domingo, 3 de outubro de 2010

CINEMA CEARÁ

Documentário resgata a história do Reisado Dedé de Luna, do Crato

Tradição e inovação são características do Reisado Dede de Luna no Bairro Muriti no Cidade do Crato. O reisado teve sua primeira formação em 1955, no sítio Cobras constituída por homens que animavam as renovações em sítios do Município, as brincadeiras duravam de um dia para o outro. A segunda formação ocorreu em 1984 já no Bairro Muriti e tendo a frente as filhas do Mestre José Francisco Luna popularmente conhecido como Dedé de Luna.

O grupo inicialmente era denominado de Decolores, após a morte do Mestre em 2002, a filhas prestaram uma homenagem mudando o nome do Reisado para Dedé de Luna. Atualmente constituído por 30 brincantes a maioria mulheres, o reisado se destaca pela inovação das roupas que recebem detalhes minuciosos de lantejoulas, espelhos e tecidos brilhosos. O traje se diferencia dos demais reisados da Região do Cariri.

Atualmente coordenado pela filhas, mestra Mazé e mestra Penha, o trabalho vem se renovando e crescendo, além do reisado, o grupo mantém ainda teatro de rua, coco, lapinha e reisado infantil.

A história do grupo será resgatará através de documentário que contará a trajetória desse reisado que vem se mantendo vivo há várias décadas. O documentário será o terceiro desenvolvido pelo Projeto “No Terreiro dos Brincantes” que é realizado pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA e o Coletivo Camaradas.

O primeiro documentário foi sobre as “Mulheres do Coco da Batateira” e o segundo sobre a “Mestra Zulene Galdino”. Para a Mestra Mazé esse documentário é importante para o grupo, pois fica na memória das pessoas. Ela destaca que resgatará uma história que vem de uma tradição e que servirá como fonte de pesquisa para estudiosos do assunto. A acadêmica de História da URCA e monitoria do Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, Ana Cristina de Sales enfatiza que esse trabalho é uma forma de se aproximar e conhecer a realidade dos grupos da cultura popular. Ela destaca que os documentários são importantes recursos pedagógicos para serem utilizado em sala de aula.







FORTALEZA ALTERNATIVA

Quarta com Rock exibe produção audiovisual e musical do ABC Cultural - Maracanaú

No mês de outubro a Livraria Saraiva do Iguatemi, recebe o Ponto de Cultura ABC Cultural – Maracanaú e os músicos Allysson dos Anjos e a banda Alegoria da Caverna.

A programação é baseada na produção do Ponto de Cultura ABC Cultural – Maracanaú. Na ocasião serão exibidos dois documentários produzidos pelos alunos do Rock.Doc daquele município. Os documentários são o resultado da ação educacional capitaneada pela Associação Cultural Cearense do Rock (ACR) no âmbito do audiovisual local.

No quesito musical, ambos os grupos/artistas que se apresentam são responsáveis pela formação musical dos alunos no projeto ABC Cultural - Maracanaú. Os músicos de ambos os grupos dedicam-se a formação e fortalecimento do conhecimento musical dos jovens naquele município.
O projeto tem parceria da Secretaria da Cultura do Estado, Governo Federal através do Ministério da Cultura, bem como da Prefeitura Municipal de Maracanaú e Incartaz Filmes & Eventos. O projeto Quarta com Rock é uma realização da 'Agencia Maestros' em parceira com a Saraiva Mega Store.

Dia 20 de outubro (a partir das 19 horas)

Exibição do Documentário: Rock City: A cena roqueira da Maracanaú

A idéia do documentário é mostrar os diferentes momentos com a história de cada personagem, que tanto os que influenciaram como os atuais protagonistas. Trata-se da reconstrução da memória do rock em Maracanaú, como também uma contribuição aos pesquisadores musicais sobre a importância do movimento musical para as gerações atuais.

Apresentação Musical: Allysson dos Anjos
www.myspace.com/allyssondosanjos



Dia 27 de outubro (a partir das 19 horas)

Exibição do Documentário: Arte in Foco

O documentário Arte in Foco, tem como tema arte em Maracanaú abordando algumas formas de expressões que foram e são apresentadas por cidadãos que amam o que fazem. Teatro e Dança são destaques no município e no documentário; a escolha do tema veio da interação das pessoas que estão produzindo o filme junto dos protagonistas de tais manifestações culturais, que estão muito bem representados por grupos locais e com vários anos de experiência, então há o acompanhamento dos trabalhos por meio de depoimentos que relatam o inicio, as dificuldades e as motivações até a situação atual dos grupos.

Apresentação Musical: Alegoria da Caverna
www.myspace.com/alegoriadacaverna




TV DIVIRTA-CE

Videoclipes produzidos pelos alunos do Rock.Doc


Videoclipe Obskure



Videoclipe Facada



Videoclipe ANDES



Videoclipe Thrunda



Videoclipe Canino Song



Videoclipe Clamus



Videoclipe My Fair Lady



Videoclipe Nfúria



Documentário- Do Bastidor ao Espectador: O espetáculo do Rock Metal
http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=60147817


Documentário- Mães de Metal
http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&VideoID=60386492


Documentário- Massafeira Livre: Festival de Amostragem







CINECLUBE DO CUCA CHE GUEVARA


Sessões de cinema com filmes de curta e média metragens abertas ao público em geral, sempre seguidas de bate-papo com realizadores convidados. As exibições acontecem às quintas-feiras, às 15h e 19h. Em outubro, a programação é temática: Circuito Tela Verde II. No dia 7, filme sobre reciclagem.








CINE ENDESA

Um cinema que vai aonde o povo está. O projeto Cine Endesa – Cinema Itinerante do Nordeste chega à cidade com a proposta de realizar um circuito alternativo de exibição cinematográfica, levando filmes para as escolas municipais, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o CUCA Che Guevara e as praças públicas. O Cine Endesa vem exibindo, prioritariamente, produções nacionais de longa, média e curta metragens, por meio de uma unidade exibidora itinerante, a RPA Produções, com apoio do Ministério da Cultura (MinC), através da Lei Rouanet. O projeto prevê ainda a distribuição de lanches, com pipoca e refrigerante, e sorteio de brindes a cada exibição. Nesta sexta-feira, dia 8, o filme exibido será “Tainá 2”, às 19h, no CUCA Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará). Informações: (85) 3237-4566.




Nenhum comentário: