No dia 23, ele apresenta a performance Ex-Pression e, no dia seguinte, é a vez de Bleu Remix ser visto pelo público do MAC do Centro Dragão do Mar.

A carioca Lia Rodrigues Cia. de Danças, em comemoração aos 20 anos da companhia, mostra espetáculos de repertório no Encontro Terceira Margem. No dia 28 apresenta Encarnado no Anfiteatro do Dragão do Mar; no dia 29, Aquilo de que somos feitos, no Centro de Referência do Professor; no dia 30 o espetáculo é Formas Breves, no SESC SENAC Iracema; e no dia 31 volta ao Anfiteatro do Dragão do Mar com Pororoca.

O 2º Encontro Terceira Margem recebe também Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia (SP), com Dan – devir ancestral; Marcelo Evelin/demolition inc. + Núcleo do Dirceu (PI), com Mono; Elielson Pacheco/Núcleo do Dirceu (PI), com T.T.A. (Today – Tomorrow - Always); Ivani Santana (BA), com Res: você duchamp seu texto e eu; Flavia Meireles (RJ), com Sem nome, todos os usos e com Variação, este em colaboração com Astrid Takche de Toledo; Margô Assis/Eugênio Paccelli Horta (MG), com Desenho; Pizamiglio Pires Mouramateus (CE), com Cavalos; Micheline Torres (RJ), com Carne e Eu prometo, isso é político; Ricardo Marinelli (PR), com Eu tenho autorização da polícia para ficar pelado aqui; Michelle Moura (PR), com Cavalo e Big Bang Boom; Thembi Rosa + O Grivo + Rivane Neuenschwander (MG/BA), com Verdades inventadas e o Resultado da Residência de Marcos Canário/O Grivo.

Recebe ainda os seguintes artistas, por meio do Programa Rumos ITAÚ CULTURAL Dança 2009/2010: Denise Stutz e Felipe Ribeiro (RJ), em Justo uma Imagem; Marcos Klann (SC), com O que antecede a Morte; e João Costa Lima (PE), com O outro do outro.

O fim de três noites do Encontro Terceira Margem será com uma programação “Na Paralela”, intitulada Pro Dia Nascer Feliz, com performances, shows e danças tradicionais no Teatro das Marias. Outras atividades que também compõem o Encontro Terceira Margem são as caminhadas de Gustavo Ciríaco e Fernanda Eugênio (RJ), os mesmos da oficina Respiradouro. Mostra de vídeos e imagens projetadas também integram a programação da Bienal De Par Em Par.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2010 é apresentada pela Petrobras e BNDES, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Patrocínio: Oi, Banco do Nordeste do Brasil – BNB e Fundação Nacional de Artes – Funarte. Apoio cultural do Ministério da Cultura – MinC, Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura – SECULT e Oi Futuro.


SERVIÇO

Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2010 – 2º Encontro Terceira Margem e CirculaDança - De 1º de outubro a 10 de novembro em Fortaleza e oito cidades do interior. Info.: 85-3268.3034 | bienal@bienaldedanca.com | www.bienaldedanca.com. Toda a programação é GRATUITA.




PROGRAMAÇÃO*
Bienal Internacional de Dança do Ceará 2010

2º Encontro Terceira Margem Tomar Lugar – Corpo e Performance e CirculaDança/BNB

FORTALEZA

Dia 07/10 – QUINTA-FEIRA

15h – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Jeu Rouge – Coletivo Cambada (CE)
Local: CCBNB

16h/18h30 – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Sólidos e Frágeis – segundo verso – Artelaria Produções (CE)
Local: CCBNB


Dia 08/10 – SEXTA-FEIRA

17h – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Disritmia – Cia. Dos Pés Grandes (CE)
Local: Praça José de Alencar


Dia 09/10 – SÁBADO

10h – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Terreiros de Sol e Lua – Cia. Vidança (CE)
Local: Espaço Viva Gente


Dia 10/10 - DOMINGO

17h – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Embolado – Grupo N∞ (CE)
Local: Centro Cultural Bom Jardim

De 10/10 a 10/11 – 16h às 19h (terça a sábado) - Convocatória 2010 (Ocupações Temporárias de Espaços): Tomar Lugar na Máquina – Júlio César Fernandes Lira (CE)
Local: Praça José de Alencar

De 10/10 a 10/11 – Horário Permanente - Convocatória 2010 (Ocupações Temporárias de Espaços): Mapa, habitações do olhar – Wellington Callaça (CE)
Local: Praça do Ferreira

De 10/10 a 10/11 – 16h às 22h (terça a quinta-feira) / até à 0h (sexta-feira) - Convocatória 2010 (Ocupações Temporárias de Espaços): Salão das Ilusões – Themis Memória (CE)
Local: Salão das Ilusões (Rua Coronel Ferraz, Nº 80)

Dia 11/10 – SEGUNDA

9h - Situacionautas - Inventando Situ-Ações Performativas e navegando por trajetórias entre signos no espaço público urbano (Homo Consumibilis) – Coletivo Curto-Circuito (CE)
Local: Praça dos Leões

Dia 13/10 – QUARTA-FEIRA

15h30/18h30 – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Mulieres – Teatro Mimo (CE)
Local: CCBNB

17h – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Burra – não é nada disso que você está pensando - Alysson Amâncio Cia. de Dança (CE)
Local: CCBNB


Dia 14/10 – QUINTA-FEIRA

15h30/18h30 – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Mulieres – Teatro Mimo (CE)
Local: CCBNB

17h – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento – Burra – não é nada disso que você está pensando - Alysson Amâncio Cia. de Dança (CE)
Local: CCBNB

18h – Conferência: Introdução ao método de Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão – João Fiadeiro (Portugal)
Local: Auditório do Dragão do Mar

21h – Mandala e Li – La Compagnie CCN Roubaix/Carolyn Carlson (França)
Local: Theatro José de Alencar

22h - Festa de abertura oficial com apresentação de DJs
Local: Jardim do Theatro José de Alencar

Dias 15 a 22/10 – 10h às 18h – Residência: Composição em Tempo Real/Fortaleza, segunda habitação – João Fiadeiro (Portugal)
Local: Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção

Dia 15/10 – SEXTA-FEIRA


17h – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Disritmia – Cia. Dos Pés Grandes (CE)
Local: Praça do BNB

18h – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento – Embolado – Grupo N∞ (CE)
Local: Praça do BNB


Dia 16/10 - SÁBADO

17h30 – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento - Embolado – Grupo N∞ (CE)
Local: Projeto Cidadão do Futuro – Praia do Futuro

Dias 18 a 31/10 – Horário Permanente – Convocatória 2010 (Performances e Intervenções Urbanas): Pertença – Júnior Pimenta (CE)
Local: Centro


Dia 18/10 – SEGUNDA-FEIRA

9h - Situacionautas - Inventando Situ-Ações Performativas e navegando por trajetórias entre signos no espaço público urbano (Estudo de ambientes externos e sensações interiores; uma reflexão sobre a arquitetura da solidão) – Coletivo Curto Circuito (CE)
Local: Parque da Liberdade


Dia 19/10 – TERÇA-FEIRA

19h às 22h – Seminário: Corpo, Performance e Biopolítica – Modos de vida e estéticas da existência – Beatriz Furtado (CE) – A Performance e o Corpo-arquivo – e Felipe Ribeiro (RJ) – Pensamentos sobre Forma, Força, e a Política da Hipérbole
Local: Auditório do Dragão do Mar


Dia 20/10 – QUARTA-FEIRA

19h às 22h – Seminário Corpo, Performance e Biopolítica – Modos de vida e estéticas da existência – Sylvio Gadelha (CE) - A capitalização biopolítica do corpo no neoliberalismo – e André Lage (SP) - Fragmentos de experiências construídos a partir da estratégia de criação e modo de operação propostos pelo método de Composição em Tempo Real
Local: Auditório do Dragão do Mar

Dias 21, 22 e 25 a 27/10 – 9h às 12h – Oficina: Sugestões para uma cidade habitar um corpo – Vanilton Lakka (MG)
Local: Centro de Referência do Professor (A confirmar)


Dia 21/10 – QUINTA-FEIRA

16h30 – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Embolado – Grupo N∞ (CE)
Local: Edisca

18h – Lançamento do livro Homo deletabilis – Corpo, percepção e esquecimento: do século XIX ao XXI (Rio de Janeiro: Garamond, 2010) - Maria Cristina Franco Ferraz (RJ)
Local: Espaço Mix do Centro Dragão do Mar

19h às 22h – Seminário Corpo, Performance e Biopolítica – Modos de vida e estéticas da existência –Thereza Rocha (RJ) – O que é isso: a Dança conceitual? – e Maria Cristina Franco Ferraz (RJ) – Biopolítica e mulher-hormônio: cultura somática e invenção artística
Local: Auditório do Dragão do Mar

22h – NA PARALELA: Pro Dia Nascer Feliz
Local: Teatro das Marias


Dia 22/10 – SEXTA-FEIRA

16h – Encontro marcado com os curadores: Felipe Ribeiro (RJ), Gustavo Ciríaco (RJ) e Enrico Rocha (CE)
Local: Passeio Público

17h – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Disritmia – Cia. Dos Pés Grandes (CE)
Local: Praça José de Alencar

18h – Dan – devir ancestral – Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia (SP)
Local: Teatro do Dragão do Mar

19h às 22h – Mesa-redonda: Corpo, Performance e Biopolítica – Modos de vida e estéticas da existência – André Lage (SP), Beatriz Furtado (CE), Felipe Ribeiro (RJ), Maria Cristina Franco Ferraz (RJ), Sylvio Gagelha (CE) e Thereza Rocha (RJ) – Mediação: Marcos Moraes (SP)
Local: Auditório do Dragão do Mar

22h – NA PARALELA: Pro Dia Nascer Feliz
Local: Teatro das Marias


Dia 23/10 – SÁBADO

10h às 13h – Como Viver Junto: apresentação pública da oficina Composição em Tempo Real/Fortaleza, segunda habitação – João Fiadeiro (Portugal)
Local: Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção

15h30 – Early Works (Figure eight, Spanish Dance, Accumulation, Group Primary Accumulation, Sticks, La Chanteuse, Leaning Duet e Falling Duets) – Trisha Brown Dance Company (Estados Unidos) – Comemoração dos 40 anos da Cia.
Local: Praça do Ferreira

17h30 – Floor of the forest – Trisha Brown Dance Company (Estados Unidos) – Comemoração dos 40 anos da Cia.
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar

18h - Early Works (Figure eight, Spanish Dance, Accumulation, Group Primary Accumulation, Sticks, La Chanteuse, Leaning Duet e Falling Duets) – Trisha Brown Dance Company (Estados Unidos) –Comemoração dos 40 anos da Cia.
Local: Museu de Arte Contemporânea/MAC do Centro Dragão do Mar

19h – Mono – Marcelo Evelin/demolition inc. + Núcleo do Dirceu (PI)
Ex-Pression – Yann Marussich (Suíça)
Local: Museu de Arte Contemporânea/MAC do Centro Dragão do Mar

20h – Lançamento do Livro Taanteatro – Teatro Coreográfico de Tensões - Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek (SP)
Local: Espaço Mix do Centro Dragão do Mar

22h – NA PARALELA: Pro Dia Nascer Feliz
Local: Teatro das Marias


Dia 24/10 – DOMINGO

Horário Permanente - Convocatória 2010 (Performances e Intervenções Urbanas): Os ex-sem-voto – Alexandre Mourão/Aparecidos Políticos (CE)
Locais: Sede da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Superintendência da Polícia Civil, Sindicato dos Ferroviários, Duplex da Rua Major Facundo, Loja na Rua General Sampaio (em frente a Casa Juvenal Galeno), Praça José de Alencar, Praça do Ferreira, Corregedoria do Estado do Ceará e 10ª Região Militar.

18h – T.T.A (Today – Tomorrow - Always) – Elielson Pacheco/Núcleo do Dirceu (PI)
Local: Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção

19h – Bleu Remix – Yann Marussich (Suíça)
Mono - Marcelo Evelin/demolition inc. + Núcleo do Dirceu (PI)
Local: Museu de Arte Contemporânea/MAC do Centro Dragão do Mar

19h30 – Justo uma Imagem (RJ) - Denise Stutz e Felipe Ribeiro (RJ) – Rumos Itaú Cultural Dança 2009/2010
Local: Teatro do Dragão do Mar

21h – L’Amour au théâtre, You can see us e Foray Forêt – Trisha Brown Dance Company (Estados Unidos) – Comemoração dos 40 anos da Cia.
Local: Theatro José de Alencar

Dias 25 a 29/10 – 9h às 12h – Oficina: Respiradouro – Fernanda Eugênio e Gustavo Ciríaco (RJ)
Ponto de encontro: Passeio Público

Dias 25 a 31/10 – Horário Permanente – Convocatória 2010 (Performances e Intervenções Urbanas): Passeio ao Infinito – Mariana Smith (CE)
Local: Passeio Público


Dia 25/10 – SEGUNDA-FEIRA

9h - Situacionautas - Inventando Situ-Ações Performativas e navegando por trajetórias entre signos no espaço público urbano (Homo Consumibilis) – Coletivo Curto-Circuito (CE)
Local: Catedral

15 às 17h – Mostra de videos
Local: Museu do Ceará

16h – Dança em Palavras: O artista de cá encontra o artista de lá – Flávia Meireles (RJ) e Andréa Bardawil (CE)
Local: Passeio Público

16h – Convocatória 2010 (Performances e Intervenções Urbanas): Virar Bicho em Fortaleza – Joubert Arrais (CE)
Local: Cidade das Crianças

18h – O que antecede a Morte – Marcos Klann (SC) – Rumos Itaú Cultural Dança 2009/2010
Local: SESC SENAC Iracema

19h – Res: você duchamp seu texto e eu – Ivani Santana (BA)
Local: Praça dos Leões

Dias 26 a 30/10 – 9h às 12h – Oficina: Composição: estratégias de ação/Alarm floor – estratégias de composição – Marcos Canário/O Grivo (MG)
Local: Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção


Dia 26/10 – TERÇA-FEIRA

15 às 17h – Mostra de videos
Local: Museu do Ceará

16h – Os Bons Encontros: Marcos Klann (SC), Ivani Santana (BA)
Local: Passeio Público

18h – Sem nome, todos os usos - Flavia Meireles (RJ)
Local: SESC SENAC Iracema

19h – Desenho - Margô Assis/Eugênio Paccelli Horta (MG)
Local: Galeria Antônio Bandeira/Centro de Referência do Professor

20h - Res: você duchamp seu texto e eu - Ivani Santana (BA)
Local: Praça dos Leões

22h - Convocatória 2010 (Performances e Intervenções Urbanas): Em Torno de – Aspásia Mariana (CE)
Local: Rua São Paulo (faixa de pedestre da Praça dos Leões)


Dia 27/10 – QUARTA-FEIRA
15 às 17h – Mostra de videos
Local: Museu do Ceará

15h - Variação: Flavia Meireles em colaboração com Astrid Takche de Toledo - Flávia Meireles (RJ)
Local: Praça do Ferreira

16h – NA PARALELA: Cavalos – Pizamiglio Pires Mouramateus (CE)
Local: Prédio-estacionamento da Rua Major Facundo, esquina com Senador Alencar – Centro

16h – Eu tenho autorização da polícia para ficar pelado aqui – Ricardo Marinelli (PR)
Local: Praça dos Leões

18h – O outro do outro – João Costa Lima (PE) – Rumos Itaú Cultural Dança 2009/2010
Local: SESC SENAC Iracema

18h às 22h – Imagens projetadas, VJs, etc
Local: Praça dos Leões

19h30 – Carne – Micheline Torres (RJ)
Local: Sala de Teatro do TJA

Convocatória 2010 (Performances e Intervenções Urbanas): Lamentos e gozos da Imperatriz de Itapipoca – Gerson Moreno (CE) - horário a confirmar
Local: Av Duque de Caxias


Dia 28/10 – QUINTA-FEIRA

11h – Dança Precária – Variação de Margô Assis (MG)
Local: A Confirmar

15 às 17h – Mostra de vídeos
Local: Museu do Ceará

16h – Os Bons Encontros: Flavia Meireles (RJ), João Costa Lima (PE), Margô Assis (MG) e Eugênio Paccelli (MG)
Local: Passeio Público

16h30 – Caminhada Gustavo Ciríaco e Fernanda Eugenio “Aqui enquanto caminhamos”
Local: Ruas do Centro

18h – Encarnado – Lia Rodrigues Cia. de Danças (RJ) – Comemoração dos 20 anos da Cia.
Local: Anfiteatro do CDMAC

18h às 22h – Imagens projetadas, VJs, etc
Local: Praça dos Leões

19h30 – Cavalo – Michelle Moura (PR)
Local: Sala Nadir Papi Sabóia - Theatro José de Alencar

Convocatória 2010 (Performances e Intervenções Urbanas): Lamentos e gozos da Imperatriz de Itapipoca – Gerson Moreno (CE) – horário a confirmar
Local: Av. Duque de Caxias


Dia 29/10 – SEXTA-FEIRA

10h – O que te faz uma obra de arte? - Solon Ribeiro (CE)
Local: Praça dos Leões e entorno do Museu do Ceará

15 às 17h – Mostra de Videodança Itaú Cultural/Conversa com Sônia Sobral, gerente do núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural
Local: Museu do Ceará

16h - Convocatória 2010 (Performances e Intervenções Urbanas): Projeto à Queima Roupa – Terceiro Movimento – Leonardo Mouramateus (CE)
Local: Praça do Ferreira

16h30 – Caminhada Gustavo Ciriaco e Fernanda Eugenio “Aqui enquanto caminhamos”
Local: Ruas do Centro

17h – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Disritmia – Cia. Dos Pés Grandes (CE)
Local: Praça do BNB

17h – Convocatória 2010 (Performances e Intervenções Urbanas): Compra Cia. Ltda. – Tomaz de Aquino (CE)
Local: Praça do BNB

18h – Aquilo de que somos feitos – Lia Rodrigues Cia. de Danças (RJ) – Comemoração dos 20 anos da Cia.
Local: Centro de Referência do Professor

19h30 – Eu prometo, isso é politico - Micheline Torres (RJ)
Local: Sala do Teatro do TJA

18h às 22h – Imagens projetadas, VJs, etc
Local: Praça dos Leões


Dia 30/10 - SÁBADO

8h – Ternos – Projeto Balbucio 487A (CE)
Local: Passeio Público, Duque de Caxias e Catedral

9h – Convocatória 2010 (Performances e Intervenções Urbanas): Compra Cia. Ltda. – Tomaz de Aquino (CE)
Local: Praça José de Alencar

10h às 13h – Palestra – Performance: modos de pertencer e criar mundo – Eleonora Fabião (RJ)
Local: SESC SENAC Iracema

14h – Caminhada Gustavo Ciríaco e Fernanda Eugenio “Aqui enquanto caminhamos”
Local: Ruas do Centro

15h – Os Bons Encontros: Ricardo Marinelli (PR) e Micheline Torres (RJ)
Local: Passeio Público

17h – Verdades inventadas - Thembi Rosa + O Grivo + Rivane Neuenschwander (MG/BA)
Local: Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção

18h – Formas Breves – Lia Rodrigues Cia. de Danças (RJ) – Comemoração 20 anos da Cia.
Local: SESC SENAC Iracema

18h às 11h – Imagens projetadas, VJs, etc
Local: Praça dos Leões

Dia 31/10 - DOMINGO

10h – Dança com Palavras – Piquenique com Lia Rodrigues (RJ)
Local: Passeio Público

17h – Thembi Rosa + O Grivo + Rivane Neuenschwander (MG/BA) – Resultado da Residência de Marcos Canário/O Grivo (MG)
Local: Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção

19h - Pororoca - Lia Rodrigues Cia. de Danças (RJ) – Comemoração dos 20 anos da Cia.
Local: Anfiteatro do Dragão do Mar


Dia 01/11 – SEGUNDA-FEIRA

9h - Situacionautas - Inventando Situ-Ações Performativas e navegando por trajetórias entre signos no espaço público urbano (O Tempo das Coisas) – Coletivo Curto Circuito (CE)
Local: Praça do Ferreira


* PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES






PROGRAMAÇÃO*

Bienal Internacional de Dança do Ceará– 2010

CirculaDança

ITAPIPOCA

Dias 10 a 12/10 – DOMINGO A TERÇA-FEIRA
CirculaDança/Residência: Lia Rodrigues Cia. de Danças (RJ)
Local: Galpão da Cena

19/10 – TERÇA-FEIRA

14h às 18h – CirculaDança/Oficina: Butoh – método Kazuo Ohno - Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia (SP)
Local: Galpão da Cena


GUAIÚBA

09/10 – SÁBADO

20h - CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Folgança – Escola de Dança de Paracuru (Paracuru/CE)
Local: CEAC Portal da Serra

10/10 – DOMINGO

20h - CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Terreiros de Sol e Lua – Cia. Vidança (Fortaleza/CE)
Local: CEAC Portal da Serra

PARACURU

13 a 16/10 – QUARTA-FEIRA A SÁBADO

CirculaDança/Oficina - para Paracuru Cia. de Dança com a Lia Rodrigues Cia. de Danças (RJ)
Local: Escola de Dança de Paracuru

13/10 – QUARTA-FEIRA

18h – CirculaDança: Cortejo de Ritmos – Academia de Artes Vânia Dutra (Horizonte/CE)
Local: Escola de Dança de Paracuru

19h – CirculaDança: A Delicadeza da Loucura – Cia. Arreios (Trairi/CE)
Local: Escola de Dança de Paracuru

20h – CirculaDança: Mulheres – Paracuru Cia. de Dança (Paracuru/CE)
Local: Escola de Dança de Paracuru

14/10 – QUINTA-FEIRA

19h – CirculaDança: O Pensamento se Faz na Boca – Luiz Otávio Queiroz (Fortaleza/CE)
Local: Escola de Dança de Paracuru

20h – CirculaDança: Ma Vie – Aspásia Mariana (Fortaleza/CE)
Local: Escola de Dança de Paracuru

21h – CirculaDança: Dois Pontos – Paracuru Cia de Dança (Paracuru/CE)
Local: Escola de Dança de Paracuru
15/10 – SEXTA-FEIRA

19h – CirculaDança: Burra – Alysson Amâncio Cia. de Dança (Juazeiro do Norte/CE)
Local: Escola de Dança de Paracuru

20h – CirculaDança: Terreiros de Sol e Lua – Vidança (Fortaleza/CE)
Local: Escola de Dança de Paracuru

21h – CirculaDança – Grupo Hip Hop de Paracuru
Local: Escola de Danca de Paracuru


SOBRAL

15/10 – SEXTA-FEIRA

19h – CirculaDança – Maracatu de Aracatiaçu
Local: Praça

19h30 – CirculaDança: Evolução – Companhia de Dança Cultura em Movimento (Sobral/CE)
Local: Teatro São João

20h30 – CirculaDança: Folgança – Escola de Dança de Paracuru (Paracuru/CE)
Local: Teatro São João

17/10 – DOMINGO

18h – CirculaDança: O Pensamento se faz na Boca – Luiz Otávio Queiroz (Fortaleza/CE)
Local: Teatro São João

19h – CirculaDança: Ma Vie – Aspásia Mariana (Fortaleza/CE)
Local: Teatro São João

20h – CirculaDança: Burra – Alysson Amâncio Cia. de Dança (Juazeiro do Norte/CE)
Local: Teatro São João

18/10 – SEGUNDA-FEIRA

20h – CirculaDança: Dan – devir ancestral – Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia (SP)
Local: Teatro São João

21h – Lançamento do livro Taanteatro – Teatro Coreográfico de Tensões - Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek (SP)
Local: Teatro São João


LIMOEIRO DO NORTE
Abertura oficial da Bienal De Par Em Par 2010

28/10 – QUINTA-FEIRA

20h – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Embolado – Grupo N∞ (Fortaleza/CE)
Local: Teatro Municipal

29/10 – SEXTA-FEIRA

20h – CirculaDança/BNB – Mostra Corpo, Arte e Movimento: Folgança – Escola de Dança de Paracuru (Paracuru/CE)
Local: Teatro Municipal


CRATO

Abertura oficial da Bienal De Par Em Par 2010

03/11 – QUARTA-FEIRA

19h – CirculaDança – Grupo Dedé de Luna – Reisado Local (Crato/CE)
Local: Teatro Municipal

20h – CirculaDança: Ramadança – Ricardo Guilherme (Fortaleza/CE)
Local: Teatro Municipal

21h – CirculaDança: Mulheres – Paracuru Cia. de Dança (Paracuru/CE)
Local: Teatro Municipal

22h – CirculaDança: Zefinha vai à feira - Dona Zefinha (Fortaleza/CE)
Local: Centro Cultural Araripe


NOVA OLINDA

04/11 – QUINTA-FEIRA

19h – CirculaDança – Folgança – Escola de Dança de Paracuru (Paracuru/CE)
Local: Teatro Casa Grande

JUAZEIRO DO NORTE

04/11 – QUINTA-FEIRA

19h – CirculaDança: Dan – devir ancestral – Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia (SP)
Local: CCBNB

05/11 – SEXTA-FEIRA

19h – CirculaDança – Burra – Alysson Amâncio Cia. de Dança (Juazeiro do Norte/CE)
Local: CCBNB

06/11 – SÁBADO

14h30 – Debate Políticas de Circulação em Dança – Desafios e Perspectivas. Com Flávio Sampaio (Diretor da Escola de Dança de Paracuru), Gerson Moreno (Diretor e Coreógrafo da Cia Balé Baião e Baião Jovem), Alysson Amâncio (Diretor da Alysson Amâncio Cia de Dança) e Danielle Esmeraldo (Secretária de Cultura do Crato)
Local: CCBNB

19h – CirculaDança: Estética – Balé Baião Jovem (Itapipoca/CE)
Local: CCBNB


* PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES








ESTRÉIA DO NOVO ESPETÁCULO DA CIA. DE DANÇA JANNE RUTH

COMTEMPLADO NO EDITAL QUINTA COM DANÇA DO CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR EM SEGUIDA COMO CONVIDADA VAI PARA O XVII FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DA AMAZÔNIA - FIDA

BALLET CONTEMPORÂNEO INTITULADO EM ‘CALIFON, UNIVERSO FEMININO’, O ESPETÁCULO NÃO FOI ESTREADO NO BRASIL, MAS JÁ TEM PRÊMIOS CONQUISTADOS NO EXTERIOR NO GRAND PRIZE DE DANÇA COMPETITION INTERNATIONAL BARCELONA 2010 – ESPANHA EM ABRIL DE 2010.

A CIA. DE DANÇA JANNE RUTH ESTREIA SEU NOVO TRABALHO NO CEARÁ DIA 07/10, NO PROJETO QUINTA COM DANÇA, DO CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA, O ESPETÁCULO SERÁ APRESENTADO NOS DIAS 07, 21 E 28/10 E POR ÚLTIMO NO DIA 02/12/2010 TAMBÉM NO TEATRO DRAGÃO DO MAR, (Dia 14/10 não haverá apresentação).

O Espetáculo “Califon, Universo Feminino”, estreou na Tournée da Cia. de Dança Janne Ruth na Europa de 18/03 a 07/04/2010; Suíça e Espanha; Em Março de 2010 por 11 dias a Companhia de Dança Janne Ruth percorreu cidades da suíça e realizou 06 apresentações tanto do Espetáculo “Califon” como do veterano espetáculo No Nordeste é Assim em cartaz desde Janeiro de 2008 e já realizou 114 apresentações no Brasil e no exterior, protagonista ainda de 16 prêmios.

Já no mês de Abril de 01 a 05; A Cia. de Dança participou do XXII GRAND PRIZE DE DANÇA COMPETITION INTERNATIONAL EM BARCELONA – ESPANHA 2010, com o novo Espetáculo da Cia. de Dança “Califon, Universo Feminino”, esse Espetáculo estará também no XVII Festival Internacional de Dança da Amazônia – FIDA, a Cia. foi Convidada para apresentar o Espetáculo Califon, bem como realizar oficinas e cursos pelos bailarinos da Companhia, já a Diretora e Coreógrafa Janne Ruth irá proferir duas Palestras e fará parte de 03 comissões julgadoras durante o XVII FIDA.

O Espetáculo CALIFON, Universo Feminino, já tem Tournée agendada para 2011 por varias capitais brasileiras (Rio de Janeiro, S. Paulo, Joinville, Salvador, Belém, Recife e Belo Horizonte, bem como na América do Norte, em Nova York e Canadá), em parceria com o Ministério da Cultura.

O NOVO TRABALHO DA CIA. DE DANÇA JANNE RUTH

Um Pouco da Pesquisa e concepção coreográfica do espetáculo “Califon, Universo Feminino”:

A nova proposta de montagem tem como tema o universo feminino: a plasticidade do corpo feminino, as inquietações, a multifuncionalidade e os diversos turnos assumidos pela mulher, os desejos, a sensibilidade feminina. O espetáculo pretende investigar este universo através do movimento em busca da essência feminina que existe tanto na catadora de lixo quanto na musa inspiradora dos artistas e poetas.

O Califon (ou soutien) se presta no espetáculo para simbolizar a essência pesquisada, já que simboliza a passagem da mulher para a fase adulta e participa do imaginário íntimo do mundo feminino. Está relacionado à sedução, à autoconfiança e à feminilidade.

Califon – Universo Feminino surgiu da idéia de celebrar a mulher, tendo como linguagem estética, a dança. Tendo a livre inspiração em formas imagéticas como A Sagração da Primavera de Pina Baush, as composições de Mozart para as mulheres, o cancioneiro do Brasil em exaltação as belezas do modo de ser mulher.

Ter um elenco onde mais da metade é composto por mulheres, não é difícil investigar e ou, criar métodos para as composições, os maiores desafios, são: levar esses depoimentos pessoais ao palco de forma poética, transmutar em códigos corporais e frases coreográficas e manter a participação masculina, não só como meros coadjuvantes no processo criativo e na obra artística.

Prevemos para a obra coreográfica, um leve retorno a teatralidade, tão presente nas obras contemporâneas de dança. Nosso primeiro sistema de planejamento prevê além dos momentos coreográficos, depoimentos espontâneos das bailarinas em cena, uma interação entre um vídeo dança e os intérpretes, solos, duos, trios e em coletivo. Laboratórios de dança criativa e improvisação já estão sendo utilizados para criar um vocabulário corporal e códigos físicos que possam compor estruturas coreográficas.

A cada dia as mulheres conquistam mais espaços, principalmente, sobre feudos masculinos tradicionais. Já atuam em tropas de choque, constroem, dão sentenças, comandam grandes empresas, manejam bisturis. Elas estão na ponta de um processo que está transformando a sociedade em todas as partes do mundo, porém essas mesmas mulheres têm fantasias, sonhos que são formas, através das quais o desejo se expressam, e que constituem a grande riqueza de ser mulher e a torna diferente do ser masculino, não só pela questão de gênero.

O que move a mulher e a leva, portanto, querer transformar as coisas mesmo que sejam as mínimas que pertençam só a seu particular universo, é exatamente a forma que cada uma lida, dentro deste mundo, desde que nasce e pela vida afora, está estreitamente ligado aos seus desejos e sonhos. E que nem sempre são satisfeitos, a contento.

Assim, a mulher vai se adaptando (ou não) e tendo que preencher uma série de expectativas provindas da mãe, do pai e do mundo. Pode-se inferir que isto a torna mais capaz de lidar com a dor. O tornar-se mulher pressupõe o desejo de ser objeto de amor, a busca do olhar ("apaixonado"), característica predominante do psiquismo feminino, porém não exclusiva. Quantas fantasias - sonhos - desejos surgem deste processo?

A mulher tem características tão interessantes, que já chegou a ser tema de livros e vive sendo cantada em versos e prosas, não importa o tipo físico, todas exibem uma essência que só abita nelas. Vemos essas características como qualidade de potencial criativo que vão muito, além disso. Essa aura feminina não interfere na posição masculina, pelo contrário, só a beneficia.

Assim como a criação está para Adão, o sutiã está para o universo feminino, em determinada época também de Califon, talvez por influências estrangeiras, este foi então praticamente a reinvenção feminina: algo que em todos os sentidos configura a mulher e fortalece o seu maior símbolo; a mama.

Por isso a obra coreográfica Califon – Universo Feminino transmuta em versos corporais, um pouco desse lado poético que a mulher e seus instantes sensíveis proporcionam para um coreógrafo que encontra nos corpos a atitude criativa e inovadora para traduzir em movimento a sensibilidade desse universo.

Califon – Universo Feminino. Expõem um mundo tão particular, baseado, sobretudo, nos pequenos valores, grandes emoções e principalmente numa maneira diferente de encarar a vida.

Este universo tão feminino reúne uma fauna de mulheres interessantes, onde o cenário seja o palco, notamos que as angustias, os desejos e sofrimentos das mulheres são idênticos para todas.

A figura feminina vai retirando do seu cotidiano, véus e se mostrando como é, como são e como somos todos nós, muito mais coração do que razão, firmando um pacto de felicidade com a vida.







ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA A III MOSTRA FENDAFOR DE SOBRAL


Dia: 13 e 14 de Novembro (sábado e domingo), no Teatro São João, Horário a ser divulgado;

As inscrições para participar da III Mostra de Dança Fendafor de Sobral será GRATUITA, somente serão pagos as inscrições para bailarinos e grupos que desejam participar da mostra competitiva.

A I Mostra Competitiva Fendafor de Sobral acontecerá Dia 13;

Solos - 30,00

Duos - 40,00

Trios - 60,00

Conjuntos - 20,00 por pessoa 1 conjunto, se dois conjuntos 30,00 se três conjuntos 40,00 e assim sucessivamente.

As categorias são: Clássico de Repertório e Livre, Contemporâneo e Estilo livre que são as demais categorias (jazz, sapateado street dance e dança do ventre)

A competição é a partir de 10 anos para todas as categorias sendo que:

10 a 12 anos - Infantil

13 a 15 anos - Infanto Juvenil

16 a 18 anos - Adulto

19 anos a cima - Avançado

Inscrições neste e-mail, não esquecer de enviar nome dos participantes e idade, nome do grupo ou cia., nome do diretor, tempo da coreografia.

No caso da mostra competitiva a conta para depósito é: em nome de Maria Goretti Quintela Girão, Banco Bradesco, Agência 0758-7 Conta Corrente: 13412-0

Enviar para este e-mail o comprovante de depósito de inscrição digitalizado, especificando o que será dançado o número de integrantes e a inscrição.



Informes Importantes:

01 - O festival disponibilizará 60 vagas de alojamentos que serão oculpadas por ordem de inscrição e solicitação, ou seja, no ato de inscrição do grupo não será cedido o alojamento, só se for solicitado pelo diretor o Nº. de vagas;

02 - O festival não dispõe de alimentação;

03 – Poderão se inscrever Grupos de Fortaleza, Sobral, de qualquer cidade do Ceará ou Brasil.

04 - O Festival não dispõe de transporte, estamos alugando ônibus para este translado (Fortaleza-Sobral-Fortaleza) e cobraremos uma taxa no valor de R$ 30,00 ida e volta (mais barato do que o transporte rodoviário)

Informes adicionais: 87547703/ 99762636/ 87594448







CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Master Class de dança com Todd Lawrence Stone, da Trisha Brown Dance Company (EUA)

A Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2010 está com inscrições abertas até o dia 11 para a Master Class com Todd Lawrence Stone, da Trisha Brown Dance Company, dos Estados Unidos. A oficina será realizada como parte do 2º Encontro Terceira Margem e acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, das 15 às 18h na sala de dança do Sesc Senac Iracema. São 20 vagas, voltadas para profissionais de dança com experiência.

Esta aula de técnica oferece uma oportunidade de trabalhar com profundidade o alinhamento do corpo e os fundamentos que permitem explorar os detalhes e o rigor do estilo de movimento de Trisha Brown. Com ênfase em encontrar modos fáceis e dinâmicos de se mover, os alunos aprenderão frases de movimento do repertório da Companhia.
Todd Lawrence Stone é membro da Trisha Brown Dance Company desde 1998. Trabalhando com a coreógrafa, participou da criação de dez peças do repertório da Companhia. Leciona tanto independentemente como para a TBDC por todo o mundo, tendo mais recentemente compartilhado seus ensinamentos no Centre Nationale de Danse, em Paris (França).

A Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2010 – 2º Encontro Terceira Margem é apresentada pela Petrobras e BNDES, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Patrocínio: Oi, Banco do Nordeste do Brasil – BNB e Fundação Nacional de Artes – Funarte. Apoio cultural do Ministério da Cultura – MinC, Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura – SECULT e Oi Futuro.

Inscrições pelo Portal da Bienal de Dança: www.bienaldedanca.com (Link: De Par Em Par 2010). Informações: terceiramargem@bienaldedanca.com e 85-3268.3034.

Nenhum comentário: